NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Em que dia da semana o sol foi criado?

Ir para baixo

Em que dia da semana o sol foi criado? Empty Em que dia da semana o sol foi criado?

Mensagem por Admin Seg Jul 05, 2021 9:01 am

As atividades criadoras do quarto dia não conspiram contra o fato de Deus haver previamente realizado Suas atividades em dias literais de 24 horas.

Pr. Alberto R. Timm, Ph.D

O relato de Gênesis 1 afirma que em cada um dos três primeiros dias da semana da Criação “houve tarde e manhã” (versos 5, 8 e 13), e que o Sol, a Lua e as estrelas só apareceram no quarto dia (versos 14-19). Mas não existe um consenso geral entre os comentaristas bíblicos a respeito de quando esses astros foram realmente criados. Alguns chegam a crer que todos os astros, além da Terra, vieram à existência apenas no quarto dia da Criação. Outros assumem que nesse dia foi criado apenas o sistema solar. Ainda um terceiro grupo sugere que o sistema solar já havia sido criado no primeiro dia, como fonte de “luz” para o mundo (versos 3-5), ou até mesmo junto com o próprio Universo, num “princípio” remoto (verso 1). Para esse grupo, no quarto dia da Criação Deus teria apenas alterado as condições atmosféricas para que a luz dos astros pudesse iluminar adequadamente a Terra.

Gleason L. Archer argumenta em sua Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas (p. 66): “Gênesis 1.14-19 revela que na quarta fase criadora Deus abriu o manto de nuvens o suficiente para que a luz direta do Sol caísse sobre a terra e para que tivesse lugar a observação correta dos movimentos do Sol, da Lua e das estrelas. Não se deve entender que o versículo 16 mostra a criação dos corpos celestes pela primeira vez no quarto dia criador; antes, ele nos informa que o Sol, a Lua e as estrelas, criados no primeiro dia como fonte de luz, tinham sido colocados em seus lugares designados por Deus com a ideia de no final das contas funcionarem como indicadores de tempo (‘sinais, estações, dias, anos’) para os observadores terrestres.”

Seja como for, Gênesis 1 nos informa que no primeiro dia da Criação Deus não apenas formou a “luz” (verso 1), mas também “fez separação entre a luz e as trevas” (verso 4). Embora os três primeiros dias da Criação já fossem dias naturais de 24 horas, compostos de “tarde e manhã” (versos 5, 8 e 13), no quarto dia Deus trouxe à existência uma nítida “separação entre o dia e a noite” e uma nova realidade que permitisse aos seres humanos distinguir as diferentes “estações” e contar os “anos” (verso 14). Deus mesmo não necessitava desses recursos para computar o tempo, mas Ele os criou para benefício dos seres humanos, dos animais e das plantas. Cremos, portanto, que as atividades criadoras do quarto dia não conspiram contra o fato de Deus haver previamente realizado Suas atividades em dias literais de 24 horas.

Equipe Biblia.com.br


Outras fontes de consulta:

Dwight L. Moody comentarista da bíblia, entende que No livro de Gênesis, a tarde sempre precede a manhã. A criação da luz acabou com o reino das trevas e começou o primeiro dia. Uma vez que isto aconteceu antes da criação do sol e da lua, é incorreto falarmos de dias de vinte e quatro horas até chegarmos a esse ponto no programa do Criador. A referência aqui é a um dia de Deus, e não ao dia comum limitado por minutos e horas. O começo de cada ato da criação é chamado manhã, e a conclusão desse específico ato divino é chamado tarde.

João Calvino descreve "Portanto, o Senhor, pela própria ordem da criação, dá testemunho de que segura na mão a luz, que pode nos transmitir sem o sol e a lua."

George Leo Haydock comentarista católico observou que o sol foi feito no quarto dia e colocado no firmamento para distinguir as estações, mas as partículas de fogo foram criadas no primeiro dia, e por seu, ou o movimento da terra, serviram para discriminar o dia da noite anterior, ou escuridão, que estava sobre a face do abismo. Talvez este corpo de luz possa se parecer com a nuvem brilhante que acompanhou os israelitas, Êxodo 19, ou os três primeiros dias podem ter uma espécie de sol imperfeito, ou ser como um dos nossos dias nublados. Nada pode ser definido com certeza a respeito da natureza desta luz primordial.

Outro comentarista bíblico Thomas Coke
diz: "muitas foram as perguntas, e grande o triunfo dos incrédulos, sobre esta declaração no relato mosaico, "que havia luz três dias antes que houvesse qualquer sol." Mas a objeção é fundada em um equívoco grosseiro, que a luz nada mais é do que uma emanação do sol, ou outras luminárias: segundo a qual não pode haver luz, onde não há sol, etc. Mas não é fácil conceber que Deus, a luz do mundo, possa sustentar essa luz, no primeiro ato da criação, por seu próprio poder imediato; ou que, em conseqüência desse movimento original, impresso na massa caótica, aquelas partículas de matéria que chamamos de fogo,(cujas propriedades conhecidas são luz e calor ) , sendo o mais leve, mais forte e mais ativo dos elementos, desunindo-se das partes mais grosseiras, ascendeu e constituiu aquela luz, que, no quarto dia, foi comprimida e consolidada, se podemos falar assim, no corpo do sol? "

Admin
Admin

Mensagens : 3844
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos