-
Palavra de Deus/on line: Sofonias 1 ("O grande dia do SENHOR está perto..."
Página 1 de 1
Palavra de Deus/on line: Sofonias 1 ("O grande dia do SENHOR está perto..."
Palavra - Sofonias 1
Palavra do SENHOR, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá. Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o SENHOR. Consumirei os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços juntamente com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a terra, diz o SENHOR. E estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os habitantes de Jerusalém, e exterminarei deste lugar o restante de Baal, e o nome dos sacerdotes dos ídolos, juntamente com os sacerdotes; E os que sobre os telhados adoram o exército do céu; e os que se inclinam jurando ao SENHOR, e juram por Milcom; E os que deixam de andar em seguimento do SENHOR, e os que não buscam ao SENHOR, nem perguntam por ele. Cala-te diante do Senhor DEUS, porque o dia do SENHOR está perto; porque o SENHOR preparou o sacrifício, e santificou os seus convidados. Acontecerá que, no dia do sacrifício do SENHOR, castigarei os príncipes, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de trajes estrangeiros. Castigarei naquele dia todo aquele que salta sobre o limiar, que enche de violência e engano a casa dos seus senhores. E naquele dia, diz o SENHOR, far-se-á ouvir uma voz de clamor desde a porta do peixe, e um uivo desde a segunda parte, e grande quebrantamento desde os outeiros. Uivai vós, moradores de Mactes, porque todo o povo que mercadejava está arruinado, todos os que estavam carregados de dinheiro foram destruídos. E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que se espessam como a borra do vinho, que dizem no seu coração: O SENHOR não faz o bem nem faz o mal. Por isso serão saqueados os seus bens, e assoladas as suas casas; e edificarão casas, mas não habitarão nelas, e plantarão vinhas, mas não lhes beberão o seu vinho. O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas. E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do SENHOR, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada. Sofonias 1:1-18
Amados, durante alguns dias na semana, muitos de nós nos deslocamos ao templo, com objetivo de receber uma palavra consoladora da parte de Deus. E o que esperar das palavras do profeta Sofonias, no real sentido para o qual ela foi dirigida, qual será a interpretação (não pessoal) das suas palavras, qual será os exemplos que podemos tirar delas para nossa sobrevivência no mundo atual. Nem só consolo, necessitamos compreender a palavra do Senhor, não que eu mesmo que esteja escrevendo, tenha a dimensão total da compreensão divina, sempre espero que Deus possa me iluminar, como também a todos vocês, irmãos e irmãs.
As palavras de Sofonias possuem quase 2.300 anos de existência, ela veio do Senhor para o profeta, ele apenas transcreveu aquilo que veio do alto, sem ter nenhuma participação na sua mensagem. Foi Deus quem concedeu a ele coragem para pregar ao povo de Israel, precisamente Judá. No capítulo primeiro vemos os dias para qual a palavra de Deus foi empregada, o Senhor diz “Hei de consumir por completo”, ou seja, exterminar toda a aparência do mal, homens, animais, aves, peixes, ímpios, nada restaria diante do Senhor, — como foi nos dias em que Ele enviou o dilúvio — tamanha era a situação irrestaurável da nação, para qual um dia o Senhor determinou tantas promessas.
Santo é o nome de Deus!
Quando diz por completo, resulta compreendermos, que a desobediência, opressão, idolatria, desigualdade, injustiça, impiedade transbordaram de uma só vez. Judá sofreria uma terrível intervenção divina, a mão do Senhor se levantaria contra Jerusalém, a mesma cidade que um dia o Senhor Jesus produziria uma lamentação. Amados, o Deus que você teme, crê, confia, é o único que habita em luz inacessível, o qual o apóstolo Paulo um dia definiu, “...ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém. “ (1 Timóteo 6:15-16). Concluímos então que Judá estava afastada da luz, já não como antes, estava sem comunhão com o Deus vivo, tanto que o Senhor promete exterminar os que adoram Baal (Deus cananeu), juntamente com todos os sacerdotes, também aqueles que falsamente juravam pelo Senhor, mas na verdade seu coração adorava a outro Deus (Milcom - divindade semita honrada com sacrifícios e crianças.), uma total abominação diante de Deus.
Amados, ainda que vivamos num mundo injusto, sua alma ainda pergunta a ti sobre Deus, ela é incapaz de reconhecer outro Deus, outra doutrina, outra salvação. Ela sabe, você sabe, que Jesus promoveu uma primorosa purificação, estabelecendo uma gloriosa relação com a igreja, totalmente baseada no amor inquebrantável, que veio selar nossos corações através do Espírito Santo, quando Deus o derramou sobre nós (Romanos 5:5).
Jesus se entregou para morte, porque amou a igreja, se entregou “...para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. “ (Efésios 5:26-27)
Claramente não era uma época assim, que Sofonias estava presenciando, a mão do Senhor estava estendida para destruir, não para edificar. Onde habita o pecado, a mão de Deus está estendida para removê-lo. O profeta pede silêncio a impiedade, ninguém tem direito algum de protestar, ao deixarem de andar pelo caminho da retidão, de servir ao Senhor verdadeiramente, seus corações deixaram também de buscar a virtude, suas bocas já não perguntavam mais sobre Deus, nem seus espíritos sentiam falta do seu amor.
Sob Josias a administração da Lei e a adoração do Senhor foi brevemente revivida, mas o povo continuou praticando a idolatria em segredo. A percepção desta hipocrisia incitou o jovem profeta à ação. Embora o rei se juntasse ao profeta em um movimento de reforma, a maré do mal avançou. O desenvolvimento da impiedade inevitavelmente elevou ao momento em que Deus usaria Nabucodonosor como vara de Sua ira. (Moody)
Sofonias declara que o dia do Senhor está perto, uma profecia tão poderosa, somente podemos interpretar, que a purificação estava com data determinada.
" Cala-te diante do Senhor DEUS, porque o dia do SENHOR está perto; porque o SENHOR preparou o sacrifício, e santificou os seus convidados. "
O Senhor está perto da igreja, o mal não pode prevalecer contra ela, a vida da igreja está escondida com Cristo em Deus (Palavra de Paulo). Sofonias decreta os juízos do Deus de Israel, o castigo contra príncipes, filhos de reis, homens violentos, disseminadores do engano.
A Porta do Peixe se abria para o lado setentrional do Vale de Tyropoeon (cons. Ne. 3:3; 12:39). Mactés ("um pilão", "uma gamela", ou "uma bacia"). Alguns comentaristas identificam Mactés com a parte de Jerusalém que fica no Vale do Cedrom, onde se moia arroz, trigo e outros cereais em um pilão. A configuração de Mactés talvez desse origem ao seu nome. (Moody)
O profeta prediz que uma voz se ouviria, uma grande clamor, um uivo, com grande quebrantamento. Ora impossível mensurar o tamanho das transgressões de Judá, dos seus reis que deveriam andar atados com a lei divina, todavia, se encontravam totalmente condenados por induzir o povo a insanidade de se rebelar contra Deus. Sofonias faz referência a uma região de Jerusalém, da ruína que se estenderia aos mercadores cujo amor estava no dinheiro.
Destruição total!!
E quando o Senhor diz “naquele tempo”, é porque o fim se aproxima, a luz divina passaria sobre Jerusalém, com efeito de manifestar os pecados de todos os homens, de todos os blasfemadores que afirmavam em seus corações, “...o SENHOR não faz o bem nem faz o mal”. Tais homens seriam acometidos de todos tipo de males, saques, assolação, falta de paz, “...edificarão casas, mas não habitarão nelas, e plantarão vinhas, mas não lhes beberão o seu vinho.”
Amados, o profeta anuncia que “...o grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto” . Um Extermínio total do mal o Senhor promoveria, quando isso acontece, indica esperança para os oprimidos, para os que choram, porque certamente perto está o Senhor. Diletos, quando o Senhor promove a remoção do mal, é sinal de que também haverá o dia da redenção. Amargo seria o dia que o Senhor se manifestaria, quantas vezes Israel e Judá, foram invadidas por nações estrangeiras, sendo o povo da promessa levado em cativeiro? Quantas vezes os justos sofreram no cativeiro esperando a redenção? É impossível que o Senhor esqueça de executar a justiça, é impossível que ele seja impedido de estabelecer o seu reino. O Espírito Santo permite o homem enxergar, a doutrina ilumina o caminho do justo, todavia, para os homens de Judá, nem uma coisa nem outra, eles andariam como cegos, “... porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco. “
Para estes não existe redenção, nem valor para resgate, seria impossível que alcançassem livramento diante da ira de Deus. Como diz em Hebreus, Deus “o fogo consumidor” consumiria tanto o mal, quanto o executor do mal, também seus descendentes.
“...porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada. “ Sofonias 1:1-18
Amados, Sofonias prediz sobre os moradores de Judá, que estavam mortos em suas transgressões e pecados, como se referiu Paulo, totalmente dominados pelo príncipe do poder do ar, absorvidos pela desobediência. Nem mesmo os tempos dos cativeiros, dos juízos provisórios de Deus, foram capazes de retorná-los ao caminho, não somente no tempo de Sofonias, também de outros profetas, para o povo, melhor que cultuar a Deus, era servir as vontades da carne, com todos os seus desejos e pensamentos, sendo assim por direito merecedores da ira divina (Efésios 2:3).
Mas, tanto para um remanescente de Israel, quanto para nós, Deus reservou coisas maravilhosas:
“ Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. “ Efésios 2:1-7
As palavras de Sofonias não profetizaram somente destruição, no capítulo segundo o Senhor exige que a nação se ajunte, “... antes que chegue o tempo determinado e aquele dia passe como a palha, antes que venha sobre vocês a ira impetuosa do Senhor, antes que o dia da ira do Senhor os alcance. Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor. “ (Sofonias 2:2-3)
Certamente mesmo diante de um julgamento universal, existem os que buscam o Senhor intensamente. Sofonias tinha em seu coração, por certo, o desejo que o povo retornasse a se abrigar sobre as asas de Deus. Amados, nenhuma nação se esconde as determinações de Deus, Judá seria castigada por elas (citas bárbaros e babilônios), isso não quer dizer que elas prevaleceriam para sempre. Maldito toda nação cuja palavra do Senhor está contrária (Sofonias também profetizou o juízo vindouro contra cinco nações estrangeiras: Filístia, Amom, Moabe, Etiópia e Assíria ), bendito seja você irmão, irmã, que a PALAVRA do Senhor é favorável.
Diante da destruição total, o Senhor preservaria um remanescente de Judá:
“ Essa terra junto ao mar, onde habitam os quereteus, será morada de pastores e curral de ovelhas. Ela pertencerá ao remanescente da tribo de Judá. Ali encontrarão pastagem; e ao entardecer, eles se deitarão nas casas de Ascalom. Pois o Senhor, o seu Deus, cuidará deles; ele restaurará a sorte deles. “ Sofonias 2:6-7
Não somente Judá, as nações que insultaram a Deus, que ameaçaram o povo, — porque somente Deus pode decretar a purificação, não dando ele direito algum, para que algum homem ameace a quem ele abençoa — se tornariam no caso de Moabe, como Sodoma, e Amom, como Gomorra, uma total desolação perpétua. Ao remanescente abençoado de Deus, seria dado o direito de saquear os impenitentes, de herdar suas terras. E por tais misericórdias, devemos perseverar na fé, na esperança, que Deus enviou Jesus, para conceder a nós, as riquezas poderosas da sua graça, qualquer que seja o mal, a blasfêmia, a nação, que se levanta contra o seu povo, certamente a sua justiça prevalecerá. Amados, não temam o juízo de Deus, que em determinado dia será realizado, Jesus é o teu refúgio para o fim dos tempos. Sofonias prediz que Deus cuidaria do povo, a própria presença de Deus, estaria novamente no meio deles.
Bendito seja o Senhor dos exércitos!!
A recompensa do ímpio é a destruição. “...por insultarem e ridicularizarem o povo do Senhor dos Exércitos.” (Sofonias 2:10), comprovando a lealdade de Deus, para quem se dedica a amá-lo de todo coração, conforme mandamento da sua lei. O profeta do Senhor declara que o Senhor será terrível contra os deuses sem vida, que as nações haveriam de adorar o único Deus, “...cada uma em sua própria terra.”
Maravilhoso é para ti amados, ter a proteção divina, ser considerado parte real de um povo zeloso e de boas obras.
“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras. “ Tito 2:11-15
No último capítulo do livro, diz ainda Deus através de Sofonias:
“Ai da cidade rebelde, impura e opressora! Não ouve a ninguém, e não aceita correção. Não confia no Senhor, não se aproxima do seu Deus. No meio dela os seus líderes são leões que rugem. Seus juízes são lobos vespertinos que nada deixam para a manhã seguinte. Seus profetas são irresponsáveis, são homens traiçoeiros. Seus sacerdotes profanam o santuário e fazem violência à lei. No meio dela está o Senhor, que é justo e jamais comete injustiça. A cada manhã ele ministra a sua justiça, e a cada novo dia ele não falha, mas o injusto não se envergonha da sua injustiça. “ Sofonias 3:1-5
A cidade de Davi totalmente contaminada pelo pecado, é denunciada através de Sofonias, seus habitantes nem confiavam, nem queriam o Senhor por perto, seus corações enegrecidos tinham mais prazer na injustiça, contudo, sempre houve quem procurasse a luz de Deus. Quem está longe do Senhor, está longe da justiça. O Senhor compara os reis injustos daquela época, a animais irracionais, os líderes foram comparados a leões predadores que rugiam, os juízes a lobos cruéis que consumiam suas presas, revelando ainda, que os profetas eram irresponsáveis, que os sacerdotes eram adeptos da profanação. Não existindo nenhum justo, que amasse a justiça, que seguisse ao Senhor e a sua justiça.
Amados, no meio da igreja está o Senhor, que é justo e jamais comete injustiça. As misericórdias do Senhor, como descreveu Jeremias, são renovadas a cada manhã, ainda que os corações impenitentes não se voltem para ele, o Senhor ministra a sua justiça, ele não falha em cumpri-la, e não existe homem que possa ser justo, se o Senhor não o converter pela sua santidade.
Glória a Deus!!
No tempo dos profetas, inúmeros impérios se levantaram, maior ainda é o Deus dos exércitos que se levantou para testemunhar, o formador do universo, o único capaz de ajuntar as nações, de reunir os reinos, de derramar sua ira. Se sobre o mundo veio o dilúvio, o apóstolo Pedro revela algumas ações de Deus no tempo final, onde muitos ainda tinham dúvidas sobre a volta do Filho de Deus:
“Eles dirão: "O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação". Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existiam céus e terra, esta formada da água e pela água. E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído. Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios. “ 2 Pedro 3:4-7
O mesmo apóstolo aconselha a igreja a recordar, das santas palavras ditas por Deus aos profetas, como também do santo mandamento de Jesus concedido aos apóstolos para que ensinassem a igreja (2 Pedro 3:2)
Realmente Deus purificaria Judá, como também purificaria sua igreja, no caso formamos um mesmo corpo, sendo Cristo a cabeça suprema. Sofonias viveu num tempo de grande calamidade, de reinos cruéis e opressores, mas ainda mais cruel para ele, era o afastamento de Israel da lei divina, contudo, o Senhor alegrou sua alma quando disse:
“Mas deixarei no meio da cidade os mansos e humildes, que se refugiarão no nome do Senhor. O remanescente de Israel não cometerá injustiças; eles não mentirão, nem se achará engano em suas bocas. Eles se alimentarão e descansarão, sem que ninguém os amedronte. " Cante, ó cidade de Sião; exulte, ó Israel! Alegre-se, regozije-se de todo o coração, ó cidade de Jerusalém! “ Sofonias 3:12-14
Não foi isso que disse Jesus em seu mais famoso sermão:
“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus...Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” Mateus 5:3 e 5
Uma obra inigualável seria realizada, porque os profetas do Senhor, foram os primeiros que sentiram os efeitos da graça de Deus, porque eles também pela fé, esperavam como vocês, como você irmão, como você irmã, alcançar a salvação.
“Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram, procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos. “ 1 Pedro 1:10-11
São as últimas palavra do Senhor:
“ O Senhor anulou a sentença contra você, ele fez retroceder os seus inimigos. O Senhor, o Rei de Israel, está em seu meio; nunca mais você temerá perigo algum. Naquele dia se dirá a Jerusalém: "Não tema, ó Sião; não deixe suas mãos enfraquecerem. O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria". "Eu ajuntarei os que choram pelas festas fixas, os que se afastaram de vocês, para que isso não mais pese como vergonha. Nessa época agirei contra todos os que oprimiram vocês; salvarei os aleijados e ajuntarei os dispersos. Darei a eles louvor e honra em todas as terras onde foram envergonhados. Naquele tempo eu ajuntarei vocês; naquele tempo os trarei para casa. Eu lhes darei honra e louvor entre todos os povos da terra, quando eu restaurar a sua sorte diante dos seus próprios olhos", diz o Senhor. “ Sofonias 3:12-20
Israel não teve mais um rei davídico no trono desde a morte de Zedequias. (Moody)
Deus prometeu a Israel, o retrocesso dos inimigos, ele chama a si, por direito, de o Rei de Israel, a quem Paulo chamaria também de Rei eterno e Deus único (1 Timóteo 1:17). Sofonias descreve dias gloriosos de salvação, “o Senhor, o seu Deus”, diz ele estaria disposto para salvar, essa salvação é evidenciada em Cristo, aquele por quem Deus promoveu a reconciliação do mundo (2 Coríntios 5:19). Muitos reinos daquela época foram extintos, grandes cidades foram extintas, reis impenitentes foram removidos, comprovando que o Senhor reina sobre o universo, abate e exalta quem deseja, para estabelecer o seu reino de justiça. Brados de alegrias seriam ouvidos, o Senhor promete um grande ajuntamento para Israel, como também para nós, participantes da mesma promessa, comprovando que Jesus, haveria de morrer para reunir os filhos de Deus espalhados pelo mundo. (conforme profecia de Caifás)
Como Judá retornou do cativeiro babilônico, assim também os que estão em Cristo, estão livres do cativeiro do mundo. O Senhor está no meio da igreja, e na nova Jerusalém como descreveu o apóstolo João, a sua glória será a iluminação da cidade, sendo o cordeiro a sua lâmpada (Apocalipse 21:23). O coração de Sofonias regozijou diante das promessas do Senhor, e assim Deus deseja que você irmão, irmã, regozije-se na esperança que existe no seu Filho. Deus mudou o curso da história, e não existe alguém que possa mudar o curso da sua PALAVRA.
Deus esteja contigo.
-----
Citação: O livro de Sofonias recebe o seu nome do profeta cujo ministério ele registra. Sepanyâ significa "o Senhor esconde" ou "o Senhor tem escondido". O profeta nasceu durante o cruel reinado de Manassés (692-638 A.C.), que "derramou muitíssimo sangue inocente,até encher a Jerusalém de um ao outro extremo" (II Reis 21:16). Seu nome indica uma confiança do poder de Deus para esconder (isto é,proteger) seu adorador em momentos de perigo.
Tópicos semelhantes
» Palavra de Deus/on line: Sofonias 2 (“O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar”)
» Palavra do Jovem/on line: Sofonias 3 (O Senhor teu Deus, o poderoso, vai te salvar)
» Palavra de Deus/online: Sofonias 1 ("o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum")
» Palavra de Deus/on line: Miquéias 7 ("ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.")
» Palavra de Deus/on line: Naum 1 ("O SENHOR é bom")
» Palavra do Jovem/on line: Sofonias 3 (O Senhor teu Deus, o poderoso, vai te salvar)
» Palavra de Deus/online: Sofonias 1 ("o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum")
» Palavra de Deus/on line: Miquéias 7 ("ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.")
» Palavra de Deus/on line: Naum 1 ("O SENHOR é bom")
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos
Seg Nov 18, 2024 9:18 am por Admin
» O grande Pastor das ovelhas
Seg Nov 04, 2024 9:46 am por Admin
» Salmo 86 do século 6 é achado em forte no deserto da Judeia
Seg Nov 04, 2024 8:50 am por Admin
» Caverna de Zedequias – A Caverna Secreta de Jerusalém
Seg Out 21, 2024 10:57 am por Admin
» Moeda de prata de 2.500 anos partida ao meio é encontrada em Israel
Seg Out 21, 2024 10:44 am por Admin
» A vida é um vapor, mas, temos a solidez da ressurreição
Qui Out 17, 2024 11:23 am por Admin
» O "poder" de duas pequeninas moedas de cobre
Qua Out 16, 2024 1:41 pm por Admin
» Luxo raro para a época, banheiro de 2,7 mil anos é encontrado em Jerusalém
Ter Out 08, 2024 11:34 am por Admin
» Leviatã: " Nada na terra se equipara a ele; criatura destemida!"
Ter Out 08, 2024 10:41 am por Admin
» "Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?"
Qua Set 25, 2024 9:19 am por Admin