NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Cafarnaum e a casa da sogra de Pedro

Ir para baixo

Cafarnaum e a casa da sogra de Pedro Empty Cafarnaum e a casa da sogra de Pedro

Mensagem por Admin Qua Out 14, 2020 10:17 pm



Diferentemente de Nazaré e de Belém, Cafarnaum era uma cidade de certa importância. Pelas estradas de Cafarnaum circulava gente de todo tipo de classe social: pescadores, artesãos, mercadores, publicanos (coletores de impostos), etc. Mesmo sendo um centro importante, Cafarnaum estava longe dos centros de poder como Tiberíades. Assim, Jesus, podia anunciar sua mensagem de salvação sem provocar uma imediata reação dos chefes políticos e religiosos. Cafarnaum foi a pátria de Pedro e de seu irmão André, de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que Jesus escolheu como discípulos. É bem provável que Jesus tenha sido hóspede e vivido em Cafarnaum na casa de Pedro, pois, de fato, ali Jesus realizou a cura da sogra de Pedro (Mt 8, 14-17).


Cafarnaum e a casa da sogra de Pedro Opus-d10
A casa de Pedro ainda existe e os arqueólogos possuem mais do que um elemento para afirmar que aquelas quatro paredes colocadas abaixo da igreja construída sobre o sítio arqueológico da antiga Cafarnaum são do apóstolo. De fato, foram encontrados pequenos traços, mas importantes que permitem dizer que naquela casa de pescadores existia uma comunidade primitiva ligada à recordação de Pedro.




Em Cafarnaum se vê Jesus entre o cotidiano doméstico (aquele de um sábado) e o mistério (oração na sinagoga), enquanto anuncia o reino de pessoa a pessoa, com palavras (ensinando) e sinais de cura. Ele é o Homem novo, o Filho de Deus que se relaciona com os habitantes de Cafarnaum por meio da amizade, da ajuda e com gestos de cura para os sofredores.



A cura da sogra de Pedro

“Entrado Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele, que estava de cama e com febre. Logo tocou-lhe a mão e a febre a deixou. Ela se levantou e pôs-se a servi-lo” (Mt 8, 14-15).

Jesus encontrou uma mulher paralisada por causa de uma febre que a impedia de viver e de encontrar um sentido para a sua existência. Não podemos pensar numa febre como a conhecemos hoje, que bastaria uma aspirina e um pouco de repouso. Pensemos que a sogra de Pedro estava com uma infecção preocupante, e, imaginemos aquelas quatro paredes domésticas mergulhadas num clima de imobilidade e dor, como também acontece em nossas casas quando a enfermidade nos atinge ou atinge alguém da nossa família.

Jesus, que apenas sai das paredes “sagradas” da sinagoga, entra nas paredes “sagradas” da vida humana. Ele toma a mulher pela mão e a levanta. Tocando-a, realiza uma cura física e interior fazendo-lhe retomar a dignidade, não somente porque foi curada, mas porque é capaz de voltar às suas atividades, sabendo que foi visitada por Deus no momento máximo de sua fraqueza.

Para você que deseja uma experiência espiritual intensa, caminhe conosco em peregrinação na Terra Santa, rumo à Cafarnaum, para fazer memória da presença, da pregação e dos milagres de Jesus onde eles aconteceram. Peçamos ao Senhor, que venha ao nosso encontro e toque-nos profundamente. Que entre na casa da nossa realidade humana, em nossa intimidade e que cure as nossas fragilidades. Amém!


Fontes:

Bíblia de Jerusalém. Nova edição, revisada e ampliada.
LOHSE, Eduard. Contexto e ambiente do Novo Testamento. 2ed. São Paulo: Paulinas, 2002.
MARCONCINI, Benito. Os Evangelhos Sinóticos – Formação, Redação, Teologia. São Paulo: Paulinas, 2001.

Admin
Admin

Mensagens : 3840
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos