NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Congregação Cristã no Brasil: meus porquês!

Ir para baixo

Congregação Cristã no Brasil: meus porquês! Empty Congregação Cristã no Brasil: meus porquês!

Mensagem por Admin Sex Ago 13, 2010 8:55 am

Encontrei este texto e posto para reflexão, é totalmente moderado e sem acusações contra a denominação. Leiam!

Texto por: Luciano Ferreira

Há aproximadamente 11 anos, sou membro de uma instituição religiosa denominada Congregação Cristã no Brasil. Ora, meus leitores, por certo já ouviram falar desta denominação. Bastante difundida no Brasil é uma das igrejas mais respeitadas do meio evangélico. Todo mundo tem ou já teve um parente que já foi de lá.

Fundada em 1910, no Paraná, por Louis Francescon é, historicamente a primeira igreja pentecostal no Brasil. Não vou detalhar a história, quem quiser saber mais é só seguir os links que colocarei no final do post. O objetivo deste post são alguns questionamentos à respeito da ideologia da CCB.

Desde quando eu ainda mal sabia falar, meu pai já lia a Bíblia para mim, me ensinou essa prática, que me acompanhou até a atualidade. Fui criado frequentando os cultos da CCB, porém, somente aos 18 anos fui batizado. Para mim, até então, a CCB era uma igreja de práticas inquestionáveis. Apesar de ser leitor da Bíblia desde a infância eu sempre a li à luz da tradição pregada na CCB.

Um tempo depois do batismo alguns acontecimentos na minha vida me levaram a questionar algumas coisas que aprendi e, por consequência, a mim mesmo. Comecei a perceber que havia algumas coisas que eu não concordava e descobri vários irmãos que partilhavam da mesma idéia. Isso me levou a estudar mais a Bíblia para entende-las.

Em 2007, surgiu a oportunidade de participar de um curso básico de Teologia pelo IBADEP – Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Estado do Paraná (devido a questões de disponibilidade ainda não concluí o curso). Aceitei participar do curso por entender que o cristão deve procurar estudar a Bíblia, conhecer as interpretações e em que se fundamentam. Pois, se o livro sagrado do cristianismo é a Bíblia, é preciso entendê-la para ser cristão. Não é possível interpreta-la bem, se não conhecer a sua geografia, a sua história, os seus fatos.

Aí, alguns leitores que não estão familiariados com a história da CCB perguntam: “Porque você foi estudar na AD, se você é membro da CCB?” Respondo: simplesmente pelo fato de que a CCB não promove nenhum tipo de estudo sistematizado da bíblia. Já ouvia desde criança, e ainda hoje, muitos irmãos da Congregação, até mesmo em púlpitos dizerem que a letra mata, por isso não temos escolas dominicais ou grupos de estudos da bíblia. Isso é um problema crônico. Até mesmo a Assembléia de Deus tinha em seu meio (e ainda tem em alguns lugares) pessoas que defendem essa idéia. Mas, a AD vem progredindo muito nesse sentido.

Os líderes da CCB, quando acusados de proibir o estudo da Bíblia se defendem da seguinte forma: “Nós não proibimos, antes incentivamos e em todos os cultos lemos a Bíblia e a ensinamos”. Pois bem, o caso não é que a CCB proíbe o estudo da Bíblia, mas também o incentivo é muito pouco. Um trecho, lido em um culto, não é como um estudo, não dá a visão geral, muitas vezes o trecho fica fora de contexto e pode levar à interpretações errôneas. Alguns crentes até lêem em casa, mas sempre sem contar com alguém mais experiente para ajudá-los.

A ideologia da CCB é de que o Espírito Santo o ajudará a entender. Sim, o Espírito Santo tem um papel importante para se compreender as questões espirituais, mas não é bem assim que funciona, em Atos 8, Felipe foi enviado, por um anjo, para ensinar um eunuco que lia o livro de Isaías. Quando Felipe perguntou a ele se entendia o que estava lendo, sua resposta foi pronta: “Como poderei entender se ninguém me explicar?”

Tenho vários porquês a respeito da postura sustentada pela CCB, mas o maior deles é: Por que a constante recusa em criar um instituto bíblico ou promover grupos de estudo quando os seus membros estão carentes de conhecimento? Por que negar o alimento a quem tem fome? Por que ao perceber que grande parte dos membros não têm um incentivo para ler a Bíblia ficarmos ausentes fingindo que está tudo bem?

Antes que alguém pergunte, não sou simpatizante do Ministério da Reforma, as ferramentas que Adam Ricardo vem utilizando não me parecem as mais adequadas, sem contar de seu início controverso. Acompanhei a história de Adam Ricardo desde o seu primeiro site, fato este que não quero apontar aqui.

Sou simpatizante sim do irmão Marcelo Ferreira, o qual tem levado um trabalho de maneira muito própria junto ao programa Crescendo na Fé. Quem ainda não conhece o trabalho deste irmão e sua história deve conhecer. Vou colocar o link abaixo onde vocês podem fazer o download dos programas e ouvir mais de 10 horas de esclarecimentos sobre a CCB.

Convido todos aqueles que me lêem a examinarem suas bíblias, procurarem pessoas mais experientes, não acreditarem na primeira interpretação que te apresentarem, pois existem muitas interpretações e muitas delas podem levar a conclusões errôneas, mas não deixem de estudar, reúnam-se com amigos, parentes e estudem. Agora algo que é muito importante também, não deixem de orar.

Que Deus abençoe a todos!

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos