NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo

Ir para baixo

Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo Empty Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo

Mensagem por Admin Sex Dez 09, 2011 2:57 pm


Paulo tinha o costume, de divulgar o evangelho, com base nas Escrituras.

Agora, além desse costume, ele costumava ir nas sinagogas.

Segundo o dicionário sinagoga significa: sf (gr synagogé) 1 Assembléia dos fiéis que seguem os princípios da lei mosaica. 2 Templo onde se reúnem os judeus para o exercício da sua religião. 3 Lei religiosa dos judeu.(michaelis)

Logo, o cristão Paulo, que anteriormente foi defensor (e perseguidor) da igreja, estava agora pregando uma mensagem diferente.

" Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue..." Gálatas 1:13 a 16

O agora apóstolo peregrinou, por inúmeros lugares, revelando o Cristo ressuscitado, e tudo o que dele estava escritos nos profetas. Em uma de suas viagens, Paulo chegou a Tessalônica, e imediatamente, foi a sinagoga, para discutir com os judeus sobre Jesus.

" Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica. Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras, explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo " Atos 17: 1 a 3

Ele não somente discutia, explicava, interpretava a Escrituras, sobretudo, provava que Jesus era o Cristo.

" Alguns dos judeus foram persuadidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como muitos gregos tementes a Deus, e não poucas mulheres de alta posição." Atos 17:4

Começaram então as perseguições, aqueles que divulgavam a mensagem de salvação.

"Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão. Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: "Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui, e Jasom os recebeu em sua casa. Todos eles estão agindo contra os decretos de César, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus Atos 17:5 a 7

O Império Romano detestava o cristianismo.

O judeus detestavam seu próprio Salvador.

O evangelho veio para causar exatamente isso: alvoroço no mundo.

Jesus realmente é o Rei Imortal, que desceu da glória, para novamente ascender, após derrotar a morte. Conforme as próprias palavra de Jesus:

" Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem." João 3-13

Ainda assim muitos desprezaram a palavra viva, preferindo continuar sobre a tutela de mandamentos, que jamais poderiam justificar o mundo.

Foi Deus que explicou a diferença entre Moisés e Jesus:

" Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro, mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos. " Hebreus 3:5 a 6

Os judeus não conseguiram compreender, essa diferença entre o servo e o Filho de Deus. Então naquele dia em Tessalônica, Paulo, foi obrigado a pagar a fiança de Jasom, porquê ele havia sido preso, por acreditar em Jesus Cristo. (Atos 17:9)

Isso tampouco abateu Paulo, em Tessalônica a igreja progrediu, ali foi encontrado corações com fé suficiente. Ao anoitecer daquele dia, Paulo partiu para Beréia (região de Tessalônica), e como de costume, partiu para a sinagoga, a fim de persuadir mais pessoas a conversão.

Em Beréia encontrou uma igreja nobre.

"Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
E creram muitos dentre os judeus, bem como dentre os gregos, um bom número de mulheres de elevada posição e não poucos homens.
" Atos 17:11 a 12

Eis aqui um grande diferença para a igreja atual. A igreja que não examina, que coloca todas as suas dúvidas, no ombro de uma única pessoa, que também incorre no mesmo erro... de não examinar as Escrituras, para conhecer a única doutrina sadia, que pode encaminhar para o céu. Existem aqueles também, que querem dar significado próprio, as palavras dos apóstolos, nada pode ter significado, senão tiver o selo do Espírito Santo.

E novamente os desocupados, foram atormentar a vida daqueles, que estavam evangelizando a paz.

" Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: Senhor, quem creu em nossa mensagem?conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo " Romanos 10: 5 a 17

A fé realmente não é de todos.

Os irmãos preocupados com Paulo, o enviaram para o litoral, enquanto Silas e Timóteo permaneceram no mesmo local. (Atos 17:13 a 14)

Paulo chega então a Atenas, no mesmo capítulo, é descrito toda a tristeza do apóstolo, ao verificar a cidade toda dedicada aos ídolos. (Atos 17:16)

Novamente Paulo vai para sinagoga, discutir com gregos e judeus, esses temente a Deus.

" Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam. " Atos 17:17

A mensagem proclamada por Paulo, chega aos ouvidos dos fílósofos, epicureus (seguidores de Epicuro) e estóicos (seguidores de Zenão).

"Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: O que está tentando dizer esse tagarela? Outros diziam: Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros, pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição. Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando? Você está nos apresentando algumas idéias estranhas, e queremos saber o que elas significam. " Atos 17:18 a 20

Salvação para eles era uma idéia estranha?

Mera coincidência com a religião?

O apóstolo anunciava as boas novas de Jesus, bem como, a ressurreição, pela qual nós todos, não estamos mais condenados a morte, isso para eles, os filósofos, era uma idéia demasiadamente... estranha. Quiseram eles ouvir as últimas novidades, Paulo foi diretamente ao Areópago.

significado de Areópago: sm (gr Áreios pagos) 1 Antigo tribunal ateniense, que se reunia em uma colina do mesmo nome, consagrada a Marte. 2 Reunião de sábios, magistrados, literatos, homens ilustres.

Reflitam sobre o Espírito que atuava poderosamente em Paulo.

" Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim. " Colossenses 1: 28 a 29

Disse Paulo aos atenienses:

" Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.
" Atos 17:22 a 25

Vejam a perspicácia de Paulo, chamou a todos de religiosos, indicando que apesar disso, ainda não eram cristãos, como hoje nós verificamos nas denominações. Enfim, Deus seria conhecido por aquele povo, através de um enviado de Deus.


"De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dos poetas de vocês: Também somos descendência dele. Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem." Atos 17: 26 a 29

Deus não está longe de nenhum de nós, ele está próximo daquele que o invocar. Paulo inclusive faz citação a alguns poetas de Atenas. Explica primorosamente a mensagem do Criador, sobretudo, a providência divina com a sua criação. Diante do assunto, Paulo totalmente inspirado, declara que não se pode comparar o poder de Deus, com aquelas esculturas, as quais eles destinavam suas vidas, feitas exclusivamente pela arte e imaginação do homem.

E completa:

"No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: A esse respeito nós o ouviremos outra vez." 17: 30 a 32

Isso deve ter acertado em cheio, muitos corações dos que ali estavam. Mesmo assim, alguns não acreditaram que Cristo ressuscitou dos mortos, outros já quiseram ouvi-lo novamente.

" Com isso, Paulo retirou-se do meio deles. Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles. " Atos 17: 33 e 34

Não importava a quantidade, a inspirada da pregação de Paulo, exaltando a Deus, seu Cristo, sempre convertiam almas. E mesmo quando não havia nenhuma conversão, o apóstolo jamais abandonou as sinagogas, tendo medo de morrer, pelo nome de Cristo.

Jamais teve medo de seus irmãos, judeus, que agora o perseguiam, por pregar a Jesus Cristo.

E principalmente, sempre colocou o nome de Deus, acima de todas as coisas, não importando se algumas dessas coisas, fossem grandes governantes, ou pessoas extremamente cultas.

Ele sabia, que através de Cristo, os justos estavam assentados nos lugares celestiais.

"Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. " Efésios 2: 6 a 9

Esse costume de Paulo era porreta mesmo.

Que essa mesma coragem, habite em nossos corações, que muitos possam sair pelas "sinagogas" do mundo, divulgando a mensagem de Jesus, proclamando a paz para as almas. As sinagogas de hoje, como também os Aerópagos, são exatamente as religiões, que anunciam a graça de Deus em vão.

Com o cuidado que Paulo teve, também nós se pedirmos a Deus, poderemos persuadir a muitos, a entregarem sua vida ao Deus único, que habita nos céus, e não ao deus desconhecido das religiões.

O mesmo Espírito que estava em Paulo, atuará poderosamente em você também.

Para se converter, batizar, e continuar pregando a mesma mensagem.

Amém!

Eldier

Admin
Admin

Mensagens : 3842
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos