NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do Jovem/on line: Malaquias 2 (Somente ele é capaz de te socorrer...)

Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

Palavra do Jovem/on line: Malaquias 2 (Somente ele é capaz de te socorrer...) Empty Palavra do Jovem/on line: Malaquias 2 (Somente ele é capaz de te socorrer...)

Mensagem por Admin Dom Ago 31, 2014 8:35 am





Palavra - Malaquias 2:1-17



E agora esta advertência é para vocês, ó sacerdotes. Se vocês não derem ouvidos e não se dispuserem a honrar o meu nome", diz o Senhor dos Exércitos, "lançarei maldição sobre vocês, e até amaldiçoarei as suas bênçãos. Aliás já as amaldiçoei, porque vocês não me honram de coração. "Por causa de vocês eu vou destruir a sua descendência; esfregarei na cara de vocês os excrementos dos animais oferecidos em sacrifício em suas festas e lançarei vocês fora, juntamente com os excrementos. Então vocês saberão que fui eu que lhes dei esta advertência para que a minha aliança com Levi fosse mantida", diz o Senhor dos Exércitos. "A minha aliança com ele foi uma aliança de vida e de paz, que de fato lhe dei para que me temesse. Ele me temeu, e tremeu diante do meu nome. A verdadeira lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado. "Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos esperam a instrução na lei, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos. Mas vocês se desviaram do caminho e pelo seu ensino causaram a queda de muita gente; vocês quebraram a aliança de Levi", diz o Senhor dos Exércitos. "Por isso eu fiz que fossem desprezados e humilhados diante de todo o povo, porque vocês não seguem os meus caminhos, mas são parciais quando ensinam a lei. " Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus? Por que será então que quebramos a aliança dos nossos antepassados sendo infiéis uns com os outros? Judá tem sido infiel. Uma coisa repugnante foi cometida em Israel e em Jerusalém; Judá desonrou o santuário que o Senhor ama; homens casaram-se com mulheres que adoram deuses estrangeiros. Que o Senhor lance fora das tendas de Jacó o homem que faz isso, seja ele quem for, mesmo que esteja trazendo ofertas ao Senhor dos Exércitos. Há outra coisa que vocês fazem: Enchem de lágrimas o altar do Senhor; choram e gemem porque ele já não dá atenção às suas ofertas nem as aceita com prazer. E vocês ainda perguntam: "Por quê? " É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, e "o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis.”Vocês têm cansado o Senhor com as suas palavras. ‘Como o temos cansado? ’, vocês ainda perguntam. Quando dizem: ‘Todos os que fazem o mal são bons aos olhos do Senhor, e ele se agrada deles’ e também quando perguntam: Onde está o Deus da justiça?"

Graça e paz jovem.

Um belíssimo capítulo de Malaquias, para confortar vossos corações, não fique apreensivo (a) pelo teor de advertência, sabemos que o Senhor faz referência a hipocrisia religiosa na época do profeta, mais ou menos 100 anos depois que o povo voltou do cativeiro babilônico. O livro foi escrito cerca de 430 anos antes da manifestação do Filho de Deus, as palavras concedidas a Malaquias, são as últimas faladas na velha aliança, o que de regra já contradiz os falsos líderes atuais, que se utilizam de palavras santas para justificarem suas enganações.

Jovem, o Senhor sempre advertiu seus sacerdotes, os homens de Levi, membro das doze tribos, que nasceram do patriarca Jacó, sendo Moisés e Arão dois dos descendentes, o segundo legitimado como sumo sacerdote (Números 17:8), cujo sucessores se perpetuariam no cargo, fique claro, que Jesus não descende desta tribo.

“...pois é evidente que o nosso Senhor descende de Judá, tribo da qual Moisés nada fala quanto a sacerdócio.” (Hebreus 7:14)

Muito tempo se passará desde a morte de Arão, outras tantas coisas aconteceram, até mesmo a divisão do reino, profetas foram levantados para proteção da lei divina, sustentação da palavra, por todo o Novo Testamento, as palavras desses servos de Deus são lembradas. O Senhor ameaçou com maldição os sacerdotes que não estavam honrando o seu nome, até mesmo as bençãos destinadas seriam arrancadas, se eles não tornassem a santificar o seu NOME perante o povo.

“...porque vocês não me honram de coração”

A sabedoria está naquele que honra o Senhor de coração, não influenciado por alguma coisa, uma palavra de homem ou determinação de alguma religião. Do povo de Israel pertencia a concessão da lei, a adoração no templo, as promessas, os patriarcas, deles foi traçada a linhagem humana de Cristo (Romanos 9:4-5). Eles perderam a essência da vida, quando seus corpos dedicaram-se a desobediência, longe do Senhor, morando em terra estranha, foram castigados pelos seus tantos pecados, mas pela misericórdia divina, sempre houve um representante enviado, para lembrança da honra devida ao Senhor, homens cujas palavras proferidas não podem ser apagadas, por ser na verdade palavra de Deus.

Se a falsidade continuasse a descendência dos sacerdotes seria destruída, todas suas vergonhas e do povo seriam expostas: o desprezo pela santidade do Templo e suas cerimônias,  o relaxamento em trazer dízimos e ofertas, os casamentos mistos com os pagãos. Para nós a afirmação de Deus pode ser muito forte, os excrementos dos animais oferecidos, seriam esfregados nos rostos dos falsos, além de serem lançados fora, simbolizando assim a falta de serventia para o culto a Deus.

Mas veja, o Senhor está advertindo o seu povo, lembrando da aliança com Levi, de vida e de paz, “ele me temeu, e tremeu diante do meu nome”. Deus recorda o caráter de Levi ao receber a verdadeira lei, “nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado”. Jovem, a igreja e o seu pastor, devem permanecer na mesma comunhão, quem ensina a verdade, honrando ao verdadeiro, sempre terá pasto verdejante e água purificada para conceder a seu povo. E sim! A defesa pela honra de Deus, tem também a devida honra diante do Senhor, Malaquias investiu sua vida em servir a Senhor, vaso de honra, você também jovem atado com a verdade, é também um vaso de honra.

Não compactue com a inutilidade, o Espírito deseja o aperfeiçoamento do seu Espírito, que os seus lábios louvem falando a verdade, que o coração esteja ungido com ela. Malaquias continua sua explanação dizendo que “os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento”, o motivo? É que da boca dele o povo espera a instrução da lei, “ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos”, se estiver ensinando errado, o que acontecerá com o povo? Igualmente se unirá ao sacerdote na sua falsidade. Bendito seja Deus! Jovem, quem te ensina, deve guardar conhecimento suficiente do Senhor, se ele não tem informações precisas de Deus, como pode ensinar sua congregação?. É da boca do líder que você espera uma palavra iluminada, se ele não for um mensageiro do Senhor, dedicado no exercício de ensinar, toda a comunidade padecerá, e saiba de uma coisa, aqueles que ensinam, serão julgados com maior rigor (Tiago 3:1). Todavia, não temas, permaneça fiel a Escritura, uma leitura diária pode te fazer sábio, sábia, para todas as questões, não se desvie para conforme pensa o homem, siga a mente do Espírito e Deus tudo fará por ti.

O profeta acusa os sacerdotes de se desviarem do caminho de Deus:

A consequência do desvio:

“...pelo seu ensino causaram a queda de muita gente; vocês quebraram a aliança de Levi", diz o Senhor dos Exércitos”

Por isso sobrevieram o desprezo e a humilhação diante do povo, por causa do desejo em procurar o caminho para longe do Senhor, de aplicarem a lei divina com parcialidade, não neutra como o Espírito concede, sem acepção de pessoas. Na igreja resgatada todas as ações devem ser julgadas sob a luz divina, se a balança pender para a injustiça, prejudicando alguém inocente ou favorecendo alguém culpado, tal líder não tem competência para estar diante do rebanho do Senhor.

Em Israel a situação era terrível, não podemos esquecer para quem fala o profeta, sendo na verdade Deus falando ao seu povo. Malaquias pergunta “não temos todos o mesmo Pai?”, “não fomos todos criados pelo mesmo Deus?”, os descendentes deveriam seguir o exemplo dos pais, que empenharam-se para obedecer o Senhor, então por qual motivo a aliança foi quebrada?

Por causa da infidelidade.

Judá foi declarada infiel, coisas repugnantes aconteceram em Israel e em Jerusalém. Judá desonrou o santuário, homens abandonaram suas famílias, para casarem-se com mulheres que adoravam outros deuses, caótica a situação, “cadê a santidade?”, ela se extinguiu no meio do povo que foi resgatado do Egito. Israel estava sendo infiel para com o esposo, Deus, que tanto cuidado tinha dela (Oséias 2:2).

Os culpados israelitas seriam punidos pelos casamentos com mulheres idólatras, seriam lançados fora das “tendas de Jacó”, diz o Senhor, “seja ele quer for”, porque o Senhor não tem o culpado por inocente (Naum 1:3). Jovem, você tem uma relação com o Senhor, muitos conheceram uma religião através dos pais, ali permaneceram para louvar o Senhor, não foi nem pai nem mãe que os chamou, mas sim o Senhor, você tem uma família que com grande amor trouxe você ao mundo, contudo você pertence a família de Deus, cuja promessa foi concedida a Abraão, não esqueça de permanecer trilhando esse caminho santo, mas fala o Espírito do caminho que os familiares da Escritura perseveraram em seguir, atentando para a verdadeira vontade do Senhor.

Jesus Cristo veio ajudar os descendentes de Abraão.

Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão” (Gálatas 3:7).

O profeta denuncia outros pecados cometidos pelos israelitas, eles (os sacerdotes) enchiam de lágrimas o altar do Senhor, pedindo perdão em pró dos homens infiéis, “choram e gemem”, mesmo sabendo que o Senhor não estava dando atenção as suas ofertas, descaradamente perguntavam “por quê?”, a resposta veio no mesmo instante, o Senhor era testemunha entre o homem e a mulher da sua mocidade, que ele não haviam cumprido a promessa de fidelidade, “embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial.”

Lembramos do que o Senhor disse a Adão:

...eles se tornarão uma só carne” (Gênesis 2:24)

O Espírito perguntou “não foi o Senhor que os fez um só?”, eles pertencem ao Senhor, não aos deuses estranhos, “e por que um só?”, para que a descendência se mantivesse consagrada, portanto eis o motivo da advertência: “ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade”. Declarou ainda mais o Senhor, “eu odeio o divórcio”, “o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, entendamos que o profeta falava, com os sacerdotes e homens desviados da verdade, que além de desprezarem a verdade, andarem desordenadamente, estavam maculando a aliança divina, unindo-se a outros povos estranhos a promessa.

Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis

Deus chama o seu povo ao arrependimento, “se estão pensando em fazer isso”, “se estão pensando em continuar”, “voltem-se para mim”, “abandonem o mal, sigam o bem”, não como os homens que além de não purificarem coisa alguma, ainda concedem um passagem de despedida para o membro da sua religião, indicando que ele não tem mais nada haver com Deus, essa era a situação de Israel com seus sacerdotes e alguns do povo, essa também é a situação de alguns líderes atuais, que não santificam nem ensinam o que é correto. As palavras ditas pelo povo estavam cansando o Senhor, ironicamente replicaram “como o temos cansado?”, o profeta responde: “quando dizem: todos os que fazem o mal são bons aos olhos do Senhor, e ele se agrada deles e também quando perguntam: onde está o Deus da justiça?”

Deus mudaria os pensamentos, para estabelecer sua forma de pensar, longe de nós esteja pensar que o Senhor aprova o mal, que os olhos dele jubilam de alegria, cada vez que um descrente indaga onde ele está, também a sua justiça? O povo israelita estava fazendo exatamente isso, cansando o Senhor com perguntas heréticas. Por isso o Senhor prometeu enviar o seu mensageiro (Malaquias 3:1), o fogo do ourives, o sabão do lavandeiro (Malaquias 3:2), que iria preparar o caminho do Cristo, um homem comprometido com a verdade, que viria para chamar seu povo ao arrependimento.

Jovem, bem longe dos dias que Malaquias pregou, fica para nós os ensinos perfeitos do Senhor, que não podem outra coisa senão fazer o bem. O Senhor fez sua última advertência aos seus sacerdotes, aos homens maus, veja, advertência não é uma sentença, é uma ação que por um momento gera tristeza, mas no futuro grande alegria (2 Coríntios 7:10), logicamente se o povo  houvesse voltado para Deus com arrependimento verdadeiro. Como os sacerdotes, homens fracos, continuaram desencaminhando o seu povo, o Senhor enviou ao mundo o modelo perfeito:

Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.” Hebreus 7:28

Esse com certeza deixa nossa/sua vida mais tranquila, em meio ao caos do mundo moderno, ouça a voz desse pastor, continue seguindo os seus passos, ainda que o caminho seja mais apertado, ele conduz a vida, diferente do amplo caminho que leva a perdição (Mateus 7:13-14). Não é que a opção do Senhor seja fraca em poder, é que se ilusão fosse poder, o diabo já teria dominado o mundo. Malaquias foi mais um que guardou a fé, almejou ver o sol da justiça (Malaquias 4:2), que brilharia sobre o mundo, não alcançou, mais sentiu o calor da virtude, sabia que sua dedicação não seria em vão, mesmo que os sacerdotes não levaram em conta suas palavras, não eram dele mesmo, eram do Senhor a quem eles afirmavam servir de todo o coração, enganavam a si mesmos, porque neles não havia sinceridade.

Os judeus também acusaram o Filho de Deus, de estar enganando o povo (João 7:12), só que os corações que ardiam com a presença ilustre do Cristo, diziam: "É um bom homem". Deus é bom! Malaquias sabia disso, o Espírito Santo o confortava quando seu olhos encontravam com a corrupção do povo, dentro do seu coração ele tinha certeza, que uma obra grandiosa haveria de acontecer (Malaquias 4:5-6).

Creia em Deus jovem.

“Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda, mas aos descendentes de Abraão. Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.” Hebreus 2:16-18

Deus te abençoe grandemente.

Admin
Admin

Mensagens : 3842
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos