NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Saul perdeu o superpoder de herói da fé

Ir para baixo

Saul perdeu o superpoder de herói da fé Empty Saul perdeu o superpoder de herói da fé

Mensagem por Admin Sáb maio 03, 2014 5:40 pm





Samuel foi ungir Saul rei de Israel.

Saul deveria escutar bem as palavras do Senhor, segunda chance não haveria.

O rei ungido recebeu sua primeira missão, castigar os amalequitas, pelo mal que eles haviam feito a Israel quando saíram do Egito (1 Samuel 15:2). O Senhor mandou atacar o povo, sem que nada fosse poupado: homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, animais. Em outros tempos os amalequitas haviam atacado o povo de Israel, no episódio em que as mãos de Moisés foram sustentadas por dois homens, até o por do sol, para que pelo poder de Deus, Josué derrotasse a espada os inimigos, convém lembrar que o Senhor prometeu riscar a memória de Amaleque debaixo dos céus (Êxodo 17:14).

Moisés relembrou aos israelitas que Deus detesta os desonestos (Deuteronômio 25:16-19), fazendo lembrança dos amalequitas, do mal produzido por esse povo, quando Israel se encontrava cansado da caminhada no deserto, se aproveitando eles covardemente para eliminar os que ficavam para trás, não tendo temor algum de Deus. No descanso da terra prometida, o Senhor jurou dar descanso dos inimigos, os amalequitas seriam esquecidos debaixo do céu.

Pois bem, Saul convocou seus homens, indo até a cidade de Amaleque, através duma emboscada exterminou todo povo ( 1 Samuel 15:8), exceto o rei e os melhores animais. Sem ligar a mínima para a determinação de Deus, pouparam tudo que era bom, destruindo apenas o que era desprezível (1 Samuel 15:9).

O Senhor avisou Samuel, que certamente ficou surpreso, o rei que ele ungirá, não havia ouvido a mensagem com o coração, simplesmente desprezará as orientações de Deus. O profeta se irou grandemente, “que homem insano esse Saul”, quem consciente se negaria a cumprir as orientações de Deus? clamou ao Senhor durante toda aquela noite, enquanto Saul regozijava-se na ilusão da sua autoridade, construindo um monumento em sua própria honra (1 Samuel 15: 11).

Samuel encontrou Saul, o rei disse ao profeta:

"O Senhor o abençoe! Segui as instruções do Senhor".

Samuel se brasileiro diria: Tá de brincadeira Saul? Que barulho são esses de animais? Que parte da mensagem você não entendeu?

Saul argumentou que os soldados haviam trazido, somente o melhor de tudo, para sacrificarem ao Senhor, sem que a sua consciência acusasse qualquer transgressão a ordem de Deus. Em parte destruímos tudo, em parte trouxemos o melhor para Deus, só que Deus não havia pedido nada.

“Fique quieto” disse Samuel para Saul, “escute agora o que o Senhor disse para mim, quando eu na minha mente achava você ter obedecido a ele”. Samuel estava envergonhado, irado com a atitude de Saul, o que se seguiu não foi bom para Saul, Samuel lembrou que embora ele sendo pequeno, o Senhor o colocou como rei sobre Israel (1 Samuel 15:17), confiou a ele uma missão de destruir completamente um povo desonesto, só isso ele deveria fazer, sem contestação, erros ou justificativas. Fizesse conforme a ordem determinada,, sem explicações depois do porque não fez.

“ Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova? " (1 Samuel 15:19)

Saul teimou dizendo que havia obedecido ao Senhor, “eu cumpri a missão”, “tá certo que eu trouxe o rei, os animais, mas o resto eu fiz”, que resto? Que obediência é essa, que Deus manda, só que o homem acha no direito de alterar a ordem, dando desculpa de que o melhor seria consagrado ao Senhor, ele insistindo na sua imprudência, ouviu a resposta da sabedoria:

“Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei.” ( 1 Samuel 15:22-23)

Admitir o pecado não adiantava mais, seu pecou, se violou, se não seguiu as instruções, num jogo se diria “game over”, a diferença é que não haveria reinício. Saul deu desculpas que tivera medo dos soldados, implorando por perdão, se perdoado iria adorar o Senhor pela obediência. As palavras de Samuel tremeram os joelhos de Saul, não está escrito dessa maneira, na rejeição do rei a palavra de Deus, o Senhor rejeitou Saul, no desespero agarrou a barra do manto do profeta, que coisa! O manto rasgou, a profecia foi rápida e poderosa:

“O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você. Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender". (1 Samuel 15:28-29)

Derrocada total.

Arrependo-me. Na linguagem do V.T., Deus diz que "se arrepende" quando uma mudança no caráter e conduta daqueles com quem Ele lida provocam unta correspondente mudança nos Seus planos e propósitos para com eles. Seu arrependimento não deve ser entendido em termos humanos, nem é um sinal de mutabilidade. Suas promessas e ameaças são geralmente condicionadas (Jr. 18: 8-10). (D.L. MOODY)

Saul continuava a insistir que havia pecado, o que seria dele perante as autoridades, uma grande vergonha se apossou do seu interior, ele precisava provar que o Senhor estava com ele. Samuel numa atitude de misericórdia voltou com Saul, para que ele pudesse adorar a Deus (1 Samuel 15:30), na verdade Samuel estava terminando, aquilo que Deus havia determinado a Saul, matar Agague, que já estava imaginando que ficaria impune (1 Samuel 15:32).

O pecado de Agague foi julgado:

“Assim como a sua espada deixou mulheres sem filhos, também sua mãe ficará sem o seu filho, entre as mulheres". E Samuel despedaçou Agague perante o Senhor, em Gilgal. “ 1 Samuel 15:33

No lugar em que se tornou rei, perdeu o reinado. Saul nunca mais viu Samuel, o elo com Deus desapareceu, o profeta sentiu pesar pelo rei, ah se Saul houvesse seguido o seu exemplo, teria sido listado na lista de heróis.

“E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. “ Hebreus 11:32-34

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos