NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

O adultério de Israel e o casamento da igreja( profeta Oséias)

2 participantes

Ir para baixo

O adultério de Israel e o casamento da igreja( profeta Oséias) Empty O adultério de Israel e o casamento da igreja( profeta Oséias)

Mensagem por Admin Dom Dez 18, 2011 4:12 pm





E Israel Adulterou.

Oséias se casa com uma adúltera, a fim de representar, todo o sofrimento de um Deus traído.

Ele se torna pai de três filhos, cujo os nomes, tem os seguintes significados, segundo palavras do próprio Criador:

O primeiro filho:" Dê a ele o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel. " Oséias 1:4

O segundo filho:"Dê a ela o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, a ponto de perdoá-la." Oséias 1:6

O terceiro filho: " Dê a ele o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus." Oséias 1:9

Palavras de um Deus abandonado.

A esposa de Deus, a nação de Israel, estava totalmente nua diante dele, não só dele, como também diante dos seus amantes, a quem ela preferiu entregar a sua vida. Seria um prenúncio de como a igreja não deveria proceder com Cristo?

Deus não quer o divórcio, ele quer regeneração, ele quer purificar os efeitos da traição, quer novamente ter nos braços a sua amada.

" Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor. " Oseías 2:19 e 20

A fidelidade de Deus é eterna, na verdade Israel no seu zelo, não pode compreender o zelo de Deus, aquilo que ela achou ser a justiça de Deus, na verdade era o inchaço da sua própria incredulidade.

O casamento de Oséias representa tudo isso, sobretudo, ele reflete tudo aquilo que Deus está sentindo. Então Deus pede ao profeta:

" Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas. " Oséias 3:1

Deus porém tem muitos coisas a acrescentar:

" Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus. " Oséias 4:1

Não quero nem pensar, se a fidelidade de Cristo, também desaparecer diante das religiões. Devemos reconhecer que a paz com Deus excede, qualquer forma de entendimento, aquele que rejeita o conhecimento divino, trás para si grandes armadilhas.

" Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos. Quanto mais aumentaram os sacerdotes, mais eles pecaram contra mim; trocaram a Glória deles por algo vergonhoso. " Oséias 4:6 a 7

Que também os nosso líderes, não pensem de si mesmos, para que não sejam rejeitados, e todo aquele que neles acreditarem.

Deus manifesta alguns dos pecados de Israel:

" Eles pedem conselhos a um ídolo de madeira, e de um pedaço de pau recebem resposta. Um espírito de prostituição os leva a desviar-se; eles são infiéis ao seu Deus. " Oséias 4:12

O Deus traído então indaga:

" Os israelitas são rebeldes como bezerra indomável. Como pode o Senhor apascentá-los como cordeiros na campina? "Oséias 4:16

Se a religião continuar rebelde, como poderá o Espírito Santo, continuar a guiá-la. Não seria um mistério a relação entre Cristo e a igreja, a ponto dele mesmo se entregar, para mantê-la sem qualquer mancha na presença de Deus, assim também Deus quis fazer com Israel.

Deus declara abertamente, que um espírito de prostituição, está dentro dos corações israelitas. (Oséias 5:4)

Traíram o Senhor, geraram filhos ilegítimos, diante da infidelidade de Israel, todo aquele que não era filho, foi adotado pelo sangue de Cristo.

O adultério de Israel, se tornou em casamento para os gentios, que na verdade somos nós, que fazemos agora parte do mesmo corpo. Mesmo assim Deus tinha certeza, que Israel se voltaria para ele, reconhecendo toda a sua culpa.

" Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas. Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença. " Oséias 6:1 a 2

Será um prenúncio da ressurreição de Cristo?

A morte sendo abolida para sempre diante de nós?

Aos terceiro dia tudo se restaurou.

Diante do adultério de Israel, nós que não éramos povo, fomos adotados, para fazermos parte da mesma família.

" Por isso eu os despedacei por meio dos meus profetas, eu os matei com as palavras da minha boca; os meus juízos reluziram como relâmpagos sobre vocês. Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos. Na cidade de Adão, eles quebraram a aliança, e me foram infiéis. " Oséias 6: 5 a 7

Que nossos líderes tenham isso em mente, que determinados sacrifícios impostos ao rebanho, não podem de forma alguma aperfeiçoa-lo. Os profetas de Deus não falaram de si mesmos, para para os apóstolos ele já anunciavam coisas inefáveis, que todo aquele que crê, deve atentar para não cometer os mesmo erros da nação israelita.

Deus deseja misericórdia!

Deus desejava curar Israel, mas, relembrar os pecados da sua esposa, para o Criador era uma tarefa extremamente difícil. ( Oséias 7: 1 a 3)

" A arrogância de Israel testifica contra ele, mas, apesar de tudo isso, ele não se volta para o Senhor, para o seu Deus, e não o busca. " Oséias 7:10

O desabafo de Deus, vem através da boca do seu profeta:

" Eu os ensinei e os fortaleci, mas eles tramam o mal contra mim. Eles não se voltam para o Altíssimo; são como um arco defeituoso. Seus líderes serão mortos à espada por causa de suas palavras insolentes. E por isso serão ridicularizados no Egito. " Oséias 7: 15 a 16

A igreja agora não pode cometer o mesmo erro, Deus previamente, sabendo que o homem seria infiel, escreveu o nome de todos os primogênitos no céu, relembrando a todos, que a verdadeira igreja está junto dele, e todos aqueles que o reconhecerem como Deus, não se afastando dele, não o traindo de maneira acintosa, terão um reino eterno nos céus.

A religião quase sempre se demonstra insolente, buscam os seus próprios desejos, tal como Israel buscou, a religião também está traindo a Deus. Mas, não importa o que façam os homens, o casamento entre Jesus e a igreja, jamais será abalado.

Israel quebrou a aliança com Deus:

" Coloquem a trombeta em seus lábios! É como uma águia sobre o templo do Senhor, porquanto quebraram a minha aliança e se rebelaram contra a minha Lei. Israel clama a mim: Ó nosso Deus, nós te reconhecemos! Mas Israel rejeitou o que é bom; um inimigo o perseguirá. Eles instituíram reis sem o meu consentimento; escolheram líderes sem a minha aprovação. Com prata e ouro fizeram ídolos para si, para a sua própria destruição. " Oséias 8: 1 a 4

Não devemos rejeitar o que é bom, não devemos nos fazer inimigos de Deus, motivados por causa própria, pela defesa de uma instituição. Israel quis defender a sua própria glória, não se sujeitando a glória de Deus.

"Eu lhes escrevi todos os ensinos da minha Lei, mas eles os consideraram algo estranho.Eles me oferecem sacrifícios e comem a carne, mas o Senhor não se agrada deles. Doravante, ele se lembrará da impiedade deles e castigará os seus pecados: eles voltarão para o Egito.Israel esqueceu o seu Criador e construiu palácios; Judá fortificou muitas cidades. Mas sobre as suas cidades enviarei fogo que consumirá suas fortalezas. " Oséias 8: 12 a 14

Não adianta desconsiderar os ensinos de Deus, para considerar o ensino dos homens.

Não adianta se utilizar dos ensinos de Deus, pervertendo os seus significados, isso aconteceu com Israel, foi um grande erro, que jamais pode ser reparado, a não ser, pela benevolência de Deus, que ainda resultará em salvação dos remanescentes.

Israel amou o salário da prostituição. (Oséias 9:1)

Qual será a recompensa da religião, que visa angariar fiéis, sem que haja o real reconhecimento da verdade do evangelho. Nós não podemos adulterar a palavra de Deus, ela sempre permanecerá fiel, para quem realmente for convertido, não mediante o evangelho de origem humana. Bem sabemos que existem pessoas comprometidas em repassar a verdadeira mensagem, tal como fez o profeta Oséias, que transmitiu todo o sentimento de tristeza, contido no coração do Deus traído.

Não sejamos nós traidores também. Lembre-se de Judas!

Deus agora não terá ninguém por inocente.

O profeta é a sentinela de Deus:

" O profeta, junto ao meu Deus, é a sentinela que vigia Efraim, contudo, laços o aguardam em todas as suas veredas, e a hostilidade no templo do seu Deus. " Oséias 9:8

Aquele que tem a unção, terá guardado o seu coração, para que ele também não seja corrompido.

Deus continua monstrando sua indignação com a traição de Israel:

"Israel era como videira viçosa; cobria-se de frutos. Quanto mais produzia, mais altares construía; Quanto mais sua terra prosperava, mais enfeitava suas colunas sagradas. O coração deles é enganoso, e agora devem carregar sua culpa. O Senhor demolirá os seus altares e destruirá suas colunas sagradas. " Oséias 10:1 e 2

Deus é um fogo consumidor.

Ele não permitirá ser enganado, Deus primeiramente, expõe todos os pecados, para depois proclamar a sentença. Não que haja em Deus qualquer tipo de injustiça, mas, o mal não pode enfrentar a ira de um Deus piedoso. Não podemos conceber a idéia, de não nos convertermos verdadeiramente ao Deus vivo, de não reconhecer a sua bondade, o seu poder, o seu amor pelo qual ele amou o mundo.

Israel não reconheceu o seu amor.

" Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. Mas, quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim. Eles ofereceram sacrifícios aos baalins e queimaram incenso os ídolos esculpidos. Mas fui eu quem ensinou Efraim a andar, tomando-o nos braços; mas eles não perceberam que fui eu quem os curou. Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los. " Oséias 11: 1 a 4

Israel não reconheceu a paternidade de Deus.

Quando Moisés conduziu o povo para fora do Egito, Deus exultou no seu trono de glória, sabia que seria traído, sabia que seria enganado, sabia que Israel iria adulterar, mas, mesmo assim, sabia que seus propósitos seriam cumpridos, com a vinda de seu Filho, muitos anos depois a esta baixa terra.

Deus não é homem. ( Oséias 11:9)

Disse Deus também sobre Judá e Jacó:

" O Senhor tem uma acusação contra Judá, e vai castigar Jacó de acordo com os seus caminhos; de acordo com suas ações lhe retribuirá. No ventre da mãe segurou o calcanhar de seu irmão; como homem lutou com Deus. Ele lutou com o anjo e saiu vencedor; chorou e implorou o seu favor. Em Betel encontrou a Deus que ali conversou com ele. Sim, o próprio Senhor, o Deus dos Exércitos! Senhor é o nome pelo qual ficou famoso. Portanto, volte para o seu Deus; pratique a lealdade e a justiça, e confie sempre no seu Deus. " Oséias 12:2 a 6

Nem mesmo Judá, de quem descende o Cristo, permaneceu sem uma acusação.

Nem mesmo Jacó será poupado, aquele que no ventre, já perpetuaria a promessa de Deus.

Todos devemos nos voltar para Deus, sendo leais com ele, na prática da justiça, da confiança, para que possamos nos redimir de nosso pecados.

O Deus traído desejava que Israel se convertesse do seu mal caminho.

" Jacó fugiu para a terra de Arã; Israel trabalhou para obter uma mulher; por ela cuidou de ovelhas.
O Senhor usou um profeta para tirar Israel do Egito, e por meio de um profeta cuidou dele. Efraim amargamente o provocou à ira; seu Senhor fará cair sobre ele a culpa do sangue que derramou e lhe devolverá o seu desprezo. " Oséias 12: 12 a 14
Moisés foi um enviado de Deus, inteiramente não reconhecido.

Deus promove tantas bondades ao ser humano, somente que alguns, são incapazes de reconhecer a sua providência. Que também no tempo presente, possamos reconhecer os sinais de Deus em nossas vidas, senão pela religião, mas, pelo que lemos através da Escritura.

Vemos o quanto um traição pode entristecer a Deus.

Justifica-se de Deus para Israel:

" Mas eu sou o Senhor, o seu Deus, desde a terra do Egito. Vocês não reconhecerão nenhum outro Deus além de mim, nenhum outro Salvador senão a mim. Eu cuidei de vocês no deserto, naquela terra de calor ardente. Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; quando ficavam satisfeitos, se orgulhavam, e então me esqueciam. " Oséias 13:4 a 6

A igreja não pode se esquecer de Deus, foi ele quem a retirou do mundo, através do sangue precioso do seu próprio Filho. Não existe outro Salvador senão Deus, não existe ninguém que foi exposto na cruz, senão Jesus Cristo, devemos nos alimentar com essas palavras, com a finalidade de nos tornarmos sadios, entretanto, o orgulho religioso pode nos tornar anêmicos na fé.

Nas últimas palavras do profeta Oséias, percebemos o amor de um Pai, de um esposo, que mesmo sendo ofendido, procurou reatar com a Filha (Israel), com a esposa (Israel):

" Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios... Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles...Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam. " Oséias 14:1,2,4 e 9

Toda essa se resume em uma só palavra de poder: Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo escreveu tempo depois, sobre o relacionamento atual, entre Jesus e a sua igreja:

" Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. " Efésios 5:32

Deus não permitirá novamente, que o diabo fique "metendo a colher", nessa relação tão afetuosa.

Diz o ditado:

"Em briga de marido e mulher não se mete a colher."

Evidentemente, que o casamento entre Jesus e a igreja, é algo maravilhosamente sublime, não existindo qualquer sentimento contrário, a não ser a reconciliação entre o Deus traído e o mundo justificado.

Eldier
.

Admin
Admin

Mensagens : 3840
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O adultério de Israel e o casamento da igreja( profeta Oséias) Empty Re: O adultério de Israel e o casamento da igreja( profeta Oséias)

Mensagem por Eldier Khristos Ter Out 29, 2013 6:51 pm

.

Eldier Khristos
Membro

Mensagens : 659
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos