NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

A navalha de Occam e a simplicidade de Cristo

Ir para baixo

A navalha de Occam e a simplicidade de Cristo Empty A navalha de Occam e a simplicidade de Cristo

Mensagem por Admin Qua Jul 30, 2014 2:50 pm


"Assim, cheguei a esta conclusão: Deus fez os homens justos, mas eles foram em busca de muitas intrigas."
Eclesiastes 7:29


Ora veja, a conclusão da sabedoria era que o homem foi feito justo, navalha de Occam, o que será isso? Um princípio lógico/científico/filosófico criado por um homem (Guilherme de Occam), que propõe, que entre hipóteses formuladas sobre as evidências, é mais racional acreditar na mais simples, ou seja: diante de várias explicações para um problema, a mais simples tende a ser a mais correta. Já o termo "navalha" ou "lâmina" é uma metáfora que surgiu muito depois dele: sugere que, com o uso da parcimônia (economia), a hipótese mais complicada é "cortada". (Fonte:Mundo estranho).

O homem realmente levanta muitas hipóteses, "n" coisas povoam a mente dos sábios, nas questões da vida o mais simples favorece. Mas, nem tudo o que parece, é realmente conciso, diz-se que a explicação mais simples nem sempre é a mais correta, como a mais elaborada também não pode ser descartada, a navalha não decide o que é verdade ou não.

Deus não quis complicar, usou Cristo para reconciliar o pecado, o bom desejo do Espírito, o receio do apostolado, o que queriam evitar, era que como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente da igreja fosse corrompida se desviando da sincera e pura devoção a Cristo (2 Coríntios 11:3). O fardo é mais leve, a doutrina é pura, corta-se com a navalha todo o resto, é simples, por fé cremos, deixamos a antiga maneira de viver, despimos o velho homem, revestimos o novo homem, "criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade" (Efésios 4:22-24).

Simples? Carece de misericórdia, também uma constante persistência, sabendo que todos os que se dispõem a andar com Cristo sofrerão as consequências dessa escolha (2 Timóteo 3:12).

No princípio a cada nova evidência, muda-se o veredito, usando Cristo, com o mesmo e simples corpo de Adão, Deus também mudou o veredito, batendo o martelo...salvação. Não! O sofrimento não foi simples, foi duro, pode-se dizer que o diabo tinha um plano elaborado, a situação do pecado era extremamente difícil, as acusações impossíveis de serem retiradas, Jesus poderia ter vindo acompanhado de um exército celestial, para tomar cabo da situação, tomar para si a sua herança, porque diz a palavra que o universo foi feito para ele (Hebreus 1:2).

Não!Ele nasceu no ventre de uma simples mulher, ele nasceu numa simples manjedoura, ele teve uma vida simples, ele pregou sabiamente mas de modo simples, dormindo ao relento, sem um lugar para reclinar a sua cabeça (Mateus 8:20. Ele ensinou seus discípulos o prazer de servir a Deus, com toda a simplicidade, ele ensinou de modo simples, o comportamento para toda e qualquer situação, no corpo simples de um ser humano, Deus depositou toda a sabedoria do alto, que se pudesse naquela época ser numerada, ultrapassaria o q.i. de qualquer gênio que existiu.

"Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" (Colossenses 2:3)

Por fé, homens buscaram viver, andando no estilo simples vindo do céu, para encontrarem com o Salvador, Paulo abandonou todas as coisas para encontrar a Cristo (Filipenses 3:8). Jesus mesmo sendo igual ao Pai, não considerou que deveria se apresentar diante da humanidade, num mundo onde não havia um justo sequer, como (ainda que fosse) dono de todas as coisas, ele se apresentou na qualidade de servo, "semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" (Filipenses 2:7-8).

Não vou alongar o assunto, grandes homens, chegaram a conclusão de que o simples é mais eficiente:

"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso" Albert Einstein

"A perfeição não é alcançada quando já não há mais nada para adicionar, mas quando já não há mais nada que se possa retirar" Antoine de Saint-Exupéry

A conclusão do salmista:

"Tenho constatado que toda perfeição tem limite; mas não há limite para o teu mandamento." (Salmos 119:96)

Somente o homem espiritual pode discernir a perfeição, como alguém tão simples como Jesus foi capaz de um ato tão indizível de misericórdia?

Simples! O amor.

A mais simples fé.

Simplicidade de Deus.

Ah Deus! É impossível para o homem compreender as obras de Deus, o criador de todas as coisas (Eclesiastes 11:15).

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos