NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Salmo 86, inscrição bíblica do século 6 é achada em forte no deserto da Judeia

Ir para baixo

Salmo 86, inscrição bíblica do século 6 é achada em forte no deserto da Judeia Empty Salmo 86, inscrição bíblica do século 6 é achada em forte no deserto da Judeia

Mensagem por Admin Qua Jan 31, 2024 7:38 am

Por Redação Galileu

Texto do auge da Era Bizantina contendo o Salmo 86 foi escrito na língua do Novo Testamento, provavelmente por um monge cujo idioma nativo era originalmente outro

Salmo 86, inscrição bíblica do século 6 é achada em forte no deserto da Judeia A-feli10

Arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém descobriram uma inscrição parafraseando o Salmo 86 em grego koiné — a língua do Novo Testamento. O manuscrito estava na Fortaleza da Hircânia, estrutura de quase 2 mil anos no deserto da Judeia, conforme divulgou hoje (27) a instituição de pesquisa israelense.

A inscrição foi provavelmente feita por um monge experiente. A análise do estilo da escrita sugere que o texto foi redigido na primeira metade do século 6 d.C., o auge da Era Bizantina, com pequenos erros gramaticais revelando que o idioma materno do escriba era outro.

As linhas do texto marcado em uma pedra de construção desabada estavam pintadas em vermelho, com uma cruz simples no topo. Os líderes da equipe da escavação, Oren Gutfeld e Michal Haber, da Universidade Hebraica, reconheceram imediatamente a inscrição como escrita em grego koiné – porém, eles pediram ao seu colega, o epigrafista Avner Ecker, da Universidade Bar-Ilan, em Israel, para decifrá-la.

Ecker avaliou que o texto legível era uma paráfrase de Salmos 86: 1–2, trecho da Bíblia conhecido como “uma oração de Davi”. Conforme o pesquisador explica em comunicado, estes são um dos salmos mais recitados na liturgia cristã e o monge pode ter desenhado uma cruz na parede, acompanhada pelos versos com os quais ele estava muito familiarizado.

Os versos originais dizem: "Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado. Guarda a minha vida, pois sou fiel a ti". Contudo, a versão da Hircânia dizia apenas: "Jesus Cristo, guarda-me, pois sou pobre e necessitado."

O epigrafista aponta a presença de alguns equívocos gramaticais típicos da Palestina bizantina. “Esses pequenos erros indicam que o monge não era um falante nativo de grego, mas provavelmente alguém da região que foi criado falando uma língua semítica”, ele afirma.

Salmo 86, inscrição bíblica do século 6 é achada em forte no deserto da Judeia Byzant10

Dias após encontrarem os salmos, os arqueólogos descobriram uma inscrição adicional nas proximidades, também feita em uma pedra de construção de uma parede desabada do forte. Mas o significado dela está ainda em análise.

"Poucos itens têm tanta importância no registro histórico e arqueológico como as inscrições – e deve ser enfatizado que estes são praticamente os primeiros exemplos do local a terem origem em um contexto ordenado e documentado", notou Haber. "Estamos familiarizados com os fragmentos de papiro que vieram à luz no início dos anos 1950, mas eles são todos de origem instável e não confiável."

Fontes da Internet

https://revistagalileu.globo.com/ciencia/arqueologia/noticia/2023/09/inscricao-biblica-de-2-mil-anos-e-achada-em-forte-no-deserto-da-judeia.ghtml

Admin
Admin

Mensagens : 3843
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos