-
Palavra de Deus/ on line: Hebreus 3 ("porque nos tornamos participantes de Cristo")
Página 1 de 1
Palavra de Deus/ on line: Hebreus 3 ("porque nos tornamos participantes de Cristo")
Palavra - Hebreus 3:12-14
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. “ Hebreus 3:12-14
Cristo é superior.
Deus vivo.
Graça e paz amados. O Deus soberano concederá entendimento a todos, se ele nos escolheu em Cristo, estamos com nossa vida escondida, apartar do Deus vivo seria uma insensatez. O autor da carta escreve aos hebreus, um retorno aos dias sem o Espírito Santo, seria abandonar a realidade em favor das sombras. Verifique irmão, coisa importante é o nosso coração, fiéis a Deus temos vida por intermédio de Cristo, toda a vida depende da ressurreição, toda a humanidade necessitava nascer através de outra semente, isso aconteceu quando o “semeador” divino semeou a semente, levou ao alto o cativeiro, e o Espírito foi derramado sobre nossos corações. Bendito seja Deus!
Se há dois milênios, o Espírito clamava pelo não endurecimento do coração, hoje o Senhor deseja que vivamos atados a regra de Cristo, o ser uma nova criação, provém da riquíssima misericórdia divina:
“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” Efésios 2:4-7
O nosso coração está repleto da presença do Deus vivo, nos dias atuais, na intensa luta pela sobrevivência, nossa mente se aparta da comunhão, nosso coração fica dormente, nesse momento estamos sujeitos a pensamentos desordenados, que tentam minar nossa resistência espiritual. Em nosso tempo as coisas se tornaram mecânicas, os cultos estão rigorosamente rotineiros, quase sem inspiração. Diletos, Deus é vivo, exorta a todos no tempo que se chama hoje, para todos os dias, achegar-nos com confiança ao trono da graça, “...para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16). O pecado é tóxico para alma, hoje e sempre, esplendorosamente aquele que não teve pecado, se fez pecado por nós, “para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21), somos participantes de Cristo, da vitória conquistada através do sangue, o preço da sua conquista, contudo, o efeito dessa vitória só será eterno, se nossa confiança de mantiver até o fim. O Espírito não desejava o retorno a Moisés, este como servo, avisou de antemão que viria um superior a ele, aquele que não seria um mero servo, seria o próprio Filho de Deus.
“Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. “ Hebreus 3:3-6
Glória a grande Deus!!
Nosso coração pertence a Cristo, um dia seremos semelhantes a ele (1 João 3:2), se hoje nesse tabernáculo já participamos com ele, muito mais glorioso será, quando assumirmos a definitiva identidade na pátria celestial (Hebreus 11:16), sendo coroados com a coroa de glória (1 Pedro 5:4), vida (Tiago 1:12) e justiça (2 Timóteo 4:8).
“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. “ 2 Pedro 1:4
O exemplo do endurecimento de Israel no deserto é o tipo de apostasia que os cristãos em todas as épocas devem evitar. Atados com Cristo nosso coração é sadio, a presença do Senhor encoraja a todos pela verdade, a palavra nos sustém, como sustém o universo. Os hebreus deveriam se enlaçar nessa atitude diária, de exercitar o coração através da fé, evitando assim o endurecimento que leva ao erro.
“Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. “ Hebreus 3:7-11
Amados, o descanso está próximo, a turbulência diária não deve afetar o nosso espírito, a fé não é um simples sentimento, ela é o único sentimento que prova a existência de Deus.
Deus esteja com você sempre.