NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Batizados na soma e na substância da Escritura

Ir para baixo

Batizados na soma e na substância da Escritura Empty Batizados na soma e na substância da Escritura

Mensagem por Admin Sex Out 24, 2014 6:04 pm




Quem Deve Ser Batizado? – Charles Haddon Spurgeon


“É lícito, se crês de todo o coração” (Atos 8:37).

Não é minha prática pregar o que as pessoas comumente chamam de “sermões de batismo”. É muito raro que eu sequer mencione o assunto do Batismo em minha pregação, pois eu acho que muitos dos meus ouvintes aprendem o ensino bíblico a respeito dele sem muito de minha ajuda. Daqueles que têm vindo a unirem-se a nós na comunhão da Igreja, uma proporção muito grande é composta de pessoas que têm procurado a verdade de Deus sobre este assunto por si mesmas, e nenhum sábio delineamento deles poderia alterar a opinião em relação a qualquer apontamento meu, mas eles têm visto a ordenança claramente revelada na Sagrada Escritura. Este é um método de se chegar à verdade que eu prefiro muito a qualquer instrução transmitida por mim mesmo, pois, no caso de pessoas assim divinamente ensinadas, eu sei que a sua fé não se apoia “em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” [1 Coríntios 2:5]. Eu me recusei, em uma ocasião, a ir para a Irlanda quando convidado por um Irmão que deu como a razão pela qual ele queria que eu fosse: que indo lá eu aumentaria significativamente a denominação Batista. “Não”, eu disse, “eu não atravessaria a rua, muito menos atravessaria o mar, apenas para fazer das pessoas, Batistas”. Onde quer que eu esteja, eu me esforço, como diante dos olhos de Deus, a fim de lidar com os homens de forma a trazê-los para Cristo, deixando o Espírito de Deus promover o tomar as coisas de Cristo e revela-las a eles.

No entanto, não ouso estar completamente em silêncio a respeito do Batismo dos Crentes. Se eu fizesse uma prova completa do meu ministério e pregasse todo o Evangelho, como está contido no Novo Testamento, devo proclamar a verdade de Deus em relação a essa grande ordenança de nosso Senhor Jesus Cristo, que Ele tem, Ele mesmo, colocado em uma posição tão importante acoplando-a com a fé e a salvação: “Quem crer e for batizado será salvo” [Marcos 16:16]. Ainda assim, permitam-me assegurar-vos, queridos amigos, que eu não introduzi esse tema em qualquer espírito polêmico, pois isso eu abominaria, mas apenas porque eu sinto que isso seja “o fardo do Senhor”, que pressiona sobre mim e, já que é uma parte da Santa Palavra de Deus, eu devo pregá-la. Na excelente e estimável Igreja Presbiteriana, antes da administração da Ceia do Senhor, é normal ter um sermão para o propósito que é chamado de “cercar a Mesa”. Essa vedação é uma grande parte do dever do ministro Cristão em muitas outras questões paralelas à Comunhão. Todas as doutrinas da Bíblia, todas as promessas de Deus e também as ordenanças de Cristo, precisam ser cercadas! Ao cercar a Mesa do Senhor, o principal tema do pregador é: Quem são os sujeitos aptos para a recepção da Ceia do Senhor? Quem pode aproximar-se e participar do pão e do vinho simbólicos, e quem não pode se aproximar?

Agora, como a Comunhão deve ser cercada, assim também o deve ser a Piscina Batismal, assim devem ser as promessas de Deus e assim essas grandes e gloriosas doutrinas que são as essências de nossa fé! E eu acredito que a única barreira que é apropriada e bíblica é aquela que é dada em nosso texto: “É lícito, se crês de todo o coração”. Se um homem me diz: “Posso reconhecer-me como sendo um dos eleitos?”, eu respondo: “Deus certamente tem um povo eleito, mas você não tem o direito de considerar-se como um deles a menos que você creia de todo o coração”. Depois, há a Doutrina do Chamado Eficaz, e se alguém me pergunta se ele é eficazmente chamado, eu respondo: “Se você crê de todo seu coração, então você certamente tem uma participação nesta gloriosa doutrina da Graça de Deus”. Assim, no que diz respeito à Doutrina da Redenção pelo sangue de Cristo, que é a base e o fundamento de todas as nossas esperanças, não vejo justificativa para dizer a qualquer homem que ele é resgatado até que eu possa levá-lo a dar uma resposta completa e satisfatória para esta pergunta: “Você crê no Senhor Jesus Cristo de todo o coração?” Parece-me que as doutrinas do Evangelho não têm nenhuma mensagem realmente reconfortante para qualquer homem até que ele creia em Cristo de todo o coração.

Assim também é com as promessas de Deus. Elas são comida rica, saborosa e espiritual que Ele espalhou sobre a mesa de Sua sala do banquete, mas ninguém que não crê em Cristo de todo o seu coração tem o direito de lançar mão das “grandíssimas e preciosas promessas”, que Deus registrou para o conforto de Seu próprio povo. Eu sei que existem alguns convites amorosos e graciosos que são dirigidos ao pecador, e agradeço a Deus que seja assim, mas eu também sei que o pecador não pode nunca perceber a doçura deles até que ele creia em Jesus. Estou certo de que ele não pode atender ao convite, exceto crendo de todo o coração; e que ele deve ser um estranho para as promessas da graça e convites encorajadores até que ele venha e coloque a sua confiança em “Jesus somente”.

Estou plenamente convencido de que é o mesmo com as ordenanças de nosso Senhor Jesus Cristo. A Mesa do Senhor não deve, em qualquer pretensão, ser abordada por aqueles que não creem nEle de todo o seu coração. “Afaste-se você, profano!” Seria o brado do ministro Cristão quando ele está prestes a dispensar os emblemas sagrados. Crente em Cristo, você é muito bem-vindo! Você tem o direito de vir à mesa do seu Senhor, se você crê nEle de todo o coração. Seja quem for, ou seja o que você for, a única barreira que pode justamente ser estabelecida diante de você recai sobre esta inscrição: “É lícito, se crês de todo o coração”. Não, se você crê, não há nenhuma barreira, assim, venha e seja bem-vindo! Nós não ousamos estabelecer diante da Mesa de nosso Senhor qualquer barreira que o próprio Deus não colocou ali, por isso, convidamos a ela todos os que têm crido em Jesus, mas nós solenemente advertirmos a todos aqueles que vêm e participam desta ordenança sem fé em Cristo que eles estão comendo e bebendo condenação para si mesmos, não discernindo o corpo do Senhor, pois ninguém tem o direito de se aproximar de Sua mesa, senão todos aqueles que, com um coração verdadeiro, creem em Cristo e somente nEle.

É igualmente assim no que diz respeito à outra ordenança, o Batismo dos Crentes. Sejam quais forem as opiniões que diferentes homens sustentem a respeito dele, a Palavra de Deus deve permanecer e é nosso dever pregar tudo o que ali está revelado para nós. Um ponto que é muito simples é que ninguém tem o direito a esta ordenança, até que ele seja um crente em Cristo. Estou surpreso que qualquer Cristão alguma vez tenha imaginado que essa regra poderia ser flexibilizada, em qualquer caso, e tem muitas vezes me intrigado que todos os Calvinistas não vejam que o Batismo pertença ao povo de Deus, e apenas a este. Não é verdade que, com razão, ensinam que as Doutrinas da Bíblia são para o consolo e instrução do Crente? Que as promessas de Deus são, via de regra, para o Crente? Isso, de fato, todo o plano de dispensação da graça de Deus é em nome do Crente, e somente do Crente? Então, eu não consigo entender em que fundamento qualquer única exceção seja feita à Regra Divina, e que se imagine que essa ordenança solene seja deixada em aberto a todo o mundo – e não apenas a todos os habitantes inteligentes do mundo, mas também seja deixada tão aberta que até uma criança inconsciente pode tornar-se sujeito da mesma!

Não que esse seja o único argumento convincente comigo, mas, como eu o entendo, todo o Evangelho de Cristo é dirigido a indivíduos inteligentes. Eu não consigo ver nada que eu poderia fazer para qualquer finalidade dele, se eu fosse chamado para pregar a uma pessoa inconsciente. O Evangelho apela à compreensão e ao coração dos homens, mas se todos os seus poderes mentais estão em uma condição dormente, eu não vejo o que eu, como um pregador, posso fazer em tal caso, ou que suporte o próprio Evangelho tem sobre essas pessoas. Surpreende-me que um bebê inconsciente seja feito participante de uma ordenança que, de acordo com o claro ensino das Escrituras, requer o consentimento consciente e completa confiança de coração do destinatário! Pouquíssimos, se houverem, argumentam que as crianças devam receber a Ceia do Senhor, mas não existe nenhum mandado mais bíblico para trazê-los para a uma ordenança do que há para trazê-los para a outra!

O Catecismo da Igreja da Inglaterra está correto quando diz que o arrependimento e a fé são requeridos das pessoas a serem batizadas, mas sua prática não está de acordo com que é o ensino bíblico. O padrinho e madrinha da criança, quando a levam à fonte, prometem em seu nome, que ela deve se arrepender e crer, e que ela deve renunciar ao diabo e todas as suas obras, isso é mais do que a própria criança poderia prometer fazer, e mais do que eu mesmo poderia prometer fazer! Ou, se eu dissesse isso, eu seria um mentiroso a Deus e à minha própria alma, pois seria totalmente impossível eu cumprir tal promessa! A teoria da Igreja do Estado é que esta promessa de arrependimento e fé é semelhante ao dinheiro de papel que temos em circulação. É verdade que não é a moeda corrente do arrependimento e da fé, no entanto, é válida, a promessa de que a criança deve se arrepender e crer é suficiente! Isto parece-me ser uma invenção estranha para que qualquer criatura racional endosse!

Colocarei o caso assim: suponha que há um rei que tem domínio absoluto sobre seus súditos, e suponha que haja um certo trabalho a ser feito. Digo, a inserção de vidro em uma janela que tenha sido quebrada. Além disso, imagine que há dois operários, para ambos os quais o rei dá o comando “comecem a trabalhar e consertar a janela”. Um deles diz: “Eu não vou”. O outro diz: “Eu vou”, ainda assim, logo se penduram teias de aranha nos lugares quebrados. Parece-me que não há muita diferença na desobediência nos dois casos! E é o mesmíssimo com aqueles que se recusam positivamente a obedecer o que sabem ser os claros mandamentos da Palavra de Deus a respeito do Batismo, aqueles que praticamente desobedecem os mandamentos, por substituir a aspersão de bebês em vez de imersão de crentes, e, em seguida, trazendo a ficção do apadrinhamento para apoiar a sua alteração da ordem Divina! Para mim, é uma vã tentativa de iludir o cumprimento de uma ordem pura e simples e, portanto, é pior do que seria a desobediência declarada. Eu posso entender a posição de um homem que não tem, em sua própria consciência, sentido que esta é uma ordenança que é limitada para o Crente, mas eu não posso compreender a consistência de quem diz que o arrependimento e a fé são necessários antes do Batismo e que em seguida, levam a criança inconsciente em seus braços, borrifa algumas gotas de água sobre a testa e declara que ela se tornou um filho de Deus, e um herdeiro do Reino dos Céus! Isso me parece ser não somente o cúmulo do absurdo, mas ser também um pecado abominável aos olhos de Deus, o Altíssimo.

Repito o que já eu disse, que o cerco a ambas ordenanças de Cristo pode se feito pela condição que repousa em nosso texto: “É lícito, se crês de todo o coração”. Eu não posso empurrar os meus irmãos e irmãs da mesa do Senhor se eles creem nEle com todo o seu coração, nem posso reter o Batismo de qualquer criança que crê em Jesus de todo o seu coração. Mas, por outro lado, embora ele seja grisalho e venerável, se ele não é um crente no Senhor Jesus Cristo, não é o meu negócio, como um servo do Senhor, alterar as leis do meu Rei, a fim de agradar-lhe, mas, sim, dizer-lhe: “Afaste-se até que você esteja em uma condição apta para obedecer aos mandamentos de meu Mestre! Você ainda não tem o direito de partilhar dos privilégios que pertencem à família de Deus. Até que você tenha crido em Jesus e assim, provado ser um de seus filhos, eu não posso admiti-lo como um participante de uma das ordenanças que Ele ordenou”.

Agora, estou praticamente transportando o ensino do texto, de forma a breve e afetuosamente abordar os nossos queridos amigos que estão prestes a ser batizados. A observância desta ordenança despertará em muitas de nossas mentes, lembranças de serviços similares no passado. Esta espalha em minha lembrança um rio em Cambridgeshire, com uma grande assembleia de espectadores nas margens, e um jovem andando em meio à corrente a fluir e ali se entregando, espírito, alma e corpo, ao serviço do seu Mestre. Recorda-me a hora em que eu, portanto, declarei publicamente a minha lealdade ao Rei dos reis e posso me juntar com John Newton ao dizer ao meu querido Senhor e Mestre:

“Muitos dias se passaram desde então,
Muitas mudanças eu tenho visto.
No entanto, tenho sido preservado até agora
Quem poderia me sustentar, senão Tu?”

Talvez outros, que assim, “revestiram-se de Cristo”, podem ser animados, e revigorados, e despertados pelo discurso que eu agora farei àqueles que, em breve, entrarão no Tanque Batismal.

.
I. Ao explicar o texto, vamos considera-lo quase palavra por palavra e, em primeiro lugar, queridos amigos, observem A IMPORTÂNCIA DA FÉ PESSOAL. Ser batizado “é lícito, se crês de todo o coração”.

Vocês creem em Cristo por vocês mesmos? É inútil para vocês dizerem que são filhos de pais piedosos, filhas de pais e mães piedosos. A menos que vocês mesmos creiam em Jesus, vocês serão lançados para o inferno tão certamente quanto os impiedosos descendentes de homens e mulheres ímpios! A fé de seus pais pode ser abençoada por Deus como o meio pelo qual vocês serão levados a Cristo, mas se vocês não são trazidos a Ele, toda a fé dos outros não aproveitará para sua salvação. Embora vocês tivessem Abraão como seu pai, e Sara por sua mãe, mesmo assim, vocês não seriam salvos sem a sua própria fé pessoal no Senhor Jesus Cristo. Quão inclinados nós somos, por ocuparmos o banco da família na Casa de Deus, pelo fato de que desde nossa infância fomos trazidos para ouvir a Palavra pregada, a imaginar que há uma espécie de santidade familiar que pode beneficiar a todos nós e a crer que porque nossos pais foram Cristãos, nós também somos salvos! No entanto, não é assim, não há tal coisa como uma família Cristã que seja suficiente para salvá-los no Último Grande Dia, a menos que vocês, que pertencem a ela sejam vocês mesmos Cristãos! E não há tal coisa como uma nação Cristã, a menos que os indivíduos que compõem a nação sejam todos Cristãos.

Os homens estão sempre propensos a falar de religião em massa, mas, amados, lembrem-se que vocês terão que entrar no Céu, um por um, se vocês de fato forem para lá. “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” [Romanos 14:12]. Nenhum olho, exceto o seu próprio lhe aproveitará em olhar para a Cruz, ou ao chorar pelo seu pecado. Nenhum outro arrependimento de coração pode tomar o lugar da tristeza segundo Deus do seu próprio coração pelo pecado. Nenhuns lábios, senão os seus próprios podem suspirar a oração penitencial em seu nome, “Deus tenha compaixão de mim, um pecador”. Vocês têm que ser levados a sentir a sua própria necessidade de um Salvador. Vocês mesmos devem ser habilitados pelo Espírito Santo para colocarem a sua confiança em Jesus, ou então vocês com certeza se perderão, como se tivessem nascido em uma cabana Hotentote, de pais que não conheciam nem amavam o Senhor.

A religião pessoal é um pré-requisito essencial para a admissão na Igreja de Cristo, ou para qualquer um dos preceitos que Ele instituiu. Eu tremo quando vejo homens que não são cristãos tomando para si as promessas que são dirigidas aos Crentes. Eu ouvi um homem dizer sobre um sermão, o qual foi feito para o consolo dos filhos de Deus, “Oh, quão doce foi para mim!”, embora ele estivesse comendo doces roubados aos quais ele não tinha direito. “É lícito, se crês de todo o coração”, vocês podem sugar o mel das promessas. Se vocês creem, vocês podem caminhar para lá e para cá na Canaã espiritual, desde Dã até Berseba, pois é toda sua. Do alto das colinas às profundidades máximas dos vales, tudo é seu. Sim, desde o centro do céu à sua circunferência, ou aos seus limites mais distantes, tudo é a sua própria posse. Mas se vocês não creem, sua linhagem não aproveita nada! Sua filiação piedosa não lhe aproveitará no Último Grande Dia; não, nem mesmo agora, pois a ira de Deus permanece sobre vocês, porque não creram em Seu Filho, Jesus Cristo, a quem Ele enviou ao mundo como um e único Salvador dos pecadores!

Coloquem as suas mãos em seus corações, então, meus queridos irmãos e irmãs, e examinem e vejam se vocês realmente creem por si mesmos, pessoalmente. Suponham que o eunuco Etíope houvesse dito: “Eu mesmo não creio em Jesus, mas meu pai e minha mãe creem”! Filipe teria respondido: “A fé deles não vale para você. Somente se você acreditar de todo o coração, você pode ser batizado”. A religião é um assunto pessoal, as ordenanças de Cristo devem ser observadas somente pelos Crentes, de acordo com sua posição individual nEle. Não é de qualquer utilidade para vocês falarem de seus pais estarem no Pacto da Graça, vocês estão no Pacto? Vocês podem dizer, com Davi: “Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado” [2 Samuel 23:5]? “Vocês creem no Filho de Deus?” Porque, se vocês não creem, então não podemos admitir vocês em comunhão com o Seu povo, e não podemos permitir que vocês sejam batizados em Seu nome.

.
II. Notem, a seguir, O GRANDE PRÉ-REQUISITO para o batismo. Ser batizado “é lícito, se crês de todo o coração”.

Portanto, a questão que cada um de vocês tem que responder é esta: Você crê no Senhor Jesus Cristo? “Bem”, diz alguém, “eu tento servir ao Mestre o melhor que posso”. Eu estou contente em ouvir isso, e se o seu serviço é o resultado da fé em Cristo, eu louvo a Deus por isso, mas, se não for baseado em fé e não for fruto da fé, ele é inútil. Todo o serviço de homens incrédulos é apenas pecado caiado. Pode parecer virtude, mas é apenas uma falsificação inferior, não a moeda genuína. Mais uma vez, eu coloco a pergunta para você: Você crê no Senhor Jesus Cristo?

“Bem”, diz outro, “eu aceito todas as Doutrinas da Graça, começando com a Predestinação e terminando com Perseverança Final. Eu sou um Crente tão ortodoxo quanto os que já viveram”. Isso não é tudo que eu quero saber de você. A fé em Cristo não é a recepção de uma ortodoxia seca e morta; crer em Jesus não é simplesmente ser um Calvinista de dezesseis onças por libra. A fé salvadora não é a mera recepção de um credo ou forma de qualquer tipo. Crer é confiar e ninguém realmente acredita, no sentido da Palavra no do Novo Testamento, até que ele seja levado a confiar em Cristo somente, e tome toda a sua religião em confiança, dependendo não do que ele vê, nem do que ele é, mais do que é revelado na Palavra de Deus e não sobre o que ela é, ou pode ser, ou deva ser, nem sobre o que ele faz ou pode fazer, nem sobre o que ele sente ou não sente, mas dependendo unicamente do que Cristo fez, está fazendo e ainda fará. Agora, queridos irmãos e irmãs, vocês creem assim no Senhor Jesus Cristo, de todos os vossos corações? Embora vocês tenham sobre si o traje de candidatos ao batismo, peço que vocês se retirem deste tanque se vocês não creem em Cristo. Acho que vi uma lágrima em seus olhos e vos ouço dizer: “Bendito seja Deus que, com muitas imperfeições, eu ainda posso olhar para Cristo, e dizer:

“Nada em minhas mãos eu trago,
Simplesmente a Tua cruz me apego;
Despido, venho a Ti por veste;
Desamparado, olho para Ti por Graça;
Sujo, para a fonte eu voo,
Lava-me, Salvador, ou eu morro.”

Bem, caro Amigo, se você pode realmente fazer essa declaração, embora sua fé possa ser fraca, esta ordenança é para você, a Mesa da Comunhão é para você, as doutrinas do Evangelho são suas, as promessas de Cristo são suas, sim, O próprio Cristo é seu! E Cristo é tudo, por isso, “tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus” [1 Coríntios 3:22-23].

Em seu Batismo, agradar a Deus deve ser o seu objetivo. “Sem fé é impossível agradar-lhe” [Hebreus 11:6]. Como pode o que não é agradável a Ele ser contabilizado como a observância de uma de Suas ordenanças? Mas “é lícito, se crês de todo o coração”. Observem isso e sua observância será aceitável aos Seus olhos. Se Cristo é o único pilar de sua esperança, o apoio solitário e esteio de sua confiança; Se sua fé diz que real e verdadeiramente: “Em nada senão em Jesus, posso confiar para a salvação”, venha aqui, venha e bem-vindo! “Entra, bendito do Senhor; por que estás fora?” [Gênesis 24:31].

Alguns anos atrás, um homem veio até mim e disse que queria ser batizado. Eu coloquei essa pergunta a ele: “Por que você quer isso?” Ele respondeu: “Porque eu quero ser um cristão”. “Mas”, eu perguntei, “você acha que o Batismo fará de você um cristão?” “Sim”, disse ele. “Então”, eu respondi, “você está grosseiramente enganado. Nós não batizamos ninguém, senão aqueles que professam já ser salvos, mediante a fé em Jesus Cristo. O Batismo não pode ter efeito possível para ajudá-lo no caminho para o Céu”. O homem parecia estar totalmente duvidoso dessa ideia, pois ele tinha de alguma forma em sua cabeça a ideia que havia algo de eficaz na própria ordenança. E quando eu tentei explicar-lhe que as Escrituras não contêm nenhum mandato para tal pensamento como esse e, portanto, nós não batizamos qualquer que não cria que já estava salvo, o homem foi embora titubeando. No entanto, espero que ele também foi embora resolvido a perguntar a si mesmo tais perguntas solenes como estas: “Como é isso, que eu não sou um cristão? Como é que eu não sou um seguidor de Cristo, e que, portanto, o ministro se recusa a batizar-me, pedindo-me, primeiramente, para buscar o Reino de Deus e a sua justiça, e depois disso observar ao batismo, mas não antes?”

Deus não permita que qualquer um de vocês, queridos amigos, deva por um único momento achar que há alguma virtude salvífica na água deste batistério! Se você fosse batizado no próprio rio Jordão, de que isso poderia beneficia-lo? Mesmo que as águas do Batismo descessem do Jardim do Éden, elas não poderiam lavar a mancha do pecado! Nada além do sangue de Jesus pode fazer isso! Aquele que foi mergulhado em nesta –

“Fonte cheia de sangue,
Extraído das veias de Emanuel”

também pode ser mergulhado no Tanque Batismal. Quando alguém crê, deixe que ele seja batizado. Mas se você não crê, fique para trás! Este é um círculo sagrado em que nenhum incrédulo pode ser autorizado a entrar. “Se você crê”, venha aqui, e confesse a sua fé como seu Senhor ordenou. Mas se você não crê, tome cuidado para que você não destrua a sua própria alma por se intrometer com a ordenança que não é para você, em sua condição atual.

.
III. Agora, em terceiro lugar, observe O TIPO DE FÉ QUE É AQUI MENCIONADA. “É lícito, se crês de todo o coração”.

Há uma grande diferença entre fé e fé. Um tipo é a fé da cabeça e a outra é a fé do coração. Alguns homens têm toda a sua religião em sua cabeça, como pobres, miseráveis, estudantes atingidos pela pobreza, eles limitam sua religião à sua cabeça e ali a deixam alimentando-se de algum pensamento seco ou especulação vazia. Mas a fé do verdadeiro Cristão ocupa o melhor salão do coração. Esta tem a sua cidadela na parte mais interna de seu ser. Ela mora em casa, em sua alma mais profunda.

O diabo tem a fé da cabeça. Ele acredita e treme. Ele é tão ortodoxo como muitos teólogos mui eruditos. Enquanto a mera declaração da teologia está em causa, eu poderia confiar o diabo para elaborar um credo. Eu acredito que ele é completamente sólido e que ele sabe muito mais sobre a Palavra de Deus do que a maioria de nós sabe. Ele pode citá-la corretamente quando lhe agrada, embora ele também é adepto de citá-la incorretamente para os seus próprios fins. Eu não acho que o diabo alguma vez foi um Arminiano, ou que ele alguma vez será um, ele entende as Doutrinas da Graça, pelo menos na sua cabeça, muito bem por sinal. Em um aspecto, ele é melhor do que alguns Antinomianos, pois eles acreditam e presumem, enquanto que ele acredita e treme. Ainda assim, Satanás e Antinomianos nunca seriam mui grandes inimigos. Maravilho-me que eles falam sobre o diabo tentando-lhes, eu acredito que eles tentam a si mesmos, ou que tentam o diabo a tentá-los, se ele realmente os tenta de algum modo!

No entanto, o diabo muito odeia aquilo que ele acredita com a cabeça. Há, por exemplo, a Doutrina da Eleição. “Ah”, ele diz, “eu não sou capaz de negar a verdade daquela Doutrina, mas eu a odeio, porque eu sei que eu não sou um dos eleitos”. É a mesma coisa com a Redenção. O diabo diz: “Eu detesto essa Doutrina! Sei que Cristo redimiu o Seu povo com o Seu sangue, mas eu não sou um deles. A Cruz de Cristo é gloriosa, e eu sou obrigado a admitir o Seu poder, pois eu o senti muitas vezes, e eu ainda estou a senti-lo mais e mais, porém eu odeio a Cruz, pois ela me esmaga, e leva multidões de meus escravos para longe de mim. Eu sei que Jesus é o Filho de Deus. Gostaria que Ele não fosse e se eu pudesse, eu O arrancaria de Seu trono e O expulsaria de Seus domínios”. Então, você vê, o diabo acredita com a cabeça o que ele muito odeia com seu coração.

A fé em Cristo nunca é verdadeira a menos que seja a fé do coração, a menos que o coração, assim como a cabeça consinta com ela, a menos que a verdade não seja somente crida, mas também seja amada. Vocês, queridos amigos, assim creem na verdade de Deus com os seus corações? Vocês não somente estão convencidos dela, mas isso é a sua alegria e prazer? Vocês sabem que são um pecador, e vocês lamentam esse triste fato? Vocês conhecem esta verdade experimentalmente? Vocês também conhecem a Cristo como seu Salvador? Vocês já O receberam em seus corações mais íntimos como uma posse de vital importância para vocês? Vocês apreciam a Sua Presença, e gloriam-se em tê-lO sempre com vocês? Vocês sabem que o sangue de Jesus apaga o pecado? Vocês aprenderam esta Verdade de Deus, não apenas como uma Doutrina Escriturística, mas como uma questão de experiência sentida na medida em que os seus pecados foram assim apagados? Vocês creem, em vosso coração, que o Espírito Santo é o Santificador? Vocês sinceramente acreditam nesta verdade e, portanto, vocês oram: “Senhor, renova-me e santifica-me pelo Teu Espírito gracioso, no homem interior?”.

Se não, seja qual for a fé que você pense ter, não lhe dá direito a batismo, e muito menos ao Céu! Portanto, fique para trás! Se por si só a sua cabeça está cheia de o que é são, correto e verdadeiro, mas seu coração está vazio da fé em Cristo, de amor a Deus e à Sua Verdade – fique para trás deste batistério, pois você não deve invadir o lugar que é reservado para os seguidores de Cristo!

Filipe disse ao eunuco: “Se você crê de todo o coração, você pode ser batizado”. Receio que alguns que foram batizados neste batistério não creram de todo o coração. Eles disseram que sim, mas eu questiono se era verdade a respeito de todos eles. E, Amados, se nós honestamente examinarmos a nós mesmos, alguns de nós teremos causa grave para saber se temos o direito à ordenança do Batismo dos Crentes. Você, amigo, acredita em Cristo de todo o seu coração? Cristo terá todo o seu coração ou absolutamente nada dele! Ele nunca se contentará em ter parte, e deixar que o diabo ocupe o restante. Crentes Verdadeiros darão todo o seu coração a Cristo, mesmo que eles ainda não tenham a inteira possessão deste por Ele. O fato é que é muito do mesmo com o coração do Crente como foi com os Israelitas em Canaã, toda a terra pertencia a eles, mas eles não puderam tomar posse de toda ela por um tempo, eles tinham que lutar contra os Cananeus e expulsá-los. Agora, candidatos para o batismo, vocês podem dizer sobre o vosso coração que vocês desistiram de tudo por Cristo? Pode cada um de vós dizer ao seu Senhor:

“O ídolo mais querido que eu conheci,
Seja qual for o ídolo,
Ajuda-me a derrubá-lo de Teu trono,
E adorar somente a Ti”?

Você pode desistir de tudo: vida, corpo, alma, saúde, riqueza ou talento; você pode desistir de tudo por Cristo? Se você não puder, você não tem crido nEle de todo o coração, há uma parte que você reteve. Se você crê de todo seu coração, sua rendição será de todo o seu coração. “Oh”, diz alguém, “eu desejo entregar tudo a Cristo”. Então, meu irmão, você tem dado tudo para Ele, você tem realmente feito isso, com efeito, e será seu privilégio praticamente realizar o seu desejo por diariamente fazer uma entrega total de si mesmo a Deus.

Notem apenas um outro aspecto do texto. Você tem alguma outra confiança além da que você tem em Cristo? Existe até mesmo um pouco de autoconfiança em seu coração no que diz respeito à salvação, ou um pouco de confiança em suas próprias boas obras ou em quaisquer cerimônias que você possa observar? Então, devo dizer a você: “Afaste-se deste batistério até que você creia em Cristo de todo o coração, e pode dizer-Lhe:

“Toda a minha confiança em Ti está firme,
Toda a minha ajuda de Ti eu espero.”

Se você pode verdadeiramente dizer isso, venha e bem-vindo! Se não, fique para trás! Aqui eu posso encontrar consolo para mim, pois, seja o que for que eu não possa dizer, eu posso verdadeiramente dizer que eu creio em Jesus de todo o meu coração. Não tenho mais nada em que confiar. Outros podem confiar em suas boas obras, mas não tenho nenhuma para que eu possa confiar. Alguns podem considerar as suas orações, mas eu tenho que chorar, pois as minhas são tão poucas e tão débeis. Alguns podem descansar em cerimônias, mas muitas vezes tenho provado a futilidade mesmo na melhor delas. Na mesa do Senhor em si, eu não ouso confiar em qualquer bênção recebida através dos emblemas do corpo partido do meu Salvador e sangue derramado, minha confiança deve estar sobre Ele somente. Minha própria força é fraqueza completa. Eu não posso confiar nela, ou em qualquer coisa, senão Cristo. Vocês não podem dizer o mesmo, queridos irmãos e irmãs? Então vocês podem descer à água sem medo. Mas se vocês não creem de todo o coração, fiquem para trás deste batistério!

Ao encerrar o meu discurso, gostaria de mui carinhosamente colocar esta questão a todos os meus ouvintes, deixando-a para o Espírito Santo aplicá-la ao seu coração: Não parece, a partir desta passagem, que a fé é necessária antes do Batismo e que, se este eunuco não houvesse crido em Jesus, Filipe não o teria batizado? Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo” [1 Coríntios 10:15]. Se alguns de vocês são incrédulos, não se aventurem a pensar que em seu estado atual, vocês podem ser batizados, de forma Escriturística. Mas, se vocês são crentes, e não foram batizados, deixe-me colocar à vossa consciência se vocês acham que está certo negligenciar esta ordenança de Cristo? Esse é um assunto sério para que vocês pensem; isso repousa entre o Salvador e sua própria alma! Oro ao Senhor para nos guiar a uma decisão acertada. Se estamos errados, Ele pode nos endireitar, e se vocês estiverem errados, que Ele possa bem endireita-los! A oração de um certo estudioso foi muito sábia e eu a recomendo a vocês. Em uma grande disputa na qual ele estava envolvido, ele foi observado estar escrevendo com frequência, de forma que alguém lhe disse: “Eu posso olhar para as suas notas?” “Certamente”, respondeu ele. Quando as notas foram examinadas, constatou-se que elas simplesmente consistiam nas palavras: “Mais luz, Senhor, mais luz!” Eu acho que é um pedido que podemos apresentar para muitos de nossos irmãos e irmãs, e, certamente, para nós mesmos, “mais luz, Senhor, mais luz!”

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos