NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

A MULHER e seu destino ministerial na Congregação Cristã.

Ir para baixo

A MULHER e seu destino ministerial na Congregação Cristã. Empty A MULHER e seu destino ministerial na Congregação Cristã.

Mensagem por Eldier Khristos Qua Set 08, 2010 4:30 pm



A mulher dentro do movimento Congregacionista

Na Congregação Cristã observa-se uma celebração de cultos repletas de significados e características de fundamentos bíblicos neste segmento do protestantismo pentecostal clássico brasileiro.

A separação dentro do templo na realizações dos serviços litúrgicos (cultos) é muito evidente. A começar pela utilização do véus brancos, todas com a cabeça coberta, sentadas de um lado do templo, geralmente do lado direito e os homens do lado esquerdo. Tal referência é citada na convenção de 1936 e ensinamentos de 1948 com explicações bíblicas em relação ao uso do véu:

Sempre que a mulher orar ou profetizar deve estar com cabeça coberta; é necessário estar atenta para em nenhum caso ofender a Palavra de Deus. Esta não se contradiz; a sabedoria do senhor não nos deixou um estatuto imperfeito ” (Resumo dos ensinamentos de 1948 pg. 24).

Observamos que obedecem ao que está escrito na carta do apóstolo Paulo em I Coríntios, no capítulo 11 versículo 5:

Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra sua própria cabeça, porque é como se a tivesse raspada


Paralelamente outras denominações pentecostais ou protestantes justificam tal passagem bíblica na utilização do véu por parte da mulher como sendo contextos históricos específicos de uma determinada época e região, mas que na Congregação é valorizado e praticado de forma verdadeira, evidenciando frente outras instituições religiosas uma submissão feminina indiscutível.

A posição da mulher para que exerça algum ministério eclesiástico é muito recente, pois mesmo outras denominações religiosas como o catolicismo e até mesmo o protestantismo em períodos anteriores a não participação feminina, mas que atualmente por ter conquistado espaço como por exemplo na Assembléia de Deus está ocorrendo a ordenação de pastoras, algo de uns 10 anos atrás seria uma impossibilidade.

Desta forma a mulher ainda tem um papel de subordinação e impedimento em alguns ministérios na igreja, evidenciado em um estatuto de 1968, eis o seu teor:

Onde o senhor determinar , serão ordenados Diáconos, da mesma forma que os Anciãos, de acordo com Atos 6:6, os quais atenderão a parte da piedade, juntamente com os irmãos e as irmãs que Deus preparar para cooperar com eles no mesmo ministério. Onde Deus ainda não levantou Diáconos e houver necessidade, a parte da piedade poderá ser atendida por irmãos e irmãs preparados por Ele e que tudo farão de comum acordo com os Anciãos ou Cooperadores do ofício ministerial local” (Estatuto da Congregação Cristã no Brasil de 1968 pg. 281).


Percebe-se que as mulheres são relegadas a uma atuação secundária, onde o ministério que efetivamente executam é a piedade, o ministério de auxiliar também, mas nesse caso em especial é as irmãs jovens que ainda não teve o matrimônio.

Outro aspecto importante do ministério na igreja, é na participação musical na orquestra, através de tocar o Órgão, que para isso requer uma dedicação ao ensino e aprendizagem da música por meio de irmãs devidamente nomeadas pelos anciãos com formação musical ao ensino das “Irmãnzinhas”, baseado no método italiano de Paschoal Bona, lições musicais de piano, e aprendizagem dos “Santos Cânticos” através do hinário composto de 450 hinos, incluindo de santa ceia e funeral, cantados apenas em tais cerimônias especiais.

Para dar início a tocar o instrumento na igreja precisa-se realizar o exame musical, feito pela examinadora que avaliará sua aptidão a tocar nos cultos. Tais exames (Testes) se passa por uma etapa que consiste de no primeiro ser de “Meia Hora” , é um teste para que a irmã esteja apta a tocar antes do início do culto aquele hino lento, harmônico, que gera a “Comunhão” entre a irmandade, que tem como pré-requisito a dominância de 100 hinos do hinário, o segundo é para o “Culto de Jovens” para tocar nos cultos de jovens e menores que compõem 50 hinos do hinário, o terceiro é para o “Culto Oficial” onde irá tocar em qualquer culto que é realizado à noite, está na aprendizagem de mais 300 hinos e o último é o de “Oficialização” onde a irmã está apta a tocar em qualquer Congregação do país e do mundo, pois completou o ciclo de estudos musicais que é a dominância dos 450 hinos compostos no hinário da Congregação Cristã.

Com reflexões semelhantes a atuação feminina está em dar testemunhos, não podendo assumir o púlpito na celebração do culto, pode orar em voz alta, quesito este fundamentado no seguinte trecho bíblico :

A mulher aprenda em silêncio, com toda submissão. E não permito que a mulher ensine, nem que exerça autoridade sobre o marido; esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se elas permanecerem fé e amor e santificação, com bom senso

Obras da piedade na Congregação Cristã é um grupo (comumente) de irmãs que visitam a irmandade de forma geral, verificando suas necessidades. Reúne-se a fim de julgar as necessidades urgentes da irmandade, auxiliando em roupas, alimentos, móveis, e não raro em dinheiro para suprir suas necessidades financeiras, superando suas dificuldades.

Vale ainda ressaltar que a “Irmãs da piedade” acima já explicitado exerce um papel fundamental, pois percorrem as residências da irmandade levando informações aos irmãos do ministério sobre as necessidades quando surgidas no seio do “Povo de Deus” e também são as primeiras que tomam o conhecimento em primeira mão de todos os acontecimentos, sejam eles bons ou ruins da irmandade, desde os pecados “Imperdoáveis” como a fornicação, o adultério, considerados de alto grau e de uma seriedade inquestionável, cuja penalidade é o afastamento incondicional da liberdade na igreja.

Conclusão: Portanto, tratamos de analisar umas das questões mais controversas na religião que é a discussão de gênero, a mulher em especial na Congregação Cristã gera muitas discussões e análises que não se esgotam por aqui, visto que os aspectos dos costumes, os ritos e aceitação da mulher de forma passiva não foram feitos em profundidade, mas que possibilitam estudos futuros mais detalhados e de questões teológicas mais exploradas.

Fonte:http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pub.html

Eldier Khristos
Membro

Mensagens : 659
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos