NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do Jovem/on line: Gálatas 6 ( "...desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. ")

Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

Palavra do Jovem/on line: Gálatas 6 ( "...desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. ") Empty Palavra do Jovem/on line: Gálatas 6 ( "...desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. ")

Mensagem por Admin Dom Jul 28, 2013 11:15 am

A paz de Deus,

A explanação ficou um pouquinho longa, mas, lendo apenas poucas palavras ou todas as palavras, que Deus possa edificar a todos.

---



Palavra - Gálatas 6




Carta escrita da cidade de Antioquia, no ano 48 d.C, logo após a 1a. Viagem É a primeira carta escrita por Paulo e um dos primeiros livros do Novo Testamento.


Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga. Gálatas 6:1-5


Jovem, nesta maravilhosa carta do apóstolo Paulo, fica nítido a reverência dele com relação a doutrina de Cristo, pura e inefável para vida cristã. No primeiro capítulo, ele diz que foi chamado de apóstolo, “...(não da parte dos homens, nem por algum homem, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos)”, deixando assim bem claro, que mesmo não convivendo com Jesus na carne, recebeu dele autoridade para cuidar da igreja, contra todo tipo de falsidade. O conteúdo de Paulo sempre foi pregar o Cristo crucificado, quando ele dirigiu seus escritos as comunidades que pregou, destinou a elas a sabedoria que recebeu por iluminação divina, para que todas elas se mantivessem saudáveis no Espírito, não doentes pelos costumes e regras humanas.  Paulo demonstra grande surpresa no princípio da carta:

Admiro-me de que tão depressa estais passando daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para um evangelho diferente, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o Evangelho de Cristo. Mas ainda que nós, ou um anjo do céu vos pregasse um Evangelho além do que vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim digo agora de novo, se alguém vos pregar um evangelho além do que recebestes, seja anátema. Pois procuro eu agora o favor dos homens ou de Deus? ou busco agradar aos homens? se ainda buscasse agradar aos homens, não seria servo de Cristo. “ Gálatas 1:6-10

Perverter o evangelho é para alguns um exercício constante, eles deixam o sacrifício de Cristo, eles abandonam o chamado, para dar ênfase a um evangelho diferente, tudo aquilo que é diferente do modelo de Cristo, não procede da santidade, nunca conheceu o amor. Na Galácia algo grave estava acontecendo ao corpo de Cristo, ao que Paulo procura de todos os modos, reverter a situação através da carta encaminhada. A igreja deveria permanecer naquilo que recebeu, não migrar para algo produzido por falsos irmãos, se até mesmo algum anjo aparecesse tentando mudar o objetivo do evangelho, deveria ser excomungado da presença da igreja, qualquer coisa fora da comunhão divina, que viesse a desprezar a CABEÇA (Jesus Cristo), deveria se extirpada imediatamente, para não dar lugar as invencionices do diabo. Jovem, mantenha-se saudável na fé, leia diariamente as cartas dos apóstolos de Cristo, homens cuja única ambição foi manter as ovelhas a salvo dos lobos, encaminhando os justos ao eterno destino da salvação. Paulo foi veemente para os membros da comunidade, o evangelho pregado pelo apóstolo veio diretamente da fonte da vida: “Declaro-vos, irmãos, que o Evangelho que foi pregado por mim, não é segundo o homem; pois eu nem o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas sim mediante a revelação de Jesus Cristo “ (Gálatas 1:11-12). Somente esta declaração já seria suficiente para justificar a verdade, quem recebe do homem, recebe um evangelho diferente, quem recebe através de Jesus Cristo, está ligado a promessa feita a Abraão, é pelo sangue do Filho de Deus, que todo homem tem acesso único aos céus, nenhum homem pode conceder a uma alma, acesso aos céus, todos que não vem através de Cristo, continuam desligados do céu. Paulo foi legitimado como representante de Cristo, justo ele que em outros tempos perseguiu a fé, definindo-se a si mesmo como alguém que perseguiu excessivamente a igreja de Deus, assolando-a com seu rigoroso zelo pelas tradições (Gálatas 1:13-14).

Jovem, Paulo demonstra nesta carta, a grande mudança ocorrida em sua vida, quando ele abandonou tudo que achava ser lucro (Filipenses 3:7-8), para servir somente a Jesus Cristo, na verdade pelo prazer de servir a Jesus Cristo. Paulo revela em suas palavras,  que o seu chamado foi desde o ventre, Deus o separou quando ele ainda era uma substância informe, segundo as palavras do salmista que diz:”...os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia “ Salmos 139:16. A graça irresistível de Deus é manifestada em Paulo, e também manifesta a todo aquele que é chamado por Deus, depois da sua conversão ao Deus vivo, aqueles que ouviam falar de Paulo diziam: “...aquele que dantes nos perseguia, agora prega a fé que outrora combatia “ (Gálatas 1:23-24), e todos imensamente felizes, davam glórias a respeito desse assunto.

Paulo expressa sabedoria no conteúdo escrito, o combate contra os falsos irmãos (Gálatas 2:4), que queriam novamente escravizar, aqueles que em Cristo haviam conquistado a liberdade. Nem por um mero instante o apóstolo mesmo sendo mais novo, pelos menos no tempo do seu chamado com relação aos outros apóstolos, o fez se sujeitar as dissimulações que poderiam perverter o evangelho de Cristo, como no caso em que ele resiste a Pedro face a face (Gálatas 2:11). Enquanto Pedro vacilou deixando os gentios de lado, Paulo com toda a autoridade protegeu a verdade em Cristo:

Mas quando vi que eles não andavam retamente conforme a verdade do Evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como gentio, e não como judeu, como obrigas os gentios a viver como os judeus? “ Gálatas 2:14

O péssimo exemplo de Pedro foi corrigido imediatamente, aos gentios não era necessário a circuncisão, nem algum homem seria justificado pelas obras da lei, porque somente a fé pode justificar aqueles que estão em Cristo Jesus, o próprio apóstolo revelou em sua carta aos Romanos: “Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. “ (Romanos 2:28-29)

A lei ficou enferma pela carne, se novamente um homem, deseja edificar aquilo pelo qual ele foi induzido ao pecado, a cruz de Cristo não tem efeito algum em um coração como esse. Cristo nunca foi ministro do pecado, por isso Paulo na sua aparição morreu para lei, a fim de viver para Deus.

Estou crucificado com Cristo; logo já não sou eu, o que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Aquela vida que agora vivo na carne, vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Não faço nula a graça de Deus; pois se a justiça vem mediante a lei, então morreu Cristo sem necessidade. “ Gálatas 2:19-21

No capítulo terceiro Paulo faz uma veemente pergunta, “...ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?” (Gálatas 3:1), Paulo explica que nenhum deles recebeu o Espírito por serem praticantes da lei, mas sim pelo ouvir com fé a palavra. Naquele momento eles estavam retornando a carne, apesar de terem começado pelo Espírito, Paulo quer retorná-los para sensatez, porque somente pelo Espírito a igreja pode evoluir diante da carne.

Sofrestes tantas coisas em vão? se é que, na verdade, foram em vão. Aquele que vos subministra o Espírito e opera milagres entre vós, acaso fá-lo ele por obras da lei, ou pela mensagem da fé? Justamente como Abraão creu a Deus, e foi-lhe imputado para justiça. Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. “ Gálatas 3:4-7

O Espírito produz os milagres, o Espírito é o único acesso aos céus, Paulo começa então a explicar a maneira como creu Abraão, aquele a quem Deus fez a promessa. Todos aqueles que pertencem a fé, são semelhantes a Abraão. Jovem, a ti também foi imputada a justiça de Deus, na defesa da palavra, do evangelho, da doutrina, ele te fortalece em todos os momentos, porque é exatamente isso que Jesus veio fazer, chamar a todos para combater fielmente aquele que chamou, e somente pela força da graça o justo pode combater.

“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 2:1

Se haviam dúvidas plantadas através dos falsos irmãos, o Espírito vai esclarecendo os corações, todos que permanecem nas obras da lei são malditos, porque são obrigados a cumprir todas as coisas escritas no livro da lei (Gálatas 3:10). A lei não pode justificar o homem, porque o justo vive pela fé, Paulo esclarece que a lei não é da fé, somente praticando toda a lei na íntegra, é que alguém conseguirá viver através da lei. Todavia, Cristo nos remiu da maldição, no exato momento em que ele se fez maldito, porque a lei afirmou que todo aquele fosse pendurado no madeiro seria maldito (Gálatas 3:13). Como Abraão creu por fé sendo por isso abençoado, em Jesus todos nós recebemos a promessa do Espírito por meio da fé (Gálatas 3:14). Paulo como homem diz que uma aliança não pode ser anulada, nem pode lhe ser acrescentada alguma coisa: “ Ora a Abraão foram feitas as promessas, e à sua semente. Não diz: E às sementes, como falando de muitos; mas, como de um: E à tua semente, a qual é Cristo.. Digo isto: Uma aliança previamente confirmada por Deus, a Lei que veio quatrocentos e trinta anos depois não a abroga de modo a tornar de nenhum efeito a promessa. Pois se da Lei vem a herança, não é mais da promessa; mas pela promessa é que Deus a deu a Abraão. “ (Gálatas 3:17-18)

A lei ele esclarece, foi acrescentada pelas transgressões, até que viesse a Cristo, todavia esclarece que a lei de forma alguma foi contra as promessas;

“Pois se tivesse sido dada uma lei, que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, teria sido pela Lei. “ Gálatas 3:21

Tudo foi então encerrado debaixo do pecado, para que a promessa da fé em Jesus Cristo, fosse concedida aos que creem, a você que creu jovem do Senhor. Até que a fé viesse, Paulo diz que todos estavam debaixo da guarda da lei, aguardando a fé que haveria de ser revelada, assim a lei foi executada para conduzir todo homem a Cristo, com objetivo de por ele receber a justificação da fé, e visto que isso já aconteceu, ninguém mais está sob a tutela da lei. A lei em outro lugar é definida como a sombra dos bens futuros (Hebreus 10:1).

Filhos de Deus!! Bendito seja o nome de Deus!!


“Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque tantos quantos fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. Não pode haver judeu nem grego, não pode haver escravo nem livre, não pode haver homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus. Mas se vós sois de Cristo, então sois semente de Abraão, herdeiros segundo a promessa. “ Gálatas 3:26-29


No capítulo 4 Paulo descreve, que o herdeiro de algo, enquanto menino está sujeito a autoridade de alguém, “até o tempo designado por seu pai” (Gálatas 4:2), igualmente nós quando éramos meninos, estávamos sob autoridade dos rudimentos do mundo, Paulo então nessa comparação, declara aos Gálatas, que quando cumpriu o tempo determinado por Deus, ele “enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, a fim de resgatar os que estavam debaixo da lei “ (Gálatas 4:3-5), para não somente eles, também nós (por crermos que suas palavras se relacionam a igreja atual) fossemos adotados como filhos.

Porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, pai. Assim não és mais escravo, porém filho: mas se filho, também herdeiro por Deus. “ Gálatas 4:6-7

Os gálatas outrora eram escravos de outros deuses, justamente por não conhecer ao único Deus vivo (Gálatas 4:8), contudo, quando a mensagem chegou aos corações, eles passaram a conhecer a Deus. Apesar de receberem da misericórdia, chegou ao conhecimento de Paulo, que seus filhos no evangelho, estavam se apartando da graça perfeita, voltando outra vez aos rudimentos fracos e pobres, novamente sendo escravizados (Gálatas 4:9-10). O apóstolo então faz um desabafo diante do povo, que novamente estava dando mais honra, a guardar dias, meses, tempos e anos, “ ...temo-me de vós não tenha eu trabalhado para vós em vão” (Gálatas 4:11), tudo isso por influência dos falsos irmãos, ele recorda a igreja, o motivo pelo qual ele pregou entre eles “...o Evangelho a primeira vez “ (Gálatas 4:13), recebendo-o como “anjo de Deus, até como Cristo Jesus” (Gálatas 4:14), esse é o motivo dele não compreender o retrocesso da igreja, “...onde está, então, aquela vossa satisfação? “ (Gálatas 4:15), primeiramente receberam o apóstolo com todo o amor, porque dele receberam igual tratamento, mas agora chega ao ponto do apóstolo perguntar “...tenho-me, pois, tornado vosso inimigo, porque vos disse a verdade?” (Gálatas 4:16), é maravilhoso o diálogo entre a verdade e a igreja, Paulo escreve dando prioridade para que a autoridade de Jesus que está nele seja considerada, em contraste contra os falsos irmãos que estavam pregando um evangelho diferente. O apóstolo chama os membros da igreja, de filhinhos, dizendo ainda que sentia dores, como dores de parto, até que Cristo (a nova vida) fosse definitivamente formada dentro deles (Gálatas 4:19).

Jovem, somente com o nascimento de Cristo dentro do coração, entregamos nossa mente, corpo, alma, a Deus, para servi-lo de todas as forças. O apóstolo estava “perplexo” (Galátas 4:20), com a atitude dos membros, que estavam retornando para lei, sem escutar a lei, sendo levados por alguém inteiramente sem conexão com a graça. Ele então volta sua explicação, utilizando-se dos escritos sobre Abraão, dizendo que o patriarca teve dois filhos, “... um da mulher escrava e o outro da livre” (Gálatas 4:22), logicamente o da escrava segundo a carne, o da livre segundo a promessa, confirmando que as duas mulheres representavam duas alianças, “...uma, na verdade, do monte Sinai, que dá à luz filhos para a escravidão, e que é Agar. Ora esta Agar é o monte Sinai na Arábia, e corresponde a Jerusalém atual, pois está em escravidão com seus filhos. Mas a Jerusalém que é lá de cima, é livre, a qual é nossa mãe " (Gálatas 4:25-26), o apóstolo lembra aos Gálatas que eles são como Isaque, “filhos da promessa” (Gálatas 4:28), porque Sara sua mãe que era estéril clamou a Deus, sendo ouvida em tempo oportuno.

Podemos concluir que quando diz monte Sinai, diz sobre a lei de Moisés, sobre a escravidão da Jerusalém daquela época, mas quando fala da Jerusalém lá de cima, diz sobre a lei de Cristo, sobre a liberdade existente na graça derramada, quando Cristo nos abençoou nas regiões celestes (Efésios 1:3).

“Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.” Hebreus 11:11


Citação de Isaías: “Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o SENHOR.” Isaías 54:1



Jovem, convém atentar em comunhão, para o desempenho maravilhoso do apóstolo, na defesa da integridade divina, ele se utilizava de todas as armas de luz, para combater o retrocesso, o desânimo que se encontrava a igreja, quando o câncer da falsidade adentrava em seu meio. Ele não descansaria enquanto a igreja não retornasse para o Deus vivo, que os falsos irmãos judaizantes insistiam em dizer que eram servos verdadeiros não heréticos, no entanto, fica demonstrado nas palavras de Paulo, que isso era realmente um grande engano.

Em todo o tempo a carne sempre perseguiu o Espírito, o filho de Abraão que nasceu segundo a carne, perseguiu o que nasceu segundo o Espírito, “... assim também é agora” (Gálatas 4:29), nós que nascemos da água e do Espírito, temos a eterna oposição da carne, por isso não tema jovem, o que Paulo declarou aos irmão do passado, declara também a você, que você não é filho da escrava, mas da livre (Gálatas 4:31).


Elementos rudimentares - pertencem à religião legalista do Judaísmo, e não ao Cristianismo, a fé mais adulta e mais espiritual. (Moody)


Bendito seja Deus, para todo o sempre. Amém!!

O verso 31 do capítulo 4, termina com a palavra “livres”, com isso Paulo dá início ao capítulo 5, da seguinte maneira, “...estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão “ Gálatas 5:1, ou seja, se ele como apóstolo de Cristo, permitisse que seus “filhos no evangelho” fossem circuncidados, não haveria proveito nenhum em relação a Cristo (Gálatas 5:2), é por isso que ele estava protestando contra os judaizantes, porque todo aquele que deixasse se circuncidar, estaria obrigado a guardar toda a lei (Gálatas 5:3).

Paulo então faz uma grande revelação:

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. “ Gálatas 5:4-6

Os membros da igreja estavam firmados na verdade do evangelho, mas o que estaria acontecendo para estarem desobedecendo essa verdade? Os gálatas estavam influenciados não por aquele que chamou, mas foram fermentados pelos falsos irmãos (por um líder não anunciado), a quem Paulo com toda autoridade declara que sofreriam a condenação (Gálatas 5:10). Em favor da circuncisão anula-se o escândalo da cruz, se Paulo realmente estava pregando em favor dela, é um tremendo absurdo então estar sendo perseguido. O desejo de extirpar o mal fica ainda mais evidenciado no discurso de Paulo, ele confia plenamente pelo poder do Senhor, a igreja ficará novamente sadia. Quando a igreja estava sendo atacada pelas heresias, o apóstolo sofria mesmo estando longe, desejando que “ fossem cortados” (Gálatas 5-12) aqueles que estavam motivando a falta de paz. Jovem, devemos lutar incessantemente pelo bem estar do corpo de Cristo, a igreja, durante 6 capítulos o apóstolo defende com toda a franqueza, a Jesus Cristo, a quem ele anunciava, admoestando e ensinando a todo homem em toda sabedoria, para apresentar a todos perfeitos nele (Colossenses 1:28), e esse sempre foi o seu trabalho, se esforçar segundo a operação poderosa de Deus.

Paulo nunca coube a si a liberdade, ela veio na pessoa de Cristo, o chamado de Cristo na vida de alguém, sempre representou o fim da escravidão de alma. Todavia, tanto para os gálatas, quanto para nós, para você jovem, o Espírito pediu para que não usássemos a liberdade em Cristo, para dar ocasião a carne, mas que servíssemos uns aos outros em amor (Gálatas 5:13).

Qual o motivo de falar em amor?


Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. “ Gálatas 5:14


“... se algum outro mandamento há, nestas palavras se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal algum ao próximo; o amor é, pois, o cumprimento da lei. Romanos 13:9-10

A sublime lembrança do amor, o maior de todos os mandamentos, se aqueles que estavam seduzidos por alguma doutrina avessa a doutrina de Cristo, querendo mais destruir do que edificar, em amor o apóstolo da uma aula de como retornar o desviado para o caminho da verdade...andar em Espírito.


“Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. “ Gálatas 5:15-18


Sem a guia do Espírito jovem, ocorre a proliferação das obras da carne, Paulo faz uma lista aos membros do corpo, sob o que acontece com aqueles que se afastam da liberdade em Cristo, para de novo andarem escravizados pela carne, como também em outra lista, ele manifesta o que é viver próximo a Cristo (o fruto do Espírito), longe das tentações que ocorrem por conta de Satanás.


“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.” Gálatas 5:22 a 26


O Espírito concede aos gálatas a garantia de que eles pertencem a Cristo.

"A Lei existe com o propósito de refrear, mas nas obras do Espírito não existe restrição" (J.B. Lightfoot)

Quem pertence a Cristo não vive através das vanglórias do homem, o fruto do Espírito remove qualquer indício de que a carne esteja operando no meio da igreja.

Paulo no fim das suas admoestações, expõe que na união dos membros, todos executam o amor na sua exata perfeição.


Algum homem com paixões como as de vocês e portanto sujeito à queda. For surpreendido, apanhado em flagrante. Falta deveria ser uma palavra mais forte (cons. Rm. 5:15). Um santo que cometeu pecado necessita de restauração como também de perdão divino. Aquele que está qualificado a ajudá-lo é o espiritual, isto é, que possui em um notável grau o fruto do Espírito, especialmente o amor(5:22) pelo irmão em dificuldade e também mansidão (5:23), uma vez que ele também pode um dia cair no mesmo pecado e necessitar da mesma disposição amorosa. (Moody)


Jovem, amado (a) do Senhor, quantas vezes por influência das tradições, somos incapazes de perdoar, perdoar pecados que não foram cometidos contra nós, mas que mencionados por outros, nos achamos no direito de caluniar alguém, pior, esparramar que aquele que se diz caído, segundo termo da religião, não tem a menor possibilidade de restauração. Se Paulo desistisse de pregar aos gálatas, se omitindo de defender seus filhos no evangelho, o que seria de nós sem essa carta. E mesmo lendo diariamente as Escrituras, muitos líderes não conseguem ensinar o que é de fato amar o próximo, ainda, defender o evangelho da maneira como Deus deseja. Imaginamos por fé que quando os ouvidos do apóstolo, tiveram conhecimento do ocorrido na igreja, ele não privou o seu coração do amor, a iluminação que apareceu para ele no caminho de Damasco, foi mais do que suficiente para comprovar, que a graça de Deus é realmente irresistível, que retornar para as sombras, em vez de avançar para a realidade, é um grande perigo que em todas as épocas atormentaram a igreja.

Todavia, ele mesmo diz:



“ Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. “ Gálatas 6:7-10


Bem disse o Salvador:

“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito, são espírito e são vida. “João 6:63

Desejamos aquilo que é eterno, então façamos o bem durante todo o tempo em que vivermos, fazer o bem não cansa, o único sentimento que não provoca canseira é amar o próximo. Dizer que somos povo exclusivo, está correto, dizer que a nossa religião é o povo exclusivo, está errado. Os domésticos da fé estão ao nosso redor, todo aquele que verdadeiramente foi justificado pela fé, tendo paz com Deus, por meio de Jesus Cristo, adentrou pela sua graça, na qual Paulo disse, todos estão firmes na esperança da glória de Deus (Romanos 5:1-2).


Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão. Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. “ Gálatas 6:11-13


Letras grandes, seria o tamanho da letra? o tamanho da comunhão? a pena na mãos de Paulo deixou o evidente  tamanho do amor de Deus. Ele retoma o assunto da circuncisão, afirmando que isto é apenas um sinal na carne, que para o espírito não acresce em nada. Os opositores da cruz obrigavam a circuncisão, Paulo então faz uma séria denúncia, nem mesmo aqueles que se circuncidavam estavam guardando a lei, mesmo assim estavam obrigando alguns ao processo, simplesmente para se vangloriarem. Eis aqui um ato de humildade por causa do apóstolo, em honra a cruz de Cristo:

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém. “ Gálatas 6:14-18

Jovem, a cruz de Cristo está a teu favor, lute todas as lutas, sabendo que este é o brasão de Deus que declara a sua vitória. Ser uma nova criatura é o direito concedido pela graça, para avançar em direção a Cristo. Como disse Paulo em outra carta, explicando que ele depois de conhecer a Cristo, buscou a justiça que procede da fé, que procede de Deus. “...para o conhecer e o poder da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte, para ver se de algum modo posso atingir à ressurreição dentre os mortos. Não digo que eu já o tenha obtido, ou que seja já perfeito, mas vou prosseguindo para ver se também poderei alcançar aquilo para o que igualmente fui tomado por Cristo Jesus. Irmãos, eu não julgo ter ainda alcançado; mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão adiante, Prossigo em direção ao alvo, para obter o prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. “ Filipenses (3:10-14)

Bendito seja Deus!!

“Se alguém está em Cristo, é uma nova criação; passou o que era velho, eis que se fez novo. “ 2 Coríntios 5:17

Muito mais do que uma marca na carne, Paulo trazia no corpo as marcas de Cristo.


“E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém. “ Gálatas 6:14-18


Jovem, seja a sua regra, paz, e misericórdia, inteiramente dedicadas a andar nas pisaduras de Cristo. Ande como Jesus andou (1 João 2:6). Nada mais depois de conhecer a Cristo, deve inquietar o vosso coração, sua presença em nossa vida, é mais eficiente do que qualquer coisa que a carne possa oferecer. Nem mesmo os perseguidores judaizantes, inquietaram o apóstolo, as marcas de Cristo eram mais evidentes e poderosas, do que os falsos circuncidados, demonstrando que o Espírito operava poderosamente em Paulo. Depois destas grandes letras recheadas da graça divina, ele deseja aos que ao final da leitura, compreendessem todo o contexto, que eles encontrassem a paz e misericórdia sob o efeito triunfante da graça.

Que o vosso espírito jovem, seja alimentado por essas palavras, que a graça de Deus continue abundante, demonstrando em vosso corpo aos opositores, que você tem as marcas de Cristo.

Deus esteja contigo.

Admin
Admin

Mensagens : 3843
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos