NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra de Deus/on line: Oséias 11 (“Do Egito chamei o meu Filho”)

Ir para baixo

Palavra de Deus/on line: Oséias 11 (“Do Egito chamei o meu Filho”) Empty Palavra de Deus/on line: Oséias 11 (“Do Egito chamei o meu Filho”)

Mensagem por Admin Dom Abr 07, 2013 6:04 pm




Palavra - Oséias 11



Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento. Não voltará para a terra do Egito, mas a Assíria será seu rei; porque recusam converter-se. E cairá a espada sobre as suas cidades, e consumirá os seus ramos, e os devorará, por causa dos seus próprios conselhos. Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta. " Oséias 11: 1 a 7

Deus amou Israel desde o seu nascimento, desde que era uma substância informe, quando conversou com Abrão, sim Abrão, separando-o de seus parentes (Gênesis 12:1). Também o patriarca peregrinou no Egito (Gênesis 12:10), seria um prenúncio de todas as glórias? Irmãos amados, os intelectuais estabelecem suas compreensões, os grandes estudiosos das Escrituras são honrados por suas pesquisas, todavia, as percepções do sagrado, é dado a qualquer um que almeja adentrar pelos mistérios do Senhor, ou aquilo que ele permite que saibamos.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” João 16:13

O Espírito projetou com Deus todas as coisas, as boas novas foram pregadas primeiramente a Abraão, sim Abraão (Gálatas 3:8), a história de Israel está ligada ao Egito, José foi enviado ao Egito por determinação do Senhor (“ Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito” Gênesis 45:8), com isso Deus sustentou a promessa, sustentou a substância, que já então era um menino em crescimento, todavia, Israel não foi como o menino Jesus, que cresceu em sabedoria, em estatura, e em graça para com Deus e os homens (Lucas 2:52).

Amados, Israel se “divorciou” do seu esposo “Deus”, isso claramente compreendemos pelo Espírito, quando lemos os profetas, em especial quando lemos Oséias. Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, de “grande pai” para “pai de muitos” (“ E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto “ Gênesis 17:5). Diletos, irmãos e irmãos, hoje você também faz parte dessa paternidade, a Escritura confirma você como legítimo filho/filha de Deus:

Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. “ Gálatas 3:26 a 29

Mas até que chegasse a plenitude, profetas foram enviados para alerta de um povo, novamente voltamos a história para o Egito, o Espírito explica que depois de José (Êxodo 1:8), o povo cresceu e multiplicou naquele país, o faraó da época com medo do povo escolhido, tratou os filhos de Israel com dureza, a palavra dita a Abraão teve o seu cumprimento (Gênesis 15:13), até que Deus levantasse o redentor de Israel, Moisés, chamado para libertar o povo do cativeiro (Êxodo 3:10,14).

Irmão tudo em sua vida tem o propósito do Senhor, ele estabeleceu o destino de Abraão, o destino do povo amado, ele estabelece também o destino da sua vida. Deus libertou o povo da escravidão, Deus também concedeu a ti liberdade para servi-lo, ainda estamos caminhando no deserto, mas a presença do Senhor está junto de nós, de você, como esteve com o povo enquanto ele caminhava para o descanso (temporário) prometido. Santo é o Senhor!! O tempo estabelecido por Deus não retorna, não avança, se cumpre na perfeita exatidão da sua glória, ainda que a palavra indique que ele mesmo esteja abreviando os tempos em favor dos escolhidos (Marcos 13:20).

O povo se corrompeu durante a caminhada no deserto, em Atos 7 através de um homem possuído de caridade, Estevão, Deus revelou a todos nós, a intenção dos seus propósitos estabelecidos em seu servo Moisés, até que viesse o Filho profetizado por ele mesmo, redentor de todos, que nos aproximaria das promessas realizadas a Abraão, nos uniria ao mesmo corpo, com riqueza de detalhes isso é manifestado pelo Espírito, exaltando a majestade do Deus imortal:

A este Moisés, a quem não reconheceram, dizendo: Quem te constituiu chefe e juiz? a este enviou Deus como chefe e libertador por mão do anjo que lhe apareceu na sarça. Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e milagres na terra do Egito, no Mar Vermelho e no deserto, por quarenta anos. Este é Moisés que disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim. Este é aquele que esteve na igreja no deserto com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com os nossos pais; o qual recebeu oráculos de vida para vo-los dar, e a quem nossos pais não quiseram obedecer, antes o repeliram e nos seus corações voltaram ao Egito...” Atos 7:35 a 39

Caríssimos você também pertence ao mesmo povo, a mesma comunhão dos profetas, que dantes anunciaram a graça, você não resistiu ao Espírito, você foi selado por Deus com ele. Israel sempre resistiu ao Espírito, pela sua incredulidade perseguiram os profetas, que anunciaram a vinda do Justo filho de Deus, homens que não veriam a sua glória, apenas falariam e sentiriam nos corações. A graça em teu coração não é vã irmão/irmã, ela uniu você ao mesmo Deus de Israel, à igreja amada cujo Filho se entregou para redimi-la das máculas.

Certamente você necessita saber que Deus é teu libertador, que as promessas dele não se anulam, nem pode ser feitas pela vontade do homem, se ele mesmo não mover o homem para falar. Se realmente o enviado do Senhor falou a ti, certamente tudo se cumprirá, a Escritura é brilhantemente perfeita, de Abraão até Cristo, toda a palavra de Deus alcançou a plenitude.

O que você espera para sua vida irmão/irmã? O que você espera o Espírito te anuncia, tudo o que foi escrito para o nosso consolo foi escrito, a sã doutrina é o sustento do nosso espírito, para que ele aprenda a considerar a vontade de Deus, como a única coisa primordial em nossa vida, jamais devemos por nossas prioridades, acima daquilo que Deus deseja para nós, Deus é aquele que não se deixa ser pressionado, sendo o constante auxílio do seu povo, povo que você faz parte, quando também alcançou misericórdia.

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. “ 1 Pedro 2:9 a 10

A dureza de Israel foi a nossa glória, Oséias prediz que quando Israel era imaturo, o Senhor o tirou do Egito, podemos considerar que isso seja uma sublime profecia, pois o Filho de Deus também foi chamado do Egito, quando lá Deus o protegeu da morte.:

E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. “ Mateus 2:15

Oséias manifesta os pecados de um povo adúltero, que separados de Deus, se entregaram ao sacrifício a outros deuses. Um povo que jamais percebeu a misericórdia, nem as bençãos de estarem unidos a promessa. O profeta se refere a atração de Deus por esse povo, como descreveu o apóstolo Paulo:

Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. “ Romanos 9:1 a 5

O Espírito proclama toda a bondade de Deus, nem assim o coração do povo, conseguiu compreender o tamanho do seu amor. Israel não voltaria ao Egito, encontraria seu julgo através da Assíria, “ ... porque recusam converter-se. E cairá a espada sobre as suas cidades, e consumirá os seus ramos, e os devorará, por causa dos seus próprios conselhos. Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta. “

Amados, prove a sua conversão, examine a sua fé, se você entende a vontade de Deus, você aceita a doutrina de Cristo. Você não está desviado do Senhor, encontrou o caminho, Cristo, ele exerce em ti todas as vontades de Deus. Israel tinha inclinação para o mal, sua conduta era desviar-se da vida, você dileto, foi levado até o caminho através dos laços de amor, com que Deus amou a sua alma. Não exalte Deus em vão, se clama ao Senhor, tenha confiança que ele irá cumprir, se a verdade não vem do coração, da boca se produz uma mentira.

Cristo está convosco!! Cristo está contigo!! Você exalta ao Senhor, reconhecendo a ação dele em sua vida, ela está dedicada a servir ao Deus Todo-poderoso, nada faz sentido ao crente, se a nossa vida não estiver escondida com Cristo, indicando assim, que estamos livres da ira futura. Deus casou o seu Filho com à igreja depois do adultério de Israel, através da fidelidade de Cristo, nós fomos adquiridos para pertencer ao corpo da sua amada esposa, um grande mistério espiritual, Cristo amou à igreja (Efésios 5:25).

Amados, amadas, Jesus é o marido protetor da igreja, nessa relação o diabo não tem poder intervir, em outros tempos somente os profetas entendiam a relação de Deus com Israel, o seu amor pela nação amada, isso é refletido no perfeito livro que Oséias escreveu. No tempo dos apostolado eles diligentemente trataram de aconselhar à igreja:

Quisera eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. “ 2 Coríntios 11:1 a 4

Israel se apartou de Deus, da sua amada lei, seus corações se tornaram insensatos. Em Jesus existe uma alternativa para Israel, a mesma que chegou a nosso coração, ao seu coração irmão, este Jesus é o guia da sua vida, não existe qualquer tristeza, que pode se comparar a alegria, da manifestação de Jesus ao mundo. Nenhum sofrimento, até mesmo o luto, pode nos separar de um amor tão grandioso, o tempo é algo divino, que nos ensina o quanto Deus é justo.

Deus é sua justiça irmão e irmã!! Deus jamais se esqueceu de Israel, ele não se esquece de você, nem deixará que ninguém separe você dele...” Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. “ Romanos 8:38 e 39

O amor de Deus está sobre o homem que venceu a morte!! que ascendeu aos céus!! Que confirmou toda a palavra dita aos profetas, que fez dos apóstolos suas testemunhas, esse é o amor que desata os laços do diabo. Santo é Senhor!! Israel não compreendeu em parte todo esse amor, Oséias revela as consequências da incredulidade e da injustiça, também manifesta o amor que prevalece:

Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como Admá? Te poria como Zeboim? Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem. Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não entrarei na cidade. Andarão após o SENHOR; ele rugirá como leão; rugindo, pois, ele, os filhos do ocidente tremerão. Tremendo virão como um passarinho, os do Egito, e como uma pomba, os da terra da Assíria, e os farei habitar em suas casas, diz o SENHOR. Efraim me cercou com mentira, e a casa de Israel com engano; mas Judá ainda domina com Deus, e com os santos está fiel. 11: 8 a 12

A comoção do Deus que habita nos céus impressiona a leitura:

Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem. Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não entrarei na cidade.

Somente no amor pode haver o perdão, alguém somente sabe o que é o perdão, se realmente o Espírito do Senhor o ensinar. Quem pode sofrer o dano sem revidar, Deus foi traído por Israel, mesmo assim o coração do Criador, não é como o coração do homem, diz o Salmo:

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida...” Salmos 30:5

O Santo está no meio da igreja amados, amadas, para sua proteção, ainda que por alguma coisa, você ache que Deus está entristecido, volte seu coração para ele, no favor de Deus está a vida, a sua ira somente permanece sobre aqueles, que para sempre estão no mal caminho. O Santo de Deus Israel, é o Santo da igreja, cujo poder sustenta todas as coisas, isso claramente é demonstrado na manifestação de seu Filho ao mundo.

As palavras do profetas nos convida a retornar para o Senhor, para a vida, não existe uma nação que não esteja subordinada as ordens do Senhor. Alguém poderá dizer, pode Deus permitir a tirania, a guerra religiosa, sem que a sua justiça permaneça?? A justiça do Senhor já foi executada:

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção...” 1 Coríntios 1:30

O homem, a mulher, o povo, a nação, que está afastada dessa sabedoria, não pode compreender o amor de Deus. Separados estão de Deus os ignorantes, os duros de coração, que não conseguem reconhecer em Cristo a verdade de Deus. Israel desprezou a verdade, Deus então estendeu a sua verdade para o mundo, para à igreja.

Mas vós não aprendestes assim a Cristo, Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. “ Efésios 4:20 a 24

O profeta declara que o reino de Israel está longe da verdade, mas por amor a Davi, Judá foi preservada, dessa tribo descendeu o Salvador do mundo.

Amados, amadas, devemos ser incansáveis na prática da fidelidade, é pela fé que vós estão firmes, de pé, tendo os benefícios das riquezas da graça perfeita. Se nada pode nos afastar do amor de Deus, concluímos que não seremos privados das bençãos, que todo e qualquer sofrimento, será resolvido para nós sejamos aperfeiçoados.

É compreendendo a vontade de Deus, que nós sentimos o seu amor, alguém dirá que não está suportando a prova, para ver que isso não é verdade, basta recordar as vitórias passadas, os outros momentos em que também parecíamos estar prostrados, enquanto Deus pelo seu amor nos mantinha de pé. O profeta Oséias descreveu o amor de Deus para Israel, agora o mesmo Espírito descreve o quanto Deus te ama, o quanto essa relação entre Deus e à igreja, fazem bem a sua alma.

Jesus é fiel!! Essa fidelidade tem o selo do Espírito, o selo de qualidade que provém da glória.

Santo é o Senhor

Seja fiel!!

Deus esteja contigo.


Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos