NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

O Lago de Fogo

Ir para baixo

O Lago de Fogo  Empty O Lago de Fogo

Mensagem por Eldier Khristos Ter Nov 19, 2013 6:24 pm



(Capítulo 20 do livro, "Fulfilled Eschatology", de Tim Liwanag)

Apocalipse 20:15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

O que o "lago de fogo e enxofre" nos diz sobre a ira de Deus ? A impetuosidade de sua ira é realmente eterna? Além disso, o que significa atormentar “os mortos” eternamente? Por que os amaldiçoados devem queimar no "fogo do inferno" ["fogo eterno"]?

A expressão "lago de fogo" ou "fogo do inferno" é , sem dúvida, uma linguagem apocalíptica representando a destruição literal da nação judaica rebelde. Da mesma forma, o "fogo devorador", o "lago de fogo e enxofre", e a "fornalha de fogo" são símbolos da ira de Deus realizando pena de morte [punir matando] pelas transgressões persistentes de Israel que transbordam de suas terras com extremos atos de hedonismo.

Entretanto, se alguma coisa é evidente a respeito do "lago de fogo", é que o seu "fogo" não é um fogo material.

“O fogo, o mais destrutivo de todos os elementos, é escolhido pelos escritores sagrados para simbolizar o ato pelo qual Deus pune ou destrói os ímpios. Nós não podemos supor a partir de figuras proféticas que o fogo material é exatamente a força a ser usada. Esta não foi a força empregada na destruição de Senaqueribe, mencionada em Isa. 30:33".[1]

Antes de prosseguir com o caso de Senaqueribe, rei da Assíria, vamos traçar a base deste castigo.

O FOGO DA LEI

Deve-se observar que "o fogo da lei" de Deus foi realmente uma bênção para as doze tribos.

Deuteronômio 33:1 Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte. (2) Disse pois: O SENHOR veio de Sinai, e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o monte Parã, e veio com dez milhares de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei.

"Para todos os seus mandamentos, avisos e profecias, Moisés acrescentou uma bênção solene. Ele começa com uma descrição das gloriosas aparições de Deus, dando a lei. Sua lei funciona como fogo. Se recebida, ela dissolve, aquece, purifica e queima a escória da corrupção; se rejeitada, ele endurece, seca, machuca, e destrói".[2]

Assim Deus manifestou seu "fogo da lei":

Deuteronômio 32:22 Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes. (23) Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles. (24) Consumidos serão de fome, comidos pela febre ardente e de peste amarga; e contra eles enviarei dentes de feras, com ardente veneno de serpentes do pó. (25) Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor; ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido. (26) Eu disse: Por todos os cantos os espalharei; farei cessar a sua memória dentre os homens.

Você notou que o paralelismo em Deuteronômio 32:22 [o mais profundo inferno | a terra | os fundamentos dos montes ] é todo sobre as tribos de Israel que não tinham fé?

Deuteronômio 32:20 E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.

Deveria ser óbvio que o inferno bíblico é melhor compreendido quando olhamos para sua origem.

INFERNO E FOGO DO INFERNO

Originalmente, a palavra "inferno " não é usada em conexão com o "fim" do planeta Terra, na verdade, o inferno bíblico [Heb. Sheol; Gk. Hades ] está associado com as Tribos Judaicas “impuras” [imundas, corruptas].

Aqui está a Palestina / Israel em um estado de corrupção:

Isaías 24:5, 6 Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam.

Tofete. Considere este outro exemplo: Judá e Jerusalém tornou-se como Tofete[ou ‘vale da matança’] por causa de suas obras corruptas.

Jeremias 7:30 Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o SENHOR; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para contaminá-la. (31) E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração (32) Portanto, eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que não se chamará mais Tofete, nem Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança; e enterrarão em Tofete, por não haver outro lugar. (33) E os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos céus e aos animais da terra; e ninguém os espantará. (33) E farei cessar nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz de esposo e a voz de esposa; porque a terra se tornará em desolação.

Jeremias 19:6 Por isso eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que este lugar não se chamará mais Tofete, nem o Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança. (7) Porque dissiparei o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar, e os farei cair à espada diante de seus inimigos, e pela mão dos que buscam a vida deles; e darei os seus cadáveres para pasto às aves dos céus e aos animais da terra. (8) E farei esta cidade objeto de espanto e de assobio; todo aquele que passar por ela se espantará, e assobiará por causa de todas as suas pragas.

Jeremias 19:12 Assim farei a este lugar, diz o SENHOR, e aos seus moradores; sim, para pór a esta cidade como a Tofete. (13) E as casas de Jerusalém, e as casas dos reis de Judá, serão imundas como o lugar de Tofete, como também todas as casas, sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus, e ofereceram libações a deuses estranhos.

A palavra Tofete também é usada no Livro de Isaías. Aqui em Isaías, Tofete é um local de sepultamento ardente que foi preparado para um rei.

Isaías 30:33 Porque Tofete já há muito está preparada; sim, está preparada para o rei; ele a fez profunda e larga; a sua pira é de fogo, e tem muita lenha; o assopro do SENHOR como torrente de enxofre a acenderá.

Se o Tofete de Isaías é a origem do "fogo eterno" "preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:41) referido por Cristo, então seria justo considerar Judá [Judéia] e Jerusalém como local de sepultamento ardente para os judeus condenados que foram "entregues na mão de despojadores" até que Deus os banisse de Sua presença.

Quando os israelitas pecaram bastante contra Deus, abandonando a Ele e seu pacto, Ele enviou Senaqueribe, rei da Assíria, para invadir o reino de Israel. “Por isso o SENHOR rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença” (2 Reis 17:20). A Assíria tornou-se a vara da ira de Deus (Isaías 10:5).

Você percebeu que o Israel apóstata naquela época foi "entregue nas mãos de despojadores [destruidores]" até Deus lançá-los totalmente fora da terra?

Quando o Israel do primeiro século rejeitou a Jesus Cristo, Deus mais uma vez entregou os judeus malditos às forças romanas até que Jerusalém tornou-se montão [ruínas] ( Miquéias 3:12).

"Quando pelo seu pecado um povo tornar-se como carcaças repugnantes, nada pode ser esperado além de que Deus envie inimigos para destruí-los. Isso se aplica bastante ao dia do juízo, a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, naquele dia, 2 Tessalonicenses ii. 1". [3]

Para esclarecer, o “fogo eterno” referido por Cristo significa a pena de morte de Deus [matança] com base em seu “fogo da lei”. Então, se os judeus malditos foram lançados no “fogo do inferno”, isso significa que eles foram abatidos em um “massacre decretado por Deus” [especialmente numa guerra] onde há choro e ranger de dentes (Mateus 13:41-50).

Assim, o inferno e a expressão "fim do mundo " [ou "fim dos tempos"] são claramente conectados aos "últimos dias" de Israel (Deuteronômio 32:29), mas estes conceitos divinos não são exatamente intercambiáveis.

MORTE E HADES

Apocalipse 20:12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. (13) E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

As Escrituras mencionam "a região e sombra da morte" como a terra [deserto] de Israel antes de ter visto o Cristo (Jeremias 2:6-7, Mateus 4:16, Lucas 1:79-80), além disso, somos informados que Judá e Jerusalém são como Tofete [o lugar de sepultamento] (Isaías 30:33; Jeremias 19:6-8, vss. 12-13).

Consideradas como um todo, a Palestina / Israel [ou Morte] do primeiro século, incluindo Judá e Jerusalém [ou Inferno / Hades ] , onde "os mortos" [israelitas / judeus apóstatas] foram confinados (Mateus 8:22, 23:27), foi finalmente lançado em uma "massacre decretado por Deus" ["no lago de fogo" - as guerras judaico -romanas].

Ezequiel 22:17, 22 - E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: (18) Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escórias; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio do forno; em escórias de prata se tornaram. (19) Portanto assim diz o Senhor DEUS: Pois que todos vós vos tornastes em escórias, por isso eis que eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém. (20) Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho, no meio do forno, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos deixarei e fundirei. (21) E congregar-vos-ei, e assoprarei sobre vós o fogo do meu furor; e sereis fundidos no meio dela. (22) Como se funde a prata no meio do forno, assim sereis fundidos no meio dela; e sabereis que eu, o SENHOR, derramei o meu furor sobre vós.

Isaías 10:16 Por isso o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, fará definhar os que entre eles são gordos, e debaixo da sua glória ateará um incêndio, como incêndio de fogo. (17) Porque a Luz de Israel virá a ser como fogo e o seu Santo por labareda, que abrase e consuma os seus espinheiros e as suas sarças num só dia. (18) Também consumirá a glória da sua floresta, e do seu campo fértil, desde a alma até à carne, e será como quando desmaia o porta-bandeira. (19) E o resto das árvores da sua floresta será tão pouco em número, que um menino poderá contá-las. (20) E acontecerá naquele dia que os restantes de Israel, e os que tiverem escapado da casa de Jacó, nunca mais se estribarão sobre aquele que os feriu; antes estribar-se-ão verdadeiramente sobre o SENHOR, o Santo de Israel. (21) Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó. (22) Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça. (23) Porque determinada já a destruição, o Senhor DEUS dos Exércitos a executará no meio de toda esta terra.

Então foi mostrado que o propósito do descreto de "devastação" [consumação, destruição, fim] de Deus é julgar a nação judaica por suas obras de iniqüidade, e punir os tiranos de sua terra por profanar a Cidade Santa e o Templo de Deus.

Se é terrivelmente desagradável pensar nas mortes nas guerras judaico-romanas, é impressionantemente magnífico refletir no triunfo de Cristo sobre o pecado, a morte e a sepultura.

[1] Matthew George Easton, Easton's Bible Dictionary, Topic: Tophel = Topheth
[2] Matthew Henry, Concise Commentary on the Whole Bible, Citation: Deuteronomy 33.
[3] Henry, Concise Commentary..., Citation: Matthew 24:28.

Autor: Tim Liwanag
Fonte: Capítulo 20 do livro, "Fulfilled Eschatology", de Tim Liwanag
Site: http://fulfilled-eschatology.blogspot.com.br/
Tradução: Paulo Tiago Moreira Gonçalves


Eldier Khristos
Membro

Mensagens : 659
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos