NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Púrpura extravagante: tecidos da época dos reis Davi e Salomão são achados em Israel

Ir para baixo

Púrpura extravagante: tecidos da época dos reis Davi e Salomão são achados em Israel  Empty Púrpura extravagante: tecidos da época dos reis Davi e Salomão são achados em Israel

Mensagem por Admin Qui Fev 04, 2021 10:41 am



Pela primeira vez são encontradas evidências raras de tecidos reais tingidos de cor púrpura da Idade do Ferro, que são fabricados a partir de espécies de moluscos e frequentemente mencionados na Bíblia.

Três fragmentos de tecidos coloridos com o corante púrpura real datados da época do rei Davi e do rei Salomão foram encontrados por pesquisadores israelenses no vale de Timna, ao sul de Israel, reporta o Phys.org. A pesquisa foi conduzida por arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) em conjunto à Universidade de Tel Aviv, e aponta que os fragmentos datam da Idade do Ferro (500 a.C. a 332 a.C.).

Púrpura extravagante: tecidos da época dos reis Davi e Salomão são achados em Israel  Downlo21

A datação direta por radiocarbono confirma que os achados datam de aproximadamente 1000 a.C., correspondendo às monarquias bíblicas de Davi e Salomão em Jerusalém. No mundo antigo, o corante púpura era associado à realeza e ao sacerdócio, além de confirmarem diversas passagens da Bíblia que citam sua existência.

Código:
"O rei Salomão fez para si a carruagem de madeira do Líbano. Seus pilares ele fez de prata, sua base de ouro. Seu assento era forrado de púrpura, seu interior incrustado de amor" (Cântico dos Cânticos 3: 9-10).

Púrpura extravagante: tecidos da época dos reis Davi e Salomão são achados em Israel  Downlo22

O curador de achados orgânicos da IAA, dr. Naama Sukenik, confirma a preciosidade da descoberta.

Código:
"Esta é uma descoberta muito emocionante e importante. Suponho que se dermos uma espiada no armário do rei Davi e do rei Salomão veremos roupas semelhantes, e talvez ainda mais roxas. [...] A cor imediatamente chamou nossa atenção, mas achamos difícil acreditar que havíamos encontrado o verdadeiro roxo de um período tão antigo", comentou Sukenik citado pela mídia.

Segundo o mesmo, o que possibilita encontrar os tecidos com as cores ainda vibrantes é que as glândulas dos caramujos não permitem que a cor desbote ao longo do tempo.

As peças foram levadas de volta para o laboratório da Universidade Bar Ilan (Israel), onde foi confirmado que as moléculas 6-monobromoindigotina e 6,6-dibromoindigotina contidas nos tecidos (exclusivas dos moluscos que produzem o verdadeiro corante roxo) estavam presentes nos restos têxteis.

Púrpura extravagante: tecidos da época dos reis Davi e Salomão são achados em Israel  Downlo23

De acordo com Sukenik, "Identificar corantes orgânicos em têxteis arqueológicos é uma tarefa complexa devido à baixa concentração das moléculas nas fibras e à quantidade limitada de material disponível para análises destrutivas" e que ter a possibilidade de realizar tão detalhada análise, traz informações preciosas sobre evidências adicionais na compreensão dos povos nômades daquele período.

Admin
Admin

Mensagens : 3840
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos