NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

E L I Ú: O jovem com a guia de Deus

Ir para baixo

E L I Ú: O jovem com a guia de Deus Empty E L I Ú: O jovem com a guia de Deus

Mensagem por Admin Ter Dez 14, 2010 9:01 pm


Diante da figura de Jó, e de seus três amigos que “combinaram” de ir condoer-se e consola-lo, verificamos a transformação da consolação em condenação, e assim, Eliú surge como um grande personagem, aquele que não fala de si mesmo, mas, fala conforme a vontade de Deus.

Diante dos mais velhos e no momento certo diz este jovem: "Eu sou de pouca idade, e vós sois muito velhos, Pelo que receei e não me atrevi a manifestar a minha opinião. Dizia eu: Falem os dias, E a multidão dos anos ensine a sabedoria. Há, porém, um espírito no homem, E o assopro do Todo-poderoso dá-lhe entendimento. Os de muitos anos não é que são sábios, Nem os velhos, que entendem o juízo. " Jó 32- 6 a 9

Indignado com o debate, Eliú desponta como aquele que defenderá a honra de Deus, desprezando as adulações e respeitos humanos.

Logo, o jovem com a guia do Espírito, surpreendeu os “mais velhos” e suas falsas demonstrações de piedade. Pois, através de palavras estultas, denegriam a imagem de Deus.

Eliú verifica também, que Jó embora sofredor se coloca numa condição de vítima, como se Deus fosse seu próprio inimigo. E sem hesitar anuncia ao próprio Jó...” Se tens alguma coisa que dizer, responde-me; fala, porque desejo justificar-te. Se não, escuta-me; cala-te, e ensinar-te-ei a sabedoria.” Jó 33-32, 33

Jó acusava Deus de lhe perverter o direito, algo que todos nós fazemos diariamente, no meio de nossas “tragédias” pessoais, no entanto, Elíu, afirma que não existe perversidade, nem tampouco injustiça nas ações do Eterno. Deus jamais procederá maliciosamente, nem perverterá o juízo de alguém.

Deus não procede impiamente; nem o Todo-Poderoso perverte o juízo. Quem lhe entregou o governo da terra? E quem fez todo o mundo? Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego, Toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. ” Jó 34- 12,15

Enfim, aquele jovem declara coisas, que os velhos jamais imaginaram, pois, estavam “engolidos” pelo eu.

E depois da bela intervenção deste jovem, Deus, num momento inefável— dentro de um redemoinho— se apresenta para o debate.

Tenhamos a guia de Deus ao nosso lado, durante todos os dias da nossa vida, para que possamos morrer velhos, porém, com entendimento, a fim de alcançar a vida eterna.

Eldier

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos