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Soberania de Deus e a responsabilidade humana na evangelização

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Soberania de Deus e a responsabilidade humana na evangelização   Empty Soberania de Deus e a responsabilidade humana na evangelização

Mensagem por Admin Seg Jan 07, 2013 2:44 pm




1-5: Paulo era visto por muitos como um falso pregador, pois era perseguido pela grande maioria do povo judeu, os quais rejeitavam sua mensagem. E Paulo sentia profunda dor e angústia por seus parentes segundo a carne ao ponto de como Moisés, desejar, se fosse possível, perder a salvação pelo bem deles. Pode-se notar aqui que embora Paulo cresse na Soberania de Deus, isso não o impedia de sentir compaixão pelo perdido que rejeitava a Cristo. Para Paulo não há nenhuma contradição entre a Soberania de Deus e a compaixão pelo perdido.

6: Toda essa rejeição pelos judeus colocava a mensagem de Paulo em descrédito, e, por isso, Paulo então escreve os capítulos 9, 10 e 11 para mostrar que a Palavra de Deus não falhou e qual era o plano escatológico de Deus para nação israelita.

7-13: O primeiro argumento de Paulo mostrando que a Palavra de Deus não falhou é sobre a filiação espiritual. Paulo mostra que os verdadeiros israelitas não são os filhos da carne (Ismael e Esaú), mas os filhos da promessa (Isaque e Jacó). Logo, a promessa de Deus não falhou, mas se cumpriu nos filhos da promessa, que foram eleitos por Deus. Paulo exemplifica essa eleição nos irmãos gêmeos Esaú e Jacó, afirmando que Deus escolheu Jacó, mas rejeitou Esaú, mesmo antes deles terem nascido ou praticado bem ou mal; e isso para que a eleição estivesse firmada não nas obras, mas em Deus, que chama.

14-18: Paulo a seguir começa a responder possíveis argumentos que ele já prevê que serão feitos. O primeiro argumento é que se Deus escolheu Jacó e rejeitou Esaú sem levar em conta a vida deles isso seria injusto. E a resposta de Paulo é que a misericórdia de Deus é livre e Deus escolhe com quem terá ou não misericórdia. Provando isso Paulo cita o Velho Testamento (lembre-se que a discussão é em relação a judeus) onde Deus diz a Moisés que teria misericórdia de quem quisesse e onde diz que levantou o Faraó para glorificar Seu nome. Quanto ao Faraó há no relato bíblico tanto afirmações de Deus dizendo que o endureceu, quanto do Faraó endurecendo seu próprio coração.

19-24: Paulo prevê um novo contra-argumento: Se Deus endurece quem quer, porque Ele ainda afirma que o homem é responsável? Ou em outras palavras: como Deus pode ser Soberano e o homem responsável? A resposta de Paulo é um “basta”, onde Paulo delimita o perguntar por buscar conhecer a Deus e o perguntar por se rebelar a Deus. A resposta de Paulo é que de uma mesma massa (caída) Deus pode fazer vasos para honra (crentes) e outros para desonra (descrentes). Cabe ressaltar que quando ele fala os vasos preparados para perdição, Paulo não deixa claro quem preparou – de forma oposta, está explícito que os vasos preparados para glória foram preparados por Deus. Pode-se entender disto que tanto o pecador se prepara para perdição, como Deus o prepara e atura para tal fim (em semelhança a Faraó endurecendo seu coração e Deus endurecendo o coração dele).

24-29: Paulo aqui mostra que esta eleição para glória, os vasos de misericórdia, não é restrita aos judeus, mas também inclui os gentios, corroborando isso com versículos do Velho Testamento. Mostra também que a preservação de judeus crentes é baseada na misericórdia divina – o remanescente, aqueles que Deus deixou descendência.

Logo, devemos lembrar que Paulo mesmo crendo na Soberania divina na eleição:

1) Não via nenhuma incoerência em sentir compaixão pelo perdido rejeitado;
2) Não via nenhuma incoerência na necessidade de pregar o Evangelho (pois o mesmo Deus que elege pessoas elegeu que o método pela qual elas seriam salvas fosse a pregação)
Se a sua crença na Soberania de Deus impede você de sentir compaixão pelo perdido e de evangelizar, você deve rever sua crença, pois certamente não impedia Paulo.


Augustos Nicodemus

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Soberania de Deus e a responsabilidade humana na evangelização   Empty Re: Soberania de Deus e a responsabilidade humana na evangelização

Mensagem por CarlosB Seg Jan 07, 2013 3:45 pm

Administrador escreveu:
1) Não via nenhuma incoerência em sentir compaixão pelo perdido rejeitado;
2) Não via nenhuma incoerência na necessidade de pregar o Evangelho (pois o mesmo Deus que elege pessoas elegeu que o método pela qual elas seriam salvas fosse a pregação)
Se a sua crença na Soberania de Deus impede você de sentir compaixão pelo perdido e de evangelizar, você deve rever sua crença, pois certamente não impedia Paulo.

Os sentimentos são coisas da carne, por isso é natural que fale neles, não da fé, se fosse assim vivia eternamente chorando com pena dos perdidos e berrando o dia todo no tempo presente pelas calamidades que existem sobre a face da terra.

O amor de Deus é para com os eleitos, e todo o eleito possuiu esse amor, e nenhum dos eleitos se perderá. Logo não há motivos para andar com sentimentos fingidos pelos perdidos, porque o eleito não discerne segundo os sentimentos da carne, mas segundo a fé no que está escrito, e ele sabe que nem uma só ovelha se perderá. Agora quando não se crê em Deus, só lhe resta os sentimentos da carne, e por isso vive segundo eles.

João 6:37 - Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

Mas se ele se perdesse Cristo tinha mentido porque havia uma maneira.

João 17:2 - Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.

Vês? É Senhor de toda a carne, mas só dará a vida eterna aos que o Pai lhe deu e não aos que o escolheram. E aos que o Pai deu são todos. Logo não ficará nenhum de fora.


Pois jamais as ovelhas de Cristo podem ser enganadas, se perder.

João 10:3 - A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 4 - E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.5 - Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

Portanto erra quando diz tais coisas. Mas quanto ao ímpio diz:

Marcos 4:11 - E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, 12 - Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.

O problema é que você quer que Deus salve os filhos do diabo, e se calhar até o próprio diabo, não sei. Mas isso Deus não faz, porque ele os fez para a sua ira, e ele só ama os seus filhos.

Agora olha a responsabilidade humana:

João 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.[

Efésios 2:9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Todas as obras são resultado da graça e não para consolidar a graça, ESSA É CONSUMADA INCORRUTÍVEL PARA SEMPRE QUE AS MÁS OBRAS NADA PODEM FAZER.

Quer a glória da carne, mas Deus não a dá a ninguém.

administrador, uma vez que você não crê na graça separada das obras, devia de começar a dizer ao despedir-se:

Graça e obras. Em vez de graça e paz, não acha?
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Mensagem por CarlosB Seg Jan 07, 2013 6:06 pm

Você quer mostrar fé com as suas obras, mas a fé mostra-se crendo no que Deus diz, coisa que ainda não mostrou.

Romanos 4:3 - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4 - Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. 5 - Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. 6 - Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras,

E a prova de que se crê na salvação é não fazer obras, mas quem as faz mostra que não crê em Deus não se considerando salvo, e por isso faz obras para se convencer a si mesmo que é salvo.
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Mensagem por Admin Seg Jan 07, 2013 8:01 pm

Carlos,

Não vou ficar respondendo seus insultos, haja vista que você nem evangelista é, não tem moderação com as palavras.

Além da falta de moderação, perdeu o senso, está sem objetivo, você não entende o que é amor, não pode entender o que é a predestinação, motivo pelo qual atira versículos a esmo.

Segue abaixo uma consideração pessoal sobre a predestinação:

Texto base: Efésios 1


"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! " Efésios 1:1-2

Reflita no prefácio maravilhoso, tudo é pela vontade de Deus, ser um apóstolo também é da vontade de Deus, Paulo não foi por conta própria, foi chamado para a graça, para a paz, tudo isso veio da parte de Deus, o Pai de Jesus Cristo, Paulo se tornou prisioneiro do evangelho.

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor..." Efésios 1:3-4

O apóstolo exalta a Deus, o Pai, o qual abençoou os eleitos, não com as bençãos comuns, não como enxergam os homens, nem como sentem os homens naturais, mas com bençãos espirituais, nos lugares celestiais, nada que remeta a esse mundo tenebroso, cheio de cogitações, de interpretações vãs, que nunca levam a lugar algum. A tão maravilhosa eleição, procedeu de um Deus soberano, que no seu propósito já anteviu os justos, cumprindo de modo irrepreensível, com toda a santidade, suas atitudes diante dele, foi o amor incondicional de Deus, que não permitiu destruir toda a humanidade, provando que ele sabe livrar o justo.

Deus nos amou primeiro, o amor antecede a fundação do mundo, o amor foi guardado para conceber de um ventre carnal, através do Espírito Santo, que derramaria o amor de Deus sobre os escolhidos. Mas quem de nós pode saber quem é um escolhido? Sermos predestinados, não é sermos arrogantes, isso é desrespeito com o próximo.

"E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência..."Efésios 1:5-8"

Eis aqui algo interessante, fomos adotador por Cristo, nós que nunca fomos filhos, nunca fomos povo, não éramos dignos de misericórdia. Fomos predestinados para sermos adotados, tudo procedeu da aprovação divina, agora, nos tornamos agradáveis ao Pai, através do Filho, caso contrário nunca haveria situação agradável. Somos agradáveis pela perseverança de Cristo, pela redenção, pela remissão das ofensas, fomos agraciados através de um sofrimento, através do qual abundou de Cristo, da sua sabedoria e prudência em cumprir os objetivos estabelecidos pelo Pai.

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. " Hebreus 1:1-4


Somos irmãos do herdeiro do mundo, aquele que sustentou todas as coisas, para que elas não cedessem, o qual se entregou para purificar a igreja, para que ela não fosse apresentada maculada, essa predestinação ocorreu de maneira gloriosa, não foi um evento tão fácil, realizado de qualquer maneira, afinal, para se herdar um nome excelente, Jesus deveria dar um testemunho excelente, e ocioso é uma coisa que ele não foi.

"Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. " 2 Pedro 1:3-10

Logo, Paulo continua consolando a Igreja de Éfeso:

"Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade... " Efésios 1:9-11

O diabo bem que tentou, em todo o tempo ele tentou, ele continua ainda tentando, mas todas as coisas foram direcionadas para Jesus, todas as coisas, ele não tem poder algum para desfazer isso, tanto nos céus, quanto na terra, os propósitos de Deus foram estabelecidos (e cumpridos), os justos foram predestinados, não por alguma força da carne, mas foram impelidos para Cristo, impelidos para herdar uma coroa. Eis então outro mistério, como alguém pode renegar o evangelho, como alguém pode negar o Cristo de Deus, como alguém pode blasfemar do Espírito? Quem são os poucos escolhidos? Quem são os vasos preservados para ira?? Não é pelo coração que se conhece um justo?

Embora exista as teorias da predestinação, nenhum de nós sabe que é escolhido, cogitamos que somos, nos esforçamos para dar testemunho. Muitas vezes não suportamos o nosso próximo, não admitimos as idéias alheias, quantos foram considerados hereges no passado, e quanto foram considerados mártires? Quem pode dizer de quem é o céu, quem é o joio, quem é o predestinado, quem é o escolhido, quem é o eleito, quem de fato perdeu a herança, quem ainda consta no livro da vida?

Paulo queria edificar a igreja, para que ela mantivesse a comunhão do Espírito.

"Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. " Efésios 1:12-14

Eles foram os primeiros a esperarem em Cristo, nós agora também esperamos em Cristo, nós estamos com Cristo, mas o que deixa evidente que estamos com ele, é o modo como ouvimos a palavra, o evangelho, é o modo como cremos, quem pode indicar que em tal país existe um eleito? Quem? Quem ouve a palavra da verdade, pode não revelar ser um escolhido no momento, será que por isso será ele um perdido? Por ser um perdido não tenho direito de ter compaixão?? Mas o que indica a predestinação?

No crer, somos marcados com o selo do Espírito, essa é a única garantia que nós temos, que indica que seremos redimidos, que somos posse do Senhor, é o selo que quando avistado pelo diabo, ele tem que evadir-se do local, pois aquela alma não pode ser arrancada das mãos de Deus.

Quando falamos em predestinação, queremos a todo custo acusar este ou aquele, queremos estabelecer parâmetros que indicam, que o crente não pode perder a salvação, claro, nenhum justo pode perder a salvação, também jamais a salvação poderá ser desfeita, a vida do cristão está congregada com Cristo junto de Deus.

"Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos,Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos..." Efésios 1:15-18

Paulo ouviu os efeitos da fé em Éfeso, ouviu e agradeceu a Deus, glorificou ao Pai o movimento realizado por ele, a sua soberania. O ato de não cessar de dar graças, indica o contentamento, por cada coração que compreendeu a voz da verdade, o verbo de Deus. Mas ele nunca cessou de orar, nunca parou de pedir, que Deus continuasse a aperfeiçoar aqueles espíritos, de lembrá-los da vocação para qual foram chamados, somente com muita iluminação, vamos ser capazes de compreender a atitude do apóstolo.

Estamos esperando a herança, por vezes alguém contesta nossa vocação, mas o crente verdadeiro vive da esperança, aguardando com perseverança.

"Pois na esperança fomos salvos; porém a esperança que se vê, não é esperança; porque o que alguém vê, como o espera? Mas se esperamos o que não vemos, com perseverança o aguardamos. " Romanos 8:24-25

Terminou Paulo o seu primeiro capítulo a igreja de Éfeso:

"E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. " Efésios 1:19-23

O poder de Deus nos predestinou, não são as teorias que nos aproximam de Deus, a operação espiritual mui grande ocorrida, veio de um poder tremendo, foi manifestada na ressurreição, somente um poder tão inefável, poderia fazer um corpo morto, exposto a um sofrimento tão intenso, ressuscitar dentre os mortos, mas aquele que ressuscitou tinha confiança no Pai que o enviou. Somente um poder indescritível poderia fazer, que o Filho sentasse a sua direita, depois de já transformando em corpo glorioso, tendo todo o poder na terra, quanto no céu, isso é de fato falar de predestinação, não é através de debates intermináveis, que exaltamos os efeitos da eleição.

Novamente eis a descrição do que é predestinar alguém:

"E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. "

Paulo explicou exatamente como ocorreu a misericórdia, não falou de obras, não tocou em um só momento em livre-arbítrio, não perdeu seu tempo com divagações, "apenas" corroborou com o chamado divino, testificou sobre eleição, do modo como ocorrem as escolhas divinas, falou apenas de como Cristo, se tornou o cabeça da igreja, cumprindo as determinações do Pai, através da palavra que permanece.

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Mensagem por CarlosB Seg Jan 07, 2013 8:09 pm

Não, você é que insulta a Deus e depois de tudo o que já lhe disse, a minha resposta é sempre a mesma:

Administrador, não adianta andar saltitando de verso em verso, procurando mandamentos carnais contra a fè, chegando atè a não postá-los por inteiro, como se a palavra de Deus em certo lugar seja verdadeira e noutro lugar seja falsa.

E ainda você fala de mim acerca de Tiago? Eu mostro as minhas razões agora você e mutila toda a bíblia escolhendo só os versos que lhe interessam; negando que somos salvos com uma salvação eterna e querendo ser salvo pelas suas próprias obras inutilizando assim a graça gratuita de Deus.

E se não crê numa passagem, logo não crê também em toda a bíblia, e eu também não estou para lhe explicar toda a bíblia de verso em verso, mas tudo se resume nisto:

O seu grande erro não está em falar em fazer boas obras, porque isso é o dever de todo o homem ordenado desde o principio do mundo,mas o seu grande erro, tamanho de um avião, é você dizer que sem as suas obras a fé não salva como Tiago diz, ou que a graça que dà a vida eterna, sem as suas obras perde-se.

E assim mostra que a sua fé está nas suas obras e não na graça de Deus ,uma vez que sem elas a fé e a graça é morta. A bíblia chama essa fé de fingida, de simulada, pois em vez de estar em Deus está na própria pessoa, em sua carne, porque segundo você, a fé e a graça é inoperante sem as obras do homem.

Mas a fé verdadeira diz: farei toda a sorte de boa obra porque assim me foi ordenado, mas se as faço nada me acrescenta á justiça e á vida, e se não as faça nada me é retirado. E nesse sentido é igual tanto o que faz o bem como o que faz o mal, porque a graça não é obra de homem mas dom gratuito de Deus.

È isto que eu tenho para lhe dizer sempre que argumentar que são preciso obras para a fè.

Mas isso è um exemplo da escravidão da carne que não o deixa ver a glória de Deus, que são as suas obras que sò ele faz no homem, mas só pode ver a glória da carne que são as suas próprias obras da sua carne.

Só confirma o tópico" predestinação dissimulada".
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