-
Palavra do Jovem/on line: Gálatas 4 ("mas, quando chegou a plenitude do tempo...")
Página 1 de 1
Palavra do Jovem/on line: Gálatas 4 ("mas, quando chegou a plenitude do tempo...")
Palavra - Gálatas 4
Galácia, Ásia menor, entre 49 A.C. E 56 A.C.Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai". Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses. Gálatas 4:4-8
Combate de Paulo contra os judaizantes, que queriam obrigar os gentios a seguirem os ritos da lei mosaica, fazendo acreditar que somente assim poderiam alcançar a salvação.
“Aqui o poder da cruz e a energia do Espírito Santo foram apresentados mais eficazes do que os esforços em se guardar a Lei. “ (Moody)
Graça e paz jovens, na plenitude do tempo de Deus, o Espírito ensina os gálatas o motivo pelo qual Deus enviou seu Filho, que máxima afirmação. Se havia alguém atrapalhando a fé dos gentios, as letras apostólicas como raios de justiça, estavam iluminado os corações atormentados. O livramento obtido através de Cristo, é destaque eterno nas palavras de Paulo, passar da graça de Cristo para outro evangelho, representava um regresso para as igrejas de Deus naquela localidade. A carta foi endereçada tendo como alvo, além dos ouvidos desejosos de consolo, os inquietadores que estavam desfigurando o evangelho do Filho de Deus.
Nem um anjo do céu teria poder para anunciar outro evangelho, se algum desse tipo aparecesse, deveria ser considerado maldito. Paulo não pregou o evangelho para agradar a homens, se assim o fosse ele mesmo deveria ser desconsiderado como servo de Cristo, agradar a homens faz parte dos que cultuam as obras da carne, nesta mesma carta ensina Paulo, que não existe lei onde o fruto do Espírito está operando.
“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. “ Gálatas 5:18
Bendito seja Deus!
Aquele que perseguiu a igreja, no chamamento da graça, abandonou todas as coisas, o “zeloso” irrepreensível perseguidor, perdeu todas as coisas pela causa de Cristo (Filipenses 3:6:14), o que era tão relevante em sua vida foi perdido, a excelência do conhecimento de Cristo passou a objetivo principal, depois do encontro além da imaginação humana, Paulo somente queria ganhar a Cristo, aquela justiça que advinha da lei foi esquecida, o Espírito revelou a ele, que a justiça que vem de Deus pela fé é superior em poder. Bendito seja o Senhor!
Jovem, o apóstolo ungido não pelo homem, a cada dia passou a desejar, sentir o efeito da virtude da ressurreição de Cristo, para que participando dos seus sofrimentos, pudesse ser igual a ele na sua morte, para de alguma maneira chegar a ressurreição dos mortos. Nunca julgou ter alcançado, nem ser perfeito para alcançar, prosseguiu incansavelmente aprisionado em Cristo, batalhando legitimamente.
Ele esqueceu das coisas que ficaram para atrás, avançou para as que estavam adiante, na esperança de alcançar o alvo, o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Um prêmio!! Diletos, todos os sofrimentos nos levam a uma recompensa, devemos combater em favor da doutrina verdadeira, onde estiver o erro, que a verdade seja soberana. Paulo lutou bravamente, como todos os outros apóstolos, antes deles, homens no Velho Testamento se dedicaram a batalhar pela fé, guardar o bom depósito. Contudo, depois que o evangelho chegou ao coração de muitos, alguns transtornos surgiram em determinadas localidades, os judaizantes estavam inquietando os gentios quanto a salvação.
Acontece que Deus enviou Jesus, nascido de uma mulher, debaixo da lei, para redimir quem estava debaixo da lei. Agora todos em Cristo são considerados filhos de Deus (Gálatas 3:26-29),o Espírito do Filho de Deus clama dentro dos nosso corações “Aba, Pai”, logo, não podemos retornar a escravidão do mundo, quando em outra época, nossos membros não se dedicacam a justiça. Paulo revela que antes havia um motivo para a escravidão dos gálatas, o não conhecimento do Deus vivo, contribuía para a escravidão diante de deuses mortos, mas chegando a plenitude dos tempos, o amor de Deus foi derramado dentro dos corações, vindo ensinar a renunciar antiga maneira de viver do velho homem (Efésios 4:22). Jovem, a plenitude alcançou seu coração, outrora enfraquecidos, hoje poderosamente o Senhor nos fortalece no íntimo do nosso ser, pelo poder do Espírito, confirmando que Cristo realmente habita em nosso coração pela fé.
O combate de Paulo era árduo, porém, todo o eficaz conteúdo da doutrina de Cristo, ele resumiu em uma só frase:
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! " Gálatas 2:20,21
Quando alguém quiser transtornar a sua fé jovem, faça como Paulo, glorie-se na cruz do Filho de Deus:
“Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.” Gálatas 6:14
O mais importante não são as marcas da aparência, Paulo regozijou por seu corpo conter as marcas de Cristo, nenhuma outra coisa era tão importante para ele, do que alguém de fato ser verdadeiramente uma nova criatura em Cristo. Glória a Deus!!
Deus esteja contigo para sempre.