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Congregação Cristã no Brasil: da fundação ao centenário, a trajetória de uma igreja brasileira
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Congregação Cristã no Brasil: da fundação ao centenário, a trajetória de uma igreja brasileira
Paz,
Segue abaixo um estudo da sobre a religião CCB. Clique no link para visualizar:
Estudo por Yara Nogueira Monteiro
Abaixo apenas as conclusões finais:
Segue abaixo um estudo da sobre a religião CCB. Clique no link para visualizar:
Estudo por Yara Nogueira Monteiro
Abaixo apenas as conclusões finais:
Pela análise do crescimento e expansão da CCB ao longo desses cem anos, este artigo vem contribuir para o histórico do pentecostalismo na América Latina, e em especial no Brasil. A história da CCB contradiz diversas teses que vêm sendo sistematicamente repetidas sobre o pentecostalismo, como a do crescimento apenas entre populações carentes e marginalizadas e a da rotinização e institucionalização, fatores esses que se transformariam em estagnação institucional. Entretanto, ao longo de um século pode-se verificar que a Congregação rapidamente se institucionalizou, manteve-se coesa, apresentou crescimento ininterrupto, além de manter a fidelidade de seus membros, muitos dos quais estão há cinco gerações dentro da instituição. Verificamos que a partir de uma centralização organizacional, localizada na cidade de São Paulo, foi possível emergir um grupo de forte liderança, responsável pela manutenção da Igreja unida, sem que nesses cem anos ocorressem rupturas ou cisões. A organização interna, centrada em reuniões
anuais, propiciou a manutenção do discurso, das posturas, ritos e dogmas e sua uniformidade em um território tão vasto como o do Brasil, o que representa um fenômeno a ser mais bem estudado.
A análise da expansão da CCB para além das fronteiras do Brasil e seu crescimento em países diferentes vem demonstrar que seu fator de atração tem sido tão diverso e intenso que pode penetrar em contextos bem distintos,
desde capitais europeias até “tabancas” africanas.
A análise realizada a partir da construção e localização dos templos demonstra que a força de atração da CCB repousa em seu discurso e não em fatores como o da anomia, sobre o qual tanto tem se escrito. A análise quantitativa da trajetória histórica dessa instituição aponta para a construção de uma Igreja tipicamente brasileira, sua expansão pelo País, o atravessar de fronteiras e o crescimento nos cinco continentes.
Os dados analisados não apenas se revelaram de grande importância para o estudo da CCB e do pentecostalismo brasileiro, mas evidenciaram características do campo religioso desse País ao longo do século, possibilitando a
realização de estudos comparativos. Demonstramos ainda que a utilização do instrumental teórico fornecido pelas ciências humanas nos permite a realização de análise de instituições e fenômenos religiosos com maior proximidade
da realidade social e maior distanciamento de preconceitos.
anuais, propiciou a manutenção do discurso, das posturas, ritos e dogmas e sua uniformidade em um território tão vasto como o do Brasil, o que representa um fenômeno a ser mais bem estudado.
A análise da expansão da CCB para além das fronteiras do Brasil e seu crescimento em países diferentes vem demonstrar que seu fator de atração tem sido tão diverso e intenso que pode penetrar em contextos bem distintos,
desde capitais europeias até “tabancas” africanas.
A análise realizada a partir da construção e localização dos templos demonstra que a força de atração da CCB repousa em seu discurso e não em fatores como o da anomia, sobre o qual tanto tem se escrito. A análise quantitativa da trajetória histórica dessa instituição aponta para a construção de uma Igreja tipicamente brasileira, sua expansão pelo País, o atravessar de fronteiras e o crescimento nos cinco continentes.
Os dados analisados não apenas se revelaram de grande importância para o estudo da CCB e do pentecostalismo brasileiro, mas evidenciaram características do campo religioso desse País ao longo do século, possibilitando a
realização de estudos comparativos. Demonstramos ainda que a utilização do instrumental teórico fornecido pelas ciências humanas nos permite a realização de análise de instituições e fenômenos religiosos com maior proximidade
da realidade social e maior distanciamento de preconceitos.
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