NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do Jovem/online: Filemom 1 (seja pela palavra de Deus reanimado o teu coração)

Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

Palavra do Jovem/online: Filemom 1 (seja pela palavra de Deus reanimado o teu coração) Empty Palavra do Jovem/online: Filemom 1 (seja pela palavra de Deus reanimado o teu coração)

Mensagem por Admin Sáb Mar 07, 2015 11:44 pm





Palavra -Filemom 1:1-12



Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e Timóteo, nosso irmão, a Filemom, nosso muito amado e nosso companheiro de trabalho, e à irmã Áfia, e a Árquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está na tua casa: Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus, fazendo menção de ti nas minhas orações, ouvindo o teu amor e a fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos; para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que há em vós, para com Cristo. Pois tive, irmão, muita alegria e conforto no teu amor, porque os corações dos santos foram reanimados por ti. Por isso se bem que eu tenha muita liberdade em Cristo para te mandar o que é conveniente, contudo prefiro apelar para ti em nome deste amor, sendo, como sou, Paulo, velho, e agora até prisioneiro de Cristo Jesus. Rogo-te por meu filho Onésimo, que eu gerei nas minhas prisões, o qual outrora te foi inútil, mas agora é útil a ti e a mim; e eu to envio a ele que é meu próprio coração.”


Uma igreja na casa de Filemom.

Argumentam os comentaristas que Áfia era esposa do destinatário da carta, logo Arquipo pode ter sido filho dele. O Espírito remeteu a carta a igreja, se ela faz parte dos livros da Escritura, uma mensagem Deus quis passar para nós a relação do senhor com seu escravo, principalmente depois dos dois conhecerem a graça de Deus, de um Filho que devendo ser servido, veio para servir.

“o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." Mateus 20:28

Antes de conhecer o evangelho, de se tornar cristão, Onésimo foi escravo de Filemom, para fugir para Roma ele roubou de seu patrão. Na pessoa de Paulo prisioneiro de Cristo, ele encontrou com a paz, convertido, tinha que voltar a casa de quem roubou, aqui está o objetivo da carta, que Filemom recebesse Onésimo com amor, não como eram recebidos os demais fugitivos. Que não houvesse castigo, mas comunhão entre eles, como deve ser em todas as igrejas, um amor incondicional capaz de perdoar os piores pecados.

Aqui deparamos com uma família convertida, “companheiros de lutas”, que encontraram em Cristo o verdadeiro sentido da vida. A intimidade do apóstolo é evidente, nas suas constantes orações, ele fazia menção das famílias, as quais ele deixava para trás na carne (não no Espírito), avançando para outros lugares, com objetivo de agregar mais escolhidos ao corpo.

Suponho que Paulo conhecendo o caráter, a intimidade do coração de Filemom, apelou para a sensibilidade, na intercessão por Onésimo. O tratamento do cooperador, o amor para com os santos, a eficácia da fé, o Espírito revelando todo o bem contido dentro do coração, seria suficiente para perdoar o fugitivo, privando ele dos mais terríveis castigos. A providência levou um escravo desconhecedor da graça a Roma, fazendo ele voltar pleno dela. Uma vez que muitos corações, eram reanimados por Filemom, Paulo confiou, que ele não só perdoaria Onésimo, como juntos eles seriam companheiros a favor da causa de Cristo.

Jovem, parece que a palavra não está falando contigo, parece! Tenha certeza que ela está. Onde havia inimizade, Deus estabeleceu a amizade, fosse entre Paulo e Filemom, Filemom e Onésimo, Onésimo e Paulo, todos eles e a igreja, a igreja e Deus. A sucessão de fatos ocorreU pela mão de Deus, ele dita o destino de todos, também o teu, ele guia todos pela mão, socorre no momento devido, promovendo a paz, reanimando os corações. Filemom aprendeu a tratar a igreja, ouvindo as palavras do apóstolo Paulo, que ouviu de Jesus a receita contendo os melhores procedimentos, para utilização mútua da igreja.

Em Cristo havia liberdade, Paulo não temeu enviar Onésimo, que não temeu ser enviado, como Filemom não temeria receber o fugitivo, agora irmão na fé.

Muitas coisas acontecem, Deus está em todas elas, desde que confiemos que ele é capaz de interceder por nós, fazendo o que é certo. Na confiança encontramos o destino da alegria, nada perdemos, somos sustentados, a dificuldade torna atrás, os sofrimentos vão caindo, nosso espírito vai sendo levantado. Paulo poderia ter ficado com Onésimo, achou conveniente que o escravo voltasse, o apóstolo apelou em nome do amor, “Paulo o velho”, imaginemos agora, o encontro entre Onésimo o escravo e Filemom seu senhor, aquele que foi gerado nas prisões de Paulo, seria agora útil ajudando a igreja.

Onésimo foi representado como o coração de Paulo, ele remeteu seu coração a Filemom, ao chegar ele deveria tratá-lo com todo o carinho, como prova da honra ao pedido do apóstolo.

“Não deixe que ele pare de bater!!!”

Paulo assumiu a responsabilidade, se houvesse, por todos os prejuízos cometidos, algo muito maior Cristo fez por nós. Filemom estava recuperando não um servo, um irmão amado. Assim Jesus Cristo ganhou nosso coração, além de nos tirar da prisão, pondo em liberdade, um dia ainda haveremos de reinar com ele nas moradas do Pai celestial.

“A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de todos vocês. “ Filemom 1:25

Jovem, nas atitudes dos servos de Deus, cada uma delas registradas na Escritura, está a vossa consolação. O autor de hebreus escreveu sabiamente, que o Filho de Deus, só aprendeu a obedecer por causa dos sofrimentos, eles o levaram ao aperfeiçoamento, ele chegou a fonte eterna de salvação, para dar exemplo aos que haviam de obedecer. Também os apóstolos por meio de sofrimentos, aprenderam a viver em toda e qualquer situação, viram que para tornar o fardo leve, o jugo suave, era necessário ter índole semelhante ao Filho de Deus, capaz de levar o peso, que as ovelhas jamais suportariam. Ainda assim haveremos de sofrer, não por isso, com os exemplos, as muitas tribulações, experiências, somos conduzidos ao caminho da perseverança, ninguém convertido pode imaginar uma vida sem Cristo. Deus garantiu a sobrevivência do Filho, ele retornou a vida, a obediência foi coroada.

Onésimo deve ter se tornado um excelente cooperador, o trabalho mudou, a vida, o destino.

Dileto em Cristo, entregue-se ao Espírito, ore ao Senhor, seja agora reanimado o seu coração, com novas perspectivas, o Senhor continuará presente. De certo modo, quando ele enviou o Filho, creio, estava enviando ao mundo, o seu coração. Cristo o "coração do mundo" bateu forte quando ressuscitou, a situação mudou, agora é a morte que está com os dias contados.

Deus vos abençoe. Deus te ama.

Admin
Admin

Mensagens : 3840
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos