NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do Jovem/on line: Jonas 2 (" Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração")

Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

Palavra do Jovem/on line: Jonas 2 (" Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração") Empty Palavra do Jovem/on line: Jonas 2 (" Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração")

Mensagem por Admin Dom Jun 30, 2013 9:37 am







Palavra - Jonas 2





E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação. Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca. Jonas 2:1:10



Jovem, um dia os escribas e fariseus desejaram ver algum sinal da parte de Cristo, provavelmente duvidando da sua santidade, do poder nele existente, já que ele mesmo afirmava que havia saído de Deus. O Salvador simplesmente respondeu: “Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. “ Mateus 12:39-41


Deus não necessita conceder sinais quando pedimos, quando ele acha necessário os sinais da sua presença se manifestam em nossa vida, assim foi desde os tempos de Moisés, quando Deus realizou por intermédio do profeta sinais poderosos, para que o povo vendo cresse de todo o coração. Os sinais de Deus eram notórios ao povo de Israel, um dos grandes reis da época de Daniel, reconheceu que o Deus do estimado profeta era realmente capaz de realizar esses sinais.

“Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões.” Daniel 6:27

As provas do apostolado foram manifestos por sinais, prodígios e maravilhas (2 Coríntios 12:12). Mesmo com tantos sinais poderosos, alguns deixaram de crer em Moisés, também em Jesus (João 12:37). Sinais são necessários quando Deus deseja deixá-los como evidência da sua presença, como exemplo, no caso de Gideão para que ele soubesse que Deus realmente era com ele, ou como no caso de Elias, para que todos contemplassem que a mão do Senhor estava sobre ele. Eis um glorioso fato que devemos lembrar, o sinal de que Deus está conosco, fica nítido no caminho que percorremos, naquilo que nos propomos a perseverar, a valiosa e eficaz graça divina. Na graça os sinais do Espírito Santo estão na vida do cristão, os sinais de Deus, o selo do seu amor resplandecem na sua vida jovem. Até mesmo o véu é um sinal de Deus na cabeça das mulheres cristãs, o Deus maravilhoso deixa suas marcas nos corações e mentes de seu povo, seja homem, mulher, jovem. Moisés tinha uma vara que “executava” grandes sinais, claramente não era a vara, mas ela era um sinal visível da presença de Deus na vida do profeta. A jumenta que falou com voz humana, foi um sinal que impediu a loucura do profeta (2 Pedro 2:15-16). O jumentinho que levou o Senhor profetizado por Zacarias, foi um sinal para Jerusalém da humildade do grande Rei, que não veio ao mundo com grande pompa, a manjedoura foi outro sinal sobre aquele que veio para se esvaziar, apesar de uma multidão do exército celeste o louvarem (Lucas 2:13).

Aqui nas palavras escritas por Jonas, o grande peixe foi o sinal de Deus em sua vida, o sinal da proteção divina, por três dias e três noites, Jonas esteve protegido nas entranhas do enviado do Senhor...o peixe.

Jonas estava seguro nas entranhas do peixe, ela o protegeu da morte, todavia, em sua oração o profeta demonstrou grande sofrimento, foram três dias de reflexões intensas sobre toda a sua vida, principalmente sobre a desobediência cometida contra o Senhor. Uma tempestade envolveu a vida do profeta, ele foi escolhida para enviar a mensagem do Senhor a uma cidade impenitente, cuja maldade já havia chegado a presença do Senhor (Jonas 1:2). Jonas achou que podia fugir da presença do Senhor, não! Ninguém pode fugir do destino traçado por Deus, tudo é uma questão de confiança, tudo é baseado na fé. Jovem, pense por um pequeno momento, e se Jonas houvesse atendido imediatamente a vontade de Deus, o sinal citado por Jesus Cristo não teria existido, de certa forma parece-nos que até a fuga de Jonas foi proposta por Deus, porque ele nunca negou que amava a Deus. Jonas dormiu profundamente, enquanto os marinheiros lutavam para que o barco não afundasse, foi quando gritaram em seus ouvidos, “Levanta-te e invoca o teu Deus, para ver se ele se lembra talvez de nós e nos livre da morte.” (Jonas 1:6), falaram desse modo porque cada um já clamava a um deus diferente, ficaram ainda mais assustado, quando Jonas declarou, que o Deus que ele cria era o formador do mar que estava agitado, até mesmo aqueles homens compreenderam que Jonas fugia do seu próprio Deus, ao que ele admitiu que era exatamente isso que estava acontecendo:

“Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês". Ao invés disso, os homens se esforçaram ao máximo para remar de volta à terra. Mas não conseguiram, porque o mar tinha ficado ainda mais violento. Então eles clamaram ao Senhor: "Senhor, nós suplicamos, não nos deixes morrer por tirarmos a vida deste homem. Não caia sobre nós a culpa de matar um inocente, porque tu, ó Senhor, fizeste o que desejavas". Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. “ Jonas 1:12-15

Quando Jonas tomou a decisão correta, a tempestade dissipou-se da sua vida. Naquele navio um culto foi realizado ao Deus vivo, confirmando que a sua palavra é imutável, que somente ele pode mudar o tempo, as estações, os desígnios da vida, o mundo. Quando o mar recebeu Jonas se acalmou, entrou em ação a obediência do peixe, demonstrando a supremacia do poder celeste. Um Jonas arrependido clamou ao Senhor,  quando a memória do profeta ligou-se ao Espírito de Deus, sua boca foi possuída para falar em nome de Deus, seu corpo sentiu a presença da virtude celeste. Mas, porque três longos dias ele necessitou ficar no ventre de uma grande peixe? Seria um sinal para que ele compreendesse o tamanho do poder divino? Quando Jonas foi cercado por todo tipo de adversidade, seu coração lembrou do único Deus que poderia salvá-lo, não que ele estivesse em perigo de morte, nem que estivesse separado do amor de Deus, não! Mesmo com a desobediência, mesmo estando no fundo do oceano, ele percebeu que a presença do Senhor não se ausentou, assim com aconteceu com Daniel, no dia em que ele foi jogado na cova dos leões (Daniel 6:16), também com Jeremias no dia em que o afundaram numa cisterna cheia de lama (Jeremias 38:6). A presença do Senhor estava naquele grande peixe, Jonas exaltou a misericórdia divina, achou-se confiante para votar ao Senhor, como mostras de saber que seu pecado estava perdoado, que somente do Senhor vem a salvação.


“Do SENHOR vem a salvação. Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca. “ Jonas 2:1:10



Deus deu ordem então ao grande peixe, “agora que ele compreendeu a minha vontade, deixe-o em terra seca, deixe-o cumprir a sua missão”. Se aqueles que estivessem no barco com Jonas, tivessem deparado com ele em terra seca, depois do peixe o tê-lo vomitado, certamente diriam que “a morte não pode reter Jonas”, não entenderiam a não ser que o Espírito explicasse, que a Vida (Jesus) estava junto de Jonas, que na verdade aquele que seria o Salvador, esse sim, como revelou Pedro Deus o ressuscitou, “... soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela...“ (Atos 2:24).

Depois desse grande sinal, Jonas se dirigiu a cruel Nínive, para declarar-lhes todos os seus pecados e injustiças, o que a parte humana de Jonas não esperava, é que a cidade cresse da forma como ela creu.


“Viu Deus o que fizeram, como se converteram de seu mau caminho; Deus arrependeu-se do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.” Jonas 3:10


Jonas se arrependeu, a cidade se arrependeu, reconheceram a mesma coisa, que Deus como escreveu Paulo a Timóteo, “...quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:3), que ele mesmo declarou não ter  prazer na morte do que morre, “...convertei-vos, pois, e vivei” (Ezequiel 18:32). Jonas pregou a cidade de Nínive “...ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida” Jonas 3:4), não havia como escapar da ruína, ele foi chamado para falar da destruição, não para pregar o arrependimento, algo então inesperado aconteceu, “...os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor” (Jonas 3:5), se estavam condenados a ira de Deus, cometendo todo tipo de injustiça, aquela nação não sujeita as promessas de Deus, converteu-se a Deus de todo o coração, comprovando “...que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”( Romanos 10:17).

Eis o relato da grande conversão de Nínive:


“Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez. “ Jonas 3:6-10


Jonas deve ter se perguntado, “para que então tive que quase morrer, se Deus iria se arrepender?”, ele quase morreu porque fugiu da presença de Deus, a sua justificativa não procede, porque ele mesmo provou da compaixão, misericórdia, longanimidade, e da grande benignidade de Deus, o único que tem o poder para diante da impiedade, se arrepender permitindo o bem no lugar do mal.

Jonas orou duas vezes ao Senhor, uma para pedir resgate, outra para reclamar. Jovem acompanhe as petições do grande profeta:

1 Petição: “E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.” (Jonas 2:1-2)

Aqui ele chegou a seguinte conclusão: “Do SENHOR vem a salvação.” (Jonas 2:9)

2 Petição: ”E orou ao SENHOR, e disse: Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.” (Jonas 4:2)

Conclusão do profeta sobre a ação divina: “ Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. “ (Jonas 4:3)

Se era para não cumprir a sua palavra, melhor fora que ele mesmo encontrasse com a morte, Jonas não deixou registrado sua conduta após a sua “rebelião” com Deus. Jovem, não era contra Jonas que Nínive cometeu impiedades, foi contra Deus o criador de todas as coisas, outrossim, não foi Jonas quem falou, foi Deus que falou através dele, Deus salvou Jonas, Deus salvou Nínive, houve ainda o caso da aboboreira, do mesmo jeito que se alegrou com ela, quando amparou a sua cabeça por causa do sol, Jonas desejou de novo a morte, quando o verme a matou, todavia, uma pergunta intrigaria Jonas e ela permanece até hoje.


“ E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais? “Jonas 4


Jovem, tudo o que nossos olhos alcançam ver, tudo pertence ao Senhor, tudo foi criado por ele, falando da criação, como diz a valiosa PALAVRA de Deus, “...Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível” (Hebreus 11:3), da fuga a tempestade, da tempestade ao grande peixe, do grande peixe a pregação, da pregação a conversão da cidade, da conversão ao desânimo de Jonas, do desânimo de Jonas a aboboreira, da aboboreira até a última pergunta de Deus, tudo foi exercido pelo eficaz comando de Deus, sobre os meros mortais que não sabem discernir entre a sua mão direta e a sua mão esquerda.

Assunto memoráveis são abordados nesse, que é mais um dos grandes livros sagrados, que tão somente exaltam a soberania divina. Jovem, esse mesmo Deus está todos dias guardando você do inferno, porque você já morreu para o mundo, “...e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:3). Assim como a vida de Jonas foi preservada, também as almas que habitavam a grande cidade outrora tão cruel e opressora, a graça de Deus jovem, fez de você um (a) escolhido (a) para não enfrentar somente os sofrimentos, muito mais os benefícios da graça divina.

Pedro certa vez argumentando sobre as investidas do diabo, afirmou que a resistência que vem pela fé, é capaz de enfrentar todas as forças destrutivas que se levantam. Porque não é somente nós que sofremos, as aflições em nome de Cristo estão por todo mundo, avançaram as eras, mas todos que temem a Deus vencem, são mais do que vencedores (palavras de Paulo), porque a graça de Deus é ainda mais abundante nas provas.

E na resistência ocorre o aperfeiçoamento:

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.” 1 Pedro 5:10

Se em certo momento, Jonas não compreendeu, que muitos não tinham capacidade de discernir entre o certo e o errado, que sempre foi necessário a intervenção de Deus, para que o homem se voltasse a ele, toda a sua vontade, bem como sua obra redentora veio para abalar as estruturas da terra, porque somente através de Jesus Cristo nós podemos nos aproximar a Deus, e somente Deus pode nos aproximar de Cristo.

E a palavra de Deus é tudo, e tudo ocorre pela palavra de Deus. Jovem, tema a Deus porque a Palavra que permanece, é a palavra cuja morte não pode reter. Como Jonas permaneceu três dias dentro do grande peixe, o Senhor também permaneceu três dias no seio da terra, esse é o único sinal que devemos guardar.

“Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. “ Mateus 12:39-41

Aquele que é mais que qualquer profeta ou apóstolo, porque falou a todos eles sobre a graça perfeita e protetora, é também a tua fiel proteção.

Deus esteja contigo.


Admin
Admin

Mensagens : 3842
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos