NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas ( João Crisóstomo 307-417)

Ir para baixo

Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas ( João Crisóstomo 307-417) Empty Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas ( João Crisóstomo 307-417)

Mensagem por Admin Qui Set 17, 2015 6:51 pm









Enquanto somos ovelhas, vencemos e superamos os lobos, ainda que nos rodeiem em grande número: mas se nos convertemos em lobos, somos vencidos, porque perdemos a protecção do pastor. O pastor não apascenta lobos mas ovelhas; por isso ele te abandona e se afasta de ti, porque não permites manifestar o seu poder.

O que o Senhor quer dizer é isto: "Não vos perturbeis pelo facto de Eu vos enviar para o meio dos lobos e ao mesmo tempo vos ordenar que sejais como ovelhas e como pombas. Poderia dizer-vos o contrário, enviando-vos de modo que não tivésseis de suportar nenhum mal, não vos sujeitando ao perigo dos lobos e tornando-vos mais temíveis que os leões. Mas convém que seja mesmo assim, porque deste modo se aumenta a vossa glória e se manifesta o meu poder. Isto mesmo dizia a Paulo: Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se manifesta o meu poder. Fui Eu, portanto, que vos coloquei nessa situação". Quando o Senhor diz: Envio-vos como ovelhas, declara implicitamente: "Mas nem por isso desanimeis; Eu sei muito bem que deste modo sereis invencíveis em todas as circunstâncias".

Além disso, para que eles pudessem dar também o seu contributo pessoal e não julgassem que tudo lhes seria dado gratuitamente e haviam de ser coroados sem mérito próprio, acrescenta: Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. "Mas que vale a nossa prudência no meio de tantos perigos? - observam eles. Como poderemos ter prudência, quando somos agitados por tantas tempestades? Por mais prudente que seja a ovelha, quando se encontra no meio de lobos, e de tantos lobos, que poderá ela fazer? Por mais simples que seja a pomba, de que lhe serve a simplicidade, se está rodeada de tantas aves de rapina?" Em tais circunstâncias, a prudência e a simplicidade realmente de nada servem para essas criaturas irracionais; mas para vós servem, e muito.

Vejamos que espécie de prudência se exige: "Como serpentes, diz o Senhor. Assim como a serpente abandona tudo e deixa mesmo que o próprio corpo se exponha a ser esmagado, arriscando tudo contanto que salve a cabeça, assim também tu, contanto que salves a fé, abandona tudo, as riquezas, o corpo e a própria vida. A fé é como a cabeça e a raiz; se conservas a fé, ainda que percas o resto, recuperarás tudo em maior abundância". Por isso, Cristo não te mandou ser apenas simples ou apenas prudente, mas ambas as coisas ao mesmo tempo, porque só assim elas serão verdadeiras virtudes. Propôs a prudência da serpente para que não recebas feridas mortais; e a simplicidade da pomba para que não te vingues de quem te faz mal nem afastes por vingança aqueles que te armam ciladas, sem esta simplicidade nada aproveita a prudência.

Ninguém pense que é impossível cumprir estes preceitos. Só o Senhor conhece perfeitamente a natureza das coisas: Ele sabe muito bem que a violência não se vence com a violência, mas com a mansidão.

Das Homilias de São João Crisóstomo, bispo

Admin
Admin

Mensagens : 3842
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos