-
Palavra de Deus/on line: Provérbios 30 ("Cada palavra de Deus é comprovadamente pura...")
Página 1 de 1
Palavra de Deus/on line: Provérbios 30 ("Cada palavra de Deus é comprovadamente pura...")
Palavra - Provérbios 30
Ditados de Agur, filho de Jaque; oráculo: Este homem declarou a Itiel; a Itiel e a Ucal: "Sou o mais tolo dos homens; não tenho o entendimento de um ser humano. Não aprendi sabedoria, nem tenho conhecimento do Santo. Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe! "Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso. "Duas coisas peço que me dês antes que eu morra: Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus. Provérbios 30:1-9
“Paz seja com vocês!” (Jesus, ressuscitado)
Sobre Agur, filho de Jaque, nada sabem os pesquisadores. Quanto as palavras Itiel e Ucal, as pesquisas continuam.
Provérbios 30 tem inspiração divina, suas palavras tem o poder da consolação, como todas as palavras contidas na Escritura. Não! Não existe dificuldade de compreensão, o Senhor nos ama, ele não é de confusão. Mas, veja, até o desconhecido Agur, sentiu-se tolo, o mais entre todos, um ser irracional, sem noção nenhuma de Deus. Eu também me acho algumas vezes, tão impreciso nos meus testemunhos, queria saber mais sobre o Senhor, que tanto me ama, que esqueço tantas vezes durante o dia, desprezando até mesmo ajoelhar-se diante dele. O apostolado rogou que a igreja, oferecesse um culto racional a Deus (Romanos 12:1), não segundo o padrão do mundo, mas através de uma mente renovada, com sensibilidade para experimentar a perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2). Cinco perguntas em sequência, quem?, quem?, quem?, quem?, qual?, em Romanos, Paulo revelando a Cristo como a justiça de Deus, pediu que nenhum coração indagasse, “quem subiria ao céu para trazer o Cristo” (Romanos 10:6), ou “quem desceria ao abismo para trazer eles dos mortos” (Romanos 10:7), o crer estava junto de deles, a palavra da fé, o evangelho pregado, bastava a boca confessar a Cristo, bastava o coração crer em Deus, que retornou o filho dentre os mortos.
“ Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. “ Romanos 10:10-11
Agur declara sua falta de conhecimento, “qual é o seu nome, e o nome do seu filho?”, a pergunta é complexa em si, o nome será Deus e o nome será o do Filho, Cristo? Por toda a Escritura não encontramos o Espírito de Cristo? Caríssimos, o que resulta para alma tais versículos, será que não encontramos a ajuda que procuramos, nem a solução para as necessidades da vida? Sim! Deus e Filho estão entre nós, dentro de você. Se alguém pedir para você contar o que você sabe sobre Deus, o que você dirá? Sem fé não o conhecemos, nem entendemos, Jó demorou um pouquinho para entender (Jó 42:3), após regozijou-se.
As palavras que sucedem a ignorância, exaltam o Senhor, “palavra pura”, “escudo poderoso”, o refugiado será provido das coisas necessárias, até conhecimento, o culto racional. O que diz o Senhor, não deve o homem acrescentar, a perfeição é distinta, até que o homem conheça o Senhor, adorando em Espírito, ele não passa de um mentiroso.
As duas coisas que Agur deseja:
Distância da falsidade e mentira;
Nem pobreza, nem riqueza, equilíbrio, o necessário.
Pedidos repletos de sabedoria, primeiramente o homem se esvazia, para ser preenchido com a serenidade, alcançar a riqueza do pleno entendimento (Colossenses 2:2). Perto da verdade, da fortaleza de Deus, ele nos ensina a lidar com o mundo, não importa as circunstâncias (Filipenses 4:11-13), Deus nos concede o necessário para a sobrevivência. A presença do Senhor supre o misterioso autor do provérbio, ele sabendo do que a carne é capaz, roga pelo equilíbrio do Espírito, para sempre estar próximo ao Senhor. Bendito seja! No exagero, na abundância das coisas, chegaria o dia que ele mesmo perguntaria, “quem é o Senhor?”, afirmando “não preciso dele”, julgou ser mais sábio honrar o NOME de Deus.
Que não as minhas palavras, as palavras do Espírito, possam sustentar todo vosso ser, o poder que estendeu os céus, fez a terra, estabeleceu o mundo com sabedoria (Jeremias 10:12), também estendeu a mão também para ti (irmão e irmã), apenas toque nela.
“Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.”
Certamente sua vida será rica em consolação eterna, paz, equilíbrio e coragem para honrar o Senhor.
Graça e paz!