NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do jovem/Culto on-line: 1 Reis 11

Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

Palavra do jovem/Culto on-line: 1 Reis 11 Empty Palavra do jovem/Culto on-line: 1 Reis 11

Mensagem por Admin Dom maio 06, 2012 12:07 am

Palavra do jovem


1 Reis Capítulo 11.






E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Das nações de que o SENHOR tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai. 1 Reis 11: 1 a 6

Deus apareceu a Salomão e disse: "Peça-me o que quiser, e eu lhe darei. "

Salomão era muito jovem, inexperiente ainda, depois de ouvir a voz de Deus, ele respondeu humildemente a Deus:

"Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu sustentaste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono. Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer. Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar. Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo?" 1 Reis 3: 6 a 9

Por incrível que pareça, ele pediu um coração cheio de discernimento, bem como capacidade de distinguir entre o bem e o mal. Ele conhecia a fama do pai, o rei Davi, como o coração dele havia sido fiel a Deus, mesmo diante das adversidades, mesmo diante dos seus pecados. Salomão admite a Deus, que por ser jovem, deveria ser revestido de sabedoria, para que pudesse cumprir os objetivos de Deus, além de manter afamado o nome de seu Pai.

Deus se agradando das palavras de Salomão, concede-lhe com toda honra o seu pedido:

"Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama; de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida. E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida." 1 Reis 3:11 a 14

O coração de Salomão foi repleto da virtude divina, todavia não podemos nos esquecer das palavras de DEUS, das advertências de Deus para com o jovem Salomão:

"...se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida. "

Se lermos novamente o início da palavra, vemos o quanto Salomão se desviou dessas advertências, o amor de mil mulheres, se tornou para ele, mais importante do que honrar a palavra de Deus. Quando Salomão era jovem, ele admitiu sua inexperiência, porém, com a sabedoria adquirida, ele se tornou um homem destemido, com o acréscimo das riquezas, da fama, tornou-se um rei inigualável pelos séculos dos séculos, conforme a promessa realizada por Deus. Quando o seu coração começou a se desvirtuar, distanciando-se da sombra de Deus, sua queda foi inevitável. Devemos exaltar o nome de DEUS, porque a sua palavra permaneceu, quem não teve honra, caráter, temor, foi Salomão, o homem cujo Deus apareceu por duas vezes.

Salomão na sua velhice, se tornou um homem idólatra, aquela sabedoria adquirida, dissipou-se de sua vida, nessa grande história bíblica, você jovem que escolheu caminhar com Deus deve refletir, para que a sabedoria de DEUS, a que vem do alto, permaneça dentro de ti. Neste momento Deus pergunta a você: "Peça-me o que quiser, e eu lhe darei."

E se Deus agradar-se do seu pedido, ele te concederá coisas maiores ainda, lhe dará um coração sábio, capaz de discernir entre o bem e o mau, DEUS habitará dentro de ti, para que o maligno possa enxergar, que você é propriedade exclusiva de Deus, cabe a você não se esquecer disso, privando-se de andar por outros caminhos, de desonrar a sua palavra, porque Deus adverte quem ama, e ele te ama muito, como amou a Salomão, cabe a você manter essa confiança que Salomão não conseguiu.

Entregue o seu coração perfeito para DEUS, conforme o modelo de Jesus Cristo.

Depois que Salomão perdeu a confiança de Deus, seu coração blasfemou das coisas do alto, aquele que conheceu a palavra de DEUS, agora a desonrava de forma impiedosa, parecendo não haver em seu espírito qualquer tipo de arrependimento.


Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras; as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do SENHOR Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o SENHOR lhe ordenara. Assim disse o SENHOR a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei; Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido. 1 Reis 1: 7 a 13

Não deixe que Deus rasgue da sua vida, as promessa realizadas, diante da infelicidade, mantenha-se humilde. Salomão era um homem completo, sua fama até hoje intrigas os grandes estudiosos, mas, conforme declara a Escritura, nem mesmo este único rei, conseguiu ter vestimenta mais bela, que possa se comparar a um lírio do campo.

Disse Jesus Cristo aos homens preocupados com o amanhã: E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

A fama, o dinheiro, o bem estar do corpo, são coisas que pertencem ao mundo, quando Salomão desviou-se do caminho de Deus, para seguir outros deuses, ele danifica o elo de ligação com Deus, a fé que existia em seu coração, dá lugar a blasfêmia. Saiba jovem amado (a), que se você considerar a palavra de Deus, mais do que a fama, o dinheiro, o bem estar do corpo, sua recompensa será valiosa, além que você possa imaginar. Na inquietação do corpo, não existe paz de Espírito, se Deus veste um lírio com tão maior glória do que vestiu a Salomão, lembrando que o lírio secará no tempo determinado, não vestirá você também de honra, com a promessa da vida eterna pela palavra que permanece?.

"Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre." 1 Pedro 1: 24 e 25

Deus então diante da desobediência, rasga o reino de Salomão, se anteriormente ele tinha proteção divina, de agora em diante andará sozinho, se desejar que peça ajude aos deuses de seu mulheres. O castigo a Salomão não é pior porque para preservar os seus desígnios, idealizados desde a fundação do mundo, Deus manteria na família apenas uma tribo, a saber, a tribo de Judá seria dada a seu filho Roboão, após a sua morte, mantendo assim a aliança com Davi.

Os adversários que antes não haviam, devido a fama de Salomão, já sem o medo de outrora, começam a se manifestar. Isso demonstra que sem Deus, não existe refúgio para o homem, quando Salomão manchou o seu caminho, consequentemente ele se tornou vulnerável ao maligno.


Levantou, pois, o SENHOR contra Salomão um adversário, Hadade, o edomeu; ele era da descendência do rei em Edom...Ouvindo, pois, Hadade, no Egito, que Davi adormecera com seus pais, e que Joabe, capitão do exército, era morto, disse Hadade a Faraó: Despede-me, para que vá à minha terra...Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá, Contra quem também ajuntou homens, e foi capitão de um esquadrão, quando Davi os matou; e, indo-se para Damasco, habitaram ali, e reinaram em Damasco. E foi adversário de Israel, por todos os dias de Salomão, e isto além do mal que Hadade fazia; porque detestava a Israel, e reinava sobre a Síria. 1 Reis 11:4 a 25


Enquanto Davi esteve vivo, o Espírito do Senhor o movia, isso também aconteceu com Salomão, a partir do momento, em que ele passa a se guiar por deuses estranhos, os adversários que outrora temiam a Davi, sabendo que ele estava morto, são incitados por Deus a guerrear contra ele. Em nossa vida Deus batalha pelo jovem, que conserva a sua palavra, que conserva seu coração, seu corpo, sua alma, purificados deste mundo. Primeiramente veio contra Salomão, Hadade, um homem que havia fugido da presença de Davi, por temer o poder que estava nele, depois dele veio Rezom que governando sobre a Síria, atormentou a vida de Salomão, também incitado pelo poder de Deus.

Tenha em mente jovem, que enquanto o diabo temer o poder que existe em você, enquanto ele contemplar a luz dentro de ti, ele jamais poderá te vencer.

Cabe aqui imaginar se Salomão, tivesse se mantido no caminho do Senhor, honrado a sua palavra, o castigo que sobreveio, já estando ele na sua velhice, deve tê-lo feito considerar todas essas coisas, se claro, ainda lhe restasse um pouco de amor a palavra. Em todos os dias da sua vida, você será protegido pelo Senhor, da juventude a sua velhice, a sua palavra irá te acompanhar, com direito aos acréscimos que ele desejar fazer, falando das bençãos que irão ocorrer em sua vida, desde que você não tenha um comportamento semelhante ao de Salomão, que tendo a graça a seu lado, deixo-a para abraçar o mundo.

A situação de Salomão era constrangedora:

Até Jeroboão, filho de Nebate, efrateu, de Zereda, servo de Salomão (cuja mãe era mulher viúva, por nome Zerua), também levantou a mão contra o rei...E o homem Jeroboão era forte e valente; e vendo Salomão a este jovem, que era laborioso, ele o pôs sobre todo o cargo da casa de José. Sucedeu, pois, naquele tempo que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o profeta Aías, o silonita, o encontrou no caminho, e ele estava vestido com uma roupa nova, e os dois estavam sós no campo. E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços. E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel. Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai. Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele. E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome. E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel. E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel. E por isso afligirei a descendência de Davi; todavia não para sempre. 1 Reis 11: 26 a 39

Se não bastasse os inimigos de fora, dentro do próprio reino Deus também incitou a Jeroboão, jovem que se destacando pelo bom trabalho, foi colocado por Salomão para exercer um cargo sobre a tribo de José. Aqui novamente encontramos a movimentação de Deus, o profeta Aías, num encontro com Jeroboão, rasgou a sua capaz em doze pedaços, o número exato das tribos, profetizando através dessa representação, o que Deus faria com o reino de Salomão:

"Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel."

O profeta explica a Jeroboão, que diante da idolatria de Salomão, seu reino está predestinado a cair, não enquanto ele se mantivesse vivo, mas, no reinado de seu filho todas estas coisas iriam acontecem. O filho de Salomão, Roboão, sofreria as consequências da falta de obediência do pai. Amados jovens do Senhor, seja inteiramente grato a Deus, pela inestimável proteção do Espírito Santo, Deus sabe que o mal domina o mundo, mas ele não domina a sua alma, Deus sabe que o bem está dentro de ti, que apesar das aflições, das grandes tentações, o seu coração não é facilmente corrompido.

Salomão recebeu coisas que muitos de vocês não terão acesso, isso será para você um grande conforto, porque vocês se tornarão maiores do que Salomão, porque a graça de Deus os fortalecerá. Deus vai reforçar a sua armadura, para que você seja invencível diante do diabo, o seu capacete será blindado, para que seus pensamentos não se afastem de Jesus Cristo, a couraça revestida do poder do alto, protegerá o seu coração, para que você não sofra nenhum ataque, seja pelas costas, seja pela frente, até mesmo o seu calçado, já danificado pelas guerras do dia a dia, será trocado, o escudo da fé será fortalecido, dando a ti jovem, maior capacidade para defender-se do maligno.

Jeroboão teria a chance de reinar sobre 10 tribos, enquanto por amor a Davi, Deus conservaria apenas Judá (Juntamente com Benjamim) na mãos de Roboão. Reflita sobre a promessa de Deus a Jeroboão:

"E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel. E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel. E por isso afligirei a descendência de Davi; todavia não para sempre."

Salomão enlouquecido, com a ausência do Espírito, perseguiu a Jeroboão, mas este fugiu para o Egito até que ele morresse. O homem considerado por muitos, com tamanha fama entre os reinos da terra, adormeceu em descrédito diante de Deus, certamente (Deus o sabe), não fez um perfeito depósito, perdeu a fé, quando na sua desobediência blasfemou do Deus altíssimo.

Assim Salomão procurou matar Jeroboão; porém Jeroboão se levantou, e fugiu para o Egito, a ter com Sisaque, rei do Egito; e esteve no Egito até que Salomão morreu. Quanto ao mais dos atos de Salomão, e a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura não está escrito no livro dos feitos de Salomão? E o tempo que reinou Salomão, em Jerusalém, sobre todo o Israel foi quarenta anos. E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar. 1 Reis 11: 40 a 43

Roboão reinou no lugar de Salomão, conforme palavra do profeta, mas o filho de Salomão, também não reinou com sabedoria, principalmente quando rejeitou o conselho dos anciães:

"Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos. " 1 Reis 12:7

Escolheu o caminho da arrogância, com ela como fiel companheira, preferiu acatar o conselho dos jovens que cresceram com ele. Quando as tribos se reuniram, com objetivo de conhecerem o caráter de Roboão, escolheram como representante a Jeroboão, o arrogante Roboão então se apresentou:

"Meu pai lhes tornou pesado o jugo; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos. "1 Reis 12: 10 a 11

Aqui se confirmava a palavra de Deus, que não é palavra de homem, por isso tenha em sua vida plena certeza, se a promessa veio através do Espírito, se realmente aquele que falou a ti, falou conforme o profeta Aías falou a Jeroboão, tenha certeza que ela vai se cumprir.

Diante do indiferente Roboão, as tribos tomaram a decisão:

"E o rei não ouviu o povo, pois esta mudança nos acontecimentos vinha da parte do Senhor, para que se cumprisse a palavra que o Senhor havia falado a Jeroboão, filho de Nebate, por meio do silonita Aías. Quando todo o Israel viu que o rei se recusava a ouvi-los, responderam ao rei: Que temos em comum com Davi? Que temos em comum com o filho de Jessé? Para as suas tendas, ó Israel! Cuide da sua própria casa, ó Davi! E assim os israelitas foram para as suas casas. Quanto, porém, aos israelitas que moravam nas cidades de Judá, Roboão continuou como rei deles. " 1 Reis 12:15 a 17

Aqui se confirmou a divisão do reino de Israel, a divisão do reino de Salomão:

" Quando todos os israelitas souberam que Jeroboão tinha voltado, mandaram chamá-lo para a reunião da comunidade e o fizeram rei sobre todo o Israel. Somente a tribo de Judá permaneceu leal à dinastia de Davi. " 1 Reis 12:20

Como um homem sem a guia de Deus, é somente um homem comum, Roboão quando soube, que Jeroboão tinha sido feito rei sobre toda Israel, procurou fazer guerra para recuperar a sua hegemonia, ao que outro homem de Deus, um pacificador falou a ele:

"Entretanto, veio esta palavra de Deus a Semaías, homem de Deus: Diga a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, às tribos de Judá e Benjamim, e ao restante do povo: Assim diz o Senhor: Não saiam à guerra contra os seus irmãos israelitas. Voltem para casa, todos vocês, pois fui eu que fiz isso. "

Imaginamos que mesmo Deus aparecendo a Salomão, ele não desonraria sua palavra, imaginamos também que Jeroboão teria caráter suficiente, para reinar sobre as 10 tribos, não foi nada diferente, ele também provou ser um homem fraco como Salomão, na desconfiança que não conseguiria manter o seu reinado, também entregou seu espírito a idolatria:

" Jeroboão pensou: O reino agora provavelmente voltará para a dinastia de Davi. Se esse povo subir a Jerusalém para oferecer sacrifícios no templo do Senhor, novamente dedicarão sua lealdade ao senhor deles, Roboão, rei de Judá. Eles vão me matar e voltar para o rei Roboão. Depois de aconselhar-se, o rei fez dois bezerros de ouro... Mandou por um bezerro em Betel, e o outro em Dã. E isso veio a ser um pecado, pois o povo ia até Dã para adorar aquele bezerro. Jeroboão construiu altares idólatras e designou sacerdotes dentre o povo, apesar de não serem levitas. " 1 Reis 12: 26 a 31

A queda de Jeroboão também foi inevitável, diante dela, ele inclusive quis subornar um profeta, que profetizou sobre o princípio do fim do seu reinado, movido pelo Espírito Santo, o homem de Deus declarou-lhe:

"O rei disse ao homem de Deus: Venha à minha casa e coma algo, e eu o recompensarei. Mas o homem de Deus respondeu ao rei: Mesmo que me desse a metade dos seus bens, eu não iria com você, nem comeria nem beberia nada neste lugar. " 1 Reis 13: 7 a 8

Amados do Senhor, não se venda aos desejos do mundo, não destrua sua alma, na busca de uma recompensa ilusória. Não é o muito saber, não é o excesso de confiança, que o mantém alicerçado na fé. Salomão recebeu de Deus sabedoria, mas nem ela o afastou do mal, nem da corrupção, a mesma coisa aconteceu com Jeroboão, nem mesmo depois de receber todo reino em suas mãos, através de uma profecia, ele foi capaz de se manter íntegro diante de Deus.

Foi a consequência da sua desobediência:

"...Jeroboão não mudou o seu mau procedimento, mas continuou a nomear dentre o povo sacerdotes para os altares idólatras. Ele consagrava para esses altares todo aquele que quisesse tornar-se sacerdote. Esse foi o pecado da família de Jeroboão, que levou à sua queda e à sua eliminação da face da terra. "1 Reis 13:33 a 34


A palavra certamente purificará o seu caminho, se mantenha nele até o fim dos seus dias, para entregar sua alma nas mãos de Deus, adquirindo um corpo incorruptível glorificado.

Você jovem, se torna mais abençoado que estes dois reis, porque está registrado nos céus, as provações que você vem passando, os sofrimentos terríveis, as tentações a que você é induzido todos os dias, para justificar o nome de Jesus, que é o seu bem maior, coisa que o cristão deve atentar, tendo como exemplo muitos homens da fé, que honraram ao Criador, mas também refletindo sobre a queda de tantos outros, que de maneira covarde se afastaram do caminho verdadeiro.

Deus esteja com todos.

Graça e paz.

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos