NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

A candeia do corpo são os olhos.

2 participantes

Ir para baixo

A candeia do corpo são os olhos. Empty A candeia do corpo são os olhos.

Mensagem por MateusAlcântara Dom Mar 17, 2013 11:48 am

"A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso" (Lucas 11:34).

De certo você já ouviu dizer que um olhar às vezes fala mais que mil palavras e que em um olhar se podem expressar, às vezes, sentimentos que, com os lábios, faltariam palavras para expressá-los.

Com os olhos se transmitem ou se recebem informações, sejam elas boas ou más; somos totalmente responsáveis pelos nossos olhos. Que informação eles recebem e transmitem? Ou o que andam eles vendo? O que tenho colocado diante deles? Nós vemos, no versículo acima, que todo um corpo pode ser totalmente comprometido e contaminado apenas pelos olhos. Se eles forem bons, todo corpo será luz, será brilho, será benção, mas se forem maus, todo o corpo fica tenebroso e impuro.

Vivemos dias difíceis, onde a prostituição e o erotismo tomaram conta dos jornais, dos outdoors. A televisão tem mostrado quase diariamente, em horário nobre, cenas de nudez e de insinuações de sexo e prostituição. É impossível ler uma manchete dos jornais, expostos nas bancas, sem ficarmos constrangidos, pois eles trazem, muitas vezes estampadas em primeira página, cenas de erotismo e nudez.

Como cristãos estamos dentro de uma cidade envolvida totalmente pelo pecado. Parece que vivemos dias como os de Sodoma e Gomorra. O diabo trabalha e investe pesado na poluição visual neste século XXI. Quais os cuidados que nós, cristãos, devemos ter? O que colocar diante dos olhos? O que ler? O que assistir? Como fugir de tais armadilhas? Filipenses 2:15: "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo."

Você, meu querido irmão, é livre para ver o que quiser, mas o Apóstolo Paulo escreveu uma advertência: "Todas as coisas me são licitas, mas nem todas, me convêm." Por sermos livres, devemos usar a nossa liberdade para a glória de Deus. Gálatas 5:13: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor."

Lembre-se de que os olhos são a candeia do corpo. O Salmista Davi nos adverte a não colocar nada de mau diante dos nossos olhos (Salmo 101:3). Certa ocasião, um jovem me perguntou: "O crente pode assistir a filmes de terror ou eróticos, já que eu não vejo nenhum problema nisso?". Antes da resposta, fiz-lhe algumas observações: "Seria lícito? Serei edificado os vendo? O que aprenderei com esses gêneros de filmes? O Espírito Santo de Deus não ficará triste com minha atitude, uma vez que a Bíblia nos adverte a não O entristecermos? Efésios 4:30: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." O jovem me respondeu: "Já tenho a resposta."

Querido irmão, o que andam vendo os nossos olhos? Temos total domínio sobre ele. É certo que ninguém evita o imprevisível, o inesperado, o constrangedor, o primeiro olhar, mas temos controle sobre o segundo, o terceiro, quarto olhares. A Bíblia nos adverte a sermos puros, tanto no corpo como na alma e no espírito. Foi em uma olhada prolongada e maliciosa que o Rei Davi arrumou um problema serio para ele. Colheu frutos terríveis pela ação de um olhar tenebroso, o qual subindo para a mente, descendo para o coração, gerou o pecado e uma morte. II Samuel 11:02: "E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. Este olhar de Davi contaminou totalmente a sua mente fazendo-o pecar."

Após ter colhido os frutos desse olhar, o salmista escreve este salmo maravilhoso, dizendo: "Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim" (Salmos 101:3).

Que Deus nos conceda sabedoria vinda do alto, para percebermos as armadilhas do diabo e vigiarmos no que vemos diariamente.

IEC Alcântara - São Gonçalo (RJ)

MateusAlcântara
Membro

Mensagens : 167
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

A candeia do corpo são os olhos. Empty Re: A candeia do corpo são os olhos.

Mensagem por CarlosB Ter Mar 19, 2013 7:38 am

MateusAlcântara escreveu:"A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso" (Lucas 11:34).

De certo você já ouviu dizer que um olhar às vezes fala mais que mil palavras e que em um olhar se podem expressar, às vezes, sentimentos que, com os lábios, faltariam palavras para expressá-los.

Com os olhos se transmitem ou se recebem informações, sejam elas boas ou más; somos totalmente responsáveis pelos nossos olhos. Que informação eles recebem e transmitem? Ou o que andam eles vendo? O que tenho colocado diante deles? Nós vemos, no versículo acima, que todo um corpo pode ser totalmente comprometido e contaminado apenas pelos olhos. Se eles forem bons, todo corpo será luz, será brilho, será benção, mas se forem maus, todo o corpo fica tenebroso e impuro.

Vivemos dias difíceis, onde a prostituição e o erotismo tomaram conta dos jornais, dos outdoors. A televisão tem mostrado quase diariamente, em horário nobre, cenas de nudez e de insinuações de sexo e prostituição. É impossível ler uma manchete dos jornais, expostos nas bancas, sem ficarmos constrangidos, pois eles trazem, muitas vezes estampadas em primeira página, cenas de erotismo e nudez.

Como cristãos estamos dentro de uma cidade envolvida totalmente pelo pecado. Parece que vivemos dias como os de Sodoma e Gomorra. O diabo trabalha e investe pesado na poluição visual neste século XXI. Quais os cuidados que nós, cristãos, devemos ter? O que colocar diante dos olhos? O que ler? O que assistir? Como fugir de tais armadilhas? Filipenses 2:15: "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo."

Você, meu querido irmão, é livre para ver o que quiser, mas o Apóstolo Paulo escreveu uma advertência: "Todas as coisas me são licitas, mas nem todas, me convêm." Por sermos livres, devemos usar a nossa liberdade para a glória de Deus. Gálatas 5:13: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor."

Lembre-se de que os olhos são a candeia do corpo. O Salmista Davi nos adverte a não colocar nada de mau diante dos nossos olhos (Salmo 101:3). Certa ocasião, um jovem me perguntou: "O crente pode assistir a filmes de terror ou eróticos, já que eu não vejo nenhum problema nisso?". Antes da resposta, fiz-lhe algumas observações: "Seria lícito? Serei edificado os vendo? O que aprenderei com esses gêneros de filmes? O Espírito Santo de Deus não ficará triste com minha atitude, uma vez que a Bíblia nos adverte a não O entristecermos? Efésios 4:30: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." O jovem me respondeu: "Já tenho a resposta."

Querido irmão, o que andam vendo os nossos olhos? Temos total domínio sobre ele. É certo que ninguém evita o imprevisível, o inesperado, o constrangedor, o primeiro olhar, mas temos controle sobre o segundo, o terceiro, quarto olhares. A Bíblia nos adverte a sermos puros, tanto no corpo como na alma e no espírito. Foi em uma olhada prolongada e maliciosa que o Rei Davi arrumou um problema serio para ele. Colheu frutos terríveis pela ação de um olhar tenebroso, o qual subindo para a mente, descendo para o coração, gerou o pecado e uma morte. II Samuel 11:02: "E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. Este olhar de Davi contaminou totalmente a sua mente fazendo-o pecar."

Após ter colhido os frutos desse olhar, o salmista escreve este salmo maravilhoso, dizendo: "Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim" (Salmos 101:3).

Que Deus nos conceda sabedoria vinda do alto, para percebermos as armadilhas do diabo e vigiarmos no que vemos diariamente.

IEC Alcântara - São Gonçalo (RJ)


È impossível não veres o mal porque neste mundo só existe o mal. O salmista diz que não porei o mal diante do olhos deliberadamente, por escolha de coração, agora jamais podes fugir ao mal que está fora e dentro de ti, isto é: na tua carne e á tua volta.

Mateus, os olhos que Jesus fala não são os que tens no rosto, é o entendimento e da fé, são esses que são os olhos do justo, e não os olhos da carne. Pois de que serve teres olhos se não entenderes o que vês? O que serve teres ouvidos se não entenderes o que ouves? O que serve teres olfacto se não entenderes o que cheiras?

Portanto, os verdadeiros olhos, mesmo falando humanamente, é sempre o entendimento; pois um deficiente mental também tem olhos, ouvidos e todos os sentidos, mas sem entendimento os sentidos são inúteis para o conhecimento.

Mas é por causa do entendimento serem os teus olhos é que por isso mesmo de olhos fechados vês tudo o que a tua carne deseja e cobiça, e nada podes fazer para o impedir, pois o entendimento da carne é escrava do pecado que nela habita. E se pensas que alguma vez terás domínio sobre os teus olhos ou qualquer outro sentido, não podias estar mais enganado.

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Romanos 8:7


Por isso Paulo dizia: O que eu quero não faço e o que não quero já faço. Mostrando assim que a carne é incorrigível.

Mas Mateus, se o teu entendimento for bom (falando do homem interior), todo o curso da tua vida é bom; e o entendimento bom é o que provém do Espirito da fé porque se baseia na graça de Cristo, nunca nas obras do homem que só levam á morte. Só o discernir de Deus te mostrará o caminho da vida que é a graça de Deus, e o caminho da morte que é a lei, mas que não parece ser.

E o mandamento que era para vida, entendi que me era para morte.Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
Romanos 7:10-11


Não há coisa mais imunda que as doutrinas que se levantam contra a verdade, muito pior que qualquer pecado carnal; em especial ás figuras da lei que só duraram até vir o reformador, figuras essas a quem Paulo agora chamava de fábulas judaicas.


Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados
Tito 1:14-15


No entanto, tudo depende da tua natureza e não da tua responsabilidade, se fores puro (olho bom=nova criatura) tudo para ti é puro porque discernirás que tudo tem o seu propósito segundo a vontade de Deus e te afastarás do mal por ser contrário á tua natureza; assim como o impio rejeita a verdade, não por opção mas por ser contrária á sua natureza.

E por isso se fores impuro (homem natural), tudo para para ti que seja da parte da verdade será um escândalo (como a graça; a eleição; a predestinação; a soberania; etc...), porque tanto a consciência como a mente está contaminada pela escravidão do pecado..
CarlosB
CarlosB
Membro

Mensagens : 128
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

A candeia do corpo são os olhos. Empty Re: A candeia do corpo são os olhos.

Mensagem por MateusAlcântara Ter Mar 19, 2013 10:54 am

Carlos, eu concordo em relação ao "olho interior"; no entanto, devemos mortificar as obras da carne através do Espírito Santo.

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Colossenses 3:5

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Romanos 8:13


MateusAlcântara
Membro

Mensagens : 167
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

A candeia do corpo são os olhos. Empty Re: A candeia do corpo são os olhos.

Mensagem por CarlosB Ter Mar 19, 2013 11:09 am

MateusAlcântara escreveu:Carlos, eu concordo em relação ao "olho interior"; no entanto, devemos mortificar as obras da carne através do Espírito Santo.

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Colossenses 3:5

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Romanos 8:13



E pensas que és tu que usas o Espirito ou é ele que te usa a ti?

E o que é mortificar o corpo ou as obras do corpo? Não é a sua inclinação pecaminosa com toda a sua concupiscência? Ou achas que é arrancar os olhos? Ou flagelar o corpo? Não, é mortificar os desejos, os raciocínios, a altivez do entendimento da carne que se levanta contar a verdade.

E como te disse a inclinação está sempre presente, ela provém do pecado que está na carne e não do que vês; quer estejas de olhos abertos ou fechados, até dormindo tu cobiças sonhando, quanto mais acordado.

Mas o mortificar o homem exterior é obra do Espirito Mateus, é por isso que devemos de orar para não cairmos em tentação; no entanto, sabe que não é por muito orar (obras) que serás ouvido, mas segundo o tempo de Deus. Porém, embora o mortifiques pelo espirito tal inclinação nunca morrerá, nunca dominarás os teus membros, porque tudo é por graça e é ele que dá o efetuar quando quer.

Além disso lê o resto dos versos Rm.8:14 em que diz que todos os filhos de Deus são guiados pelo Espirito; são esses que mortificam o corpo e viverão.

Mateus, eu não estou dizendo que devemos olhar para onde não devemos, claro que devemos sempre fugir de toda a espécie de pecado; o que eu estou a dizer é que sem Cristo tudo é inútil, mas é tudo mesmo, e não dizer como muitos que sem cristo nada podem fazer e depois dizerem que a correção do seu caminho depende da sua dedicação e escolhas, entendes?

Deus é quem salva, justifica, corrige, acoite e aperfeiçoa; pois a obra é dele e não nossa. E aquilo que ele começou irá terminar, pois ele é o principio e o fim da nossa existência.
CarlosB
CarlosB
Membro

Mensagens : 128
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

A candeia do corpo são os olhos. Empty Re: A candeia do corpo são os olhos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos