NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Circuncisão é a do coração

Ir para baixo

Circuncisão é a do coração Empty Circuncisão é a do coração

Mensagem por Admin Qua maio 09, 2012 10:56 am



Circuncisão, o que é?

"Berit milá é circuncisão. É a mitsvá positiva de nº 215. Um recém-nascido judeu do sexo masculino junta-se ao povo judeu através do berit milá, realizado em seu oitavo dia de vida. "Berit" significa "pacto." A fé de nosso patriarca Avraham (Abraão) foi testada dez vezes por D'us, após o quê D'us estava certo de que suas convicções eram inabaláveis. A nona provação foi remover o excesso de pele de seu órgão masculino, denotando o domínio espiritual sobre a compulsão primitiva. Depois de todas as dez, Avraham entrou em um pacto de fé mútua com D'us, que vive para sempre. Enquanto a Torá estabelece a data do berit milá para o oitavo dia, se o bebê está doente, com icterícia ou é prematuro, o berit milá é adiado até que esteja preparado. (Chabad.org)"

Qual seria a utilidade para nós dessa prática, nós que não somos judeus, mas vivemos agora pela graça unidos ao mesmo corpo?

Não me deixarei circuncidar, isso não importa na era do Espírito, respeitarei os ritos religiosos, principalmente por serem da ordem de Abraão, solicitada por Deus naquele tempo. Possivelmente não é tal prática, que indicará que o fulano segue a Deus com retidão, se assim fosse, o apóstolo Paulo não teria escrito a igreja de Filipos:


"Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. "Filipenses 3: 1 a 7

Excetuando-se os messiânicos, quem irá considerar as palavras de Paulo, tendo como maior valor a graça vinda através de Cristo? Paulo escreveu as mesmas coisas, certamente para que o povo pudesse compreender o real significado da circuncisão, que como explica o comentário, no princípio deste texto, tinha o valor de um pacto eterno realizado com Deus, ao oitavo dia o pequeno infante passava por este processo, para confirmar o futuro domínio da carne, assim como fez Abraão.

"Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua. E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança. " Gênesis 17:9 a 14

Como respeito é bom, não devemos blasfemar de uma tradição, o que é certo é certo, aos oito dias de vida, toda criança será circuncidada. Deus testou a Abraão e ele correspondeu, soube dominar a sua carne, sua fé o tornou um homem inabalável.

Deus previu anteriormente ao patriarca, que o povo de Israel seria reduzido a escravidão:

"E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,
Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. "
Gênesis 15:22 a 14

Conforme revelação divina, Abraão soube do destino cruel, que seria acometido sua descedência, como também o grande escape que ela receberia. Acontece que depois da saída do povo do Egito, mesmo com a promessa da terra prometida, a circuncisão não indicava, que o povo realmente estava honrando o pacto com Deus. O povo desobedeceu a Deus inúmeras vezes, como prova disso, temos Moisés que conduziu o povo, Josué sucessor dele, os juízes, Samuel aquele cujo povo pediu um rei, bem como todos os profetas que falaram a respeito desses assuntos.

A circuncisão era um concerto eterno, o incircunciso neste caso, tinha sua condenação antecipada.

O pacto eterno foi interrompido pelo pecado carnal, os mandamentos para vida tornaram-se em morte , logo, toda a descendência de Abraão ficou sem justificativa, sem alguém que pudesse interceder. Evidente que muitos judeus, desconsideram a verdade em Cristo, motivo pelo qual ele foi sacrificado.

Paulo argumenta a igreja, que ele mesmo seguiu essa regra, sendo circuncidado conforme rito:

[/b]"Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu..."[/b]

Ele confiava na carne, tinha plena confiança na sua justificação, sendo plenamente convicto da sua salvação. Quando porém Jesus Cristo surge em sua vida, toda essa concepção se transforma:

" E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. " Filipenses 3: 8 a 11

Jesus o pacto de Deus para salvação, se tornou para Paulo, algo superior a tudo aquilo que ele conheceu, a doutrina que ele tanto confiava, para ele se tornou escória, ele resolveu abandonar tudo isso pelo caminho, para seguir outro caminho repleto da glória de Deus.

Ele resolveu ganhar a Cristo, isso aconteceu pela fé, isso aconteceu com Abraão, que passou a depender de Cristo, por quem a promessa de Deus foi sustentada.

" Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda, mas aos descendentes de Abraão. "/i] Hebreus 2:4 e 16

No conhecimento do Filho de Deus, ele fica por dentro dos objetivos do Criador, que foi exatamente direcionar todas as coisas para Cristo, embora muitos não compreendessem essa questão:

"Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. "[/i] Efésios 1:7 a 10

Paulo demonstra uma conversão inefável, divulga que não existe justiça no cumprimento da lei, não que ele a esteja desconsiderando, apenas que ela não pode conduzir o homem, a um estado de purificação, assim como a circuncisão realizada na carne, não pode tem mais poder de ser um elo de ligação com Deus, ainda que alguns judeus não compreendam dessa forma.

Paulo conheceu a justiça de DEUS, por conhecê-la, desejou dentro de si chegar a ressurreição dos mortos, demonstrando uma humildade admirável:

"Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,
Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. "
Filipenses 3:12 a 21

A circuncisão na carne não impede o corpo abatido, de se tornar ainda mais debilitado, pela falta da presença de Deus. Quando então Deus derrama do seu Santo Espírito sobre toda a terra, todas as coisas são transformadas, a circuncisão realizada no coração, torna o nosso corpo semelhante ao corpo glorioso de Cristo, transportando-nos para outra realidade.

Enquanto os circuncidados sob efeito da lei, desconsideravam todas essas palavras, não tendo nenhuma mudança (para alguns) na atualidade, Paulo desejou esquecer as coisas passadas, que já não faziam mais sentido para ele. Em dado momento DEUS fez um pacto com Abraão, sabendo que todas as coisas seriam completas em Cristo, até mesmo Abraão sabia disso, afinal ele foi denominado o Pai da fé.

Ora a religião também promove suas confusões, não abandonam as coisas do passado, não permitindo assim que o rebanho avance em direção a Cristo. O alvo de Paulo nem sempre foi Cristo, a transformação do seu pensamento, ocorre diante da sua verdadeira conversão, pela qual o homem é capaz de avançar, pois o Espírito veio para aperfeiçoar o espírito do homem.

Coisas terrenas, são coisas terrenas, já passaram, não tem mais forças, para aperfeiçoarem o Espírito do homem, embora muitos continuem a insistir nelas. E quantos se tornaram inimigos da cruz de Cristo, para sustentar as coisas que já passaram, quantos desconsideram a verdade, tendo a ilusão dos ritos (costumes) como prioridade.

Paulo deixou de confiar na carne, para depositar sua confiança em Cristo, ousando em escrever:

"Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. " Romanos 2:28 e 29

Para aqueles que acreditam em Cristo, você se tornou um judeu, membro da família de Deus, porque Deus habita dentro de ti, foi ele que através de Cristo realizou a circuncisão no seu coração, que permite você não compactuar com a carne, não admitir a sua compulsão pecaminosa. Tudo isso foi realizado por intermédio do Espírito, não foi pela letra, nem pelo louvor dos homens, isso ficou restrito aos designíos de Deus, revelado apenas aos que o amam, como no caso de Paulo, um homem de coração puro, que deixou de confiar nas aparências.

Eldier.




Admin
Admin

Mensagens : 3843
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos