NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

A superficialidade de certos pais.

Ir para baixo

A superficialidade de certos pais. Empty A superficialidade de certos pais.

Mensagem por MateusAlcântara Seg Fev 02, 2015 11:32 am

A cada dia que passa confesso que me surpreendo como certos pais têm criado e instruído seus filhos. Eles se dedicam a tudo - ao trabalho, ao sustento, e até a cargos nas igrejas - mas quando o assunto é ser um pai espiritual, a coisa dificulta.

Eu digo que em pleno século XXI perdemos de vista nossas prioridades. Quanto tempo um pai gasta com seu filho para lhe ensinar as Escrituras e parar orar com ele? Se você é pai, responda com sinceridade a essa pergunta, pois poderá lhe trazer alguma consciência de erro e posteriormente gerar um fruto para a glória de Deus.

Para fortificar a crença do dever dos pais quanto à guia de seus filhos, há muito tempo, nos tempos de Israel, vemos no famoso "Shemá Israel" essa ordem:

"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;
tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te."
(Deuteronômio 6:4-7)

Deus ordenou que os israelitas incutissem as palavras da Lei a seus filhos. E esse princípio - de os pais serem instrutores - permanece por toda a Bíblia, e deve permanecer enquanto houver povo de Deus.

Salomão, o homem a quem Deus deu sabedoria a ponto de dizer que nem antes nem depois alguém seria tão sábio quanto ele, disse:

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."
(Provérbios 22:6)

Saindo das páginas do Antigo e entrando no Novo Testamento, vemos o apóstolo Paulo elogiar a Timóteo por desde menino conhecer as Escrituras.

" E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus."
(2 Timóteo 3:15)

Paulo diz aos efésios que é dever dos pais instruírem a seus filhos na doutrina e admoestação do Senhor. E o curioso é que a palavra "pais" no versículo em grego refere-se aos pais homens. Ou seja, embora a mãe ajude na educação espiritual, o dever principal pela formação espiritual dos filhos é do homem. Eis o versículo:

"E vós, pais (homens), não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor."
(Efésios 6:4)

Existem pais que pensam que a obrigação da formação espiritual do filho é a do líder de jovens, do professor da escola dominical. Estão totalmente equivocados. Eles que têm a obrigação principal, o ensino deve vir de casa, desde a meninice. Há alguns que só levam os filhos pra igreja, achando que é tudo. Ledo engano.

Há alguns que não dão devida atenção ao ensino dos filhos pelo fato de exercerem cargos nas igrejas, assim dizem não ter tempo. Outros até inventam uma história estranha dizendo que, se cuidarmos dos deveres na igreja, Deus fará com quem os filhos sejam encaminhados. É a famosa frase de Deus (segundo eles): "Cuida do que é meu, que eu cuido do que é seu". Essa crença parece bonitinha, mas está totalmente equivocada.

Quem não se lembra do sacerdote Eli? Ele tinha um oficio importante entre o povo de Deus, e o exercia, porém não deu a devida atenção aos filhos no que diz respeito ao ensino deles, ao passo que eles passaram a praticar coisas horríveis, o pai não os corrigia. Eles acabaram morrendo nas mãos de Deus por desobediência e falta de temor.

Enquanto seus filhos estiverem debaixo de sua autoridade, instrua, ensine, repreenda, exorte, corrija, console, faça o possível para sua conversão e seu crescimento espiritual. Deus lhe deu esse dever. Você terá de prestar contas a Ele. Portanto, não fuja da sua obrigação.

E se você ainda não é pai, vá aprendendo suas futuras obrigações, se quiser ser um.

Deus abençoe a todos vocês.

MateusAlcântara
Membro

Mensagens : 167
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos