NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

A decadência e o triste fim do comandante de Israel

Ir para baixo

A decadência e o triste fim do comandante de Israel  Empty A decadência e o triste fim do comandante de Israel

Mensagem por Eldier Khristos Seg Nov 10, 2014 4:57 pm




“Então o rei ordenou a Benaia: "Faça o que ele diz. Mate-o e sepulte-o, e assim você retirará de mim e da minha família a culpa do sangue inocente que Joabe derramou. O Senhor fará recair sobre a cabeça dele o sangue que derramou: ele atacou dois homens mais justos e melhores do que ele, sem o conhecimento de meu pai Davi, e os matou à espada. Os dois homens eram Abner, filho de Ner, comandante do exército de Israel, e Amasa, filho de Jéter, comandante do exército de Judá.” (1 Reis 2:31-32)

Foi instrução do próprio rei Davi que Joabe não descesse em paz a sepultura (1 Reis 2:6).

Se desejamos a proximidade com a perfeição, que seja do começo ao fim, para que o mal não venha desequilibrar a nossa vida. Davi ordenou a morte de Joabe, por causa da guerra em tempos de paz, ele matou a traição Amasa capitão do exército de Absalão perdoado por Davi (2 Samuel 2:10-12), também matou Abner comandante do exército na época de Saul com tática semelhante, mesmo este tendo feito aliança com Davi (2 Samuel 3:27).

No funeral de Abner Davi anunciou sua inocência perante o sangue inocente, que o sangue caísse sobre a cabeça do assassino (2 Samuel 3:29), cujo o próprio rei se sentia enfraquecido, devido a forte maldade existente no coração de Joabe e sua família (2 Samuel 3:39).

“ Que o Senhor retribua ao malfeitor de acordo com as suas más obras! " (2 Samuel 3:39)

Joabe além do derramamento de sangue inocente, também era adepto de política suja, para cumprir o intento de defender o rei, único que ele parecia demonstrar respeito e afeto. Davi ficava sabendo depois das táticas abomináveis do seu comandante, talvez seja por isso que tenha instruído Salomão a dar um basta na vida de Joabe, retirando dos lombos dele qualquer culpa pelos tristes episódios ocorridos em seu reinado.

Joabe passou de valente a covarde por matar a traição, teve sim momentos de lucidez, embora não apagasse todo o mal que produziu, inclusive tendo matado o próprio filho de Davi, Absalão ( 2 Samuel 18:14-15). As palavras de Davi resumem o homem Joabe, os homens que ele matou eram mais justos e melhores do que ele, ele andou com um rei conhecido de Deus, porém nunca foi tocado pela graça de Deus. Davi foi contado entre os homens da fé, o velho e decadente comandante foi enterrado em desonra.

Ele andou com Davi um homem segundo o coração de Deus, que mesmo com seus lapsos de caráter, teve o coração considerado reto diante do Senhor, Joabe foi fiel ao rei, mas não tão fiel aquele que Davi confiava de todo o coração. Bem, aquele que matou Joabe, também na sua velhice, não permaneceu com o seu coração tão perfeito como foi o de Davi (1 Reis 11:4), o que leva a muitos examinarem ainda mais as Escrituras, para encontrar o verdadeiro motivo pelo qual Davi era tão amado.

Homens justos e melhores existem por causa do Senhor, homens amados existem por causa do testemunho. A conduta dos personagens bíblicos, devem ser observadas em todo tempo, elas identificam, o Espírito prova, o quanto estamos próximos ou afastados do Senhor.

Alguns quando são enterrados não deixam um legado, mas um “ufa! Ainda bem que morreu”, enquanto outros choram copiosamente, como prova de como será dolorida a ausência daquele que o Senhor já chamou para aguardar a esperança. Aprendemos com os testemunhos da Escritura a andar em justiça, como também melhorar nosso comportamento diante de Deus, tendo conhecimento que todas nossas atitudes, definirão o que seremos depois que voltarmos ao pó e o Senhor ressurgir glorioso.

Quando estava para morrer, Joabe se refugiou na Tenda do Senhor (1 Reis 2:29), mesmo clamando por misericórdia, sua vida foi ceifada dentro do templo, infelizmente ele não soube se comportar na casa de Deus.

Eldier Khristos
Membro

Mensagens : 659
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos