NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do jovem/on line: Jeremias 14 (" Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas")

Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

Palavra do jovem/on line: Jeremias 14 (" Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas") Empty Palavra do jovem/on line: Jeremias 14 (" Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas")

Mensagem por Admin Dom Jul 07, 2013 10:13 am





Palavra - Jeremias 14



Esta é a palavra que o Senhor dirigiu a Jeremias acerca da seca: "Judá pranteia, as suas cidades estão definhando e os seus habitantes se lamentam, prostrados no chão! O grito de Jerusalém sobe. Os nobres mandam os seus servos à procura de água; eles vão às cisternas mas nada encontram. Voltam com os potes vazios, e, decepcionados e desesperados, cobrem a cabeça. A terra nada produziu, porque não houve chuva; e os lavradores, decepcionados, cobrem a cabeça. Até mesmo a corça no campo abandona a cria recém-nascida, porque não há capim. Os jumentos selvagens permanecem nos altos, farejando o vento como os chacais, mas a sua visão falha, por falta de pastagem".Embora os nossos pecados nos acusem, age por amor do teu nome, ó Senhor! Nossas infidelidades são muitas; temos pecado contra ti. Ó Esperança de Israel, tu que o salvas na hora da adversidade, por que te comportas como um estrangeiro na terra, ou como um viajante que fica somente uma noite? Por que ages como um homem que foi pego de surpresa, como um guerreiro que não pode salvar? Tu estás em nosso meio, ó Senhor, e nós pertencemos a ti; não nos abandones! Assim diz o Senhor acerca deste povo: "Eles gostam muito de vaguear; não controlam os pés. Por isso o Senhor não os aceita; agora ele se lembrará da iniqüidade deles e os castigará por causa dos seus pecados". Então o Senhor me disse: "Não ore pelo bem-estar deste povo. Ainda que jejuem, não escutarei o clamor deles; ainda que ofereçam holocaustos e ofertas de cereal, não os aceitarei. Mas eu os destruirei pela guerra, pela fome e pela peste". Mas eu disse: "Ah, Soberano Senhor, os profetas estão dizendo a eles: ‘Vocês não verão a guerra nem a fome; eu lhes darei prosperidade duradoura neste lugar’ ". Então o Senhor me disse: "É mentira o que os profetas estão profetizando em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordem nenhuma, nem falei com eles. Eles estão profetizando para vocês falsas visões, adivinhações inúteis e ilusões de suas próprias mentes". Por isso, assim diz o Senhor: "Quanto aos profetas que estão profetizando em meu nome, embora eu não os tenha enviado, e que dizem: ‘Nem guerra nem fome alcançarão esta terra’, aqueles mesmos profetas perecerão pela guerra e pela fome! E aqueles a quem estão profetizando serão jogados nas ruas de Jerusalém, por causa da fome e da guerra. E não haverá ninguém para sepultá-los, nem para sepultar as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas. Despejarei sobre eles o castigo que merecem. "Diga-lhes isto: " ‘Que os meus olhos derramem lágrimas, noite e dia sem cessar; pois a minha filha virgem, o meu povo, sofreu um ferimento terrível, um golpe fatal. Se vou para o campo, vejo os que morreram pela espada; se entro na cidade, vejo a devastação da fome. Tanto o profeta como o sacerdote percorrem a terra sem nada compreender’ ". Rejeitaste Judá completamente? Desprezaste Sião? Por que nos feriste a ponto de não podermos ser curados? Esperávamos a paz, mas não veio bem algum; esperávamos um tempo de cura, mas há somente terror. Senhor, reconhecemos a nossa impiedade e a iniqüidade dos nossos pais; temos de fato pecado contra ti. Por amor do teu nome não nos desprezes; não desonres o teu trono glorioso. Lembra-te da tua aliança conosco e não a quebres. Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus, por si mesmos, produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, Senhor, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas. Jeremias 14:1-22


Jovem, Deus é o equilíbrio do mundo. As coisas criadas através da palavra, funcionam perfeitamente sob o comando de Deus. Tanto tempo já se passou desde a criação do mundo, que todo homem deveria por um instante, parar e refletir sobre quando a terra ainda era informe e vazia, o motivo? Reconhecer por fé “...que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.” Hebreus 11:3      

Tudo o que vemos foi estabelecido pela palavra de Deus, ele descansou depois de edificar obra tão grandiosa, claro, não acreditamos que Deus tenha se deitado numa rede, de modo algum, Deus tem seu próprio trono, o dia em que ele concluiu sua criação, foi realmente abençoado, inesquecível, admirável, confirmando que Deus é a origem de todas as coisas, o princípio e o fim.

Se Deus estabeleceu o que é visível em sete dias, o invisível foi estabelecido em três dias...a graça perfeita.

E o que deseja o Senhor de ti jovem?

“Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” Hebreus 4:16

Deus quer você unicamente dependente da graça, a graça maravilhosa atuando dentro de nós, dentro de ti, renova nossas esperanças diante das mais temíveis situações, porque a graça de Deus é inabalável. A graça de Deus esteve  com todos os profetas do Velho Testamento, nesse fragmento da palavra, o criador revelou a Jeremias as causas da grande seca que estava envolvendo Judá. O mal sempre recebeu de Deus o juízo devido, se aqui foi a seca, o dilúvio nos tempos Noé serviu para exterminar o pecado, com Elias nos tempos de Acabe, Deus também escolheu a seca (1 Reis 17:1), inspirando o seu profeta a jurar pelo seu poderoso nome, que orvalho nem chuva cairia nos anos seguintes sobre Israel, exceto quando ele mesmo revogasse o que havia determinado.

Sobre isso falou Tiago:

“Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos. “ Tiago 5:17-18

Deus sendo a origem de todas as coisas, é também ele mesmo, o tempo de todas as coisas, é o fator determinante que envolve a vida de todo homem, porque fez do seu Filho a âncora da nossa alma, da tua alma jovem. De Deus é o cumprimento da promessa (através de Cristo), também o poder de jurar por si mesmo, sendo considerada duas coisas imutáveis, como está escrito, “...nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta. Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. “(Hebreus 6:13-20)

Em todas as coisas é dever do homem enxergar a providência divina, em todas as ações diárias da natureza, em todas elas está o Espírito do Senhor, como alguns profetas descreveram:

"Pedi ao SENHOR chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao SENHOR que faz relâmpagos; e lhes dará chuvas abundantes, e a cada um erva no campo. " Zacarias 10.1

"E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. " Joel 2.23

"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. " Oséias 6.3

" Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não podemos compreender. Porque à neve diz: Cai sobre a terra; como também à garoa e à sua forte chuva."  Jó 37:5-6

"Porque o Senhor DEUS dos Exércitos é o que toca a terra, e ela se derrete, e todos os que habitam nela chorarão; e ela subirá toda como um rio, e abaixará como o rio do Egito. Ele é o que edifica as suas câmaras superiores no céu, e fundou na terra a sua abóbada, e o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o SENHOR é o seu nome. " Amós 9:5-6

O mesmo Senhor que envia a tempestade:

"Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. " Jonas 1.4

É o mesmo que acalma os ventos:

"E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. " Marcos 4:37-39


Naquele momento em que a seca atinge Israel, o Senhor que hoje é refúgio da igreja, concede a Jeremias as explicações diante da catástrofe. Judá estava grandemente abalada, os gritos de desespero ecoavam pelos campos, subindo até os ouvidos de Deus. Jovem, quem já passou alguns instantes de sede, não tem a menor ideia do que são grandes épocas de escassez de água, Jeremias ouviu do Senhor, que os nobres enviaram seus servos atrás de água, todavia, as cisternas estavam vazias, os potes retornavam vazios, seus espíritos estavam vazios. Todo o corpo de Israel estava definhando, sem água é impossível que alguém sobreviva, o cenário de Israel era desolador, homens e mulheres se encontravam decepcionados e desesperados:



" A terra nada produziu, porque não houve chuva; e os lavradores, decepcionados, cobrem a cabeça. Até mesmo a corça no campo abandona a cria recém-nascida, porque não há capim. Os jumentos selvagens permanecem nos altos, farejando o vento como os chacais, mas a sua visão falha, por falta de pastagem..."


Até mesmo os animais nas terras de Israel, estavam sofrendo com a falta de vida que provém da água, a terra aguardava com ansiedade a sua companheira, a chuva, aquela que a rega ao comando do Senhor. Homens, mulheres, crianças, certamente clamavam com o resto de suas forças, para que a assolação findasse, talvez sem se perguntarem porque ela se iniciará. Jeremias sabe a origem da seca, o pecado, é ele o acusador do povo da promessa, Jeremias clama, “age por amor do teu nome, ó Senhor!”, como dizendo “esqueça Senhor o quanto te afrontamos, somente assim poderemos receber da tua misericórdia nas nossas inúmeras necessidades”. Jovem, Israel estava totalmente desprotegido da glória do Senhor, da graça que emana do seu trono. As infidelidades, os pecados, secaram a virtude do Senhor, como disse Amós em outro tempo:

“Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.” Amós 8:11

Jeremias clama ao que é a ESPERANÇA de ISRAEL, o que é também a esperança da igreja, a tua esperança, âncora da nossa alma, enaltecendo o Santo nome do Senhor. Clama indagando porque o REDENTOR de todo o momento, está tão longe, como um estrangeiro, como um viajante que deseja seguir viagem, da boca do profeta vem a humilhação:

"Por que ages como um homem que foi pego de surpresa, como um guerreiro que não pode salvar?"

E também a confiança da exaltação:

"Tu estás em nosso meio, ó Senhor, e nós pertencemos a ti; não nos abandones! "

Jeremias sabe que o Criador está próximo, aquele que fez a promessa e o juramento, não seria capaz de ausentar-se do meio do povo amado, a não ser pelo tamanho do pecado cometido contra a sua santidade. O profeta compreende a situação do seu Criador, daquele que o chamou para manifestar a sua PALAVRA, os motivos do silêncio divino diante do sofrimento, a lembrança do pecado do povo não há ninguém que a apague, “por isso o Senhor não os aceita”, por isso o Senhor enviou o castigo. Deus proíbe o profeta de interceder, não importa mais os jejuns, os holocaustos, o clamor, as ofertas de cereais, nenhuma destas coisas farão com que sejam aceitos.

“Mas eu os destruirei pela guerra, pela fome e pela peste..."

O profeta de Deus revela que os falsos profetas, argumentam que não haverá nada disso, nem guerras nem a fome, somente prosperidade duradoura, todavia, a boca de Jeremias é inspirada para dizer ao contrário:

"É mentira o que os profetas estão profetizando em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordem nenhuma, nem falei com eles. Eles estão profetizando para vocês falsas visões, adivinhações inúteis e ilusões de suas próprias mentes..."

Deus decreta uma sentença aos falsos profetas, todos eles terão o castigo merecido. Jovem, o Espírito de Deus profere palavras de ordem para Israel, como hoje também faz com a amada igreja, a palavra de Deus inspirada é a única capaz de limpar toda a corrupção, além da seca, Israel sofria com a falta de líderes verdadeiros, iluminados com o Espírito de Deus, essa iluminação é colocada sobre Jeremias, o homem escolhido desde o ventre para expressar a verdade divina.


“Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca...” Jeremias 1:4-9



O Escolhido de Deus contempla o sofrimento da virgem filha de Deus, o choro não é contido diante do terrível ferimento, do golpe fatal provocado pelo pecado. Nenhum dos líderes compreendem o motivo de tão terrível situação, Judá se encontra completamente rejeitada diante de Deus:

" Por que nos feriste a ponto de não podermos ser curados? Esperávamos a paz, mas não veio bem algum; esperávamos um tempo de cura, mas há somente terror. "

Aleluia! Jovem, graças ao Pai encontramos a paz e a cura. Sim! Ainda nas religiões existem as secas que assolam o povo, contudo, aqueles que encontraram a verdade em Cristo, encontraram também a misericórdia.

O profeta clama, sua boca reconhece a impiedade dos pais, “temos de fato pecado contra ti”, a falta de água, da presença de Deus, da Palavra, tem origem no pecado do povo contra a lei de Deus, contra sua aliança.

Diante do quadro tão terrível, Jeremias tenta uma última intercessão:


"Por amor do teu nome não nos desprezes; não desonres o teu trono glorioso. Lembra-te da tua aliança conosco e não a quebres. Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus, por si mesmos, produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, Senhor, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas. " Jeremias 14:1-22


Esse é o teu Deus jovem, o único capaz de trazer a chuva, de renovar as suas esperanças, de ancorar sua alma no seu reino de glória. Deus o nosso Deus, o teu Deus, cuja esperança do cristão está, pode interferir em todas as situações, aquele que fez o mundo em sete dias, consumou a fé em três ( existindo a salvação desde a eternidade), ressuscitando o nosso Cristo, se você deixar sua vida nas mãos dele, certamente e somente ele, pode enviar a chuva temporã da justiça sobre a tua vida.

Mesmo sendo o profeta Jeremias a interceder, Deus responde a ele da seguinte forma:


"Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam. " Jeremias 15:1


Que nós, que você jovem, possa em todo tempo honrar a santidade do Senhor, como fizeram os santos homens do passado. Homens como Jeremias, Moisés, Samuel defenderam a honra de Deus, como também pelo Espírito do Senhor, procuraram conduzir o povo pelo caminho da vida, se o povo se rebelou contra Deus, eles se mantiveram constantes, firmes naquele que os fortalecia, vendo o invisível, as riquezas futuras da graça de Deus.

Deus esteja contigo.


Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos