NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

A hora da palavra

Ir para baixo

A hora da palavra Empty A hora da palavra

Mensagem por servao ccb Dom Jan 30, 2011 10:35 am

Khristos


Meu objetivo não é a difamação, nem tampouco a acusação, busco tão somente e de acordo a Escritura, contemplar a todos com o verdadeiro fundamento da doutrina de Cristo, podendo ou não estar equivocado.

Relativo a "hora da palavra", o momento tão esperado por todos os membros, que esperam uma pequena migalha, que possa reverter todas as suas frustrações, possa apaziguar o choro, a dor, o luto, a falta de algo, tranquilizar uma família, resolver problemas no trabalho, nos negócios, etc...Verificamos que a liturgia de certo modo, pode não corresponder aos nossos desígnios.

Os ritos da igreja...podem ser mitos.

Não estou criticando as ações do ancião ou do cooperador, eles apenas preservam uma identidade denominacional, mas, o que realmente a Bíblia ensina sobre "buscar a palavra" de Deus na igreja?

O apóstolo Pedro menciona que as profecias, não pertencem a vontade do homem, e que estes somente devem falar se guiados pelo Espírito de Deus.

A palavra abrange vários temas, são inúmeros os sermões que a Bíblia pode conceder, porém, a tendência da carne é a profecia.

Percebemos que a todo custo, queremos que Deus com toda sua benevolência, "fale" com a nossa alma, estabelecendo os caminhos que devemos seguir, fato é, que não estamos interessados nos outros casos, mas, restritos as profecias.

Nossa alma regozija quando escutamos, "por essa palavra", "o Senhor te diz", e demais termos utilizados pelos homens. Mas, será realmente deste modo que ensina a Escritura?

Profecia é um dom. (1 Cor. 12-10, Rom. 12-6)

Todavia, existe o dom de ministrar (ter um ministério), ensinar, exortar, presidir.

"Modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Rom. 12-6 a 8

Fica evidenciado que é impossível, que todos tenham o dom de profetizar, ou que Deus tenha privilegiado apenas um homem, com todos os dons descritos na Escritura. De certo modo, nos sentimos incapazes diante de um homem, como se somente ele tivesse a iluminação de Deus.

O dom de Timóteo, companheiro do apóstolo Paulo, foi dado por profecia, por imposição de mãos, não somente por uma escolha, existem inúmeros critérios —espirituais—para escolher aquele que auxiliará a igreja, ou seja, cuidará do rebanho.

" Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." 1 Tim. 4-16

Matias, aquele que tomou o lugar de Judas (o traidor), foi escolhido mediante oração, e principalmente pelo conteúdo do seu coração.

A escolha do líder é sem dúvidas, a mais importante ação do ministério, pois, determinará o futuro de uma comunidade religiosa.

Desse modo, também os membros tem o direito de julgar se o homem que está adiante dele, está —realmente—"cheio das coisas" de Deus, ou se somente é mais um orador contagiante, o homem "show", que adora inflamar a igreja, que todos esperam ansiosos a sua chegada, e que inúmeras vezes...ele chega atrasado. Existem também os pregadores que sem o dom, sofrem, pois, de certo modo percebem que a igreja não permanece na sua "comunhão".

Ninguém é maior do que outrem, é exatamente nisso que se basearam os apóstolos. Pois, toda a distribuição dos dons é realizada por um único Espírito. Portanto, qualquer tipo de divisão irá atrapalhar a pregação da palavra, pois, se estivermos ligados a um determinado irmão, e outro levantar no seu lugar, não sendo o desejo da igreja, com certeza o Espírito se ausentará do recinto.

"Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular." 1 Cor. 9-25

Quanto a liturgia, Paulo, deixou a seguinte orientação a igreja de Corinto:

"E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. " 1 Cor. 14 - 30 a 31

Pois é, infelizmente não seguimos este exemplo.

Na ansiedade de receber uma migalha, atropelamos os ensinamentos de Deus, não julgamos as profecias, não aprendemos com a palavra, e de certo modo, por tais erros não somos consolados pelo Espírito de Deus.

Talvez seja esse o principal motivo, além da escolha ministerial, e da distribuição dos dons, que multiplicam o caso de palavras pronunciadas, por anos e anos de nossa vida, sem que haja o cumprimento da profecia, pois, também é um erro dos membros, acreditarem que esse é o resumo da grandeza de Deus.

Tenho certeza que alguns receberam conforme a profecia, porém, aquele pregador possivelmente tinha o dom de profetizar. Para aqueles que não receberam, não é o caso de desprezar o pregador, talvez o maior dom que ele possua, é ter a misericórdia, outros é ensinar, os demais exortar, de maneira a encher os corações, como também, infelizmente alguns, nem saibam o que estão fazendo em cima de um púlpito.


Como filhos da luz, Deus nos concedeu o direito a iluminação...através das Escrituras.

Que a vontade de Deus prevaleça, todavia, não segundo o desejo dos homens.

Por: Eldier
servao ccb
servao ccb
Membro

Mensagens : 11
Data de inscrição : 02/12/2010
Idade : 60
Localização : so andre

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos