NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Liderança ministerial: a emocionante intercessão de Esdras

Ir para baixo

Liderança ministerial: a emocionante intercessão de Esdras  Empty Liderança ministerial: a emocionante intercessão de Esdras

Mensagem por Admin Qua Abr 18, 2012 4:42 pm




O julgamento de um líder


"Ele era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. " Esdras 7:6

Israel era um povo propenso ao pecado, nem bem acabaram de retornar do exílio babilônico, recomeçaram a pecar, não somente o povo, também os sacerdotes, os levitas, estes pioravam a situação, por serem responsáveis pela casa do Senhor.

Quando a notícia chegou aos ouvidos de Esdras, um hábil temente escriba do Senhor, ele ficou aterrorizado:

"...chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios, e dos amorreus. Porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras; e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão. E, ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e sentei-me atônito. " Esdras 9: 1 a 3

Um homem temente a Deus, atônito diante de um povo, incapaz de reconhecer a benevolência divina.

Imediatamente Esdras invoca a Deus, num diálogo carregado de tristeza:

"Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus; porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus. Desde os dias de nossos pais até ao dia de hoje estamos em grande culpa, e por causa das nossas iniqüidades somos entregues, nós e nossos reis e os nossos sacerdotes, na mão dos reis das terras, à espada, ao cativeiro, e ao roubo, e à confusão do rosto, como hoje se vê. " Esdras 9:6 a 7

Culpas excedidas, tamanhas tais, que chegavam aos céus. Quando o valente homem de Deus, declara a culpa de todo o povo, ele revela, que ela vem desde os primórdios, na incansável maneira do homem demonstrar sua falta de zelo com a palavra, sua impiedade, sua falta de caráter, preferindo a maldição, a servir a Deus de todo o coração. Quantas vezes os reis do mundo, não conduziram este povo ao cativeiro, quantas vezes Israel não foi assaltado, se metendo em confusões, que desonraram o nome de Deus, perante povos incrédulos, ainda mais agora, depois de um longo cativeiro, novamente os corações se demonstravam endurecidos.

Esdras inconformado, continua dialogando com Deus:


"E agora, por um pequeno momento, se manifestou a graça da parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem, e para dar-nos uma estaca no seu santo lugar; para nos iluminar os olhos, ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão. Porque somos servos; porém na nossa servidão não nos desamparou o nosso Deus; antes estendeu sobre nós a sua benignidade perante os reis da Pérsia, para que nos desse vida, para levantarmos a casa do nosso Deus, e para restaurarmos as suas assolações; e para que nos desse uma parede de proteção em Judá e em Jerusalém. " Esdras 9: 8 e 9

A graça da parte do Senhor, manifesta a um povo amado, embora, o amor não fosse recíproco. Não que todos ali naquela nação, não tivessem amor por esse Deus maravilhoso, Esdras é a prova viva da gratidão. Certamente com os olhos coberto pelas lágrimas, ele sabe que nunca houve abandono da parte de Deus, antes porém o povo conduziu a si mesmo a servidão. E mesmo agora diante do retorno, da benção através dos reis da Pérsia, do favorecimento para novamente edificar uma casa, da oportunidade de reconstruir sua identidade outrora perdida, da misericórdia de Deus em fornecer uma parede de protenção em Judá e em Jerusalém, a carne pecaminosa parece não se cansar de fazer mal aos olhos do Senhor.

Como se nos dias atuais, também a graça, não fosse desprezada...

Esdras parece viajar no tempo, na verdade, as palavras do escriba, são perfeitas para toda boa interpretação, mesmo para aqueles, que tiverem em seu coração, desprezar toda a magnitude dos seus escritos, como se isso somente pertencesse a Israel.

Esdras conclama ao povo, ao mundo, honrar a sua palavra.

" Agora, pois, ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois deixamos os teus mandamentos,
Os quais mandaste pelo ministério de teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que entrais para a possuir, terra imunda é pelas imundícias dos povos das terras, pelas suas abominações com que, na sua corrupção a encheram, de uma extremidade à outra...E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras, e da nossa grande culpa, porquanto tu, ó nosso Deus, impediste que fôssemos destruídos, por causa da nossa iniqüidade, e ainda nos deste um remanescente como este. Tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos e a aparentar-nos com os povos destas abominações? Não te indignarias tu assim contra nós até de todo nos consumir, até que não ficasse remanescente nem quem escapasse? Ah! SENHOR Deus de Israel, justo és, pois ficamos qual um remanescente que escapou, como hoje se vê; eis que estamos diante de ti, na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua presença, por causa disto.
" Esdras 9:10 a 15

Os profetas profetizaram, aconselharam, se referindo as abominações dos povos, um povo amado não deveria se sujeitar a essa corrupção. Nós também da igreja resgatada, devemos nos manter atentos a corrupção do mundo. Esdras sabia que os mandamentos haviam sido violados, mesmo agora com os remanescentes do exílio, como Deus poderia então, operar a sua misericórdia, será que ainda existiria uma saída para o povo?

Chegamos ao ápice do desespero de Esdras.

Na sua confissão, outros valentes se juntam a ele, numa unidade espiritual:

" E enquanto Esdras orava, e fazia confissão, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação, de homens, mulheres e crianças; pois o povo chorava com grande choro. " Esdras 10:1

Surge então uma luz:

" Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel. Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus de que despediremos todas as mulheres, e os que delas são nascidos, conforme ao conselho do meu senhor, e dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se conforme a lei. Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age. " Esdras 10:2 a 4

O Espírito Santo invade o espírito de Esdras:

"Então se levantou Esdras, o sacerdote, e disse-lhes: Vós tendes transgredido, e casastes com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel. Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR Deus de vossos pais, e fazei a sua vontade; e apartai-vos dos povos das terras, e das mulheres estrangeiras. E respondeu toda a congregação, e disse em altas vozes: Assim seja, conforme às tuas palavras nos convém fazer...E deram as suas mãos prometendo que despediriam suas mulheres; e, achando-se culpados, ofereceram um carneiro do rebanho pelo seu delito. " Esdras 10:5 a 19

Assim foi a emocionante reconciliação de Israel, com o Deus que em todos os momentos, sempre quis beneficiar seu povo com a misericórdia, na verdade, foram eles que a desprezaram.

Esdras é mais um daqueles modelos perfeitos, para serem seguidos pelos líderes, principalmente diante das prováveis soluções. Esdras era um hábil cristão, de uma época diferente, entretanto, com um Espírito atemporal.

Deus seja louvado eternamente!!


Eldier.




Admin
Admin

Mensagens : 3840
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos