AS MARCAS DE JESUS
Paz, a todos os corações e Deus esteja com todos.

Palavra do jovem e palavra de Deus todo domingo.

Eldier







Vale o Clique


Nas pegadas do Mestre Jesus-Ir. Lourival


Portas abertas




Palavra de Deus: ""Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco"

Ir em baixo

Palavra de Deus: ""Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco"

Mensagem por Admin em Qua Out 18, 2017 10:08 am



"Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco." Jonas 3:5

Província Iraquiana de Nínive, cuja capital é Mossul no Iraque, antiga Nínive bíblica.

No tempo de Jonas a cidade era idólatra, seus habitantes eram amantes das práticas carnais, além de extremamente cruéis.

Motivo suficiente para aborrecer o coração da Santidade, talvez do receio de Jonas não querer pregar, acabou o profeta parando no ventre de um grande peixe, concluindo sabiamente que "a salvação vem do Senhor" (Jonas 2:9). E quem era o profeta em comparação a Jesus Cristo, o Filho de Deus lembrou de contar ao povo que não o recebeu, que os ninivitas se levantarão no juízo para condenar os incrédulos, "pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas", mas ali com eles estava um que era "maior do que Jonas" (Mateus 12:41).

Se vestir com pano de saco representava humildade, ato exclusivo de alguém dependente de Deus, não era normal que um povo como os ninivitas se vestissem dessa maneira, as palavras de Jonas atingiram um feito notável, ele não tinha ido aquele lugar para transmitir misericórdia, suas palavras foram "daqui a quarenta dias Nínive será destruída" (Jonas 3:4), o coração do grande rei, o coração do mais pequenino naquela nação, entenderam que reconhecer seus enormes pecados, era a única alternativa de obterem o perdão de Deus, aquele que eles nunca serviram, nem souberam de suas histórias.

Eles creram, na certeza que que Deus abandonaria sua ira, assim como eles abandonariam seus maus caminhos (Jonas 3:9,10), acima eu expus que eles nunca ouviram falar sobre Deus, mas e se aquele povo, por algum outro canal, soube que aquele era o único Deus pelo qual uma alma poderia obter a salvação? Eles poderiam ter clamado a Istar a deusa do amor daquela cidade para auxílio, preferiram conversar com o Deus de Jonas, alguém poderia ter contado a eles sobre o episódio no mar, em que o profeta sobreviveu a terrível tempestade, sobre o milagre do grande peixe, "esse homem está acompanhado de um verdadeiro Deus", são suposições para explicar a súbita fé dos ninivitas, que nem mesmo Jonas conseguiu compreender.

Mas o profeta representava o poder de Deus, o Espírito de Cristo estava com ele, por isso, e só por isso, caiu sobre os habitantes um temor, sim, ele esperou que Nínive fosse destruída por causa de suas maldades, Deus explicou a ele o motivo de salvar o povo, não sabemos se o profeta entendeu, o que nós entendemos, é que como Criador de todas as coisas, todas as decisões cabem ao Senhor, ele salvou oito almas no tempo de Noé, deixou que José fosse preso para salvar o futuro dos descendentes, destruiu Sodoma e Gomorra, deixou que o povo permanecesse em cativeiro no Egito, libertou esse mesmo povo através de Moisés, aos que o tentaram deixou que perecessem no deserto, novamente esse povo viria a ser escravizado pela Babilônia, outra vez libertado através de Ciro.

Deus executa sua vontade!! Eles creram que Nínive seria destruída, então creram na pregação de Jonas, o profeta não passou por mentiroso, Deus mudou sua opinião, no tempo de Jesus poupou por um momento os incrédulos, não que ficarão ilesos de responder pelos seus pecados.

Diletos, diletas em Cristo, em Deus estão todas as decisões perfeitas, nunca estamos sós, como Jonas não adianta tentar fugir da presença de Deus, nem achar desagradável as escolhas do Todo-poderoso, Jonas esqueceu dos milagres que viu, Deus convocando o mar para colocá-lo no caminho certo, da determinação ao grande peixe e sua salvação, esqueceu de amar a Deus sobre todas as coisas, mas nem isso, fez com que Deus se esquecesse dele ou dos ninivitas arrependidos.

Deus seja louvado.

Admin
Admin

Mensagens : 3401
Data de inscrição : 09/07/2010

http://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum