NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do Jovem/online: Números 23

Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

Palavra do Jovem/online: Números 23 Empty Palavra do Jovem/online: Números 23

Mensagem por Admin Dom Mar 17, 2013 9:56 am




Números 23



" Balaão disse a Balaque: "Construa para mim aqui sete altares e prepare-me sete novilhos e sete carneiros". Balaque fez o que Balaão pediu, e os dois ofereceram um novilho e um carneiro em cada altar. E Balaão disse a Balaque: "Fique aqui junto ao seu holocausto, enquanto eu me retiro. Talvez o Senhor venha ao meu encontro. O que ele me revelar eu lhe contarei". E foi para um monte. Deus o encontrou, e Balaão disse: "Preparei sete altares, e em cada altar ofereci um novilho e um carneiro". O Senhor pôs uma mensagem na boca de Balaão e disse: "Volte a Balaque e dê-lhe essa mensagem". Ele voltou a Balaque e o encontrou ao lado de seu holocausto, e com ele todos os líderes de Moabe. Então Balaão pronunciou este oráculo: "Balaque trouxe-me de Arã, o rei de Moabe, buscou-me nas montanhas do Oriente. ‘Venha, amaldiçoe a Jacó para mim’, disse ele, ‘venha, pronuncie ameaças contra Israel! Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças quem o Senhor não quis ameaçar? Dos cumes rochosos eu os vejo, dos montes eu os avisto. Vejo um povo que vive separado e não se considera como qualquer nação. Quem pode contar o pó de Jacó ou o número da quarta parte de Israel? Morra eu a morte dos justos, e seja o meu fim como o deles! " Números 23: 1 a 10

Nenhum homem pode se impor sobre a vontade de Deus, justo e ímpio cumprem a determinação de Deus, o primeiro é salvo ser ter merecimento, o segundo é condenado por merecimento. Qual o homem fez algo para Deus para merecer salvação?

“Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. “ Tito 3:3 a 7

Jovem, e o que exatamente Balaão sabia sobre justiça e misericórdia?

Absolutamente nada.

O caminho de Balaão não está extinto, ele permanece entre nós, tenebroso e condenável, cujo apóstolo João não deixou que as igrejas esquecessem:

“Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. “ Apocalipse 2:14

Tenebroso, condenável, imperdoável!

Jovem, não importa qual fosse o suborno, a riqueza, nem a quantidade das tentativas, Balaão jamais teria êxito nem Balaque a vitória. A benção de Deus era irrevogável, Balaão tinha desejo de ser contrário, Balaque confiava que um mero homem, conseguiria amaldiçoar a promessa de um povo, como diz a palavra:

Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? “ Lucas 6:39

Balaão não conseguia amaldiçoar o povo, todas as vezes que abria sua boca, mais confirmações saiam dela, de que o Deus de Israel estava ao lado do povo. Aqui neste capítulo ele continuava sua inútil tentativa, de ser contrário ao propósito divino, teimoso e mercenário, tentava a Deus, honrando um homem da estirpe de Balaque. Mesmo não querendo, o Senhor colocou em sua boca uma mensagem incontestável, não havia como resistir a presença de Deus, o Senhor modifica as facetas do mal, sendo o único capaz de tornar o mal em benevolência.

Como um dia aconteceu com José diante da traição de seus irmãos:

“Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. “ Gênesis 50:19 e 20

Balaque na sua ignorância sobre Deus, achou que um mortal, seria capaz de maldizer e abençoar alguém por vontade própria. Realmente Balaão tinha língua, semelhante aquela da qual Tiago escreveu:

“Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! “ Tiago 3:9 e 10

Santo é o Senhor! Você jovem foi escolhido para seguir a Cristo, o Verbo de Deus, cuja boca produz apenas uma coisa: a mensagem do evangelho que pode salvar. Deus sabe que você não escuta outra voz que não seja a de Deus, nem procura outros meios para se comunicar com Deus, você tem conhecimento que somente através do Espírito (Efésios 2:18), os homens justos podem ter acesso ao Criador. Balaque desconhecia esse acesso, ele nunca reconheceu o Santo de Israel, como o arquiteto do mundo, ele é um dos exemplos que Paulo cita em sua carta aos Romanos:

“Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça... “ Romanos 1:18 e 19

Balaão tinha orçamento pronto para execução da impiedade, porém ele se deu conta que não seria possível amaldiçoar o povo, nem qualquer outro poderia executar a maldição? Qual é o deus além de Deus que pode trazer o mal sobre uma nação? Da boca pra fora, não de coração, ele ordena aos líderes de Balaque que voltem ao seu país, que informem a Balaque, que mesmo que ele fosse coroado rei, sua boca não conseguiria falar outra coisa, senão abençoar a Israel. Era ordem de Deus, não de homem, jovem, aquilo que falou Deus, nem o diabo pode alterar, fé é algo imprescindível, é por ela que Deus te recompensará, o mal vai tornar-se em bem. O inescrupuloso Balaão espancou sua jumenta três vezes, antes de ser repreendido pelo anjo do Senhor, a jumenta o salvou da espada, quem aqui seria o animal irracional??

“Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem. Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá. “ Judas 1:10 e 11

Foi necessário o Senhor abrir os olhos do impenitente, para ver que ele estava lutando contra o próprio Deus, pois o anjo era o legítimo representante de Deus, de forma descarada afirmou reconhecer o seu pecado (Números 22:34 e 35), como se Deus realmente fosse acreditar nisso, como se o seu caminho não fosse desagradável aos olhos do Santo. Para sobreviver Balaão deveria falar somente o que Deus mandasse, certamente ele pensava em uma maneira de burlar a ordem divina, sua mente era ambiciosa demais para desistir das riquezas.

Mas da sua boca não saiu outra coisa senão o “sim” de Deus:


"Balaque trouxe-me de Arã, o rei de Moabe, buscou-me nas montanhas do Oriente. ‘Venha, amaldiçoe a Jacó para mim’, disse ele, ‘venha, pronuncie ameaças contra Israel! Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças quem o Senhor não quis ameaçar?

Glória!!

O diabo confessou sua artimanha, um homem buscou outro homem, a sua própria semelhança para amaldiçoar um povo protegido do Senhor, uma completa insanidade. Jovem, feliz é você que louva o Senhor, que não procura agradar aos homens, mas somente a Deus. Aos homens devemos apenas o respeito, a Deus a vida eterna. O Maligno reconheceu que não poderia ameaçar tal povo, um povo resgatado do Egito, que nem mesmo o faraó com todo o seu ímpeto de vingança foi capaz de derrotar, vindo a perecer na travessia do mar.

“Dos cumes rochosos eu os vejo, dos montes eu os avisto. Vejo um povo que vive separado e não se considera como qualquer nação. Quem pode contar o pó de Jacó ou o número da quarta parte de Israel? Morra eu a morte dos justos, e seja o meu fim como o deles! “

Num momento de lucidez espiritual, o profeta deseja morrer como o justo, herdar a mesma herança, seria isto possível? Israel nunca foi uma nação qualquer. Jovem, você também não pertence a um povo qualquer, você é membro da igreja de Cristo. Balaão não iria conhecer o Filho de Deus, nem provaria dos efeitos da fé, para nós faz todo sentido dizer, que provaremos a morte como justo, para um dia ressurgirmos como Cristo. Balaão era insensato demais para admitir querer morrer como um justo, principalmente desejar ter um fim glorioso como esse.

“O justo perece, e ninguém pondera sobre isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal. “ Isaías 57:1

Balaão sequer imaginava que Jesus morreria pelo mundo:

“De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! “ Romanos 5:6 a 9

Não entendendo patavina do que fazia Balaão, Balaque se indignou:


Então Balaque disse a Balaão: "Que foi que você me fez? Eu o chamei para amaldiçoar meus inimigos, mas você nada fez senão abençoá-los! " E ele respondeu: "Será que não devo dizer o que o Senhor põe em minha boca? " Balaque lhe disse: "Venha comigo a outro lugar de onde você poderá vê-los; você verá só uma parte, mas não todos eles. E dali amaldiçoe este povo para mim". Então ele o levou para o campo de Zofim, no topo do Pisga, e ali construiu sete altares e ofereceu um novilho e um carneiro em cada altar. Balaão disse a Balaque: "Fique aqui ao lado de seu holocausto enquanto vou me encontrar com ele ali adiante". Encontrando-se o Senhor com Balaão, pôs uma mensagem em sua boca e disse: "Volte a Balaque e dê-lhe essa mensagem". Ele voltou e o encontrou ao lado de seu holocausto, e com ele os líderes de Moabe. Balaque perguntou-lhe: "O que o Senhor disse? " Então ele pronunciou este oráculo: "Levante-se, Balaque, e ouça-me; escute-me, filho de Zipor. Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? Recebi uma ordem para abençoar; ele abençoou, e não o posso mudar. Números 23: 11 a 20

Bendito seja o Senhor!! Tentativas e mais tentativas, Balaão não conseguia amaldiçoar o povo, novamente seus lábios louvam a Deus, não é que ele mesmo quisesse, ele não podia se opor. Jovem, que Deus é esse?? Que poder é esse?? do interior do profeta, da sua boca, os ouvidos de Balaque somente ouviam a exaltação de um Deus poderoso, certamente o impenitente falava consigo: “o que acontece com esse fulano, conheço seu mal caminho, chamei-o para amaldiçoar, todavia, tudo o que ouço é falar bem desse Deus de Israel”.

Indignação total! Amados, aquele que se levanta contra um justo, tem sentenciada sua queda. O diabo é o pai da mentira (João 8:44), Balaque vai sendo esmagado com as palavras, que vão saindo da boca do seu amigo Balão, o diabo reconhece que realmente Deus não mente, tanto que da boca de um insano, ele testifica que contra aquele povo ninguém irá prosperar. A palavra de Deus não volta atrás, mesmo assim ele é o Deus que prova os corações, a sua palavra é viva e eficaz...” e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12

Quem pode pensar como Deus!!

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. “ Isaías 55:8 e 9

Sobretudo, você tem a mente de Cristo jovem, para dirigir o seu caminho. Balaão sabia que não poderia mudar a palavra do Senhor:

“Recebi uma ordem para abençoar; ele abençoou, e não o posso mudar. “


A palavra de Deus é imutável!

Diletos, mudam os homens, Deus não muda, em Balaão havia grande diversidade de injustiças, mesmo assim a injustiça tornou-se em justiça, a teu favor jovem, está a ordem do Senhor, quem poderá mudar aquilo que ele determinou para você??

Bendito seja!!

As bençãos continuam a sair da boca de Balaão:

Nenhuma desgraça se vê em Jacó, nenhum sofrimento em Israel. O Senhor, o seu Deus, está com eles; o brado de aclamação do Rei está no meio deles. Deus os está trazendo do Egito; eles têm a força do boi selvagem. Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito! ’ O povo se levanta como leoa; levanta-se como o leão, que não se deita até que devore a sua presa e beba o sangue das suas vítimas". Balaque disse então a Balaão: "Não os amaldiçoe nem os abençoe! " Balaão respondeu: "Não lhe disse que devo fazer tudo o que o Senhor disser? " Balaque disse a Balaão: "Venha, deixe-me levá-lo a outro lugar. Talvez Deus se agrade que dali você os amaldiçoe para mim". E Balaque levou Balaão para o topo do Peor, de onde se vê o deserto de Jesimom. Balaão disse a Balaque: "Edifique-me aqui sete altares, e prepare-me sete novilhos e sete carneiros". Balaque fez o que Balaão disse, e ofereceu um novilho e um carneiro em cada altar. Números 23: 21 a 30

Poderosamente os joelhos vão se dobrando:

“ O Senhor, o seu Deus, está com eles..."

Quem pode resistir a manifestação de Deus?? Jovem, Deus já se manifestou em vossa vida, Deus revestiu Israel, Deus revestiu você. Deus trouxe você para o mundo dele, para o reino do seu Filho amado, nenhum Balaão moderno poderá te amaldiçoar.

Alguém ainda dirá sobre ti: "Vejam o que Deus fez na vida desse moço (a)".

Glória!

Balaque está desesperado, assim ficam, aqueles que querem produzir o mal, contra um protegido do Senhor.

Balaque disse então a Balaão: "Não os amaldiçoe nem os abençoe! " Balaão respondeu: "Não lhe disse que devo fazer tudo o que o Senhor disser?

Balaque estava se descabelando: “Pare de falar Balaão, chega, chega, chega, não aguento mais”. Balaão não conseguia parar, nem poderia, o inimigo já estava embaixo dos pés de Israel, pronto para ser esmagado.

Balaque fez uma última tentativa...e não prosperou.

Balaão nem buscou nos encantamentos alguma coisa, em qualquer lugar o Espírito de Deus o alcançaria.

“Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos. Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete. “ Números 24:16 a 17

Disse ainda uma última vez:

“Ai, quem viverá, quando Deus fizer isto?” Números 24:23

Balaão morreu pela espada (Números 31:8), não aquela do anjo, morreu na sua impiedade, morreu concedendo conselhos demoníacos (Números 31:16), morreu tentando desvirtuar um povo escolhido, morreu sendo o único homem a ser repreendido por uma jumenta...


Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. “ 2 Pedro 2:16 e 17

Já Balaque apenas seguiu o seu caminho...

Conclusão do Espírito para ti jovem:

“Se Deus é por nós, quem será contra nós? “ Romanos 8:31

A doutrina de Balaão não prevaleceu. Na sua vida também somente prevalece a doutrina de Cristo, atestada pelo Espírito, vinda da glória, originada de Deus.

Deus esteja contigo.

Admin
Admin

Mensagens : 3842
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos