NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier

Participe do fórum, é rápido e fácil

NOVAS CRIATURAS
Graça e paz.

Passei pelo site com o Espírito Santo, continue andando no Caminho, Jesus.

Eldier
NOVAS CRIATURAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


-

Comentário sobre o ensinamento quanto a cremação de corpos (tópicos de 1981 e 2002)

2 participantes

Ir para baixo

Comentário sobre o ensinamento quanto a cremação de corpos  (tópicos de 1981 e 2002) Empty Comentário sobre o ensinamento quanto a cremação de corpos (tópicos de 1981 e 2002)

Mensagem por Admin Dom Abr 15, 2012 9:54 am

Irmãos,

Devemos honrar nossa liderança, isso não quer dizer, aceitar todas as coisas, e por não aceitá-las isso não quer dizer, causar contenda, mas diante da luz da Escritura, comparar coisas espirituais com aqueles que as entendem como espirituais, para fugirmos das coisas naturais.

O "menor" dos apóstolos Paulo explica:

"Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo. " 1 Cor. 2: 11 a 16

Paulo falava apenas de Jesus Cristo, deixando a cargo do Espírito ensinar as demais coisas, um modo sábio de não sobrecarregar a igreja, com rudimentos duvidosos, coisas próprias do homem natural.

O evangelho veio para salvar, não para ensinar outra coisa, senão o caráter de Cristo, de modo a não influenciar a rotina da igreja, baseada na edificação mútua. Certamente que o tempo passou, logicamente muitas dúvidas surgiram, notamos que o apóstolo embora ausente, enviou seus inestimáveis escritos, as igrejas que outrora havia pregado o evangelho, para que elas se sustentassem no mesmo sentimento, o sentimento de Cristo Jesus, cujo fardo é leve e o jugo mui suave.

Para não prolongar o assunto, a cremação dos corpos é algo duvidoso, seria ideal sepultar ou incinerar um corpo, qual seria a luz da Escritura, a resposta ideal para esse tema?

Resolução do tópico de 1981 da Congregação Cristã:

Tópico 1981 - 32 - CREMAÇÃO DE CADÁVER

Já temos ensinamento de que o corpo deve ser enterrado e não cremado.

Resolução do tópico de 2002 (vinte e um anos depois):


Tópico 2002 - 31 - CREMACÃO - SERVIÇO DIVINO EM FUNERAL

Já saiu um ensinamento, em 1981, de que não convém cremar os corpos mas, se possível, deixá-los como estão.

Se alguma família mandar cremar o corpo, não se pode dizer que eles pecaram, ou que feriram a doutrina. Não podemos deixar de fazer o servíço divino no funeral, mesmo sabendo que, depois do serviço, em vez de enterrar o corpo a família mandará cremá-lo.

Fiquemos nesse ensinamento: o serviço divino no funeral deve ser feito com o corpo presente. Quanto ao resto, deixemos nas mãos de Deus.

Se não pode dizer que pecaram, nem que feriram outra doutrina, deveriam reformular o tópico, para algo como:

Questão da cremação ou sepultamento

Para as famílias que optarem por cremar o corpo, este serviço deverá ser realizado depois do funeral. O ministério não está aqui para sobrecarregar ninguém com dúvidas, porém para esclarecê-las, sendo assim, não existe pecado algum nessa escolha.

Alguém poderá perguntar:

Sepultar ou incinerar?

Na minha insignificante opinião, creio que o tema, deva ser considerado, sob o ponto de vista espiritual, afinal Jesus veio do céu, não do pó como Adão, de modo que a morte não o pode reter.

Adão foi sepultado, que importaria ser incinerado, e para que serviria o corpo da corrupção?

Somos gerados de uma semente incorruptível:

"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. " 1 Pedro 1:23 a 25

Na era do homem terreno (formado do pó) escreveu o pregador:

" Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra? Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele? " Eclesiastes 3:20 a 22

" Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Eclesiastes 9:10

Ele se refere ao pó, ele se refere a sepultura, naquele tempo não havia fornos crematórios, nada mais lógico.

Para efeito de curiosidade, leiam esse tema através do link:"Como é feita a cremação de cadáveres?"

Qual será o malefício, pecado (a veneração excessiva, talvez?), existente na cremação, se melhor é se alegrar nas obras enquanto vivo.

A ordem natural é morrer em Adão, sendo posteriormente vivificado por Cristo.

"Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. " 1 Cor. 15:22

Depois de morto importa ser vivificado, sepultado ou incinerado, o justo passará por esse processo, excetuando-se os vivos.

"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
" 1 Tess. 4:14 a 18

Com o pecado de Adão, Deus não somente determinou, que o homem retornaria ao pó, como também estabeleceu a quantidade de anos, que até hoje permanece, no caso o homem viver 120 anos. ( Gênesis 6:3)

Jesus não retornou ao pó, porque era do céu, foi ressuscitado dentre os mortos, e a morte deixou de ter domínio sobre ele, igualmente isso em breve acontecerá conosco.

Paulo indagou a igreja de Corinto: " Mas alguém pode perguntar: Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão? " 1 Cor. 15:35

Ele mesmo respondeu:" Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível...Assim está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente; o último Adão, espírito vivificante. Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual. O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu. Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são do céu, ao homem celestial. Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial. Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível." 1 Cor. 15:42 a 50

Diante disso se incinerado ou sepultado, não pertencemos ao primeiro homem, que veio do pó da terra, e sim, aquele que veio do céu.

Se carne e sangue não vão herdar o reino do céu, tampouco o perecível servirá para alguma coisa, não existe prova bíblica que condene a prática da cremação, isso é puramente lenda, principalmente porque existem benefícios. O fato de que um corpo tem sido cremado não dificulta em nada a capacidade de Deus de ressucitar tal corpo. Os corpos dos Cristãos que morreram milhares de anos atrás já se tornaram em pó completamente. Isso não vai de forma alguma tornar mais difícil que Deus ressuscite seus corpos. Cremação não faz nada além de “apressar” o processo de tornar o corpo em pó. Deus é completamente capaz de ressuscitar os restos mortais de uma pessoa que foi cremada, assim como Ele é capaz de ressucitar os restos mortais de uma pessoa que não foi cremada. A questão de enterro ou cremação faz parte da área da liberdade Cristã.

O Espírito Santo veio para esclarecer, não formular dúvidas, não devemos jogar tudo nas mãos de Deus, esperando que ele julgue os possíveis erros de interpretação. Homens espirituais devem ter as repostas, não formular novas dúvidas.

Eldier.

Admin
Admin

Mensagens : 3830
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre o ensinamento quanto a cremação de corpos  (tópicos de 1981 e 2002) Empty Re: Comentário sobre o ensinamento quanto a cremação de corpos (tópicos de 1981 e 2002)

Mensagem por jocabilis Dom maio 06, 2012 1:59 pm

Excelente abordagem. Que o Eterno Deus continue a usá-lo em benefício dos leitores e servos de Deus em geral.

Abraços,

Pr. Joel Premiani

jocabilis
Membro

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre o ensinamento quanto a cremação de corpos  (tópicos de 1981 e 2002) Empty Re: Comentário sobre o ensinamento quanto a cremação de corpos (tópicos de 1981 e 2002)

Mensagem por Admin Dom maio 06, 2012 6:50 pm


jocabilis escreveu:Excelente abordagem. Que o Eterno Deus continue a usá-lo em benefício dos leitores e servos de Deus em geral.

Abraços,

Pr. Joel Premiani


Graça e paz em seu coração Pr. Joel,

Fico imensamente agradecido de sua participação aqui no fórum.

Peço a ti que continue conosco, publique seus textos, suas reflexões, ajude-nos a servir o Eterno Deus, com as honras que ele merece, valorizando a sua incondicional sã doutrina que salva almas.



Abraço

Eldier - Admin

Admin
Admin

Mensagens : 3830
Data de inscrição : 09/07/2010

https://ccbnovascriaturas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre o ensinamento quanto a cremação de corpos  (tópicos de 1981 e 2002) Empty Re: Comentário sobre o ensinamento quanto a cremação de corpos (tópicos de 1981 e 2002)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos