NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

O protesto de Paulo face a face com Pedro

Ir para baixo

O protesto de Paulo face a face com Pedro Empty O protesto de Paulo face a face com Pedro

Mensagem por Admin Ter Fev 19, 2013 12:57 pm



"Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara porque era condenado. Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles vieram, subtraía-se e separava-se temendo os que eram da circuncisão. Os outros judeus também dissimularam juntamente com ele, de modo que até Barnabé foi levado com eles na sua dissimulação. Mas quando vi que eles não andavam retamente conforme a verdade do Evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como gentio, e não como judeu, como obrigas os gentios a viver como os judeus? Nós, judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim mediante a fé em Cristo Jesus, também nós cremos em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Mas se, buscando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é Cristo, porventura, ministro de pecado? De modo nenhum. Se eu torno a edificar as coisas que destruí, constituo-me transgressor. Pois eu, mediante a lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo já não sou eu, o que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Aquela vida que agora vivo na carne, vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Não faço nula a graça de Deus; pois se a justiça vem mediante a lei, então morreu Cristo sem necessidade. " Gálatas 2:11-21

A coluna foi repreendida.

Pedro descumpriu o que havia combinado com Paulo, o apostolado de Pedro se direcionou para os circuncisos, com a mesma eficácia o de Paulo se direcionou para os gentios, confirmando que Deus é tudo em todos.

Pedro recomendou, Paulo recordou e cumpriu, em todo o tempo ele se lembrou dos pobres. (Gálatas 2:10)

Em Antioquia Paulo ficou surpreso com a atitude de Pedro, o apóstolo da circuncisão perdeu o foco da missão, sentou-se para comer com os gentios, quando viu alguns da parte de Tiago, a comunhão se dissipou, caiu na armadilha da dissimulação, não percebeu que alguém havia notado sua falha grotesca.

Se fosse de Pedro para Paulo, seria uma questão de hierarquia, foi ao contrário, Paulo olhou na face de Pedro, como dizendo: "Meu irmão, você não se envergonha da sua atitude?". Se fosse apenas Pedro, nem assim haveria modo de relevar a questão, outros judeus caíram na dissimulação, até mesmo Barnabé, causando grande surpresa a Paulo, que manteve em si a comunhão com o Espírito.

Pedro não temeu a Deus, ele temeu se envergonhar perante os homens, ele era a coluna, a coluna ruiu diante da dissimulação, alguém sensato deveria tratar de reconstruir a coluna.

Para manter a verdade acima da mentira, Paulo sustentou a verdade do evangelho, Cristo, Pedro não foi correto com Jesus Cristo. A argumentação de Paulo é feita com exatidão, debaixo da comunhão do Espírito, diante de Deus, perante todos os homens, para anular as prerrogativas das trevas. O erro de Pedro foi que ele obrigava os gentios a viverem conforme os ritos dos judeus, logo sendo ele judeu, estava se comportando como um gentio, gerando uma enorme confusão, prejudicando a verdade em Cristo.

Aos judeus foi realizado a promessa, os gentios eram pecadores, como então explicar ao mundo, as intervenções realizadas por Jesus Cristo, fazendo com que aqueles que não eram povo, agora também se tornassem povo de Deus.

"Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. " Efésios 2:12-16

Aos judeus Pedro deveria explicar, que o homem não é mais justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo Jesus, a sua momentânea cegueira desvirtuou a palavra de Deus. Paulo afirma veemente que ele sendo judeu, crê em Cristo Jesus, para ser justificado pela sua fé Nele, pois pelas obras lei nenhum homem será justificado, aliás nenhuma carne poderá ter alguma justificativa.

De modo que todos nós só podemos sermos justificados em Cristo, Paulo então se preocupou que mesmo com tal ideal, os sentidos da igreja fossem corrompidos, com isso alguns retrocedessem diante da verdade. Se buscando algo em Cristo, caímos em contradição, não será nunca por responsabilidade do Salvador, ele jamais foi ministro do pecado, não aprendemos com ele tais dissimulações.

Pedro estava edificando algo, que Jesus já havia destruído, Paulo compreendeu que para lei ele estava morto, para Deus ele estava vivo por causa de Cristo. Muitos acompanharam o descuido de Pedro, Paulo com toda a sabedoria, mediante a clara exposição da verdade, revela que aqueles que acreditam em Cristo, foram crucificados com ele, para que ele pudesse viver dentro de nós. A lei não concedia vida ao homem, em Jesus o corpo pecaminoso é desfeito:

"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. " Romanos 6:6

Então tudo aquilo que o homem imaginava, é inteiramente renovado em Cristo.

"Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. " Efésios 4:21-24

Jesus através de Paulo, novamente trás Pedro para a verdade, julgando que novamente ele havia sido cirandado por Satanás. Jesus sustenta Pedro através das palavras de Paulo, através do Espírito Santo toda a situação é purificada.

A vida que passou era uma vida sem Cristo, o protesto de Paulo tem um efeito enorme na vida de Pedro.

Aquela vida que agora vivo na carne, vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Não faço nula a graça de Deus; pois se a justiça vem mediante a lei, então morreu Cristo sem necessidade. Gálatas 2:11-21

Pedro foi capaz de reconhecer isso, lembrou que Satanás havia pedido para cirandá-lo, todavia Jesus havia rogado ao Pai para que confirmasse a confiança do apóstolo.

"Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras. " 2 Pedro 3:15-16

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos