NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do Jovem/on line: Filemom 1 ("...todo o bem que temos em Cristo")

Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

Palavra do Jovem/on line: Filemom 1 ("...todo o bem que temos em Cristo") Empty Palavra do Jovem/on line: Filemom 1 ("...todo o bem que temos em Cristo")

Mensagem por Admin Dom Fev 02, 2014 8:24 am




Palavra - Filemom 1


Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações, porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos. Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo. Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos. Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever, prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso. Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim. Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração. Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho. Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado. Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão. Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim. Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta. Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei — para não dizer que você me deve a sua própria pessoa. “ Filemom 1:4-19

Graça e paz jovens, carta de Paulo a Filemom, membro das igrejas do Vale de Lico, Ásia Menor, cujas três principais cidade (segundo eruditos) na época, eram Colossos, Hierápolis, e Laodicéia.

Claro, você deseja consolação, não uma aula de história ou geografia, ainda que sejam de grande importância, só que ás vezes isso não faz efeito, a alma não aceita, ela quer algo mais profundo, até mais do que a própria verdade. Profecias são válidas, mas onde se encontram os profetas? Melhor é o consolo, cadê ele? Melhor é aprender, onde está quem ensina? Melhor é a edificação, mas onde está aquele que se submete a Deus? Jovem, amado do Senhor, amada do Senhor, falamos a todos, todos precisam, eu também, não sou um erudito, não sou ninguém, sou apenas alguém que ama a palavra, que procura fazer sua leitura diária, com objetivo de crescer, tendo fé que profetas e apóstolos escreveram para ensino da igreja, para isso foram colocados como testemunhas, para isso o Senhor também lhes abriu o entendimento, o ditado realmente é válido: ninguém nasceu sabendo!

“Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. “ Lucas 24:45

Que privilégio deve ter sido receber uma carta apostólica, com fé suficiente para recebê-la como uma carta do próprio Deus, Paulo deu graças, Filemom cumpria com exatidão a doutrina de Cristo, ele mesmo tinha um escravo, Onésimo, prática comum naquela civilização, a grande transformação é que o evangelho, as boas novas, havia premiado os dois, servo e proprietário. Como contentamento Paulo lembrava de Filemom, não creio que se ele não servisse a Deus corretamente, nem assim Paulo o esqueceria, maravilhosamente, ele se portava como homem correto, o que o apóstolo ouviu falar dele alegrou seu coração, logo ele, que tanto batalhou para que as igrejas se mantivessem sadias. Paulo ouviu falar da fé, do amor para com os santos, que Filemom praticava, isso nos ensina que o amor é uma prática, dura coisa para alguns, para mim, ás vezes é ouvir tal coisa, porque talvez estejamos ociosos dessa prática.

Existe porém a possibilidade de sairmos da ociosidade, aí não será Paulo que ficará contente, será o próprio Deus.

“O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura. “ 1 Timóteo 4:8

Filemom além da fé no Senhor Jesus, amava a todos, toda essa maravilhosa sintonia espiritual, fazia com que Paulo orasse continuamente pela igreja, para a permanência da comunhão, que procedente da fé, tinha eficácia garantida em fazer conhecer, todo o bem procedente de Cristo. A comunhão da fé é importante para você jovem, que pertence ao rol da igreja, nessa unidade participamos da sabedoria de Deus, do mesmo modo que Filemom, compreendemos a exatidão do seu amor, do qual ninguém pode nos separar.

Alegria e consolação, o irmão Filemom, passava exatamente isso para Paulo, na verdade o apóstolo pregou o evangelho, agora colhia aquilo que havia plantado. O grande irmão reanimava o coração dos santos, estando Paulo distante dali, aqui sentimos a presença do Espírito, o principal responsável na ação de Filemom. Como irmãos havia liberdade entre os dois (Gálatas 5:13), ela vinha de Cristo, nenhum dava liberdade a carne, somente ao Espírito, por isso o cumprimento dos deveres era primoroso. Amados, cumpram seu deveres, todos temos, ninguém pode dizer ao contrário, como Filemom, você também faz parte da igreja de Cristo, a carta foi escrita a dois mil anos, os costumes são diferentes quanto a carne, mas o Espírito é o mesmo operante lá e agora. Paulo requer um pedido, a expressão “eu Paulo, já velho”, indica a proximidade de algo, há muito Paulo se tornará prisioneiro de Cristo, o Filho de Deus nunca mais o libertará para outra causa, senão defender a sua somente. Paulo apelou em favor de um irmão, Onésimo, um de muitos do qual ele participou do novo nascimento. A “gestação” ocorreu quando ele estava preso, que glória é a manifestação do Espírito, Paulo sempre rogou orações da igreja, para que a palavra de Deus permanecesse aberta, ainda que ele (e ela) tivessem muitos adversários (1 Coríntios 16:9, 2 Tessalonicenses 3:1, Colossenses 4:3).

O inútil se tornou útil, para os dois irmãos, Paulo e Filemom, uma alma dignamente resgatada, consciente da verdade, tem sempre utilidade para a igreja. Onésimo foi mandado de volta, como se levasse consigo o próprio coração de Paulo, não que ele não o quisesse por perto, se evidencia aqui o respeito de Paulo, a educação que Cristo o educou, todas as coisas que fazemos dentro da graça, devem relembrar o exemplo de Cristo, o homem que não foi forçado a nada, fez tudo espontaneamente...por amor.

Paulo como Cristo, da um exemplo de submissão, não julgou que por ser apóstolo, tinha maior autoridade sobre o servo alheio, bendito seja Deus! Amém. Houve um tempo para a transformação ocorrida em Onésimo, ele saiu escravo e agora estava retornando como irmão, sutilmente Paulo declara o seu desejo, a relação entre ele e seu proprietário seria diferente, justificando que os dois haviam igualmente nascido da água e do Espírito.

“Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado.”

Sobretudo, Onésimo agora era um cristão, ele fugiu e encontrou a Cristo, a maior das mudanças que podem ocorrer num ser humano, ser justificado pela fé (Romanos 5:1). Onésimo como Filemom, conquistou o coração de Paulo, ele desejou que essa comunhão se mantivesse entre os dois, com toda a espontaneidade, não que houvesse consideração por serem os dois amigos do apóstolo, o que fizessem, fizessem para honra de Deus. Paulo pediu algo relacionado a amizade, já que todos serviam o mesmo Deus, que recebesse Onésimo como se fosse ele mesmo. Aqui jovem, uma grande reflexão, qual de nós recebe todos da mesma forma? Saiba, que ainda que você seja preterido, você não é por Cristo, ele te ama, como ama a todos. Devemos receber os irmãos como irmãos, se algo nos impede de fazer assim, existe uma intromissão não cristã, Paulo provou que não existia diferença entre ele ser apóstolo e Onésimo ser um escravo.

O grande amor apostólico:

“Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta. Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei — para não dizer que você me deve a sua própria pessoa. “ Filemom 1-19

Não sabemos os eventos que ocorreram entre Filemom e Onésimo, uma coisa é certa o amor sobrepujou qualquer ofensa, Paulo pregou o evangelho aos dois, eles creram, se tornando irmãos em Cristo. Por fé acreditamos que muitas coisas boas ocorreram, Onésimo deve ter ajudado muito Filemom, quem sabe até mesmo ter liderado uma igreja. Paulo assumiu toda a responsabilidade da conversão, por confiar de todo coração em Cristo, essa confiança garantiu que Filemom acreditasse não somente no apóstolo, mas também no escravo que estava recebendo como irmão.

Jovem, Jesus também assumiu nossas dívidas, tudo o que nos prejudicava foi pago, em toda a Escritura vemos a consolação da palavra, a execução da justiça divina, que pode tardar por um momento, justamente por ter um dia determinado para ocorrer.

Você espera por alguma transformação, a mais importante já ocorreu, agora tudo é aperfeiçoamento, “de todo o bem que você tem Cristo”, isso é mais do que uma ajuda, é um plano completo de salvação antes mesmo da eternidade. Os dias maus até podem nos tirar a paz, algumas coisas persistem por longos tempos, outras acabam rapidamente, novas coisas aparecem, mas para os que confiam no Senhor, sua vida sempre recebe do bem existente em Cristo. Paulo, Filemon, Onésimo, foram provas vivas dessa verdade.

Glória Deus! Seja consolado, seja feliz.

Admin
Admin

Mensagens : 3842
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos