NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

O que fazer quando tudo vai mal?

2 participantes

Ir para baixo

O que fazer quando tudo vai mal? Empty O que fazer quando tudo vai mal?

Mensagem por MateusAlcântara Sex Jan 04, 2013 10:33 am

Quando alguém se casa, é comum que diga que seus votos valem “…na alegria e na tristeza, na saúde e na pobreza…”. Em outras palavras, os votos devem valer nas horas boas, alegres, quando tudo vai bem; ou na barra pesada, na tristeza, no desemprego, na doença, quando está tudo ruim. Interessante é que em nossa aliança com Deus isso parece que não vale. Para muitos de nós, quando tudo vai bem é festa na igreja, louvores de mãos erguidas, glória e aleluia. Mas quando as circunstâncias da vida desandam, passamos a culpar Deus e nos afastamos dele. Ou murmuramos. Ou agimos como quem não tem fé no Senhor. Qual é, afinal, a postura que o cristão deve ter quando tudo vai mal?

A resposta é: fazer tudo ao contrário do que dá vontade.

Como assim? A proposta do Evangelho é contracultural. É nadar contra a correnteza. É seguir na contramão. Portanto, quando dá vontade de reclamar, a proposta da Cruz é “em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5.18). Devemos sempre ler a Bíblia com um olho no microscópio, ou seja, atentando para os menores detalhes. No caso, importa reparar na palavra “tudo”. Se é para em “tudo” darmos graças, ou seja, em “tudo” agradecermos, o que Paulo nos ensina é que devemos ser gratos a Deus também quando tudo vai mal.

Estranho, não é? Mas… se pararmos para pensar, o Evangelho é estranho. Deus se fazendo homem? Deus querendo sofrer por quem não merece? Deus perdoando a escória da humanidade? Quem entende? Só que, quando compreendemos que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28), entendemos que, mesmo quando tudo vai mal, esse mesmo tudo está cooperando para o nosso bem. E isso nos desperta gratidão a Deus.

As tribulações também proporcionam benefícios. “Também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Rm 5.3,4). Isto é, quando tudo vai mal Deus está fazendo crescer em nós perseverança .

Mas quando tudo vai mal o que é preciso fazer? O segredo Paulo nos diz em sua epístola aos Romanos: “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes” (Rm 12.12). Ter paciência. E “paciência” é a “capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades; é o sossego com que se espera uma coisa desejada”. Tolerância. Sossego. Persistência. Paz. Assim, o cristão que tem fé demonstra tolerância com os problemas, permanece sossegado na adversidade, espera com paciência Deus decretar o fim do período de duras provas, sabendo que depois tudo irá bem.

Fazer tudo ao contrário do que dá vontade. Logo, na pobreza devemos doar. Na tristeza, glorificar. No choro, agradecer. No sofrimento, esperar. Na decepção com o próximo, amar. E, em tudo isso, ter uma certeza: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” (2 Co 4.15-18).

Se Deus permite que tudo vá mal hoje é para que tudo vá bem na eternidade. Por quê? Não faço ideia. O que seu desemprego e as dificuldades financeiras vão gerar de benefícios? Não sei. O que as dores que inundam seu corpo farão de bem por você? Ignoro. O que ser vilipendiado por quem te chamava de “amigo” traz de vantagens? Só o Senhor sabe. O que amargar desamor de quem você menos esperava somará na sua vida? Difícil entender.

Fazemos festas surpresas para quem amamos, damos presentes fora de uma data especial para entes queridos, deixamos inesperados recados em batom no espelho do banheiro para nossos cônjuges. Eles não sabem que serão surpreendidos. Mas nós sabemos. Deus também gosta de nos fazer surpresas. E elas virão na eternidade. Hoje, tudo vai mal. Na vida eterna, a surpresa nos espera: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Co 2.9).

Prepare-se para encarar momentos nada surpreendentes de angústia nesta vida. E prepare-se para ser surpreendido com maravilhas na eternidade.

Por: Maurício Zágari.

MateusAlcântara
Membro

Mensagens : 167
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando tudo vai mal? Empty Re: O que fazer quando tudo vai mal?

Mensagem por CarlosB Sex Jan 04, 2013 8:09 pm

Olá Mateus.
Tudo foi criado para nós, o bem e o mal; a vida e a morte; o justo e o impio; tudo é nosso. Todas as coisas foram feitas por nossa causa, e nós fomos feitos para Cristo e Cristo para Deus.

E o objectivo é ser á imagem de seu filho e conhecermos a glória e a majestade de Deus. Por isso tudo o que nos acontece é sempre para o nosso bem, para o nosso aperfeiçoamento, Deus só quer o nosso bem ainda que carnalmente seja doloroso.

Pois os frutos do espirito só são gerados nas adversidades; o arrependimento só nasce da desobediência e não na obediência; é na nossa fraqueza que conhecemos a força de Deus; é na nossa injustiça que conhecemos a justiça de Deus; é na nossa maldade que conhecemos a bondade de Cristo.

È nas trevas que brilha a luz; só sabemos o que é o bem provando o mal; só valorizamos a graça quando percebemos a nossa desgraça; é nas aflições que se revela em quem confiamos; é quando se perde tudo, que se torna evidente qual é o nosso tesouro.

Por isso até Cristo para ser aperfeiçoado e saber o que era a obediência debaixo da escravidão da carne, teve de padecer na carne e experimentar a força do pecado: pois no céu ele não tinha qualquer consciência do que era a tentação do pecado, da injustiça, da dor ou da morte.

Hebreus 5:7 - O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. 8 - Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. 9 - E, sendo ele aperfeiçoado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;

Por isso agora também pode nos compreender perfeitamente e interceder por nós com plena consciência das nossa fraquezas, uma vez que ele mesmo as experimentou.

Hebreus 4:15 - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 - Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

No momento oportuno determinado por Deus, seremos socorridos; por isso reconhece a tua impotência de obedecer, confessando que nada podes sem ele (nunca dizendo que és tu que escolhes), não dividindo a tua fé entre ti e ele.

Mas entrega-te totalmente a ele de todo o coração rogando sempre a Deus para que te dê forças, te guie pelo seu espirito, faça a sua vontade em ti; e ele tudo estabelecerá pelo o seu querer e fazer, segundo a sua boa vontade que opera em nós.

A ele seja dada toda a glória em todos os séculos e em todas a gerações!!
CarlosB
CarlosB
Membro

Mensagens : 128
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando tudo vai mal? Empty Re: O que fazer quando tudo vai mal?

Mensagem por MateusAlcântara Sáb Jan 05, 2013 9:20 am

A Epístola aos Hebreus é incrível, hein? Eu fico de boca aberta com ela, Deus deu um conhecimento incrível ao escritor da carta, independente quem tenha sido. Nossos irmãos Hebreus (judeus que tinham convertido-se a Cristo) padeciam perseguições, por isso a carta foi escrita.
Devemos em tudo dar graças à Deus. Nossos primeiros irmãos foram crucificados e jogados em arenas de animais na Roma; nos dias atuais, na Coréia do Norte, China e Índia a perseguição também é forte. Quando vejo estas coisas, lembro-me do que o Apóstolo Pedro disse:

Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.
1 Pedro 3:14-17

E do que o nosso Senhor disse:

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:10-12

MateusAlcântara
Membro

Mensagens : 167
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando tudo vai mal? Empty Re: O que fazer quando tudo vai mal?

Mensagem por CarlosB Sáb Jan 05, 2013 9:58 am

MateusAlcântara escreveu:A Epístola aos Hebreus é incrível, hein? Eu fico de boca aberta com ela, Deus deu um conhecimento incrível ao escritor da carta, independente quem tenha sido. Nossos irmãos Hebreus (judeus que tinham convertido-se a Cristo) padeciam perseguições, por isso a carta foi escrita.
Devemos em tudo dar graças à Deus. Nossos primeiros irmãos foram crucificados e jogados em arenas de animais na Roma; nos dias atuais, na Coréia do Norte, China e Índia a perseguição também é forte. Quando vejo estas coisas, lembro-me do que o Apóstolo Pedro disse:

Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.
1 Pedro 3:14-17

E do que o nosso Senhor disse:

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:10-12

Verdade Mateus

Durante quase trezentos anos os cristãos viveram em catacumbas sem quase verem a luz do sol por causa de terem cometido o crime de serem cristãos; pois fizeram uma lei sob pena de morte que dizia: não é licito ser cristão.

Era bom que essa lei voltasse novamente ( e eu sei que voltará), porque era aí que se veria quem era na realidade cristão, e qual era o seu tesouro e riqueza. É por isso que tudo é bom para o justo, entendes?

Agora, achas justo estes virem dizer que ser cristão é ser exaltado e ensinar que tem direito a tudo e a mais alguma coisa, envergonhando assim os nossos irmãos do passado?

Olha, dá uma olhada no Salmo 73 e verás que também Davi não sabia porque Deus abençoava os impios e não aos justos segundo a carne, mas depois de entrar na casa de Deus ele compreendeu que Deus faz isso para os fazer cair no engano, os bens são uma armadilha (Lázaro e o rico).
CarlosB
CarlosB
Membro

Mensagens : 128
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando tudo vai mal? Empty Re: O que fazer quando tudo vai mal?

Mensagem por MateusAlcântara Sáb Jan 05, 2013 12:37 pm

Carlos, o que sabes sobre catacumbas? Dizem que os cristãos celebravam os mártires lá, parecendo algo que a Igreja Católica faz. Confesso que fiquei um pouco confuso. Há nas paredes algumas imagens, como de Moisés e a rocha, os 3 jovens na fogueira, etc. Será que nossos primeiros irmãos costumavam fazer isso?

MateusAlcântara
Membro

Mensagens : 167
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando tudo vai mal? Empty Re: O que fazer quando tudo vai mal?

Mensagem por CarlosB Sáb Jan 05, 2013 2:13 pm

Claro que não Mateus, se fosse assim não seriam nossos irmãos.

Eles è que mais tarde se aproveitaram da desgraça dos santos para os idolatrarem como fazem ainda hoje com os apòstolos.

No entanto è sò fingimento, e por isso rejeitam as suas palavras. Além disso as imagens dos católicos aparecem muito mais tarde.

Tenho registos de pessoas que assistiram a isso, pessoas neutras, historiadores romanos e gregos.

No entanto isso não tem valor nenhum, mas sim o que diz a palavra, e fora dela nada aceitámos.

Se quiseres posso abrir um tòpico sobre o trajeto da igreja catòlica que provèm dos romanos,descendentes de nero, que mataram os apòstolos e os santos.
CarlosB
CarlosB
Membro

Mensagens : 128
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando tudo vai mal? Empty Re: O que fazer quando tudo vai mal?

Mensagem por CarlosB Sáb Jan 05, 2013 2:29 pm

Se quiseres tambèm te posso mostrar a origem dos evangèlicos. ehehe....

Se calhar è melhor não; só te digo que ainda não têm 500 anos.
CarlosB
CarlosB
Membro

Mensagens : 128
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando tudo vai mal? Empty Re: O que fazer quando tudo vai mal?

Mensagem por MateusAlcântara Sáb Jan 05, 2013 3:48 pm

Peço-te que abras os dois tópicos, um falando da História da Igreja Católica, o outro a dos evangélicos (ou melhor, protestantes). Conhecimento é sempre bem vindo.

MateusAlcântara
Membro

Mensagens : 167
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando tudo vai mal? Empty Re: O que fazer quando tudo vai mal?

Mensagem por CarlosB Sáb Jan 05, 2013 4:18 pm

MateusAlcântara escreveu:Peço-te que abras os dois tópicos, um falando da História da Igreja Católica, o outro a dos evangélicos (ou melhor, protestantes). Conhecimento é sempre bem vindo.

Não é mesmo dos evangélicos, porque nem todos os protestantes são evangélicos, mas isso fica para depois quando eu achar oportuno, além disso este fórum é evangélico penso eu, e não quero melindrar além do que é necessário.

Mas assim que puder já coloco sobre os católicos, ok?
CarlosB
CarlosB
Membro

Mensagens : 128
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando tudo vai mal? Empty Re: O que fazer quando tudo vai mal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos