NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

As crises doutrinárias de Louis Francescon - Eventos anteriores a Niagara Falls, NY

Ir para baixo

As crises doutrinárias de Louis Francescon - Eventos anteriores a Niagara Falls, NY Empty As crises doutrinárias de Louis Francescon - Eventos anteriores a Niagara Falls, NY

Mensagem por Admin Qua Nov 03, 2010 9:17 am

Por: Josué Giamarco - Universidade Presbiteriana Mackenzie.


INTRODUÇÃO


Ao nos aproximarmos do centenário do surgimento do Movimento Pentecostal Ítalo-Americano, que será comemorado no próximo dia 15 de setembro, vemos como ainda não temos disponível em língua portuguesa um trabalho que contenha mais dados do que os diretamente ligados à figura de Luigi (Louis) Francescon.

Neste resumo reunimos parte das informações disponíveis em inglês e italiano sobre o desenvolvimento desse movimento, com algumas informações sobre seus líderes e sobre suas primeiras cisões, e devido ao tempo nos prendemos aos fatos ligados aos E.U.A., citando apenas superficialmente o desenvolvimento das comunidades pentecostais na Itália e Brasil, esperando vir a ampliar futuramente esse trabalho no transcorrer das pesquisas para elaboração da dissertação.





Última edição por Admin em Qua maio 11, 2011 11:16 pm, editado 3 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

As crises doutrinárias de Louis Francescon - Eventos anteriores a Niagara Falls, NY Empty Parte 2

Mensagem por Admin Sex Nov 26, 2010 10:59 pm





AS CISÕES


Após alguns anos de crescimento sem o aparecimento de problemas internos, entre os anos de 1914 e 1925 a Assemblea Cristiana di Chicago passará por duas grandes crises doutrinárias, sendo que a última resultará na necessidade de Francescon criar uma outra comunidade, a qual dará o nome de Congregazione Cristiana di Chicago.


A QUESTÃO DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E SALVAÇÃO.

A primeira questão que surgiu foi quanto ao Batismo no Espírito Santo e a Salvação: sem o Batismo no Espírito Santo se pode ser salvo? Pietro Ottolini, ao retornar a Chicago depois de sua permanencia de quatro anos na Itália encontra a igreja de Chicago com o número de membros muito maior, mas entre eles o interesse pela busca do batismo no Espírito Santo havia arrefecido. Devido a isso ele passa a fazer uma série de pregações sobre a importância de o fiel receber o batismo no Espírito Santo. Sem ter esse objetivo ele desperta uma serie de questionamentos, e quando infelizmente afirma em suas mensagens que "a vida de Cristo vem manifestar-se em nós quando se recebe a promessa do Espírito Santo, e não quando se recebe Jesus Cristo por fé" , provoca por parte dos demais líderes, principalmente Francescon, uma reação que condena sua forma de pensar.

Com seu caráter humilde e amável Pietro Ottolini corrige sua posição, mas devido a não ter mais ambiente para permanecer em Chicago transfere-se em 1917 com a família para St. Louis, Missouri, onde continuara desenvolvendo suas atividades pastorais junto a Italian Evangelical Church por ele fundada.


A QUESTÃO SOBRE A VALIDADE DO CONCILIO DE JERUSALÉM


A questão que ira causar sim um grande cisma entre as igrejas italianas, refletindo mesmo na Itália e América do Sul, ocorrerá em 1925, e forçará a igreja italiana a caminhar para uma definição doutrinária mais detalhada vai ter como estopim o posicionamento doutrinário defendido por Giuseppe Petrelli (1877-1957), pastor batista, juiz de paz, jornalista e escritor fecundo. Recebe a mensagem pentecostal em 1908, sendo batizado no Espírito Santo em 1915, deixando oficialmente a igreja batista em 1916 para dedicar-se ao ministério itinerante entre a comunidade pentecostal ítalo-americana. Muito comunicativo, teve grande aceitação entre os crentes ao expor sua teologia, com forte tendência para o quietismo e o antinomismo e que dava uma interpretação mística sobre a igreja: não apenas distinguia entre igreja visível e invisível, mas defendia ser essa a igreja verdadeira, composta apenas de um remanescente fiel, do qual a maior parte dos crentes não faz parte, e da qual os membros se fazem conhecer por não serem prezados e nem compreendidos pela maioria dos crentes.

Esse primeiro posicionamento entrave em choque com o pensamento de Francescon e outros anciões que não aceitava a divisão dos cristãos nascidos de novo em duas categorias e principalmente não aceitava a existência de uma elite no âmbito da Igreja. Mas o ponto principal da discórdia foi à oposição de Petrelli em aceitar as decisões do Concilio de Jerusalém como válidos para os dias de hoje, em especial a proibição de utilizar o sangue para alimentação bem como de animais sufocados, crendo ser um compromisso para aquele tempo. A reação não tardou e Francescon escreveu uma circular a toda a igreja intitulada "Risposta a Giuseppe Petrelli", reafirmando a validade das decisões do Concilio de Jerusalém e condenando o posicionamento contrário. Mas o dano já estava feito. A Assemblea Cristiana di Chicago divide-se, sendo que a facção favorável ao pensamento de Petrelli fica com o edifício e o direito ao uso do nome Assemblea Cristiana (Christian Assembly), enquanto Francescon organiza outra comunidade com o nome de Congregazione Cristiana (Christian Congregation), tornada pessoa jurídica em 17 de abril de 1926.

Essa divisão dá origem a um processo judicial para indenização pela posse do prédio localizado na 1350-1352 West Erie Strett que somente terminará em 1935.

A tensão se fazia presente em outras igrejas da comunidade italiana, que chegavam a divisão como ocorreu em Chicago. Devido a isso os anciões Luigi Francescon e Massimiliano Tosetto (Niagara Falls, NY), com o auxilio de Michele Palma (Syracuse, NY) consideraram necessária à realização de uma Assembléia Geral dos anciões das igrejas ítalo-americanas. O local foi à igreja de Niagara Falls, NY, e a data 30 de abril a 01 de maio de 1927. Essa Assembléia Geral pode ser considerada o evento constitutivo do movimento pentecostal ítalo-americano.

Nele são elaborados e aceitos pelas comunidades os 12 pontos de fé, que ainda hoje são utilizados pela Congregação Cristã no Brasil, pela Christian Church of North América e pela Congregazione Cristiana Pentecostale Italiana, e que em seu artigo nono diz:


9. Nos cremos na necessidade de nos abster das cousas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o Espírito Santo na assembléia de Jerusalém. (Atos 15.28,29; 16.4; 21.25)

Além de definir um credo doutrinário básico para as igrejas do movimento, o concilio também lançou as bases para uma organização eclesiástica, desde o inicio vista com desconfiança por Francescon, congregacionalista irredutível, mas que aceita a criação da Unorganized Italian Christian Churches of U.S.A., que funcionará como uma comunhão de igrejas autônomas cujos anciões se reunirão anualmente para tomar decisões e não uma denominação, bem como a elaboração e publicação de um novo hinário, para substituir o usado anteriormente e que ficará de posse da Assemblea Cristiana di Chicago.

Surge assim em 1928 o Nuovo Libri di Inni e Salmi Spiritualli, uma publicação conjunta da Chiesa Cristiana de Niagara Falls, NY,e da Congregazione Cristiana, Chicago Ill.

Quanto a Assemblea Cristiana di Chicago, continuará sua existência de forma livre, não ligada a corrente principal do movimento, ficando sob a direção de Pietro Menconi, até seu falecimento em 1936. Mesmo após a reaproximação das facções em 1945 ela não retornará a comunhão oficial com as demais igrejas italianas, sendo que finalmente em 1967, após se definir como uma igreja multiétnica filia-se as Assemblies of God, sendo hoje conhecida como Belmont Assembly of God.


A ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO E O ISOLAMENTO DA ALA RADICAL


O surgimento no movimento pentecostal ítalo-americano de uma forma de organização eclesiástica que ultrapasse o nível da igreja local estava fadado a acontecer. A partir da necessidade de organização para combater os erros doutrinários passou a ser clara a existência de duas alas: os congregacionalistas radicais, sendo de maior representante o ancião Louis Francescon, e a ala que não entendia que existência de uma organização acima da igreja local não representaria necessariamente o fim da direção por parte do Espírito Santo, estando nela também nomes de peso como Massimiliano Tosseto e Michele Palma.

Em 1929, na conferencia realizada no Brooklyn (NY) é criado um Fundo Missionário, recebido com entusiasmo pelos representantes das igrejas que viam a necessidade de investir na abertura de novas igrejas, bem como no auxilio a obra missionária em outros países. Foi eleito um comitê de três membros para custodiarem esses fundos, sendo eles Massimiliano Tosseto, Olympus Angelelli e Michele Palma.

Em 1933, na convenção realizada em Chicago, decide-se eleger cinco anciões para atuar junto às igrejas locais como mediadores quando requisitados. Foram eleitos para essa função Francescon, Tosetto, Palma, Angelelli e Emma.

O caminho para a organização fica mais claro quando em 1938 o Concilio Geral aprova a modificação de seu nome para Italian Christian Church of North América, permitindo que as igrejas locais se incorporem (se tornem pessoa jurídica) sob esse nome conforme as leis dos diversos estados.

Apesar de ter aceitado a personalidade jurídica da Congregação Cristã no Brasil e também da Congregazione Cristiana Pentecostale em Roma (posteriormente revogada pelo governo fascista), Francescon entende que nesses grupos foi simplesmente a criação de uma representação legal frente às autoridades, não interferindo no âmbito espiritual e na administração e governo da igreja local.

Todavia, ao perceber o caminho que se estava seguindo nos E.U.A., isola-se não participando do Concilio Geral de 1939, onde foi criada uma estrutura administrativa para gerir o fundo missionário, bem como para se responsabilizar pela publicação de um periódico oficial da Chiesa Cristiana Italiana Del Nord América, escrevendo posteriormente:

Allá cara fratellanza costante nella fede che è stata una volta per sempre insegnata ai santi. S. Giuda 3. (...).Questo sai noto a tutta la fratellanza fedele al Signor Gesù, che un1organizzazione nel mezzo del campo di Dio, è un’aperta ribellione contro di Lui.Un passo che porta ad associarsi con il mondo. Limita il supremo poter di Dio. Impedisce a Cristo di glorificarsi secondo la Sua parola. Toglie l’ufficio dovuto allo Spirito Santo. Nega la celeste vocazione. S’arrende al costume delle Genti.

Em novembro de 1943 ele organizou um concilio em Chicago com aqueles irmãos que como ele "sentono che si deve ritornare a come l’opera era dal principio, senza organizzazioni dirette o indirette, senza formulare credi, e senza alterare la Parola di Dio".

Todavia, esse encontro não teve o peso que se poderia esperar. Sua resolução encontra-se em um simples cartão postal, igual ao que trouxe o convite para o evento, onde está escrito: "Iddio ci há aiutati di abbraciare tutto ciò Che è stabilito... cioè: di ritornare a como l’opera era dal principio, senza organizzazioni dirette o indirette, senza formulare credi, e senza alterare la parola di Dio. Al Signore Gesù Cristo tutta la gloria".

Esse resultado pouco expressivo possivelmente ocorreu por conta do isolamento de Francescon do resto do movimento, fazendo com que viesse a perder a inegável influencia dos anos anteriores.

Continuará a desenvolver suas atividades como líder da Congregazione Cristiana di Chicago, mantendo contato com uma minoria de igrejas italo-americanas nos E.U.A., com a Congregação Cristã no Brasil e com algumas igrejas na Itália, reduzidas também a um pequeno grupo após a adesão da maioria das comunidades daquele país em 1947 ao acordo com as Assemblies of God(USA) para regularização frente às autoridades.

A partir de agora os rumos do movimento pentecostal ítalo-americano estará nas mãos de uma segunda geração de líderes, tanto nos E.U.A., como na Itália e mesmo no Brasil, onde com a morte dos anciões mais antigos e do próprio Francescon o pequeno relacionamento ainda existente com alguns representantes da Chiesa Cristiana Italiana del Nord América, hoje Christian Church of North América – CCNA, e com toda a herança histórica e cultural que isso representava foi perdido.


O PERÍODO FINAL DE ORGANIZAÇÃO


Com a grande maioria dos líderes originais do movimento pentecostal ítalo-americano já falecidos (Tosseto) ou desligados da corrente principal (Francescon, Ottolini), uma nova safra de líderes, que não estavam preocupados com as polemicas e divisões do passado, mas apenas em melhor organizar o movimento para ampliar o anuncio da mensagem pentecostal entre os italianos assume a frente dos trabalhos. Foi criada então, contando com o apoio desses novos líderes e já com personalidade jurídica (incorporated) a Missionary Society of the Christian Church of North América, em 1948, com sua sede em Pittsburg, Pennsylvania.

Essa entidade será a responsável pelo envio de vários missionários que auxiliarão na reconstrução e reorganização das comunidades pentecostais na Itália do pós guerra, trabalhando em parceria com a ADI e com as Assemblies of God, a exemplo de Antonio Di Bise, Matthew e Elizabeth De Santis, Joseph Fiorentino, Daniel e Angie Ippolito e Eugene Palma, filho de Michele Palma..

O Concilio Geral continuará sem personalidade jurídica até 1963, quando na convenção realizada em Philadelphia, Pennsylvania, sua incorporação foi aprovada. Surge então "The General Council of the Christian Church of North América", que hoje tem sua sede na cidade de Transfer, PA. A partir do final dos anos sessenta a CCNA passa a se posicionar como uma igreja multi-etnica, mas que mantêm o orgulho de se ter originado a partir do grande avivamento ocorrido entre os imigrantes italianos de Chicago, Ill.


P.s.: Foram expostos apenas fragmentos do trabalho, que mesmo assim, nos fornecem informações valiosas, sobre o movimento que deu origem a instituição Congregação Cristã.

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos