NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do Jovem/on line: Habacuque 2 ("... o justo pela sua fé viverá. O SENHOR Deus é a minha força")

3 participantes

Ir para baixo

Palavra do Jovem/on line: Habacuque 2 ("... o justo pela sua fé viverá.  O SENHOR Deus é a minha força") Empty Palavra do Jovem/on line: Habacuque 2 ("... o justo pela sua fé viverá. O SENHOR Deus é a minha força")

Mensagem por Admin Dom Jul 14, 2013 11:25 am




Palavra - Habacuque 2


Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido. Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos. Não levantarão, pois, todos estes contra ele uma parábola e um provérbio sarcástico contra ele? E se dirá: Ai daquele que multiplica o que não é seu! (até quando?) e daquele que carrega sobre si dívidas! Porventura não se levantarão de repente os teus extorquiadores, e não despertarão os que te farão tremer, e não lhes servirás tu de despojo? Porquanto despojaste a muitas nações, todos os demais povos te despojarão a ti, por causa do sangue dos homens, e da violência feita à terra, à cidade, e a todos os que nela habitam. Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do mal! Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma. Porque a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento. Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniqüidade! Porventura não vem do SENHOR dos Exércitos que os povos trabalhem pelo fogo e os homens se cansem em vão? Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar. Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez! Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do SENHOR voltará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória. Porque a violência cometida contra o Líbano te cobrirá, e a destruição das feras te amedrontará, por causa do sangue dos homens, e da violência feita à terra, à cidade, e a todos os que nela habitam. Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum. Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra. Habacuque 2:1-20

Habacuque profetizou segundo os estudiosos entre 609-597 a.C.  no reinado de Joaquim 609-597 a.C.

Jovem, Habacuque é mais um entre tantos escolhidos, para ser seu representante mediante a inspiração do Espírito. O profeta demonstra grande intimidade para com Deus, todos sabemos que para cada profeta, existe um contexto da época, um motivo pelo qual ele foi chamado a transmitir a mensagem do Senhor. Aqui neste fragmento Habacuque aguardava uma resposta do Senhor, a situação deprimente da nação, expõe as fragilidades do homem diante do pecado, pois todo o profeta de Deus fez denúncia contra as impiedades, não somente de Israel ou Judá, também de inúmeras outras nações.

E aquele cuja esperança está no Senhor, sempre vai receber respostas para sua vida, para o seu ministério, para o seu futuro. Como representante do Senhor, Habacuque deveria ter respostas que viessem do Senhor, nenhum homem pode esclarecer alguma coisa para outro homem, para uma nação, para uma alma, se o Espírito do alto não o fizer. Magistralmente o Senhor responde ao profeta, como dizendo “escreve a visão Habacuque, servo meu, para que todos sejam cientes das minhas ações”, demonstrando o quanto o Deus cujo trono está nos céus, cujos pés pisam sobre as nuvens, domina todo o universo, por ser ele o princípio e o fim de todas as coisas.


A palavra de Deus para o cristão é legível, de fácil entendimento, as Escrituras são transparentes, o Espírito Santo concede a todo coração as explicações das coisas de Deus, para todas as épocas, para quem desejar como disse Paulo a Timóteo, saber desde pequeno o conteúdo das sagradas Escrituras, que podem tornar todo homem sábio para salvação, “... pela fé que há em Cristo Jesus”, disse ainda o apóstolo, “...toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2 Timóteo 3:15-17)

Habacuque aqui é o instrumento de Deus, para instrução da justiça, que naquele momento estava suprimida pela impiedade. No capítulo 1 Deus anuncia que Israel seria dominada pelos babilônios, essa entrega da nação a um povo cruel e opressor, indica o afastamento do povo da comunhão com Deus, uma alma orgulhosa das suas insanidades, obviamente não está a seguir pelo caminho da retidão, a justiça a muito se tornou desconhecida. Jovem, por isso a maravilhosa palavra do Senhor diz, que o justo somente viverá pela fé, é somente pela fé que hoje também à igreja sobrevive, como naquele tempo angustiante somente pela fé alguém sobrevivia, no caso alguns poucos homens fieis as promessas do Senhor. A salvação do Senhor está legível nas Escrituras, os olhos de Habacuque contemplam a calamidade, os olhos dos arrogantes (sem fé) não conseguem enxergar o poder de Deus, confirmando aquilo que está escrito na palavra, “...sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11:6)


Deus responde ao profeta as consequências da deslealdade, o soberbo não permanece na presença do Senhor, nem o coração arrogante, que permite que o mau domine sobre ele. Realmente o corpo entorpecido pelo vinho, não tem noção dos seus atos, o homem embriagado pelo pecado, carrega em si a morte, o homem sóbrio no Espírito Santo, carrega em si a vida celestial. O ímpio não tem limite no avanço da impiedade, suas conquistas são a sua glória, todavia, Deus diz ao profeta que todas as nações zombarão do impenitente, como tomou aquilo que não era seu, perderá, o que está devendo será extorquido, despertos serão os povos contra ele, pela injustiça que cometeu, pelo sangue que derramou, “e da violência feita à terra, à cidade, e a todos os que nela habitam.”

Segundo os grandes estudiosos, Deus falava das ações dos babilônios que no primeiro capítulo ele chama de “nação cruel e impetuosa que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem”  (Habacuque 1:6), sobretudo, uma nação que criava sua própria “justiça” e “honra”, sempre prontos para exercer a violência, menosprezando reis e governantes (Habacuque 1:10), ironizando a todas as cidades que conquistavam. Indubitavelmente Deus levantou os babilônios contra os judeus, o que importa, é que não por isso, eles permaneceriam para sempre, passando como o vento pelas nações, carregados de culpa, colocando a honra em deuses sem vida.

Tanto que Habacuque pergunta ao único Deus:

“Senhor, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. Senhor, tu designaste essa nação para executar juízo; ó Rocha, determinaste a ela que aplicasse castigo. Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. “ Habacuque 1:12

Jovem, as vezes você concorda que o Senhor está em silêncio, Habacuque não contesta as ações de Deus, ele quer aprender do Senhor qual é a sua vontade. O Espírito de Deus pairava sobre a terra informe e vazia, quando ainda a injustiça da criação não havia se manifestado, não importa qual seja a descendência, todo homem é descendente do pecado de Adão, mas todo o crente é filho da fé como Abraão, através do sacrifício de Jesus Cristo. Deus moveu os babilônios para através deles estabelecer o seu juízo, aqui está claro a ação do Criador, percebemos então a exaltação da santidade divina, os olhos do Senhor não suportam o mal sobressair o bem, Deus não aceita que o povo a quem escolheu pratique também a injustiça. Jovem, Deus em qualquer época nunca irá tolerar a maldade, o homem espiritual deve compreender, que Deus por suscitar os babilônios não compactua com a maldade, a pergunta de Habacuque é também a nossa pergunta diária:

“Por que toleras então esses perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles? “ Habacuque 1:12-13

Por acaso hoje dentro das nações não existe também o perverso, o tirano, o ímpio oprimindo o povo? Dentro e fora das religiões? Na política que não acaba com as injustiças sociais? Então não é verdade que o justo, somente pode suportar todas as coisas por fé? Glória ao Santo Nome do Senhor. Amados, vamos transpor a situação de Habacuque para nossa época, será mera semelhança que a injustiça também prevaleça em nosso tempos? Então quantos de nós já perguntamos por que Deus tolera todas essas coisas. Habacuque ainda faz no capítulo 1 uma série de indagações, que como vemos no início deste capítulo, ele declara que iria aguardar que o Senhor respondesse, e a bondade divina enfim é manifestada, o Senhor vem para conversar com o profeta, esclarecer os mistérios que a mente humana é incapaz de compreender.

O Senhor diz “ai daquele”, “ai daquele”, que ajunta por cobiça coisas que não são suas, achando estar protegido, a nação que o Senhor induziu, seria envergonhada, não foi para isso mesmo que o Senhor a destinou, sabendo que ela jamais conheceu ao Senhor, nem o poder da fé, “... pecaste contra a tua alma.”

Até mesmo a pedra clamará, a madeira responderá, maldito seja todo aquele que não consegue ouvir a voz de Deus, nem compreender as suas vontade, nem se submeter a sua santidade. Jovem, que felicidade é ser governado pelo Senhor, Israel no tempo dos profetas, em muitos momentos corrompeu seu coração, foi castigada por todas as suas rebeliões, Deus moveu nações para estabelecer o seu juízo, mas isso jamais cancelou a promessa realizada, nem anulou o dia em que o mistério de Deus seria revelado ao mundo, como engrandeceu Deus o apóstolo Paulo a igreja:

“Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência. Ele nos manifestou o misterioso desígnio de sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos - desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra. Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade, para servirmos à celebração de sua glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo. “ (Efésios 1:3-12)

Por isso o Senhor diz a Habacuque, “ai daquele”, que derrama sangue inocente, que tem amizade com a iniquidade.

“ Porventura não vem do SENHOR dos Exércitos que os povos trabalhem pelo fogo e os homens se cansem em vão? Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar. “

Na manifestação de Cristo não se manifestou o conhecimento da glória do Senhor? Quando contemplamos a formosura do mar, em total comunhão com a divindade, é que podemos ter a dimensão do poder que emana da glória.

“Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.” 2 Coríntios 4:6

E as respostas de Deus a Habacuque vão ecoando desde a glória, “ai daquele” que engana o seu próximo, que deseja vê-lo nu, desonrado será. Deus agora parece unificar os juízos, não somente aos babilônios, também a os judeus que entraram pelo caminho do “ai”, que pecaram contra o Deus Altíssimo, por isso foram castigados, quando foram dominados por outra nação. Quando diz incircunciso, fala de alguém que não tem parte com Deus, a glória dos ímpios seria apagada.

Deus pergunta e responde quanto o que se aproveita em adorar uma imagem, qual o proveito depois que o artífice a esculpiu, qual é o espírito que está dentro dela, que seja capaz de guiar algum povo. O Senhor diz que algo sem vida, somente pode ensinar a mentira, pior para quem nela confiar. O povo ignorante estava confiante em seus ídolos mudos, somente Habacuque era aquele, que realmente falava por inspiração divina.

Glória!!

O Senhor enviou do céu a verdade para o seu coração jovem, vivemos dias turbulentos, seja em nossa casa, cidade, país, ou continente. Todavia, como disse Deus naquele momento a Habacuque, guarde você também em seu coração, a PALAVRA da VIDA, a única capaz de te guiar até o fim.

"Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum. Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra. " Habacuque 2:1-20

Glória!! O Senhor que enviou seu Santo Filho, continua a escutar a igreja, glorifiquemos ao Senhor, porque ele fez com que o Filho retornasse aos céus, comprovando que a obediência é aliada da fé, que o justo viverá da fé.

À vista do fato de toda a terra ser ordenada a permanecer sem silêncio diante do Senhor, esta conclusão parece a melhor. Cale-se. (Moody)

Houve um tempo em que estávamos separados de Deus, “...separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. “ Efésios 2:12-13

Houve um tempo que estávamos separados da vida de Deus, pela ignorância e dureza de nosso corações, todo nosso entendimento estava escurecido, cometíamos impurezas que hoje nem queremos recordar, mas o que nos fez aprender a andar em retidão, certamente foi o que ouvimos, a PALAVRA DA VIDA. Quando fomos ensinados pelo Espírito, que a verdade é (está) em Jesus Cristo, fomos despidos do velho homem corrompido, para sermos renovados em Espírito, com objetivo de nos dedicarmos a uma nova e gloriosa forma de pensar, totalmente revestidos do novo homem, que segundo Deus foi criado para andar em verdadeira justiça e santidade. (Segundo Efésios 4:18-24)

Hoje podemos dizer que Deus não seduzirá uma nação contra outra, para ali produzir o seu juízo, a fim de livrar seus escolhidos? Depois de ouvir as respostas do Senhor, o profeta Habacuque ora com todo o seu entendimento, e o que lemos a seguir é unicamente a mais sublime manifestação do Espírito Santo:

“Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia. Deus veio de Temã, o Santo veio do monte Parã. (Pausa) Sua glória cobriu os céus e seu louvor encheu a terra. Seu esplendor era como a luz do sol; raios lampejavam de sua mão, onde se escondia o seu poder. Pragas iam adiante dele; doenças terríveis seguiam os seus passos. Ele parou, e a terra tremeu; olhou, e fez estremecer as nações. Montes antigos se desmancharam; colinas antiqüíssimas se desfizeram. Os caminhos dele são eternos. “ Habacuque 3:2-6


Jovem, ainda somos incapazes de compreender os desígnios do Senhor, contudo, quanto mais nos achegamos a Cristo, mais compreendemos a sua vontade. Habacuque exalta o livramento eterno de um povo escolhido:

Tu sais para a salvação do teu povo, Para a salvação dos teus ungidos! Decepas a cabeça da casa do ímpio, Descobrindo o fundamento até o pescoço. (Selá.) Traspassas a cabeça dos seus guerreiros com as suas próprias lanças, Os quais vêm como turbilhão para me espalharem; Regozijam-se, como se estivessem para devorar o pobre em segredo. Pisas o mar com os teus cavalos, Sim, o montão de grandes águas. Ouvi, e o meu ventre se comoveu, Os meus lábios tremeram ao som; Entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci no meu lugar; Para que eu descansasse no dia da tribulação, Quando esse dia subir contra o povo que em tropas o invade. “ Habacuque 3:13-16

Toda a salvação de Deus é revelada. Jovem, aguarde o dia da sua redenção, Deus é aquele que remove todo o mal. O Senhor prometeu a ti a salvação, por Cristo já fomos redimidos, você foi redimido, não existe maneira de sermos separados de Deus, ou seja, você não pode ser novamente cativo no mundo, nem ser corrompido pelas vontades da carne. Israel alcançaria novamente grande regozijo, o Senhor viria para “limpar” toda a impiedade, fosse da nação estrangeira, ou da nação que um dia Moisés libertou do Egito, com efeito de confirmar a promessa realizada a Abraão (Gênesis 17).

Jovem, embora alguns dias, algo pareça não ser justo, causando grande sofrimento a sua alma, o Senhor que comanda o universo, é capaz de remover todos os males, e ainda que você não enxergue a esperança, Cristo está dentro de você mantendo a sua fé no Pai inabalável.

As solenes últimas palavras do profeta a Israel e a seu coração jovem:

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).” Habacuque 3:17-19

Deus esteja sempre contigo!!

Admin
Admin

Mensagens : 3840
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Palavra do Jovem/on line: Habacuque 2 ("... o justo pela sua fé viverá.  O SENHOR Deus é a minha força") Empty Re: Palavra do Jovem/on line: Habacuque 2 ("... o justo pela sua fé viverá. O SENHOR Deus é a minha força")

Mensagem por MateusAlcântara Sex Jul 19, 2013 3:03 pm

Excelente a lição transmitida. Realmente era necessário ter profetas, como diz o provérbio:

Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado. - Provérbios 29:18

A profecia na Igreja é para "edificação, exortação e consolação" - 1 Co 14:3

E o que aprendemos dos profetas é que viveremos da fé, e não podemos recuar, pois assim o Senhor não sente prazer. Devemos ser daqueles que seguem mais e mais, não dos que tornam para trás.

Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.
Hebreus 10:38-39

MateusAlcântara
Membro

Mensagens : 167
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Palavra do Jovem/on line: Habacuque 2 ("... o justo pela sua fé viverá.  O SENHOR Deus é a minha força") Empty Re: Palavra do Jovem/on line: Habacuque 2 ("... o justo pela sua fé viverá. O SENHOR Deus é a minha força")

Mensagem por Eldier Khristos Sex Jul 19, 2013 10:45 pm



E o que aprendemos dos profetas é que viveremos da fé, e não podemos recuar, pois assim o Senhor não sente prazer. Devemos ser daqueles que seguem mais e mais, não dos que tornam para trás.

Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.
Hebreus 10:38-39

Amém!!

Eldier Khristos
Membro

Mensagens : 659
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Palavra do Jovem/on line: Habacuque 2 ("... o justo pela sua fé viverá.  O SENHOR Deus é a minha força") Empty Re: Palavra do Jovem/on line: Habacuque 2 ("... o justo pela sua fé viverá. O SENHOR Deus é a minha força")

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos