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A sã doutrina (Carta de Tito)
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A sã doutrina (Carta de Tito)
"A verdadeira sucessão apostólica é uma continuidade não de autoridade, mas de doutrina, isto é, o ensino dos apóstolos sendo passado de geração a geração. E o que faz que essa sucessão doutrinária seja possível é que o ensino dos apóstolos foi escrito e deixado para nós no Novo Testamento." (John Stott)
A fé comum em Deus, a fiel palavra, que é conforme a doutrina, é o que convence os contradizentes. São esses argumentos, que o apóstolo Paulo repassa ao seu cooperador, Tito.
Paulo alertou a Tito que falasse —somente— aquilo que convinha a sã doutrina. Exortando os velhos, velhas, mulheres, moços, servos, que a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens. Ensinando a todos, que renunciassem a impiedade e as paixões mundanas, para viverem neste mundo, de maneira sóbria, reta e piamente, aguardando a manifestação da glória do grande Deus e nosso Salvador Cristo Jesus, que redimiu e purificou para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.
" Fala estas coisas, exorta e repreende com toda a autoridade; ninguém te despreze." Tito 2-15
Mas, os argumentos também se extendiam, para todos aqueles que recebessem a palavra, e verdadeiramente compreendessem, que a bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não se revelou por obras de justiça que nós outrora fizemos, mas, segundo a sua misericórdia foi que ele nos salvou, pelo lavatório da regeneração e renovação do Espírito Santo.
"...que ele derramou sobre nós abundantemente por Jesus Cristo nosso Salvador, a fim de que, justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna." Tito 3-6,7
Portanto o Espírito Santo derramado é para sempre, a segurança da alma, para todo aquele que crê em Deus e recebe a sua doutrina.
Tito, não se pôs como autoridade, mas, como aquele, que dava continuidade a doutrina revelada.
"Paulo deixa claro que o objetivo supremo do governo da igreja é a preservação da verdade revelada. A doutrina não pode estar separada da vida. A verdadeira doutrina produz vida santa, e vida santa é o resultado da verdadeira doutrina. Uma não existe sem a outra. Uma é causa, a outra é consequência. "Charles Erdman
A fé comum em Deus, a fiel palavra, que é conforme a doutrina, é o que convence os contradizentes. São esses argumentos, que o apóstolo Paulo repassa ao seu cooperador, Tito.
Paulo alertou a Tito que falasse —somente— aquilo que convinha a sã doutrina. Exortando os velhos, velhas, mulheres, moços, servos, que a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens. Ensinando a todos, que renunciassem a impiedade e as paixões mundanas, para viverem neste mundo, de maneira sóbria, reta e piamente, aguardando a manifestação da glória do grande Deus e nosso Salvador Cristo Jesus, que redimiu e purificou para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.
" Fala estas coisas, exorta e repreende com toda a autoridade; ninguém te despreze." Tito 2-15
Mas, os argumentos também se extendiam, para todos aqueles que recebessem a palavra, e verdadeiramente compreendessem, que a bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não se revelou por obras de justiça que nós outrora fizemos, mas, segundo a sua misericórdia foi que ele nos salvou, pelo lavatório da regeneração e renovação do Espírito Santo.
"...que ele derramou sobre nós abundantemente por Jesus Cristo nosso Salvador, a fim de que, justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna." Tito 3-6,7
Portanto o Espírito Santo derramado é para sempre, a segurança da alma, para todo aquele que crê em Deus e recebe a sua doutrina.
Tito, não se pôs como autoridade, mas, como aquele, que dava continuidade a doutrina revelada.
"Paulo deixa claro que o objetivo supremo do governo da igreja é a preservação da verdade revelada. A doutrina não pode estar separada da vida. A verdadeira doutrina produz vida santa, e vida santa é o resultado da verdadeira doutrina. Uma não existe sem a outra. Uma é causa, a outra é consequência. "Charles Erdman
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