NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Palavra do Jovem/online: Rute 3 ("O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!")

Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

Palavra do Jovem/online: Rute 3 ("O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!") Empty Palavra do Jovem/online: Rute 3 ("O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!")

Mensagem por Admin Sáb Abr 04, 2015 5:06 pm

Publicação antecipada.




Palavra - Rute 3:1-18



Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: "Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para sua felicidade. Boaz, aquele com cujas servas você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira. Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido. Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer". Respondeu Rute: "Farei tudo o que você está me dizendo". Então ela desceu para a eira e fez tudo o que a sua sogra lhe tinha recomendado. Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele, e deitou-se. No meio da noite, o homem acordou de repente. Ele se virou e assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés. "Quem é você? ", perguntou ele. "Sou sua serva Rute", disse ela. "Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador. " Boaz lhe respondeu: "O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres! Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa. É verdade que sou resgatador, mas há um outro que é parente mais próximo do que eu. Passe a noite aqui. De manhã veremos: se ele quiser resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quiser, juro pelo nome do Senhor que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã". Ela ficou deitada aos pés dele até de manhã, mas levantou-se antes de clarear a ponto de alguém poder ser reconhecido. Boaz pensou: "Ninguém deve saber que esta mulher esteve na eira". Por isso disse: "Traga-me o manto que você está usando e segure-o". Ela o segurou, e o homem despejou nele seis medidas de cevada e o pôs sobre os ombros dela. Depois ele voltou para a cidade. Quando Rute voltou à sua sogra, esta lhe perguntou: "Como foi, minha filha? " Rute lhe contou tudo o que Boaz lhe tinha feito, e acrescentou: "Ele me deu estas seis medidas de cevada, dizendo: ‘Não volte para a sua sogra de mãos vazias’ ". Disse então Noemi: "Agora espere, minha filha, até saber o que acontecerá. Sem dúvida aquele homem não descansará enquanto não resolver esta questão hoje mesmo".

Século 12 a.C.

Na cidade de Belém mil anos antes do nascimento do Redentor, uma história de amor puro, foi notadamente pelo Espírito, colocada como parte dos livros que compõem a Escritura, guiadora de nossas vidas. A pequena Belém anunciada por Miquéias (Mq 5:2), profeta do Senhor, cidade em que viveu Rute a moabita, seria o local do nascimento de Jesus, por assim dizer, creio não de mim mesmo, em comunhão com o Espírito, Belém cidadezinha que também viveu Davi, poderia muito bem denominar-se “capital da humildade”.

Rute com o auxílio do Deus de Noemi, tinha em seu coração o desejo de ser resgatada, motivada pelos dias maus da época, o alastramento da fome sobre a terra (Rute 1:1). A história se passa no “tempo dos juízes”, os eruditos dão a certeza que o período foi de turbulência e inquietação, problemas internos entre as tribos e opressões estrangeiras, enfraqueceram o poderio da nação. Entre todos os pecados, a idolatria jamais saiu da relação, basta lembrar que mal saíram do Egito, os israelitas projetaram ter como líder um bezerro de ouro. O livro de Rute retrata as tristezas e alegrias de uma família, mas uma frase de Rute resumo todo o livro, quando três viúvas amarguradas discutiam o destino de suas vidas, Rute exclamou em resposta a Noemi, que pedia que as duas noras voltassem a casa de suas mães: “ Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! “ (Rute 1:16).

Portanto lembre-se Jovem, o Deus de Noemi é o mesmo Deus que escolheu vosso coração, o povo é o mesmo, um povo particular do seu Senhor do qual você faz parte (Tito 2:14). Toda a história é recheada de costumes, o uso da capa, o resgate da herança, o levirato, lei hebraica que o irmão de um morto deveria esposar a viúva ( Núm 27:8-11, Dt 25:5-10).

Goel do hebraico, o resgatador, mesmo não pertencendo a família, assim foi Boaz para com Rute, segundo uma tradição, declara que ele tinha oitenta anos, quando casou-se com Rute, que recebeu elogios por não buscar homens jovens que seriam mais atraentes.

Jovem, Noemi planejou a buscar de um lar seguro para Rute, que trouxesse felicidade, tudo o que nós esperamos, você espera do Senhor. Não como indo para um evento, que para tal, as mulheres se preparam, indo aos salões de beleza, lojas de sapatos e vestidos, Rute humildemente lavou-se, perfumou-se, vestiu a melhor roupa, para então encontrar-se com Boaz na eira (terreno que debulha, seca, trilha), minuciosamente deu ouvidos a sogra, cumprindo a risca suas palavras, o homem levou um susto ao acordar e vê-la deitada aos seus pés, “quem é você?”, “sou sua serva Rute”. Boaz expressa uma enorme felicidade, entre os jovens, ricos e pobres, ela viu nele os atributos para ser feliz, o caráter de um homem que a amaria como a si mesmo (Efésios 5:28).

Boaz em respeito a primazia do parente mais chegado, esperaria até que ele decidisse, feito os trâmites que orientam a lei e costumes da época, finalmente Boaz redimiu a Rute, tendo como testemunha os anciãos e a todo o povo (Rute 4:9-12). O plano ousado rumo a fidelidade, seguiu pelo caminho perfeito, Rute convertida ao Deus vivo, encontrou a felicidade da sua graça. Como no livro dos Cânticos encontramos a pureza das palavras do Espírito, também Rute e Boaz nada fizeram de indecente, nenhum escândalo praticaram.

Voltando um pouquinho no tempo, Noemi estava em sua casa, curiosa do desfecho, viu Rute chegar não de mãos vazias, depois de tudo devidamente esclarecido, a sogra teve a certeza que sua nora havia encontrado descanso. Assim jovem, como Boaz resolveu a causa de Rute, com extrema bondade, muito mais Cristo fez para com tua alma, remindo-a das cadeias do inferno. O filho de Rute alegrou a “vó” Noemi, que foi sua babá, Boaz e Rute foram abençoados, “Bendito seja o Senhor”.

A mulher que perdeu o esposo e dois filhos, viu o querer e o efetuar de Deus em sua vida, pela fé sobreviveu as tragédias, por ela encontrou a felicidade. Uma história comovente para o seu coração, reflita, clame ao Senhor, você não precisa como Rute e Noemi elaborar algum plano, Jesus Cristo fez isso por você.

“Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção.” Salmos 130.7

Deus seja Louvado!!

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos