-
A eternidade descrita pelo Espírito Santo
Página 1 de 1
A eternidade descrita pelo Espírito Santo
"No primeiro ano de Belsazar, rei de babilônia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas." Daniel 7:1
Daniel faz uma inefável declaração das coisas que viu, para melhor entendimento sugiro a leitura de todo o capítulo 7.
A eternidade é um assunto que poucos conseguem descrever, quem dera eu.
Daniel como mero humano, foi inspirado por algo superior, Daniel foi homem mui amado, Daniel é testemunho inefável, é puro poder, é uma das mais esplendorosas demonstrações de fé. Ainda que na literalidade, o que disse o apóstolo Pedro, quanto ao diabo rugir como leão, tem em Daniel o perfeito exemplo quando este foi jogado na cova dos leões.
O dizer do apóstolo:
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." 1 Pedro 5:8-9
O profeta na cova do leão falando ao rei:
"Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum." Daniel 6:21-22
O diabo bem que procurou, não achou acusação alguma, Daniel é bem claro, foi o Deus eterno que fechou a boca do leão.
Outro apóstolo, Paulo, também recebeu auxílio do Deus eterno, glorificou a Deus do mesmo modo que Daniel:
"Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão." 2 Timóteo 4:17
Como explicar a eternidade de Deus? Grandes homens a descreveram, eternidade é efeito poderoso, resulta que um só é eterno, e esse é Deus, outro não poderia ser.
Tomás de Aquino escreveu "Da eternidade de Deus(Clique para leitura), onde ele destaca uma palavra dita por Cristo:
"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."
João 17:3
Esse reconhecimento envolve os santos, a capacidade de Deus, em conceder novas criaturas segundo Cristo, para participar da sua eternidade. Queria melhor explicar a eternidade, a eternidade de Deus, todo o poder que emana desde da eternidade e até a eternidade. Daniel em sua visão diz:
"Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade."
Daniel 7:18
Tudo o que Eterno fez desde da eternidade, foi personificado na pessoa de Cristo, nele Paulo descreve que fomos eleitos quando não havia mundo (Efésios 1:4-5), logo desde a eternidade Deus já havia estabelecido, que faria dos seus eleitos pessoas santas e irrepreensíveis, porque ele já havia predestinado a adoção por Jesus Cristo.
Isso pertence a vontade do Eterno.
É descrito por Daniel, que os santos receberiam o reino, um reino inabalável (Hebreus 12:28), sendo a transformação das coisas móveis, para permanência das coisas imóveis.
"E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão." Daniel 7:27
Convém dizer que os santos participação da eternidade:
"Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade." 1 Coríntios 15:53
O primeiro Adão difere do segundo Adão, a glória do segundo é mais poderosa. Daniel descreve o Eterno, como João também o descreve no seu Apocalipse. A visão o deixou muito perturbado, por isso mesmo guardou tudo isso em seu coração. Assim também muitos homens, buscam as mais minuciosas explicações sobre os assuntos do Deus Eterno, aquele que transformará o corpo abatido dos santos, em corpo glorioso "segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." (Filipenses 3:21)