NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do Jovem/on line: Sofonias 3 (O Senhor teu Deus, o poderoso, vai te salvar)

Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

Palavra do Jovem/on line: Sofonias 3 (O Senhor teu Deus, o poderoso, vai te salvar) Empty Palavra do Jovem/on line: Sofonias 3 (O Senhor teu Deus, o poderoso, vai te salvar)

Mensagem por Admin Sáb Mar 29, 2014 8:00 pm



Publicação antecipada.


Palavra - Sofonias 3


Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor. O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.
Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum. Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos. O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Os entristecidos por causa da reunião solene, congregarei; esses que são de ti e para os quais o opróbrio dela era um peso. Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados. Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o Senhor." Sofonias 3:12-20



Graça e paz Jovem. Sofonias profetizou antes de Jeremias, antes de Judá ser levado para o cativeiro babilônico. O tempo do seu ministério, foi um tempo em que muito sangue inocente foi derramado (2 Reis 21:16), um tempo de reis maus, com muitos pecados diante dos olhos santos do Senhor. Jerusalém foi chamada de cidade rebelde, impura, opressora, confiante, mais não no Senhor. A comparação de Sofonias assusta, os líderes eram como leões, os juízes como os lobos, a proximidade com o mal era indiscutível, a desconsideração com Deus visível. Os fracos eram oprimidos, os pobres presas fáceis, até mesmo os profetas eram irresponsáveis e profanadores, os sacerdotes violentos, nada indicava ser aquela nação, que o Senhor havia escolhidos para ser o seu Deus.

Importante para sua vida jovem, adentrar pelo mundo do Senhor, o que está escrito serve de consolo, mesmo que a leitura seja terrível. Em ti não existe a coragem de se colocar contra o Senhor, em ti está o bom porte cristão, que já não existia em Israel, mesmo com o Senhor no meio dela. Se Israel era injusta, o Senhor continuava justo, se Israel cometia a injustiça, o Senhor jamais compactuou com ela, se todos os dias Israel pecava, a cada manhã o Senhor ensinava a sua justiça, se Israel falhava, a cada novo dia não havia falhas na conduta do Senhor, um justo poderia ter vergonha desse quadro, declara o profeta que o injusto não tinha nenhum indício de vergonha pela sua injustiça.

Os pecadores pareciam ter certeza, que não haveria reação da parte do Senhor. Ah! Quem dera temessem e aceitassem a correção, a nação não sofreria tantos castigos, temer o Senhor é a fórmula para o sucesso da alma, melhor é sofrer praticando a justiça (1 Pedro 3:14), porque até mesmo isso pode pertencer a vontade do Senhor (1 Pedro 3:17), como escreveu o apóstolo Pedro:

“Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus.” 1 Pedro 3:18

Qual o motivo para praticar o mal, se o Senhor nos ensinou fazer o bem? A avidez do povo estava direcionada para o pecado, ainda, para fazer todo o tipo de maldade. Não havia limites para o pecado, por isso o Senhor decidiu se levantar, “esperem por mim”, o testemunho do Senhor decretaria o derramamento da sua ira, sobre as nações e reinos, o fogo consumiria o mundo inteiro. A profecia do profeta avança as épocas, chegando ao momento em que os lábios dos povos serão purificados, para invocar o Senhor em unidade. O mundo estava sem a unidade, em Jesus ela seria realizada, os dispersos voltariam adorar o Senhor. Jovem, um dia sem Cristo, hoje com ele, próximo a Deus. Um dia sem uma promessa, sem esperança e sem Deus no mundo, longe do Senhor, mas agora, aproximado pelo sangue de Cristo (Efésios 2:11-13), que dádiva, poder, consideração do Senhor, enviar o Filho para tornar sua paz, fazer de você um novo homem, uma nova mulher, reconciliado com Deus, sem qualquer inimizade.

Como explicou Paulo a igreja:

“ Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. “ Efésios 2:17-18


O profeta Sofonias vislumbrou tudo isso, ele sentia a virtude do Espírito de Cristo, o dia em que as coisas seriam modificadas, os rebelados orgulhosos seriam exterminados, os altivos não estariam mais sobre o santo monte do Senhor. Somente os mansos e humildes seriam deixados na cidade, estariam refugiados no Nome do Senhor, faz-nos lembrar do sermão do Senhor quando ensinava o povo (Mateus 5), dizendo “bem-aventurados”. O povo que o Senhor irá separar não cometerá injustiça, nem mentiras nem enganos haverá em sua bocas. Eles serão alimentados, descansarão, sem medo de ninguém. Caríssimo jovem, Sofonias estava comunicando uma grande notícia, o dia em que a justiça reinaria.


Quanto injustiça havia, quando medo, não havia como se esconder da impiedade, não havia nenhum louvor, nem regozijo, nenhuma exaltação, Jerusalém estava sem nenhuma alegria, contudo, o Senhor se levantaria para realizar sua grande obra, a Sião voltaria a cantar, a cidade novamente se tornaria alegre. A filha de Sião reconheceria o rei, o manso, o Cristo enviado, aquele que um dia entraria nela assentado sobre um jumentinho, cujo eles clamariam dizendo, “Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!” (Mateus 21:9).

Sofonias avança para depois da ressurreição, o Senhor usou seu servo, com palavras inefáveis, que causaria grande comoção, se ali houvesse um povo adorador da verdade.

Mesmo assim, as palavras gloriosas, vão sendo registradas, o Senhor anularia a sentença, os inimigos retrocederiam, o Senhor estaria no meio do povo, estariam salvos de todos os perigos. “Naquele dia” diz o profeta, Jerusalém será fortalecida, o Senhor, o grande Deus, enviará a salvação, o poderoso, clemente e perdoador. O Senhor estará alegre com a Sião, o amor será a causa da renovação, sempre ele, esse poderoso sentimento, o único que não nos separa do amor de Deus. Brados de alegria sairão do trono celestial, todos serão ajuntados, para as festas, a vergonha já não será um peso. Jovem, que dia glorioso avista o profeta, o dia em que o Senhor agirá contra os opressores, retirando a vergonha dos oprimidos. Voltarão para casa, ajuntados pelo poder de Deus, honra e louvor, todos verão a sorte, palavras do Senhor, palavras que criaram o mundo, que o sustentam, que permanece para sempre.

Nenhum vestígio de injustiça será encontrado, naquele dia, o mundo estará diferente, haverá novos céus e uma nova terra que habita justiça. Sofonias prediz a Israel dias gloriosos, em que Jesus dominará sobre todos, com um reinado de paz absoluta. Os cativeiros não serão lembrados, todas as maldades praticadas contra o Senhor serão esquecidas, Judá e Israel foram punidas, mas Deus enviou da glória uma semente poderosa, regeneradora e imperecível (1 Pedro 1:23). Que você possa ser consolado pela história, de homens valorosos que aguardam igualmente a ressurreição. Quando não havia maneira, Deus criou uma maneira, quando tudo parecia dominado, Deus demonstrou quem comanda o universo, quando a carne pareceu vitoriosa, o Espírito surgiu triunfante, quando a morte parecia certa, Cristo nos concedeu a vida, onde o pecado abundou, a graça superabundou, quando o diabo quis nos esmagar, o Senhor o impediu, “em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.” (Romanos 16:20).

Sofonias combateu as injustiças, reis, profetas, sacerdotes, que fizeram mal aos olhos do Senhor, encontraram o seu destino segundo suas obras. Houve também quem se arrependesse, quem honrasse o Senhor mesmo em cativeiro, nunca a luz foi suprimida, nem a verdade encoberta.

Caríssimos jovens, o texto não é um estudo preciso, nem utilizamos qualquer ferramenta para sua interpretação, ainda que isso seja uma boa coisa, estudar os períodos em que Deus se manifestou ao homem. Mas, o que faço, faço por confiar no Espírito, desejando que ele continue a te incentivar, seja qual for o teu estado de Espírito, o Senhor habita no meio da igreja, o Espírito consolador é poderoso, não existem mudanças que ele não possa fazer.

Sempre houve um dia, ainda haverá um dia, o último, que o Senhor reinará para sempre. Os profetas se referem ao dia do Senhor, “naquele dia”, em alguma época, o seu poder executou sua justiça. Houve o dia para o nascimento de Cristo, houve o dia para sua morte, haverá o dia para o seu retorno, enquanto isso, ele prometeu estar sempre conosco “até o fim dos tempos". (Mateus 28:20).

Paz, paz em todo o tempo. Amém!

Admin
Admin

Mensagens : 3840
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos