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Fé e obras: a comunhão de Paulo e Tiago

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Fé e obras: a comunhão de Paulo e Tiago Empty Fé e obras: a comunhão de Paulo e Tiago

Mensagem por Eldier Khristos Qua Jul 27, 2011 2:46 pm



Homens de Deus com visões diferentes?

Visão de Tiago (Cap. 2):

Tiago explica que Deus abomina a distinção entre pessoas:

"Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, com respeitos humanos. Pois se entrar na vossa reunião algum homem que tem anel de ouro e com vestido esplêndido, e se entrar também um pobre com vestido sujo, e se tratardes com deferência ao que tem o vestido esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui neste bom lugar, e disserdes ao pobre: Fica-te para ali em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés; não fazeis, porventura, distinções entre vós mesmos e não vos tornais juízes de maus pensamentos? " Vers. 1 a 4

Tiago manifesta ao mundo que Deus enriqueceu os pobres...com a fé:

"Escutai, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os pobres do mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Vós, porém, desprezastes o pobre. Não são os ricos os que vos oprimem e os que vos arrastam perante os tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom Nome pelo qual sois chamados? " Vers. 5 a 7

Que a lei real é o amor ao próximo:

"Se vós, porém, cumpris a lei real segundo a Escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem" Vers.8

Justifica que aquele que cuida seguir a lei, transgride a lei, quando faz distinção entre um e outro. Se alguém quer viver conforme os mandamentos da lei, que a cumpra na sua integralidade, pois, tropeçando em apenas um mandamento sequer, torna-se culpado por todos os outros.

" Pois quem guardar a Lei toda, porém tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. O mesmo que disse: Não adulterarás, disse também: Não matarás. Ora se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da Lei. Falai de tal sorte, e de tal sorte procedei, como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. " Vers. 10 a 12

Jesus apresentou a misericórdia ao mundo, a misericórdia trinfará no dia do juízo, então quem afirma ter a fé em Cristo, deve trazer em seu corpo as marcas de Cristo, e o testemunho de um cristão.

"Pois o juízo é sem misericórdia para aquele que não tem usado de misericórdia; a misericórdia triunfa do juízo. De que serve, meus irmãos, se alguém disser que tem fé se não tiver obras? acaso pode essa fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e necessitarem do pão quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e saciai-vos, e não lhes derdes o que é necessário para o corpo, que lhes aproveita? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. " Vers. 13 a 17

Se portanto faço distinção — de algum membro — na igreja, que é corpo de Cristo, de fato confirmo a todos que não existe misericórdia dentro do meu coração. Não adianta ter pena de alguém, se eu não me disponho a fazer caridade. Não adianta dizer para alguém ficar em paz, mandando-a embora agonizando. Não adianta querer ser caridoso, e não me solidarizar com a lágrima de outrem, e depois ter a coragem de subir ao templo religioso, demonstrando tão somente, a minha falsa caridade, falsa fé, nesse caso, se cumpre o que disse Tiago, essa fé, sem a demonstração da caridade é morta em si mesma.

"Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem e estremecem. Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as suas obras é estéril? Não foi pelas obras que Abraão, nosso pai, foi justificado quando ofereceu a seu filho Isaque sobre o altar? " Vers. 18 a 21

Não existe obra sem fé.

Não adianta se confessar perante os homens, até mesmo os demônios estremecem ao ouvir o nome de Deus, enquanto alguns homens cuidam da aparência exterior.

Abraão foi justificado pela fé, sem as obras da lei, quando ofereceu o seu filho.

No entanto alguns homens que desprezam a lei mosaica, fingem que são seguidores dos mandamentos de Deus, e querem se basear em obras mortas, que não pertecem a fé deixada por Cristo. Igualmente alguns querem ser justificados, que são batizados na morte de Cristo, mas, com suas obras o negam publicamente, se assemelhando aos falsos adoradores da lei .

" Vês que a fé cooperou com as suas obras e que pelas suas obras a fé foi consumada. e cumpriu-se o que diz a Escritura: E Abraão creu a Deus, e isto lhe foi imputado para justiça, e ele foi chamado amigo de Deus. Vedes que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé. Do mesmo modo também não foi Raabe, a meretriz, justificada pelas obras, quando recebeu os espias, e os fez partir por outro caminho? Pois assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. " Vers. 22 a 26

A fé de Abraão cooperou com suas obras, e por elas sua fé se tornou completa, sendo imputada como justiça, de modo que não somente ele, mas, todo aquele que tem a fé verdadedeira, se torna amigo de Deus. Raabe foi justificada por sua obra, e acreditando naquele falava, apenas clamou a Deus que tivesse dela misercórdia, conservando sua vida, bem como da sua família, ao que foi respondido pelos espias:

"A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade. " Josué 2-14

Justificando que as obras produzidas pela fé, mantém nossa alma viva perante Deus.

E que o Espírito Santo não compactua com a falsa caridade, nem tampouco com os homens que se justificam pela aparência enganadora do coração.

Eldier








Última edição por Eldier Khristos em Qui Jul 28, 2011 8:51 am, editado 1 vez(es)

Eldier Khristos
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Fé e obras: a comunhão de Paulo e Tiago Empty Re: Fé e obras: a comunhão de Paulo e Tiago

Mensagem por Eldier Khristos Qua Jul 27, 2011 3:24 pm



Visão de Paulo (Efésios Cap. 2):

Em algum momento de nossas vidas, o pecado sufocava nossa alma. Andávamos de acordo as paixões da carne, tendo como chefe o espírito enganador, mas, por Cristo Jesus, a vida nos foi devolvida perante Deus.

"Ele vos deu a vida quando estáveis mortos pelos vossos delitos e pecados, nos quais noutro tempo andastes conforme o curso deste mundo, segundo o chefe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também outrora andávamos nas cobiças da nossa carne, fazendo as vontades da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia pela sua grande caridade com que nos amou, mesmo quando estávamos mortos pelos nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)" Vers. 1 a 5

Paulo assim como Tiago, se refere a misericórdia divina, a grande caridade com que nos amou, e não levando em conta a nossa vida pecaminosa, nos deu vida juntamentE com Cristo. E é justamente isso que ele chama de GRAÇA, ou seja, um benefício imerecido pelo homem, mas, que pelo amor de Deus pelo mundo, foi concedido para nos livrar da ira futura, a qual o mundo está destinado, e também aqueles que são desobedientes ao evangelho.

"e nos ressuscitou juntamente com ele e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos futuros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois pela graça é que sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é o dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas. " Vers. 6 a 10

Paulo revela ao mundo através desta carta, que todos nós fomos ressuscitados com Cristo, sendo o teor dessa mensagem, demonstrar ao mundo, pelos séculos futuros, a supreza riqueza da sua graça em bondade através da missão de Cristo. Foi pela graça, mediante a fé, não foi concedida por homem algum, é um dom de Deus, não é pelas obras, mas, unicamente um dom de Deus.

Abraão foi justificado pelas obras, assim como Raabe e tantos outros, pois tiveram sua fé consumada, aguardando que Deus cumpriria todas as coisas, como também está escrito:

"E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. " Hebreus 11-39 e 40

Mas, não foram essas obras, nem esses testemunhos pela fé, que concederam a humanidade o acesso a graça de Deus, por isso Paulo declara, "é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie", nem mesmo Abraão, Raabe, profetas, apóstolos ou qualquer um de nós.

"Por isso lembrai-vos que outrora vós, gentios em carne, que sois chamados incircuncisão pelo que é chamado circuncisão em carne, feita por mãos, estáveis naquele tempo sem Cristo, alienados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus vós que antes estáveis longe, vos aproximastes pelo sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, ele que dos dois fez um e derrubou o muro da separação, a inimizade " Vers. 11 a 14

Assim como Tiago, Paulo se refere a Lei e ao seu cumprimento, declarando que naquele tempo, os gentios em carne eram denominados incircuncisos, por aqueles que por mãos humanas, eram dedicados a essa prática. Que os gentios estavam sem Cristo, alienados da comunidade de Israel, não eram pertencentes a promessa divina, portanto, sem qualquer esperança de salvação, sem qualquer auxílio da parte de Deus. Entretanto, o sangue de Cristo, sendo ele mesmo a nossa paz, veio dissipar toda distinção operada pela humanidade, derrubando o muro da inimizade existente.

Concluímos que tanto Tiago, quanto Paulo, afirmam que para Deus não existe distinção alguma entre os povos, colocando em evidência, o caráter duvidoso de alguns homens, tanto naquele tempo, quanto no mundo presente.

" tendo abolido na sua carne a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para que dos dois ele criasse em si mesmo um homem novo, fazendo assim paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus mediante a cruz, tendo por ela matado a inimizade. Vindo, evangelizou paz a vós que estáveis longe e paz aos que estavam perto; pois por ele temos ambos a nossa entrada ao Pai em um Espírito. " Vers. 15 a 18

Tiago argumenta que o homem que quiser viver pela lei, não deve tropeçar em nenhum mandamento pelo qual deseja viver. Paulo esclarece que através da carne de Cristo, todos aqueles mandamentos foram abolidos, não por negligência da parte de Deus, mas, porque eles já não poderiam mais justificar o homem transgressor. Logo, mediante a cruz a inimizade deixou de existir, e com a paz evangelizada, todos tivemos acesso a graça divina, unificados pelo Espírito Santo.

" Assim, pois, não sois mais estrangeiros e peregrinos, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo a principal pedra angular o próprio Cristo Jesus, no qual cada edifício bem conjuntado cresce para ser um templo santo no Senhor, no qual também vós sois edificados para uma habitação de Deus no Espírito. " Vers. 19 a 22

Tiago transmitiu a todos, que todo aquele que afirma ser cristão, deve se dedicar a fazer obras de cristão. Que todo aquele que afirma ter o dom da fé, não produzindo obras condizentes com o testemunho de Cristo, tem seu espírito morto, não tendo acesso algum ao Pai, portanto, sem o dom da fé.

Já Paulo transmitiu a todos, que o acesso a graça, não foi por obras anteriores, mas unicamente pela bondade de Deus. Portanto todos que fazem parte desse dom da fé, devem se dedicar a cumprir as palavras manifestadas por Tiago, para que possa crescer um templo santo no Senhor, no qual ele mesmo habitará em nós com seu Espírito Santo.

Um espírito sem a presença de Deus, literalmente está morto, e jamais ressuscitou com Cristo.

Eldier.








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